Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que serviu para concentrar as últimas notícias sobre a pandemia Covid-19 neste domingo de Páscoa.

    Deixamos aqui a ligação para o novo artigo, onde vai poder continuar a seguir a atualidade sobre a propagação do novo coronavírus, em Portugal e no mundo. Muito obrigado por nos acompanhar.

    Estados Unidos registam mais de 1.500 mortos nas últimas 24 horas

  • Dois infetados em lar da Santa Casa em Lamego

    Dois utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia em Arneirós, em Lamego, estão infetados com a doença covid-19, mas com situação clínica estável, revelou hoje a instituição.

    Segundo a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, no distrito de Viseu, os dois idosos estão em isolamento, separados dos restantes utentes, “com o objetivo de evitar a disseminação da infeção”.

    Foram ainda feitos testes “a todos os profissionais” que trabalham no lar, estando agora a aguardar os respetivos resultados”, refere a instituição.

    Segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, existem 16.585 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 598 (+3,7%).

    Há ainda a registar 504 mortos em consequência do novo coronavírus, mais 34 do que no sábado (+7,2%).

    Dos infetados, 1.177 estão internados, 228 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 277 doentes que já recuperaram.

    Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

    Lusa

  • Mais 1.223 mortes no Brasil por Covid-19. Taxa de letalidade está em 5,5%

    O Brasil registou hoje 99 mortes e mais 1.442 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 1.223 óbitos e 22.169 infetados desde o início da pandemia, anunciou hoje o executivo. De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de letalidade da doença no Brasil está fixada em 5,5%, sendo que o total de mortes mais do que duplicou desde o domingo passado, quando o país contabilizava 486 vítimas mortais.

    A nível estadual, São Paulo continua a ser o estado brasileiro com maior número de casos confirmados, 588 mortos e 8.755 pessoas infetadas, seguindo-se o Rio de Janeiro, com 170 vítimas mortais e 2.855 casos confirmados. A terceira unidade federativa com mais casos é o Ceará, que teve, até ao momento, 74 óbitos e 1.676 casos de infeção.

    No lado oposto, Tocantins, localizado na região Norte do país, é o único estado sem registo de vítimas mortais e também o estado com menos infetados (25 casos confirmados). As restantes 26 das 27 unidades possuem óbitos associados à infeção pelo novo coronavírus.

    A região Sudeste, que engloba São Paulo e Rio de Janeiro, concentra o maior número de casos confirmados até ao momento, com 12.799 casos confirmados. Já o Centro-Oeste brasileiro é a região menos atingida, com 1.067 infetados. A região Norte, que nas últimas semanas vinha sendo a área menos afetada, viu os seus números dispararem, com o estado do Amazonas a estar no centro das preocupações do Ministério da Saúde. Face ao seu deficitário sistema de Saúde, a tutela anunciou hoje que Manaus, capital do Amazonas, irá receber um reforço de profissionais de saúde para combater a pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

    O Ministério da Saúde informou na noite de sábado que morreram mais dois indígenas por causa do novo coronavírus: uma indígena Kokama, e um indígena da etnia Tikuna, de 78 anos, ambos internados em Manaus. Na noite de quinta-feira, o governo regional do estado de Roraima já tinha confirmado a morte de um indígena brasileiro da etnia Yanomami, de 15 anos, que estava infetado pelo novo coronavírus.

    (Agência Lusa)

  • Chile pondera indultar condenados por crimes contra a Humanidade durante a era Pinochet

    O Presidente do Chile, Sebastián Piñera, confirmou este domingo que não está excluída a possibilidade de virem a ser concedidos indultos a reclusos chilenos, para evitar a propagação do novo coronavírus nas prisões, incluindo presos que foram condenados por crimes contra a Humanidade, cometidos durante a ditadura de Augusto Pinochet.

    Em entrevista ao jornal El Mercurio, citada pela AFP, Piñera confirmou que estão a ser “avaliados certos casos” que podem beneficiar de indulto. Isto abrangeria presos de idade mais avançada ou com doenças terminais.

    A afirmação confirma o que já tinha sido avançado pelo ministro da Justiça, Hernán Larraín que, de acordo com o site argentino infobae, anunciou que o governo está a estudar conceder indultos a 14 presos, seis dos quais são “pessoas condenadas por crimes contra a Humanidade”. A decisão final caberá ao Presidente Piñera.

    No Chile há neste momento 7.213 infetados com o novo coronavírus e 80 pessoas já morreram, vítimas de Covid-19.

    Estima-se que durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) tenham desaparecido ou sido assassinadas mais de 3 mil pessoas, por motivos políticos. Mais de 30 mil terão sido torturadas.

