Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 12
  • Bom dia,

    obrigado por nos ter acompanhado. Este liveblog termina aqui. Pode continuar a seguir todos os desenvolvimentos sobre o surto de Covid-19 num novo liveblog que pode seguir através deste link.

    Mais de 10 mil mortos em todo o mundo. 90% dos portugueses concordam com estado de emergência

  • Supercomputador junta-se à luta contra o coronavírus e identifica 77 compostos químicos que poderão vir a travar a sua propagação

    A busca por um tratamento ou vacina capaz de erradicar o SARS-CoV-2 tem uma nova ajuda de peso: o Summit, o supercomputador da IBM, que já identificou 77 compostos químicos que poderão travar a propagação do coronavírus. A notícia é avançada pela CNN e o artigo da equipa foi publicado na revista ChemRxiv — um arquivo de pré-impressão, ou seja, onde os trabalhos de investigação podem ser partilhados ainda antes da revisão de pares (peer-reviewed).

    Segundo explica a equipa, o supercomputador realizou milhares de simulações para analisar diferentes compostos químicos para perceber quais deles têm alguma hipótese de impedir o vírus de infetar as células hospedeiras.

    Supercomputador junta-se à luta contra o coronavírus e identifica 77 compostos químicos que poderão vir a travar a sua propagação

  • Haiti declara estado de emergência, com fronteiras, portos e aeroportos fechados e recolher obrigatório

    O residente Jovenel Moise decretou estado de emergência no Haiti, a partir desta sexta-feira. O país opta assim por fechar as fronteiras e por instaurar o recolher obrigatório (entre as 20h e as 5h), depois de ter registado as primeiras duas mortes por Covid-19. Portos e aeroportos encerram, apenas o tráfego de mercadorias permanece intacto. Escolas, universidades e parques industriais também estão encerrados.

  • Fotogaleria: um país em estado de emergência

    Portugal acordou em estado de emergência por causa do novo coronavírus. Os fotojornalistas do Observador retrataram este primeiro dia em Lisboa, no Porto, em Braga, Guimarães, Sintra e Sines:

    Ruas vazias, pessoas afastadas: o retrato de um país em estado de emergência

  • Estado de emergência: 90% dos portugueses concordam com a decisão do Presidente da República

    O Presidente da República decretou estado de emergência e 90% dos portugueses concordam com a decisão. Um terço da população continua a sair para trabalhar. 42% do país está em teletrabalho.

    Estado de emergência: 90% dos portugueses concordam com a decisão do Presidente da República

  • Forças Armadas aceitam voluntários para ajudar a reforçar o SNS

    O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) de Portugal informou hoje que está a aceitar inscrições de voluntários para apoiar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à propagação da pandemia da doença Covid-19.

    Em comunicado, o EMGFA declarou estar a aceitar inscrições de voluntários “da família militar (militares na reserva e na reforma e respetivos familiares, bem como civis e ex-militares que se identifiquem com a instituição e/ou respetivos familiares), que pretendam auxiliar as Forças Armadas, nas ações que estas vão desenvolver […] em reforço do SNS”.

    “Assim, os médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, técnicos auxiliares de ação médica, entre outros profissionais de saúde, que estejam disponíveis para participar nesta iniciativa, poderão manifestar essa intenção junto do EMGFA”, prossegue a nota.

    O Estado-Maior-General das Forças Armadas portuguesas acrescenta que também serão considerados voluntários com outro tipo de formação ou experiência, para “diferentes funções de apoio”.

    Lusa

  • Hospital de Gaia regista a primeira vítima mortal por Covid-19

    O Observador sabe que morreu esta quinta-feira no Hospital de Gaia a primeira pessoa infetada pelo novo coronavírus. Trata-se de um idoso, que já sofria de doença terminal, que foi infetado por contágio de um familiar.

  • Mais de 400 estudantes de Erasmus em Itália, revela despacho

    Mais de 400 estudantes portugueses estão em programas Erasmus em instituições de ensino superior italianas, país em quarentena forçada por causa do surto de Covid-19, revela um despacho hoje publicado em suplemento em Diário da República

    Neste momento, estão identificados cerca de 3.250 estudantes do ensino superior português, potencialmente ausentes do país e em mobilidade na Europa, em diversas instituições de ensino superior europeias ou locais de estágio, no âmbito do Programa Erasmus.

