Se anda há tempos a pensar em fazer meditação, o tempo de isolamento pode dar-lhe o arranque nestes dias extraordinários. O corpo e a mente querem-se sãos para combater o coronavírus e o treino da mente pode devolver momentos de paz e fortalecimento interior no resgate de horas difíceis. Começar devagar e ir praticando algumas simples técnicas pode ser uma grande ajuda para diminuir a ansiedade mental e emocional neste período de isolamento. A oferta é vasta, desde livros que se calhar até já esperam na sua prateleira pelo momento certo ou aquele site que guardou nos favoritos para quando tivesse tempo.  Reserve um canto da casa, recolha-se em silêncio, e comece por poucos minutos. Os efeitos são imediatos e relaxantes. Segue a lista do que sugerimos para si, para receber à porta de casa ou explorar no portátil e telefone.

Livros

“Meditação passo a passo”, de Elizabeth Reninger

Especialista em mindfulness, a autora propõe uma reaprendizagem de práticas consagradas pelo tempo com exemplos simples para alcançar um patamar interior mais sábio e claro. O primeiro degrau são 10 minutos de pausa e é ideal para quem sente obstáculos na prática regular de meditação. Contém dicas SOS para momentos de crise.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Mindfulness – Atenção Plena”, Mark Williams e Danny Penman

Já chegou a milhões de pessoas e a proposta é que rompa de uma vez por todas com o ciclo de ansiedade, stress, infelicidade e cansaço. Um programa de oito semanas com exercícios breves, desenvolvido por uma equipa de investigadores das universidades de Cambridge e Toronto, originalmente pensado para combater a depressão. Tarefas diárias de 10 a 20 minutos, destinados a muscular a nossa atenção plena. Inclui um CD de meditação guiada para o ajudar a começar.

“O Grande Livro da Meditação”, de James Allen

A escrita deste famoso filósofo e poeta remete para a complexidade da fé, do destino, do amor e da espiritualidade, com uma capacidade rara de colocar os temas por simples ideias e palavras. As suas caminhadas e meditações pelas montanhas tornaram as suas reflexões vivas para a posteridade. Ele aconselhava a meditar de manhã muito cedo, quando “o espírito do repouso está sobre tudo e a mente forte e recetiva à instrução espiritual.

“O Poder do Silêncio”, de Eckhart Tolle

É um dos maiores fenómenos de literatura espiritual dos últimos tempos e sugere a importância de reencontrar sabedoria para viver o momento presente. Textos curtos e inspiradores que o vão ajudar a reforçar a prática da meditação.

“Aprenda a Meditar”, de David Fontana

São mais de 20 meditações práticas através de visualizações, afirmações e exercícios. A ideia é que se deixe conduzir para um maior bem-estar emocional, físico e mental, seguindo as grandes tradições meditativas do mundo, especialmente o budismo zen e o tibetano. Os livros de psicologia do professor David Fontana, estão entre os mais lidos do mundo.

“Parar, Sentir, Respirar – Uma Prática de Yoga Para Transformar Corpo, Mente e Alma”, de Vera Simões

Professora de yoga há mais de uma década, Vera Simões tem conhecido e ajudado homens e mulheres de diferentes idades, histórias de vida, capacidades e necessidades distintas. Mostra os casos de vários alunos que conseguiram, através da prática da meditação e do yoga, recuperar a energia, a motivação e a conexão interior, mais do que urgente nos dias que se vivem.

© istock

Em vídeo

Barbara Guevara é instrutora de yoga e mindfulness e por estes dias pode ajudá-lo, dentro de casa, a iniciar-se na prática da meditação e do yoga, para que consiga a atenção plena na sua experiência de vida a cada momento, a cada instante e pela primeira vez, segundo refere no seu site. Barbara confia no treino da mente para chegar a uma vida mais plena e calma, repleta de autoconhecimento, através de preciosas técnicas de meditação budista. Começa, este sábado, um curso de mindfulness com a duração de 4 semanas, mas há aulas diárias através do Zoom e sessões terapêuticas individuais, à luz da psicologia budista. Descubra a história da sua vida em e contacte-a através das redes sociais.

No YouTube, pode seguir as meditações diárias de Rute Caldeira, professora de meditação e autora de “O Poder da Meditação”, editado o ano passado. É pelo canal que tem à sua disposição vários vídeos de exercícios de meditação de 5 minutos (um por dia). No site “Uma Dieta Espiritual”, há também muito para ler sobre tudo o que pode escolher fazer para engendrar pequenas mudanças já hoje. O livro também está disponível por encomenda.

Covid-19. O que podemos fazer para gerir o stress e ansiedade em pleno surto

Apps

Há muitas, e gratuitas, que servem para desligar o botão. O único a utilizar é o do play para se deixar conduzir, quer por meditações guiadas, quer apenas por música, sons, visualizações. Pode também ouvir vários podcast de palestras e conversas de especialistas contribuintes de todo o globo. Todas lhe dão instruções passo a passo, indicadas para vários perfis e há práticas direcionadas, por exemplo, para combater a ansiedade e um sono difícil, ou até para partilhar com crianças e adolescentes. Sinta-se livre para explorar algumas:

  • Insight Timer
  • Headspace
  • Calm
  • Simple Habit Meditation
  • The Mindfulness App
  • Stop, Breathe and Think
  • Aura
  • Lojong
  • Mediotopia