Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos dar por encerrado, aqui, este liveblog que reuniu as últimas notícias sobre o novo coronavírus. Continue a seguir a atualidade sobre a pandemia nesta nova ligação.

    https://observador.pt/2020/04/04/a-epidemia-esta-a-correr-bem-jorge-torgal-em-entrevista-ao-observador/

  • Medicamento anti-parasitas parece resultar contra COVID-19, dizem australianos

    Uma equipa de investigadores australianos diz ter matado o novo coronavírus em 24 horas através de um medicamento antiparasitário chamado “ivermectin”, normalmente utilizado no tratamento da oncocercose ou “cegueira do rio”. Num estudo publicado na Antiviral Research, os cientistas afirmam ter eliminado toda a informação genética do SARS-CoV-2 em 48h e ter diminuído consideravelmente a carga viral no organismo nas primeiras 24h.

    O “ivermectin” é um medicamento comum e que, em estudos laboratoriais, já pareceu ser eficaz contra o vírus do zika ou do dengue in vitro. Apesar de ter resultados em doentes da COVID-19 na Austrália, são precisos ensaios clínicos para se compreender a sua real eficácia contra a infeção provocada pelo novo coronavírus.

  • ARS do Alentejo diz que morto não era caso confirmado

    A Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) disse ao Jornal de Notícias que a vítima mortal anunciada naquela região não era um caso confirmado da Covid-19, mas sim um caso suspeito. A Direção-Geral da Saúde anunciou esta sexta-feira a primeira morte no Alentejo, mas a fonte da ARSA disse ao JN que o caso foi “reportado como uma suspeição que ainda não está confirmada”.

  • Espanha decide amanhã se vai renovar o estado de emergência

    Pedro Sánchez prepara-se para renovar o estado de emergência em Espanha — uma decisão que apenas se tornará oficial no sábado, mas que o líder espanhol já terá tomado há dias após ter sido aconselhado por cientistas. A avançar, o estado de alarme será esticado até ao dia 26 de abril, conta o El País.

  • 10 truques da DGS para limpar melhor a casa em tempos de COVID-19

    Uns chamam-lhe guerra, outros ficam-se pela batalha. Certo é que o combate contra o novo coronavírus também tem de ser travado dentro de quatro paredes. E não basta ficar em casa para participar na luta — há que pegar nas armas, que neste caso são as luvas e a lixívia, e limpá-la até ficar num brinco.

    Como? Olhámos para as orientações da Direção-Geral da Saúde (no YouTube e nas recomendações endereçadas aos hóteis) para saber os truques sobre como limpar a casa de uma ponta à outra contra o novo coronavírus.

    Os 10 truques da DGS para limpar melhor a casa em tempos de COVID-19

  • Forças de segurança mantêm remuneração em caso de isolamento obrigatório

    Os elementos das forças e serviços de segurança que tenham de ficar em isolamento obrigatório, num estabelecimento de saúde ou em casa, devido ao perigo de contágio pelo SARS-CoV-2, não vão perder qualquer remuneração ou tempo de serviço.

    De acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República, “não se verifica a perda de qualquer remuneração nem de tempo de serviço, em moldes idênticos ao período de férias”, para os elementos das forças e serviços de segurança que tenham de ficar “em confinamento obrigatório”, devido ao perigo de contágio pelo novo coronavírus.

    O diploma, emitido pelos ministérios da Administração Interna e da Modernização do Estado e Administração Pública, entrou em vigor em 19 de março e explicita que a necessidade de isolamento obrigatório tem de ser reconhecida pelas autoridades de saúde.

    Lusa

  • Segurança Social já está a pagar aos trabalhadores afetados pelo cerco de Ovar

    O presidente da Câmara de Ovar disse hoje que a Segurança Social já está a fazer os pagamentos relativos às perdas salariais dos trabalhadores que, vivendo ou trabalhando em Ovar, não puderam aceder ao emprego devido ao cerco sanitário.

    Recebemos com muito agrado o facto de a Segurança Social estar já a pagar a todos os trabalhadores que moram no município e que não tiveram oportunidade de trabalhar, fruto do despacho [sobre o estado de calamidade pública decretado] no dia 17 de março”, declarou Salvador Malheiro numa mensagem à comunidade.

    Em causa estão os montantes que cabe ao Estado comparticipar nos salários dos trabalhadores, que, desde 18 de março, se viram afetados pela quarentena geográfica a decorrer neste concelho do município do distrito de Aveiro.

    Lusa

  • Desemprego recorde nos EUA motiva filas de quilómetros para bancos alimentares

    Nas últimas duas semanas, bateram-se recordes de 1982: há perto de 10 milhões de novos desempregados nos Estados Unidos — o equivalente a toda a população de Portugal. Há cada vez mais pessoas a recorrer, pela primeira vez, a apoio alimentar.