    “Só em instituições de ensino superior italianas, país em situação de quarentena forçada por causa da doença Covid-19, contam-se 432 estudantes”, lê-se no despacho do Governo, hoje publicado em Diário da República e assinado há uma semana, em 12 de março, pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

    O diploma delega no grupo de representantes das autoridades nacionais (GRAN) a competência para a prática dos “atos necessários à gestão da situação dos estudantes nacionais que estão em Erasmus durante este período, quer em instituições europeias, quer em instituições fora da Europa”.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou hoje estar a contactar os cerca de 3 mil estudantes Erasmus que querem regressar a Portugal e reconheceu que não contactou alguns por desconhecimento da sua situação.

    Lusa

  • Messi participa no desafio do papel-higiénico, um jogo viral no Instagram

    Leonel Messi já aderiu ao novo jogo do Instagram, o desafio dos 10 toques, que se tornou viral um pouco por todo o mundo durante a crise do novo coronavírus.

    O desafio consiste em dar 10 toques com os pés num rolo de papel higiénico sem o deixar cair. O jogador do Barcelona conseguiu chegar aos 19 toques consecutivos e partilhou hoje o vídeo que o prova, na sua conta de Instagram, desafiado pelo ex-colega Xavi Hernández, que também já participou no desafio.

    Leonel Messi participa no desafio do papel-higiénico no instagram

    O argentino “nomeou” Arturo Vidal, Jordi Alba, Luis Suárez e Kun Agüero para participarem no desafio e partilharem os seus vídeos, para dar continuidade ao jogo que tem cativado milhares de pessoas que estão em isolamento devido à pandemia do novo coronavírus.

  • Suspensa a data de pagamento da Taxa Social Única (TSU) de 20 de março

    A data de pagamento da TSU terminava amanhã, mas foi suspensa. “Na sequência das medidas anunciadas pelo Governo de diferimento das prestações de Segurança Social, foi suspensa a data de pagamento, que terminava amanhã, 20 de março, das contribuições devidas à Segurança Social das empresas”, anunciou o gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

    “Os termos do diferimento das prestações e a definição das respetivas regras serão regulados pelo Governo, não tendo as empresas de efetuar o referido pagamento amanhã”, lê-se na nota enviada às redações. Amanhã deverá haver um comunicado do Governo sobre esta matéria.

  • Donald Trump cancela presença na reunião de líderes do G7 em junho

    Está marcada para 10, 11 e 12 de junho em Camp David, na residência de campo de Donald Trump, mas não contará com a presença do presidente dos Estados Unidos da América, nem com nenhum dos outros líderes, pelo menos presencialmente. Devido ao surto do novo coronavírus, a Casa Branca comunicou hoje a decisão, segundo a Reuters, afirmando que Trump irá participar no encontro através de videoconferência. Desta forma, os líderes do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido não se deslocaram até solo norte-americano.

  • Toyota, Volkwagen, Subaru e Tesla suspendem produção

    As fabricantes automóveis Toyota, Volkswagen, Subaru e Tesla vão suspender temporariamente a sua produção na América do Norte devido aos problemas causados pela propagação da Covid-19. Estas empresas juntam-se à General Motors e à Ford que anunciaram na quarta-feira a suspensão de produção até o final de março.

    A Toyota fechará as suas fábricas nos Estados Unidos, Canadá e México dois dias a partir de 23 de março, para garantir a saúde e a segurança dos seus funcionários e “devido ao declínio antecipado da procura do mercado relacionado ao impacto económico da pandemia de Covid-19”. A fabricante japonesa afirmou em comunicado que aproveitará a pausa para “limpar completamente” todas as suas fábricas. Um funcionário da Toyota na fábrica canadiana de Cambridge testou positivo, segundo os meios de comunicação social locais.

    A Volkswagen suspenderá a produção por uma semana na fábrica de Chattanooga (Estados Unidos) até 29 de março e irá proceder à limpeza das instalações. “Também usaremos esse tempo para avaliar futuros planos de produção e os desenvolvimentos do mercado”, explicou o fabricante alemão, adiantando que os seus funcionários continuarão a receber os salários durante a pausa. A Volkswagen não comunicou o fecho da fábrica na cidade mexicana de Puebla.

