A cantora e compositora Isaura recorreu à sua página do Instagram para anunciar que foi diagnosticada com cancro da mama. “No Dia Mundial do Cancro venho para vos dizer que fui diagnosticada com cancro da mama“, lê-se na publicação feita no noite desta terça-feira. Isaura venceu, em 2018, o Festival da Canção com a canção “O Jardim”, interpretado por Cláudia Pascoal.

Ver esta publicação no Instagram

No Dia Mundial do Cancro venho para vos dizer que fui diagnosticada com cancro da mama. Felizmente é possível tratar e há-de ficar tudo bem! Quis escrever este post por três razões, vou tentar explicar-me o mais brevemente possível. 1) Porque é possível que nos próximos meses não seja tão expedita e desenvencilhada como de habitual - há muitas coisas a fazer agora - cuidar de mim teve, obrigatoriamente, que levar a taça para casa e chegar ao topo da lista. Se estiver em falha com alguém em matérias de trabalho aproveito para pedir desculpa e prometer que nada está esquecido; eu continuo aqui, pronta para fazer coisas, é só um ritmo novo! 2) Porque quando fui diagnosticada as primeiras pessoas com quem quis falar foram pessoas que tinham vivido isto muito recentemente e que eu sentia ter acompanhado. Como elas foram partilhando o que se estava a passar nas suas redes sociais também eu fui sentido cada vitória e a palavra cancro foi encolhendo e ocupando menos espaço. Partilharmo-nos vulneráveis é difícil mas é tão importante. Há demasiadas burocracias e coisas a decidir num curto espaço de tempo enquanto se tenta assimilar tudo o que alguém desbobinou à nossa frente; graças a elas senti-me mais amparada e soube o que fazer com mais certezas. O que me leva à razão número três. 3) Também eu espero poder ajudar alguém que precise. Há qualquer coisa que muda dentro de nós no segundo em que somos confrontados com um cenário destes; acho que percebemos melhor a palavra amizade e ficamos mais abertos ao mundo. No Dia Mundial do Cancro venho para vos lembrar que o diagnóstico atempado do cancro da mama é mais eficaz a cada dia que passa e nós só temos de fazer a nossa parte; não se esqueçam e não tenham medo de fazer a palpação: porque não vão encontrar nada!, e se encontrarem é para tratar o mais rapidamente possível! Quanto ao meu: estou pronta para dar cabo dele.

Uma publicação partilhada por I s a u r a (@isauramusic) a

Na publicação, a cantora e compositora explica por que razão decidiu recorrer às redes sociais para fazer este anúncio. Desde logo, porque reconhece que “é possível que nos próximos meses não seja tão expedita e desenvencilhada como de habitual”.

Há muitas coisas a fazer agora. Cuidar de mim teve, obrigatoriamente, que levar a taça para casa e chegar ao topo da lista. Se estiver em falha com alguém em matérias de trabalho aproveito para pedir desculpa e prometer que nada está esquecido”, explica.

Isaura desabafa que, quando foi diagnosticada, as primeiras pessoas com quem quis falar “foram pessoas que tinham vivido isto [o cancro] muito recentemente”. “Como elas foram partilhando o que se estava a passar nas suas redes sociais também eu fui sentido cada vitória e a palavra cancro foi encolhendo e ocupando menos espaço”, lê-se. A cantora espera também “poder ajudar alguém que precise”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isaura virou a página da Eurovisão, mas continua orgulhosa do seu jardim

A cantora aproveita ainda para lembrar que “o diagnóstico atempado do cancro da mama é mais eficaz a cada dia que passa”. “Não se esqueçam e não tenham medo de fazer a palpação: porque não vão encontrar nada! E se encontrarem é para tratar o mais rapidamente possível! Quanto ao meu: estou pronta para dar cabo dele”, termina.