  • Itália quer abordar questão dos paraísos fiscais

    De Itália surgem notícias que dão conta de que Luigi di Maio, ministro dos Negócios Estrangeiros, tenciona abordar a questão dos paraísos fiscais junto da UE — com o objetivo de atingir a Holanda, um dos países que chegou a questionar o tipo de ajuda que deveria ser dada a países como Itália e Espanha.

    Itália quer levantar questão dos paraísos fiscais na UE. Objetivo será o de atingir a Holanda

  • Cinemateca reforça programação online com filmes portugueses

    A Cinemateca Portuguesa anunciou este domingo que vai reforçar a programação online, com filmes portugueses, conteúdos para os mais novos e ensaios sobre cinema, numa altura de “silêncio das salas” de cinema, encerradas por causa da covid-19.

    Covid-19. Cinemateca reforça programação online enquanto cinemas estão fechados

  • Ministro da Administração Interna da Turquia demite-se — mas Erdogan não aceita demissão

    O ministro da Administração Interna da Turquia renunciou hoje ao cargo, na sequência do anúncio de isolamento obrigatório para os moradores de 31 cidades, para mitigar a propagação da pandemia, e que levou várias pessoas a açambarcar produtos. “Que a minha nação, que nunca quis prejudicar, e o nosso Presidente [Recep Tayyip Erdogan], a quem serei fiel a vida inteira, me perdoem. Deixo o cargo no Ministério do Interior que desempenhei honradamente”, disse Suleyman Soylu em comunicado.

    O governo da Turquia ordenou, na sexta-feira, o isolamento obrigatório para todos os moradores de 31 cidades, incluindo Ancara, capital do país, e Istambul, durante 48 horas, para combater a disseminação da pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2. A quarentena obrigatória estava em vigor até ao final do dia de hoje.

    Esta decisão tinha sido motivada pela previsão meteorológica de bom tempo durante o fim de semana, que aumentou os receios de grandes concentrações de pessoas, ignorando as recomendações de isolamento profilático do Governo. O anúncio do Governo fez com que várias pessoas entrassem em pânico e acorressem aos supermercados para açambarcar produtos, formando enormes filas.

    De acordo com a oposição ao executivo de Erdogan, muitos cidadãos não respeitaram as recomendações de distanciamento social e não estavam a utilizar máscara, permitindo “em duas horas o volume de contágio de dois dias”. O ministro demissionário reconheceu que as filas geradas em superfícies comerciais “não são correspondentes a um processo bem gerido”.

    “Com a minha experiência e com a parte da responsabilidade que me toda neste assunto, não deveríamos ter permitido que acontecesse”, realçou Suleyman Soylu na mesma nota.

    No entanto, o Presidente Recep Tayyip Erdogan recusou permitir a demissão do seu ministro: “A demissão do nosso ministro da Administração Interna não foi aceite. Ele irá continuar a cumprir a sua função”, declarou Erdogan em comunicado.

    A Turquia evitou, até agora, o confinamento obrigatório na totalidade do território, no entanto, ordenou a permanência em casa de todos os cidadãos com menos de 20 anos ou mais de 65. Apesar de as escolas e algumas empresas, como, por exemplo, cafés, restaurantes ou cabeleireiros, terem encerrado temporariamente, outras permanecem em funcionamento e a população continua a deslocar-se diariamente para o trabalho.

    (Agência Lusa)

  • Sindicato Independente dos Médicos apoia uso generalizado de máscara

    O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apoia “o uso, por toda a população, de máscaras de proteção individual nos espaços públicos” para proteção face à pandemia de covid-19, anunciou aquele organismo em comunicado neste domingo.

    “O uso de uma máscara cirúrgica, bem colocada e manuseada, protege aqueles que nos rodeiam. E se todos o fizermos sempre que circulamos em público, todos estaremos mais protegidos. O uso de máscara não dispensará, contudo, o distanciamento social, a etiqueta respiratória ou a lavagem frequente das mãos”, pode ler-se no comunicado daquele sindicato.

    A defesa deste uso surge enquadrada no movimento “Máscara Para Todos”, cuja comissão científica inclui o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, bem como o reitor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Fausto Pinto, além de Filipe Froes, Miguel Moura Guedes, Paulo Neves e Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

    Covid-19. Sindicato Independente dos Médicos apoia uso generalizado de máscara

  • Já morreram mais de 112 mil pessoas infetadas com Covid-19

    A pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2 matou pelo menos 112.510 pessoas em todo o mundo e infetou mais de 1.800.000, de acordo com um balanço divulgado pela France-Presse (AFP), às 19h00 deste domingo.

    Segundo os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, foram diagnosticadas pelo menos 1.824.950 pessoas com a doença covid-19 desde o início da pandemia, em 193 países e territórios.