    A Subaru também fechará a sua fábrica em Indiana (EUA), onde são produzidos os modelos Outback, Ascent e Legacy, por uma semana a partir de 23 de março para limpar as instalações e ajustar a produção à procura.

    Já a Tesla, que anunciou na quarta-feira que manteria a produção de veículos na sua fábrica Fremont (Califónia, EUA), embora com apenas parte dos seus funcionários, anunciou hoje que decidiu suspender as operações, igualmente a partir de 23 de março. A produção da Tesla na fábrica do estado de Nova Iorque também será temporariamente suspensa, mas o fabricante continuará as operações em Nevada (Gigafactory), bem como na rede “supercharging” (carregamento rápido).

    Lusa

  • ASAE fiscaliza 28 farmácias: instaura 1 processo crime e 2 contraordenações

    28 farmácias, 5 suspeitas e 3 confirmações. A ASAE levou hoje a cabo uma operação de fiscalização, a nível nacional, por suspeitas de crime de especulação — ou seja, de que alguns estabelecimentos estariam a vender os produtos mais procurados durante a pandemia a preços acima do permitido.

    “Como resultado da ação, que decorreu a nível nacional, foram fiscalizados cerca de 28 operadores económicos, tendo sido instaurado 1 processo crime pela prática de obtenção lucro ilegítimo na comercialização de álcool gel e 2 processos de contraordenação por práticas comerciais ilegais, estando ainda em análise documental 5 ocorrências por suspeita de obtenção de lucro ilegítimo”, explica a ASAE em comunicado.

    ASAE fiscaliza farmácias, Infarmed impõe limites na venda de medicamentos

    A operação foi desencadeada, explica-se na nota enviada às redações, por se ter verificado, nos últimos dias, “oferta online e em estabelecimentos fixos, de vários produtos essenciais para combater a Covid-19 que mostravam subidas exorbitantes de preços”.

  • Proteção Civil de Bragança pede controlo sanitário e exército nas fronteiras

    A Comissão Distrital da Proteção Civil de Bragança quer que se faça o controlo sanitário nas fronteiras e que o exército ajude a reforçar a fiscalização, entre várias medidas decididas hoje numa reunião.

    As diversas entidades que fazem parte da comissão reuniram-se para analisar o evoluir da pandemia de Covid-19 e manifestaram como principais preocupações a falta de controlo sanitário nas fronteiras e relativamente aos que se deslocam, tanto do estrangeiro como de outras zonas de Portugal, para as aldeias da região.

    Desde o fecho das fronteiras, na segunda-feira, que o distrito de Bragança tem apenas um ponto de passagem na fronteira de Quintanilha, em Bragança, onde estão as forças de segurança, mas não é feito qualquer teste de saúde a quem entra no país. “Estamos a receber gente de todo o lado, era importante que houvesse controlo e despistagem dos que podem trazer o vírus”, disse à Lusa o presidente da Comissão, Francisco Guimarães.

    O distrito de Bragança tem vários outros pontos de fronteira fechados, mas a Proteção Civil tem conhecimento de casos que contornam as barreiras físicas colocadas nestes locais. Para evitar estas situações, a Comissão pede ao Governo “vigilância permanente 24 horas nas fronteiras que se encontram fechadas”.

    O presidente da Comissão confirmou à Lusa que têm entrado muitos emigrantes por estes dias, que regressam ao país, porque as empresas estão a fechar, nomeadamente em França.

    Lusa

  • Panamá prepara-se para suspender voos internacionais durante 30 dias

    A partir da próxima segunda-feira, o Panamá suspende todos os voos internacionais com origem ou destino no país. A medida, válida por 30 dias, foi anunciada pelo presidente Laurentino Cortizo no Twitter para mitigar a propagação da Covid-19 no país. Voos domésticos, de mercadorias e humanitários continuam a realizar-se. O último balanço dá conta de 109 casos positivos e uma morte neste país da América Central.

