Uns chamam-lhe guerra, outros ficam-se pela batalha. Certo é que o combate contra o novo coronavírus também tem de ser travado dentro de quatro paredes. E não basta ficar em casa para participar na luta — há que pegar nas armas, que neste caso são as luvas e a lixívia, e limpá-la até ficar num brinco.

Como? Olhámos para as orientações da Direção-Geral da Saúde (no YouTube e nas recomendações endereçadas aos hóteis) para saber os truques sobre como limpar a casa de uma ponta à outra contra o novo coronavírus. Já tem a vassoura à mão? O pano do pó também? Então aqui vai:

Lave as mãos, coloque luvas e vista uma roupa protetora. Sim, o fato de treino serve, desde que o ponha a lavar mais tarde, mas sobre isso falamos mais tarde. Não se esqueça de, no final do dia de limpeza, retirar as luvas e voltar a lavar as mãos. Se forem descartáveis, coloque as luvas no lixo. Se não forem, limpe-as com água quente e sabão.

Lave corrimões, maçanetas, interruptores e os botões do elevador com água e detergente. Depois, misture quatro litros de água em cinco colheres de sopa de lixívia e volte a limpar os objetos. Deixe atuar durante 10 minutos, enxague em água quente e deixe secar. Os móveis e algumas superfícies, como os espelhos e vidros, podem ser limpos com toalhetes humedecidos, com um desinfetante ou com álcool a 70%. No entanto, antes de utilizar alguma destas soluções, utilize sempre água com sabão. E escolha panos macios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As casas de banho devem ser limpas e desinfetadas com produtos que tenham detergente e desinfetante na sua composição. Comece pelas torneiras, lavatórios e ralos. Depois, passe para o mobiliário. E, a seguir, limpe a banheira ou chuveiro, sanita e bidé. Desenrosque a cabeça do chuveiro para o limpar.

Sempre que possível, o balde e esfregona com que limpa a casa de banho deve ser diferente do balde de limpeza e esfregona a usar no quarto. O chão deve ser a última superfície a ser limpa nas casas de banho.

Tenha especial atenção à sanita. Utilize um produto com desifentante e detergente, aplicando-o no interior e exterior da sanita. Deixe atuar o produto e, ao fim de 10 minutos, limpe o interior da sanita com o piaçaba. Descarregue o autoclismo, mas continue a esfregar. No fim, coloque o piaçaba a secar e limpe o suporte. Já o exterior da sanita deve ser limpo com outro pano, preferencialmente descartável. Limpe primeiro o tampo e só depois a parte de cima da sanita e todas as partes exteriores. Passe com água quente e deixe secar.

Na cozinha, lave as louças na máquina ou à mão, mas a uma temperatura elevada. Desinfete muito bem os puxadores dos armários e das portas, assim como a torneira, o lavatório e o ralo. Para uma limpeza mais profunda, limpe e desinfete os armários, as bancadas, mesa e cadeiras. Não se esqueça de colocar os panos de cozinha e toalhas de mesa a lavar, preferencialmente em água acima dos 60ºC.

Não agite a roupa da cama ao removê-la. Retire os lençóis, mantas e colchas sem sacudir os tecidos e enrole-os no sentido de dentro para fora, como se estivesse a embrulhá-los. Não encoste a roupa ao corpo e coloque-a diretamente na máquina de lavar. Se não tiver máquina, coloque-a num saco impermeável e feche-o bem para transportar para a lavandaria.  Espere entre duas a três horas para voltar ao quarto e fazer a limpeza das restantes superfícies.

A roupa deve ser lavada à temperatura mais alta que o material suportar, mas idealmente em pelo menos 60ºC durante 30 minutos; ou entre 80ºC e 90ºC com 10 minutos de contacto do calor com a roupa. Se a roupa não puder ser lavada a quente, deve ser lavada na máquina a temperatura entre 30ºC e 40ºC, mas acrescentar-se um desinfetante adequado para o material e para a máquina no final do ciclo.

Evite a utilização de aspiradores para o pó e para a limpeza de pisos, uma vez que põem em movimento quaisquer gotículas que possam transportar o novo coronavírus. Use antes panos e esfregonas húmidas. Se quiser limpar as paredes, faça-o pelo menos até à altura do braço e esfregue energicamente. Aproveite para retirar os cortinados e lavá-los com as mesmas regras que a roupa da cama.

Passe a ferro, até mesmo aquela t-shirt que normalmente fica esquecida ou o pano de cozinha que dispensa preceitos. A base do ferro pode atingir mais de 100ºC, uma temperatura a que muitos agentes patogénicos não sobrevivem. Se tiver roupa mais delicada, passe-a a ferro na temperatura mais alta possível para esse material.