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Nutrição

Posso Comer?

Como escolher um gelado que não engorde

Está calor e os gelados apetecem. Mas sabemos que não todos iguais: muitos são “apenas” verdadeiras sobremesas congeladas. Como distinguir? E posso comer um por dia? Aqui ficam as respostas.
Aprender a Comer

O que é goji? Benefícios e como consumir

É uma fruta seca com um alto poder antioxidante e com pouca quantidade de açucar. Quantas bagas devo comer? Quais as vantagens? E ainda os benefícios para a saúde ocular. 
Observadores

Quantas Bolas de Berlim posso comer nas férias?

O Observador tem uma nova newsletter. Mariana Chaves, nutricionista do podcast “Aprender a Comer” escreve todas às quartas-feiras para responder à pergunta “posso comer?”
Posso Comer?

Se pensava que os grelhados são mais saudáveis...

Um clássico de verão: brasas prontas, grelha no local, carne e peixe temperados. Mas se acha que esta é uma opção saudável, é melhor preparar cenouras, azeitonas e tremoços. E limão, claro.
Newsletter

Uma newsletter para nos ajudar a comer melhor

“Posso Comer?” A nutricionista Mariana Chaves assina a nova newsletter do Observador e todas as semanas vai responder a esta pergunta, desfazer mitos e dar sugestões sobre alimentação saudável.
Aprender a Comer

Mozzarella ou burrata. Qual a opção mais saudável?

Qual a diferença? A resposta está na lista de ingredientes. A burrata tem natas, é um produto gordo e com mais calorias. 
Aprender a Comer

Couscous, a solução para dias mais quentes

É uma massa rápida de preparar e que acaba por ser associada muitas vezes às saladas de verão. Mas atenção, é um alimento que também tem desvantagens. Descubra quais e como preparar couscous.
Aprender a Comer

Um prato frio é menos calórico?

Em alturas de muito calor, temos tendência para comer pratos mais frios. Um estudo sugere que a nossa perceção é que são menos calóricos e por isso comemos mais. Mas isto nem sempre é verdade.
Aprender a Comer

Molhos saudáveis para utilizar nas saladas

O que pode tornar uma salada mais saborosa sem comprometer o equilíbrio nutricional? Há molhos que podem ser convidativos, mas que podem ser traiçoeiros. Descubra quais são as opções mais saudáveis.
Aprender a Comer

A cerveja faz bem à saúde?

Todos ouviram falar do artigo sobre a cerveja e os potenciais benefícios no nosso peso quando consumida diariamente. Mas será que é assim? E que diferenças há entre a cerveja com e sem álcool?
Aprender a Comer

Tripas ou Rojões: são maus para a saúde?

Hoje estamos em emissão especial em Vila Nova de Gaia. Por isso, falamos destes pratos tão típicos do norte do país, mas também muito calóricos e com bastante gordura. Como os tornar mais saudáveis?
Sociedade

Todos os dias são bons para celebrar a fruta

Na Compal, porque o amanhã importa, celebramos como todos os dias desde há 70 anos, com um brinde refrescante, revigorante e sustentável.
Aprender a Comer

Quais os alimentos anti-inflamatórios

Quando o nosso corpo está inflamado (artrites, por exemplo) a alimentação é fundamental. O gengibre, curcuma e alimentos ricos em Ómega-3 são ótimas opções. 
Aprender a Comer

Os benefícios dos orégãos

Nesta edição falamos de orégãos. Quem gosta? São versáteis, ricos em cálcio e com fins medicinais. 
Sociedade

Sabe quais são as frutas de verão?

Conheça as estratégias da nutricionista da Compal para comer fruta todos os dias de forma divertida.
Aprender a Comer

Nutrição: qual o papel em distúrbios alimentares?

Nesta edição falamos da importância da nutrição em distúrbios alimentares. A nutricionista Mariana Chaves destaca que nestes casos, o mais importante é a presença de um psicólogo ou psiquiatra.
Aprender a Comer

Qual é o nosso peso saudável?

Nesta edição, falamos do "peso ideal". Será que existe? Como podemos saber o nosso? Não existe um número fixo e é algo que varia ao longo da vida. A nutricionista Mariana Chaves dá algumas dicas.
Nutrição

Ordem quer mais nutricionistas nas autarquias

Alexandra Bento diz que "uma em cada três autarquias têm a presença de nutricionistas" e que apesar deste número estar em crescimento, é necessária a celeridade da contratação de nutricionistas.
Aprender a Comer

Como sei qual é o meu plano alimentar saudável?

Depois do episódio sobre conceitos saudáveis, nesta edição falamos de planos saudáveis. O que é? Quais os truques e mitos? E há um peso saudável?
Aprender a Comer

O que é saudável para ti pode não ser para mim

Há conceitos que são saudáveis para a população no geral, mas que não são para uma parte. Quais?    
Aprender a Comer

Sou diabético: que frutas devo evitar?

