Uma nova depressão, Glória, vai passar no domingo por Portugal continental, onde é esperado o aumento da intensidade do vento, com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas, avisou esta sexta-feira o IPMA.
⚠️Este sábado la #borrascaGloria cruzará España de oeste a este hasta situarse en el Mediterráneo, creando un pasillo de vientos fuertes que arrastran frío y a la vez provocará un aporte de humedad en la zona este: frío, viento y NIEVE.❄️ pic.twitter.com/8CxmO6wXVr
— Irene Santa (@IreneSanta_) January 17, 2020
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no sábado, dia em que o território continental será atingido por um sistema frontal associado a uma outra depressão, à qual não foi dado nome, está previsto chuva ou aguaceiros, por vezes fortes na região Centro até ao início da manhã, e vento pontualmente forte, com rajadas até 70 quilómetros/hora entre os cabos Espichel e Mondego e até 100 quilómetros/hora nas terras altas.
Estarán el aire polar ✅, la potente #BorrascaGloria ✅… y en las capas altas de la troposfera (500 hPa) habrá un buen embolsamiento de aire frío. Una DANA.
????️ Más mapas: https://t.co/YRBhthKMbc
????️ Expertos al habla: https://t.co/hfXwvo80TL pic.twitter.com/8PVf1Z4b5c
— Meteored | tiempo.com (@MeteoredES) January 17, 2020
Em comunicado, o IPMA, que faz as previsões meteorológicas, refere ainda, para sábado, a possibilidade de queda de neve acima dos 1.600 metros, assinalando que a depressão em causa “será absorvida na circulação da depressão Glória a noroeste da Península Ibérica”.
O tempo seco, associado a uma “descida generalizada” das temperaturas, voltará no domingo e estende-se durante o início da próxima semana, com vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e rajadas até 110 quilómetros/hora nas terras altas.
Se llama Gloria y dará mucho que hablar #BorrascaGloria
El domingo en el tercio oriental se espera una Depresión Aislada en Niveles Altos ➡️DANA.
Nevadas sobre los 400 metros, lluvias torrenciales y temporal marítimo en el Mediterráneo pic.twitter.com/NZUayaLgj3
— Mercedes Martín (@Tiempo_Mercedes) January 17, 2020
Em dezembro, Portugal continental foi atingido pelas depressões Elsa e Fabien. A passagem da depressão Elsa causou três mortos e deixou mais de 100 pessoas desalojadas, além de danos em habitações, linhas de comboio, estradas e rede elétrica.