  • Empresa de Cervejas da Madeira coloca os 242 trabalhadores em 'lay-off'

    A Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) vai suspender a produção e colocar em regime de ‘lay-off’ os 242 trabalhadores, para garantir os postos de trabalho, na sequência da pandemia de Covid-19, disse hoje o presidente do Conselho de Administração.

    “Estamos perante uma dificuldade e a principal e que torna tudo mais complexo é não percebermos, nem ninguém conseguir apontar uma saída, nem quando, nem como para esta situação resultante da pandemia da Covid-19 e, portanto, estamos, aqui, a navegar no escuro”, afirmou à Lusa Miguel de Sousa.

    Segundo o presidente do conselho de administração, a empresa inicia o regime de ‘lay-off’ (redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho efetuada por iniciativa das empresas, durante um determinado tempo) entre 10 e 20 de abril por um período de um mês.

    Lusa

  • Açores sem casos confirmados em lares de idosos

    O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, disse hoje que não foram detetados até ao momento casos de infeção pelo novo coronavírus em lares de idosos no arquipélago.

    Questionado pelos jornalistas, no ponto de situação diário sobre a Covid-19, em Angra do Heroísmo, Tiago Lopes afirmou que “neste momento não” existem casos positivos em estruturas residenciais, mas confirmou a realização de um teste num lar na ilha Terceira.

    Estamos atentos e estamos a testar em todas as vertentes, quer profissionais de saúde, quer estruturas residenciais para idosos, quer unidades de cuidados continuados integrados”, expicou, alegando que os testes são feitos “com critério”.

    Lusa

  • Autoridades dos Estados Unidos já recomendam máscaras (mas Trump não vai usar)

    Donald Trump esteve vários dias a relativizar o uso de máscara no combate a esta pandemia, chegou mesmo a colocar a hipótese de a máscara poder aumentar a probabilidade de ficar infetado, mas apresentou esta sexta-feira uma outra versão: existem novas orientações da Casa Branca, seguindo o Centro dos Estados Unidos para Controlo e Prevenção de Doenças, que aconselham o uso de máscaras “não médicas” (embora seja algo voluntário). “Mas vai ser voluntário, acho que não vou fazer isso”, acrescentou o presidente americano a esse propósito, no comentário a uma conclusão após vários dias de discussão no país a propósito dos prós e contras do uso de máscara como proteção.

  • Bombeiros desinfetaram lar de idosos em Braga com dezenas de infetados

    Os Bombeiros Sapadores de Braga procederam hoje a uma ação de desinfeção de uma ala no Lar Asilo de São José, naquela cidade, onde já se verificaram casos de propagação de Covid-19, anunciou o município.

    Em comunicado, o município refere que a medida teve como objetivo “salvaguardar a segurança dos utentes”.

    De acordo com uma reorganização desenvolvida pela Proteção Civil, pelo delegado de saúde e pela própria instituição, a ala foi desocupada, para que a desinfeção se pudesse realizar.

    Este serviço poderá vir a repetir-se noutra ala da instituição que seja desocupada.

    Lusa

  • Ordem dos Dentistas diz que Presidente da República compreendeu exigências do setor

    O Presidente da República mostrou compreensão em relação às reivindicações da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) durante a pandemia de Covid-19, disse hoje o bastonário da entidade, Orlando Monteiro da Silva, após uma audiência com o chefe de Estado.

    Em declarações à Lusa, o líder da OMD frisou que Marcelo Rebelo de Sousa “estava profundamente conhecedor da realidade pela qual está a passar a medicina dentária”, que viu a sua atividade ser suspensa pelo Governo em 15 de março face à propagação do novo coronavírus, e reiterou a necessidade de haver uma proteção transitória.

    “É necessário que haja medidas específicas para o setor da medicina dentária. A expectativa é que sejamos equiparados a outros trabalhadores por conta de outrem e que possamos ter o mesmo tipo de apoios”, explicou, acrescentando: “O setor da medicina é privado, nunca teve ajudas estatais, mas damos apoio social e assistência à generalidade da população. Se colocarmos isso em causa, deixamos de ser capazes de dar essa assistência”.

    Lusa

  • Donald Trump proíbe exportação de material médico. "Precisamos, temos que tê-los", diz

    O presidente americano Donald Trump disse no briefing desta sexta-feira na Casa Branca que vai invocar a Lei de Produção de Defesa para “proibir a exportação de qualquer material de saúde por atores sem escrúpulos e aproveitadores”. Assim, de acordo com o líder dos Estados Unidos, a nova diretiva fará com que seja impedida qualquer exportação de “ventiladores, máscaras cirúrgicas, luvas e outros equipamentos de proteção individual”. “Precisamos desses itens imediatamente para uso no nosso país, temos que tê-los ”, explicou, citado pela CNN.