    Contudo, a AFP adverte que estes números poderão refletir apenas uma fração do total de infeções, uma vez que a maioria dos países apenas está a testar as pessoas que demonstram sintomas ou que requerem tratamento hospitalar. A France-Presse dá conta de que pelo menos 375.500 pessoas já são consideradas curadas.

    Desde a última contagem, às 19:00 de sábado, foram registadas mais 5.441 mortes e 79.512 casos de infeção em todo o planeta, prossegue a AFP. Os países que registaram mais mortes nas últimas 24 horas foram os Estados Unidos da América (mais 1.607), o Reino Unido (mais 737) e Espanha (619).

    Os Estados Unidos, que confirmaram a primeira morte associada ao novo coronavírus no final de fevereiro, são o país com maior número de óbitos (21.489) e de infeções diagnosticadas (546.874). Pelo menos 32.369 pessoas já são consideradas curadas neste país.

    Depois dos EUA, os países mais afetados pela covid-19 são Itália, que contabiliza 19.899 mortes e 156.363 casos diagnosticados, seguindo-se Espanha (16.972 óbitos e 166.019 casos), França (14.393 mortes e 132.591 casos) e o Reino Unido (10.612 mortes e 84.270 casos).

    A China, excluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, onde a pandemia começou no final de dezembro, contabiliza oficialmente 82.052 casos de infeção (mais 99 nas últimas 24 horas) e 3.339 mortes (nenhum no último dia). O Burundi anunciou nas últimas 24 horas a primeira morte associada à pandemia.

    Agência Lusa

  • Autarca de Pinhel reage com perplexidade a dados sobre casos no concelho

    O presidente da Câmara Municipal de Pinhel reagiu com “perplexidade” aos dados apresentados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Diz que o concelho tem 24 casos positivos e não nove, como foi avançado pela DGS neste domingo.

    Covid-19. Autarca de Pinhel reage com perplexidade a dados sobre casos no concelho

  • Misericórdia de Melgaço acusa SNS de "lavar as mãos" em relação a lar

    O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço disse que o SNS “está a lavar as mãos” em relação à situação no Lar Pereira de Sousa, onde já morreram quatro utentes com covid-19.

    Covid-19: Misericórdia de Melgaço acusa SNS de “lavar as mãos” em relação a lar

  • Drogba oferece hospital da sua fundação à Costa do Marfim

    O jogador de futebol Didier Drogba decidiu disponibilizar o hospital da sua fundação, localizado no bairro de Attecoubé (na capital marfinesa Abidjan), ao governo da Costa do Marfim, para que possa ser usado como centro de testes ao novo coronavírus.

    “Agradecemos a Drogba por esta doação, que consideramos um ato de patriotismo”, afirmou o presidente da Câmara de Abidjan, Vincent Toh Bi Irie, segundo o Le Figaro.

  • Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo para cortar produção petrolífera e equilibrar o mercado

    A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.

    Leia mais aqui:

    Fim da “guerra”. Russos e sauditas fecham acordo para cortar produção petrolífera e equilibrar o mercado

  • Primeiro caso na Madeira em três dias

    A Madeira anunciou hoje mais um caso de covid-19, após três dias consecutivos sem registo de novos doentes, elevando para 51 o número de pessoas infetadas, duas das quais já recuperaram, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    “Voltamos a ter mais um caso, sinal de que ainda não estamos livres desta pandemia. É um caso importado [do Reino Unido], sinal também de que as nossas fronteiras deviam ter sido fechadas mais cedo”, disse o secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em videoconferência, no Funchal.

    O governante sublinhou que ainda não é o momento de “incitar a ter comportamentos diferentes”, vincando que “a segurança de uns e de outros pode ficar comprometida com estas decisões”.

    O novo caso de covid-19 é de uma mulher na faixa etária dos 20 anos, com residência no Funchal, que regressou do Reino Unido no dia 14 de março, apresentando sintomas de infeção logo no dia seguinte.

    “Por apresentar antecedentes de doença alérgica, fez medicação prescrita pelo médico assistente e cumpriu uma quarenta de 28 dias no domicílio”, explicou Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAÚDE.

    Após tomar conhecimento de contactos que testaram positivo no Reino Unido, a doente comunicou com as autoridades regionais de saúde, tendo-lhe sido diagnosticada covid-19, embora se encontre agora assintomática.

    Dos 51 casos positivos identificados na Região Autónoma da Madeira desde 16 de março, dois já tiveram alta – a 04 e 11 de abril -, havendo outros três que, ao serem reavaliados, apresentaram um primeiro resultado negativo, aguardando agora a realização de segundo teste.

