Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este artigo liveblog é, agora, encerrado, para dar lugar a um novo conteúdo, cuja ligação deixamos abaixo. Muito obrigado por nos ter seguido.

    Bolsas voltam a derrapar. Coronavírus já matou mais de 14.300 pessoas em todo o mundo

  • Estados Unidos já são o terceiro país com mais afetados

    O número de infetados nos Estados Unidos está a crescer a uma velocidade acelerada e é já o terceiro país com maior número de infeções, com um total de 38.138. A China mantém-se como a nação com mais casos positivos (81.054) e Itália o segundo (59.138). Os números são do site WorldMeter.

    No entanto, foi em território norte-americano que surgiram mais casos positivos nas últimas 24 horas: 13.931, número muito superior ao país que registou o segundo maior aumento em números absolutos, a Itália, com mais 5.560. O terceiro foi Espanha com 3.107. A China está bem abaixo na tabela, com mais 6 casos positivos registados.

    Quando se olha para os países que apresentaram maiores número de infetados, Portugal surge em 10.º lugar, numa altura em que o vírus já chegou a 189 países.

    Quanto aos casos ativos, 226.328 no mundo inteiro, é Itália quem tem o maior número (46.638), mas muito próximo do valor dos Estados Unidos (37.564). A China tem 5.353.

    Apesar disso, Itália tem 978 casos positivos por milhão de habitantes, os EUA têm 115. A China tem 56 infetados por milhão de habitantes.

  • Preparem-se para uma batalha de dois anos contra o vírus, alerta especialista chinês

    “Esqueçam a ideia de que a pandemia na Europa vai acabar num futuro próximo”, diz especialista chinês. Na sua opinião, os europeus têm de se preparar para uma longa batalha.“Será perfeitamente normal se o vírus aparecer e desaparecer e durar um ano ou dois.” A previsão é de Zhang Wenhong, um dos principais especialistas da China em doenças infecciosas.

    Preparem-se para uma batalha de dois anos contra o vírus, alerta especialista chinês

  • Os 31 utentes do lar de idosos em Famalicão já foram retirados

    Os 31 utentes do lar de idosos em Familião já foram retirados e foram transportados para o Hospital das Forças Armadas do Porto.

    Os 31 utentes que estavam num lar privado em Cavalões, Vila Nova de Famalicão, apenas com três funcionárias foram transportados ao início da noite deste domingo para o Hospital das Forças Armadas, no Porto. Desde sexta-feira que esta instituição está sem funcionários a trabalhar, depois de oito terem testado positivo para o novo coronavírus. A ministra da Saúde, avançou que os idosos e as três funcionárias foram esta tarde testados à Covid-19, mas alertou: “Tinham de ter pensado num plano de contingência”.

    Ficam as imagens:

    Rui Oliveira/Observador

    Rui Oliveira/Observador

    Rui Oliveira/Observador

    Rui Oliveira/Observador

    Rui Oliveira/Observador

  • SNS24 lança nova ferramenta de avaliação de sintomas online

    O SNS24, também conhecido como “Saúde 24”, lançou um novo serviço que permite a utilizadores avaliarem a gravidade de sintomas de doença sentidos por eles mesmos ou por outros — por exemplo, pessoas dependentes de quem são cuidadores de saúde. Chama-se precisamente “Avaliar Sintomas“.

    Ao entrar no serviço, o portal SNS24 sugere ligar “diretamente para o 112” se um dos sintomas for “dor ou aperto no peito”, “falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar”, “alteração da consciência (sonolência marcada ou não responde)”, “convulsão (contrações involuntárias do corpo)”, “dificuldade em respirar”, “engasgamento (após tentar ajudar)”, “hemorragia abundante ou incontrolável”, “queimaduras graves” ou “ferimento por acidente”.

    Não sendo o caso, prossegue-se na navegação e o SNS24 avisa que este serviço “não é uma ferramenta de diagnóstico clínico”, “não é uma consulta médica” e “não substitui os cuidados de saúde de um profissional”, mas “permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente”.