  • Brasil amplia lista de produtos para combate à pandemia isentos de imposto

    O Governo brasileiro ampliou hoje a lista de produtos importados necessários ao combate do novo coronavírus e que estão isentos temporariamente de impostos.

    A resolução e a lista dos produtos contemplados foram decididas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), tendo a publicação já ocorrido no Diário Oficial da União.

    Entre os produtos com isenção temporária de imposto estão tecidos para fabricação de máscaras de proteção facial, suporte para circuitos respiratórios, válvulas de ventiladores pulmonares e baterias.

    Lusa

  • Ministério da Defesa garante condições de segurança na base das Lajes

    O Ministério da Defesa Nacional assegura que houve uma restrição de voos militares na Base Aérea n.º 4, nos Açores, e que foram implementadas medidas para garantir a segurança de militares e civis, devido à Covid-19.

    “Desde o dia 23 de março que todos os tripulantes e passageiros, militares e civis, que transitem pela Terceira, utilizando aeronaves militares, portuguesas, americanas ou de terceira nacionalidade passaram a ser sujeitos ao controlo da temperatura durante o desembarque”, avança o gabinete do Ministério da Defesa Nacional, acrescentando que os que apresentem febre “são sujeitos a isolamento profilático”.

    A informação surge em resposta a uma pergunta entregue na Assembleia da República pelos deputados do PSD eleitos pelos Açores, António Ventura e Paulo Moniz, sobre as medidas de proteção adotadas na infraestrutura militar, utilizada pela Força Aérea Portuguesa e pela Força Aérea norte-americana, nas Lajes, na ilha Terceira.

    Lusa

  • Pandemia ameaça deixar 14 a 22 milhões de pessoas na América Latina em pobreza extrema

    De acordo com os dados do Fundo Monetário Internacional, que faz previsões ainda mais pessimistas no reflexo da pandemia em algumas zonas do mundo, o número de pessoas na América Latina em pobreza extrema pode aumentar entre 14 a 22 milhões, confirmando-se uma queda de 5% a nível de receitas médias da população ativa.

  • Maiores bancos do Brasil destinam 8,7 milhões de euros para máscaras

    Os três maiores bancos privados do Brasil vão doar 50 milhões de reais (8,7 milhões de euros) para a compra de máscaras de proteção destinadas aos governos estaduais e comunidades mais vulneráveis face à pandemia da Covid-19.

    Com a iniciativa hoje anunciada, os bancos Bradesco, Itaú Unibanco e Santander, que em 2019 somaram um lucro líquido de 12 mil milhões de dólares (cerca de 11 mil milhões de euros), pretendem adquirir cerca de 15 milhões de máscaras para ajudar as autoridades de Saúde a conter a disseminação do novo coronavírus no Brasil, o país latino-americano mais afetado pela pandemia.

    O esforço conjunto do setor bancário também visa “apoiar os negócios de pequenos empresários”, uma vez que as máscaras serão produzidas por microempresas, “investindo na sua capacidade produtiva e garantindo a compra da sua produção”.

    “Parece um grão de areia diante de um enorme desafio”, disse o presidente do Bradesco, Octavio de Larazi Junior, que acrescentou que “essa contribuição pretende ajudar aqueles que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, assim como as pessoas que vivem em comunidades vulneráveis”.

    Lusa

  • FIFA adia todos os jogos internacionais marcados para junho

    Um grupo de trabalho da FIFA recomendou hoje o adiamento de todos os jogos internacionais marcados para junho, devido à pandemia de Covid-19, a mais forte de um conjunto de recomendações aprovadas por unanimidade.

    Em comunicado, o organismo de cúpula do futebol mundial esclarece que este grupo é composto por membros diretivos da própria FIFA e de todas as federações continentais, que aprovaram por unanimidade esta medida.

    O grupo de trabalho decidiu ainda que cada federação continental deve nomear “alguém que possa coordenar as discussões” em torno da criação de um fundo de emergência para apoiar clubes e ligas em dificuldades devido aos efeitos da pandemia.

    Lusa

  • Respirar pode ser suficiente para espalhar o novo coronavírus?

    Um novo estudo da Academia Nacional de Ciências norte-americana sugere que, afinal, o novo coronavírus pode viajar pelo ar e não apenas através de gotículas emitidas durante o espirro ou a tosse. Na verdade, o simples ato de conversar ou respirar pode ser suficiente para transmitir o novo coronavírus em gotículas mais pequenas.

    Respirar pode ser suficiente para espalhar o novo coronavírus?

1 de 8