Na edição de hoje do Aprender a Comer, descobrimos quais as frutas a evitar se for diabético, como sempre com a nutricionista Mariana Chaves.
Aprender a Comer

Como tornar o brunch ou pequeno-almoço equilibrado

Nesta edição, qual diferença entre o brunch e o pequeno almoço reforçado? E como os tornar equilibrados? Proteína, fruta (inteira) e poucos açucares. No extra (e em pequenas quantidades) fica a pastelaria. 
Aprender a Comer

Os benefícios da Castanha do Brasil 

Um fruto seco de "gordura boa" que faz bem ao cérebro. Está à venda em todos os supermercados. Por dia devemos comer duas castanhas do Brasil ou do Pará. 
Aprender a Comer

Algumas receitas para comer frutos secos

Os frutos secos devem fazer parte da alimentação. São ricos em nutrientes e têm um alto poder antioxidante. Mas atenção: são calóricos. É preciso cautela na quantidade que comemos  
Aprender a Comer

Como tornar os batidos e os sumos mais agradáveis?

Os sumos e batidos são opções saudáveis e rápidas. Como os combinar e que cores podem ter para se tornarem mais apetitosos? 
Aprender a Comer

O que é a vitamina U e N?

U: A vitamina que não é bem uma vitamina, que existe nas couves e ajuda nas úlceras. E a vitamina "N de natureza". Quais os benefícios para a nossa alimentação?   
Obesidade

Obesidade, a epidemia do século XXI 

Cada indivíduo tem necessidades específicas, pelo que, as dicas e os programas nutricionais padronizados muitas das vezes não se adequam e podem até causar traumas na relação que temos com a comida.
Aprender a Comer

Vitima A. Ótima para a sua visão e intestino

A vitamina A é essencial para um intestino saudável e uma visão sem problemas. A sua suplementação em excesso pode ser  perigosa, principalmente para quem é fumador. Descubra porquê neste episódio.
Aprender a Comer

Vitamina C. "Um pilar na nossa imunidade"

Ao contrário do que possamos pensar, a vantagem da vitamina C surge na prevenção da constipação e não o oposto. É importante para quem tem risco de anemia e um ótimo auxiliar para os níveis de energia
Sociedade

Benefícios da cenoura

Tudo o que sempre quis saber sobre este legume.
Aprender a Comer

Vitamina D. Essencial para a nossa imunidade

A vitamina D é essencial para a nossa saúde óssea e para o desenvolvimento muscular, mas vai muito para além disso. Consegue reforçar o nosso sistema imunitário e reduzir o risco de algumas doenças.
Sociedade

Aquafaba: sabe o que é?

A aquafaba pode ser usada como uma alternativa ao ovo.
Aprender a Comer

Vitamina B12. Essencial à nossa saúde e energia

O corpo não a produz, por isso, é essencial consumi-la através da alimentação. Descubra quais os alimentos ricos em B12, as consequências da sua carência e perigos de uma suplementação excessiva.
Aprender a Comer

Tensão arterial. O jejum intermitente pode ajudar?

A tensão arterial não depende apenas do nosso consumo de sal. Descubra as possíveis estratégias para combatê-la. E saiba ainda quais os alimentos que podem ajudá-lo a equilibrar os seus níveis.
Aprender a Comer

Hipertensão. O que devemos evitar comer?

É difícil estar atento ao nível de sal de tudo o que ingerimos por dia. Neste episódio falamos de truques para ter uma melhor perceção disso mesmo e de alimentos a riscar da lista se tiver hipertensão
Aprender a Comer

Quais os benefícios da aveia?

Associamos a aveia a uma alimentação saudável, mas será mesmo que não há um limite de consumo diário? Descubra os seus benefícios e quais as formas mais indicadas de consumi-la.
Lifestyle

Receitas com grão-de-bico

Saiba mais sobre esta leguminosa, um superalimento que só faz bem.
Aprender a Comer

O que comer regularmente, às vezes e raramente

Uma alimentação extremista não é saudável. Porque nem tudo é linearmente "bom" ou "mau". A chave é saber o que deve estar na base da nossa alimentação e o que podemos comer apenas de vez em quando.
Sociedade

Laranja: um fruto que faz (mesmo) bem à saúde

Saiba mais sobre o citrino mais produzido do mundo.
Aprender a Comer

Proteína em pó. Será que é saudável?

Dos nutrientes mais importantes para ficarmos sem fome. Embora pareça artificial, é um produto natural. Descubra os benefícios, para que tipo de pessoas é mais indicada e quando é mais benéfico tomar.
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