    Nesta funcionalidade, são questionados pacientes e cuidadores de saúde sobre os sintomas que mais os preocupem, em si ou em outros dependentes. Há várias opções, como alergias respiratórias, alterações da pele, engasgamento, inalação de fumos, náuseas e vómitos”, “obstipação”, “queimadura por calor”, “síndrome gripal” e “tosse”. Há, contudo, uma opção mais genérica relativa ao surto do novo coronavírus: os utilizadores podem selecionar “Covid-19” entre os sintomas que mais os estão a preocupar. Os sintomas mais habituais sentidos por infetados são tosse, febre e dificuldades respiratórias.

    Se for selecionada a opção “Covid-19”, é necessário colocar dados (sexo e idade) relativos a quem suspeita dos sintomas. São depois colocadas questões como “Está com a respiração rápida e ofegante ou tem os lábios e unhas azuladas?” e “Nos últimos dias teve alguma das seguintes queixas – febre, tosse, outra queixa respiratória ou falta de ar e nenhuma das anteriores”. O utilizador é ainda questionado se “nas 2 últimas semanas viajou ou esteve” em locais como Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, França, China, Coreia do Sul, Japão, Irão, Singapura ou concelho de Ovar (Portugal).

  • Isolamento profilático de enfermeiros descontado nas horas extras

    A Ordem dos Enfermeiros (OE) denunciou hoje que há instituições de saúde que estão a obrigar os enfermeiros que se encontram em isolamento profilático a converter esses dias em férias ou a descontar no banco de horas extraordinárias.

    “Isto é inadmissível. Não pode haver contagem de horas ou desconto de dias de férias”, criticou o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros Luís Filipe Barreira, em declarações à agência Lusa. “Neste período de pandemia, os enfermeiros são obrigados a ter total disponibilidade. Os enfermeiros que estão em casa não estão de férias”, disse este responsável à agência Lusa.

    Os enfermeiros que estão em casa em quarentena profilática durante 15 dias estão de prevenção e “estão a pedir-lhes que convertam os dias em tempo de férias ou que descontem os dias no crédito das horas extraordinárias que têm ou que fiquem com horas negativas”, criticou.

    Agência Lusa

  • Profissionais de saúde expostos - sem máscara e luvas - a doentes de Covid-19 não deixarão todos de trabalhar

    Profissionais de saúde deixarão de trabalhar mediante “prestação direta desprotegida de cuidados”. Se tiverem estado expostos ao doente, mas sem prestação direta de cuidados, devem continuar, diz DGS. Ler mais aqui:

    Profissionais de saúde expostos – sem máscara e luvas – a doentes de Covid-19 não deixarão todos de trabalhar

  • Sindicato dos Enfermeiros recebeu denúncia: "Em Ovar acabou equipamentos de proteção". Autarquia nega: "É falso"

    “Todos os dias e a todos os momentos chegam relatos de que não há equipamento suficiente” de proteção, denuncia o Sindicato. A última denúncia veio de Ovar. Câmara nega: “É falso, temos material.” Ler mais aqui:

    Sindicato dos Enfermeiros recebeu denúncia: “Em Ovar acabou equipamentos de proteção”. Autarquia nega: “É falso”

  • Saint Laurent e Balenciaga vão fabricar máscaras em França

    As marcas de moda de luxo francesas Saint Laurent e Balenciaga vão fabricar máscaras para proteção contra o novo coronavírus, para aliviar a escassez daquele produto em França. De acordo com o grupo Kering, que detém, além destas marcas, a Gucci, num comunicado citado pela agência Efe, as duas marcas de moda estão preparadas para começar a produzir, “no respeito das mais rigorosas medidas de proteção sanitárias”, aguardando que os procedimentos e materiais sejam homologados pelas autoridades competentes.

    O grupo não indicou a quantidade de máscaras que serão fabricadas, mas anunciou que irá entregar nos próximos dias às autoridades de saúde francesas três milhões de máscaras cirúrgicas que importou da China.

    Os anúncios da Kering surgem dias depois de um outro grupo de moda de luxo francês, LVMH, que detém, entre outras a Louis Vuitton, a Givenchy e a Dior, ter começado a fabricar álcool gel em grandes quantidades e ter oferecido ao Governo de França dez milhões de máscaras, avaliadas em cinco milhões de euros.

