A primavera começa esta sexta-feira com as previsões meteorológicas a apontarem para chuva, em algumas regiões forte, e temperaturas máximas que não vão além dos 18 graus Celsius.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera começou às 3h50 desta sexta-feira (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte. Na Região Autónoma dos Açores o equinócio da primavera ocorreu às 2h50 (mais uma hora em Lisboa).

A primavera prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 20 de junho às 22h44 em Portugal continental e no arquipélago dos Açores.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e em especial a partir da tarde, e que serão por vezes acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia e vento fraco a moderado a predominar do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul e descida acentuada da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda, em Évora, Beja e Setúbal) e os 13 (em Aveiro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 18 (em Braga).

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul.

Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.