  • Caso de Covid-19 no clube de Gonçalo Paciência e André Silva. Colegas testados de imediato

    Há um caso confirmado de Covid-19 no plantel da equipa de futebol do Eintracht Frankfurt, clube alemão que milita na primeira liga do futebol germânico, a Bundesliga, e que conta com dois portugueses no elenco: Gonçalo Paciência e André Silva.

    O futebolista infetado não é identificado pelo clube, mas no site oficial do Eintracht Frankfurt lê-se que “depois do jogador ter-se queixado de que não se sentia bem e ter reportado sintomas da doença, foi testado e o resultado foi positivo”.

    Todos os jogadores, staff e alguns empregados com contacto próximo com a equipa serão testados de imediato e terão de obedecer às regras impostas pela quarentena obrigatória de 14 dias”, refere o comunicado oficial.

    Além dos portugueses Gonçalo Paciência e André Silva, o clube alemão conta ainda com o antigo avançado holandês do Sporting, Bas Dost.

  • APED: "É importante que os portugueses comprem apenas o que necessitam"

    A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição emitiu esta quinta-feira um comunicando a apelar “à população portuguesa para a necessidade de ter comportamentos responsáveis e sensatos”. O organismo garante que “não há neste momento sinais de rutura no fornecimento de produtos” nos mais de 3.500 super e hipermercados espalhados pelo país, os quais contam uma uma força laboral com mais de 95 mil trabalhadores.

    “Precisamos de ser moderados e responsáveis”, reforça o comunicado. A associação diz estar a com a produção nacional, com a indústria e com o Governo de forma a assegurar o fornecimento de todas as superfícies. “A estrutura da distribuição alimentar em Portugal permite que a disponibilização de alimentos e outros produtos essenciais não seja um problema para a população, qualquer que seja a sua localização”, lê-se.

    A mensagem dirigida ao país é coassinada pelas principais cadeias de distribuição presentes em Portugal: Continente, Pingo Doce, Minipreço, Lidl, Aldi, Intermarché, Auchan, Mercadona, El Corte Inglés e Apolónia.

  • Quando tempo vai durar a quarentena? Bill Gates diz que temos até 10 semanas pela frente

    Entre 6 e 10 semanas é o tempo que vai durar a quarentena no mundo desenvolvido, segundo Bill Gates. Mas o bilionário tem outras preocupações: a segunda vaga de infeções e o surto nos países pobres.

    Quando tempo vai durar a quarentena? Bill Gates diz que temos até 10 semanas pela frente

  • Quatro casos de Covid-19 em Torres Vedras: três adultos e uma criança

    Foram confirmados esta quinta-feira quatro casos de infeção com o novo coronavírus no concelho de Torres Vedras, que pertence ao distrito de Lisboa. A informação foi avançada em comunicado da autoridade local de Proteção Civil, publicado no site oficial da autarquia.

    Segundo o comunicado, que termina assinado com data de 19 de março, “no concelho de Torres Vedras foram hoje confirmados os quatro primeiros casos de doença Covid-19. Tratam-se de três adultos e uma criança, que se encontram a ser devidamente acompanhados pelas autoridades de saúde”.

    Esta quarta-feira, a fábrica de eletrodomésticos Frismag, em Torres Vedras, que conta com cerca de mil trabalhadores, tinha encerrado após resultados positivos dos testes feitos ao diretor da empresa, João Cachatra. Este encontrava-se em isolamento desde esta segunda-feira, 16 de março.

  • Casos aumentam no centro e no sul de Itália

    A Lombardia continua a ser o epicentro do surto no país, mas o número de casos confirmados no centro e no sul de Itália aumentou drasticamente nos últimos 10 dias, sobretudo nas regiões de Lazio, Campania e Puglia. Segundo o físico italiano Giorgio Sestili, quem tem publicado algumas conclusões na página de Facebook Coronavirus – Dati e Analisi Scientifiche, a evolução da epidemia no território pode ter explicação nos movimentos da população após a quarentena ter sido decretada no norte. “Pode dever-se à quantidade de gente do norte que viajou para sul depois da quarentena decretada a 9 de março e que deve ter transmitido o vírus”, indicou ao The Guardian.

1 de 12