    O grupo Kering e as suas diferentes empresas já tinham feito doações em Itália a quatro grandes fundações hospitalares, nas regiões da Lombardia, Veneto, Toscana e Lazio. Agora irá contribuir financeiramente para o instituto de investigação francês Pasteur, com um valor que não foi divulgado.

    (Agência Lusa)

  • McDonald's encerra todos os seus restaurantes no Reino Unido e na Irlanda

    A norte-americana McDonald’s anunciou este domingo que vai fechar todos os seus restaurantes no Reino Unido e Irlanda já a partir desta segunda-feira à noite. Numa declaração oficial, o CEO da cadeia de restaurantes fast-food no Reino Unido, Paul Pomroy, disse: “Estou incrivelmente grato aos nossos funcionários brilhantes que trabalharam duro para continuar o podermos continuar a atender com segurança nestas circunstâncias difíceis.”

    “Nas últimas 24 horas tornou-se claro que manter um distanciamento social seguro durante a operação de restaurantes e restaurantes Drive Thru é cada vez mais difícil e, portanto, tomámos a decisão de fechar todos os restaurantes no Reino Unido e na Irlanda a partir das 19h de segunda-feira, 23 de março”, explicou.

  • Açores tentam evitar entrada de 15 açorianos que estiveram com infetados

    A Autoridade de Saúde Regional dos Açores disse estar em articulação com as autoridades nacionais para evitar a deslocação para a região de 15 açorianos que estiveram em contacto com pessoas com covid-19 num cruzeiro.

    Açores tentam evitar entrada de 15 açorianos que estiveram com infetados

  • Trump ordena destacamento da Guarda Nacional em três estados

    O presidente americano anunciou numa conferência de imprensa este domingo, na Casa Branca, que ativou o destacamento da Guarda Nacional em Nova Iorque, Califórnia e Washington, os três estados mais afetados pela epidemia do novo coronavírus.

    Comunicou também que deu ordens à FEMA (a proteção civil dos EUA) para estabelecer urgentemente hospitais de campanha com 4000 camas nos mesmos três estados, os mais fustigados pela COVID-19. Nos EUA, o número de casos positivos ultrapassa os 32 mil, tendo já sido registadas 400 mortes.

  • Sete detidos por desobediência em Portugal

    Sete detidos no primeiro dia, mas só um foi caso grave. A Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, equipa multidisciplinar que coordenará o cumprimento das medidas extraordinárias que estarão em vigor, pelo menos até ao próximo dia 2 de abril, fez este domingo o primeiro ponto de situação.

    E ao primeiro dia de Estado de Emergência, sete detidos por desobediência

  • Centros de rastreio para o novo coronavírus em Lisboa abrem esta segunda-feira

    Lisboa vai ter um centro de rastreio para o novo coronavírus que abre esta segunda-feira, dia 23 março.

    Um dos locais de rastreio em Lisboa é na escola básica Quinta dos Frades e terá capacidade para realizar entre 300 a 400 testes. Outro dos centros, este móvel, vai ser instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho e terá capacidade para 150 análises diárias – podendo este número aumentar de acordo com as necessidades.

    Os testes nestas unidades de despistagem, a cargo dos laboratórios Germano de Sousa e Unilabs, serão feitos aos cidadãos que tenham prescrição médica passada unidades de saúde do SNS. Todos os testes serão gratuitos.

    Estes dois centros inserem-se numa rede de 10 unidades, a serem instaladas nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito da rede partilhada de recursos entre os seus 18 municípios.

  • Provedor da Santa Casa do Porto infetado: "Estive com poucas pessoas. Tive febre, sou hipertenso, estou internado"

    O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, está infetado com Covid-19. “Acordei com um pouco de febre na noite de sexta para sábado e essa febre alertou-me. Falei com médicos assistentes, fiz o teste ontem, esta manhã tive o resultado”, disse à Rádio Observador, como pode ouvir aqui.

    Provedor da Santa Casa do Porto infetado: “Estive com poucas pessoas. Tive febre, sou hipertenso, estou internado”

    O provedor sofre de hipertensão, pelo que ficou internado no Hospital de Santo António. Será nos próximos dias temporariamente substituído pelo vice-provedor, com quem se manterá em contacto.

    Assegura que esteve com poucas pessoas, por o plano de contingência da Santa Casa já estar ativado. Mesmo assim, uma dezena e meia de pessoas com quem tinha contactado nos últimos dias, entre colaboradores na Misericórdia e familiares, vão agora submeter-se a testes e ficar sob vigilância.

    Com Catarina Germano Marques

  • Número de infetados sobe para nove na Madeira

    A Madeira tem nove casos confirmados de covid-19, mais um do que no sábado, informou o Instituto de Administração da Saúde da região autónoma (IASAÚDE), indicando que os doentes se encontram estáveis.

    “Os casos confirmados são três doentes do género masculino e seis doentes do género feminino”, disse a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, em videoconferência, no Funchal, referindo que têm idades compreendidas entre os 60 e os 79 anos.

    Quatro doentes são cidadãos dos Países Baixos e cinco são portugueses residentes na Madeira. Todos os casos têm ligação epidemiológica a áreas com transmissão ativa da covid-19, nomeadamente Países Baixo, Emirados Árabes Unidos (Dubai), Reino Unido e região de Lisboa e Vale do Tejo.

    Agência Lusa

  • República Checa anuncia primeira morte

    “O primeiro doente do novo coronavírus morreu na República Checa”, anunciou o ministro da Saúde, Adam Vojtech, numa mensagem na rede social Twitter. “O homem de 95 anos foi hospitalizado em 18 de março quando deu positivo. Também sofria de outros problemas de saúde”.

    A República Checa, país membro da União Europeia com 10,7 milhões de habitantes, registou até agora 1.120 casos positivos de covid-19, dos quais seis estão curados.

  • Proteção Civil do Porto ativa plano de emergência distrital devido ao coronavírus

    A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto decidiu, por unanimidade, ativar o plano de emergência distrital devido à pandemia da covid-19, disse à agência Lusa o presidente da entidade, Marco Martins.”Agora só resta aguardar que o pedido seja validado pelo Ministério da Administração Interna”, disse o também presidente da Câmara de Gondomar.

    O plano de emergência distrital do Porto, que só foi ativado uma vez na história, foi acionado em 2016 devido aos incêndios florestais registados no distrito.

    (Agência Lusa)

  • Marrocos decreta um mês de confinamento domiciliário

    O Governo de Marrocos, reunido em conselho extraordinário, decretou um mês de confinamento domiciliário como medida de combate ao novo coronavírus, que infetou já 109 pessoas no país, sendo que duas delas morreram.

    O confinamento arrancou na sexta-feira, 20 de março, e termina em 20 de abril, período durante o qual somente uma pessoa por família pode sair de casa, desde que tenha consigo uma permissão assinada pela autoridade do seu bairro.

    Além disso, o conselho adotou um projeto de decreto com sanções que serão aplicadas aos infratores do confinamento: entre um a três meses de prisão e/ou uma multa entre 300 e 1.300 dirhams (entre 30 e 130 euros, à taxa de câmbio atual).

    Durante este período de um mês, designado de “estado de emergência de saúde”, as autoridades proíbem todo o tipo de reunião ou aglomeração de pessoas e podem fechar o comércio se assim considerarem necessário.

    Atualmente, estão abertas as lojas de comida, com horário variável de acordo com as cidades.

    Estas medidas acontecem depois de na noite passada dezenas de pessoas terem violado o confinamento em Tânger e Fez em marchas nas ruas a entoar cânticos religiosos.

    (Agência Lusa)

  • Coronavírus já causou mais de 14.300 mortes em todo o mundo

    O novo coronavírus já causou pelo menos 14.396 mortes em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro, de acordo com um balanço de hoje da agência noticiosa France-Presse.

    Segundo os dados da AFP, libertados pelas 20:00 (hora de Lisboa), desde o início da pandemia da covid-19, foram detetados mais de 324.290 casos de infeção em 171 países e territórios.

    Estes dados refletem uma fração do número real de contaminações, já que muitos países só estão a testar os casos que necessitam de internamento hospitalar.

    A Itália, que registou a primeira morte no final de fevereiro, conta com 5.476 mortos, de um total de 59.138 casos. Hoje, foram contabilizadas 651 mortes e 5.560 novos casos. Segundo as autoridades italianas, mais de 7.024 dos infetados já estão curados.

    (Agência Lusa)

1 de 6