    Um doente infetado com o novo coronavírus está internado na unidade de cuidados intensivos dedicada à covid-19, no Hospital Central do Funchal, em estado estável, e os restantes encontram-se em isolamento em casa ou em unidades hoteleiras requisitadas pelo Governo Regional.

    “Totalizamos hoje 554 casos suspeitos de covid-19 estudados na Região Autónoma da Madeira, mais nove do que [sábado]”, informou Bruna Gouveia, realçando que 291 pessoas estão em vigilância ativa, entre as quais dois profissionais de saúde e dois bombeiros do Porto Santo, e outras 151 pessoas encontram-se a cumprir quarentena em hotéis.

    Lusa

  • Parisienses saíram à rua este domingo de manhã

    As regras de confinamento não parecem estar a ser respeitadas este domingo de Páscoa, pelo menos em Paris. Esta manhã, a Agência France-Press captou imagens na Rue Montorgueil — uma rua conhecida pelo seu comércio tradicional, que fica perto de Les Halles, mesmo no centro da cidade — e encontrou uma rua apinhada de gente.

  • Brasileira de 97 anos recupera da Covid-19

    Gina Dal Colleto, brasileira de 97 anos, é uma das pessoas mais velhas do Brasil a recuperar da infeção com Covid-19. Este domingo, teve alta do hospital, em São Paulo, onde se encontrava desde o dia 1 de abril, após apresentar sintomas como falta de ar e tosse. Gina Dal Colleto tinha ainda um problema no coração. À saída, foi aplaudida pelos profissionais de saúde.

  • Perto de 300 profissionais de saúde já foram testados nos Açores

    Um total de 287 profissionais de saúde dos Açores foram já testados à covid-19 e 19 tiveram resultado positivo, avançou hoje a Autoridade de Saúde regional.

    Em conferência de imprensa, o responsável da autoridade, Tiago Lopes, sublinhou que os 19 casos positivos se dividem entre a ilha do Faial (um caso) e a ilha de São Miguel (18 casos).

    No total, contraíram o novo coronavírus em São Miguel oito assistentes, sete enfermeiros, dois médicos e uma técnica superior de diagnóstico, acrescentou Tiago Lopes. No Faial, foi infetado um enfermeiro.

    Os Açores registaram mais uma morte associada à covid-19, elevando para quatro o número de vítimas mortais da pandemia na região. Esta nova morte é a de uma mulher de 48 anos que tinha uma “série de patologias crónicas associadas, nomeadamente a nível respiratório”, e já tinha estado internada no hospital de Ponta Delgada, acrescentou o responsável da autoridade.

    Até hoje, foram detetados na região 94 casos de covid-19, verificando-se quatro recuperados, quatro óbitos e 86 casos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, dos quais 52 em São Miguel, oito na Terceira, quatro na Graciosa, sete em São Jorge, dez no Pico e cinco no Faial.

    Agência Lusa

  • Turquia regista 4.789 casos num só dia

    A situação na Turquia agrava-se, com 4.789 novos casos registados nas últimas 24 horas, bem como mais 97 mortes, confirmadas pelo ministro turco da Saúde, Fahretting Koca.

    Ao todo, o país conta já com quase 57 mil casos positivos do novo coronavírus desde o início da epidemia.

    O governo anunciou na noite de sexta-feira que iria impor isolamento obrigatório para os dois dias seguintes na principais cidades do país. A ordem, contudo, foi amplamente desrespeitada em Istambul, por exemplo, uma cidade onde vivem mais de 15 milhões de pessoas.

  • Luís Pitarma é de Aveiro e tem 29 anos. Foi ele o enfermeiro português ao lado de Boris Johnson

    Luís Pitarma tirou o curso de enfermagem em Lisboa, mas trabalha na unidade de cuidados intensivos do St Thomas’ Hospital, em Londres. O seu nome tornou-se famoso hoje, depois de Boris Johnson lhe ter agradecido publicamente por ter ficado ao seu lado durante 48 horas, juntamente com uma enfermeira neozelandesa. Marcelo Rebelo de Sousa já falou com o enfermeiro português.

    Luís Pitarma é de Aveiro e tem 29 anos. Foi ele o enfermeiro português ao lado de Boris Johnson

  • Na Grécia, 5 pessoas morreram nas últimas 24 horas. Há 33 novos infetados

    A Grécia registou cinco mortos devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, para um total de 98 óbitos no país desde o início da pandemia, segundo dados do ministério da Saúde revelados este domingo. Ao todo, há agora 2.114 casos confirmados no país, mais 33 do que na tarde de sábado. A maioria dos infetados são homens (56,9%).

    O país implementou medidas restritivas de forma a evitar deslocações durante a Páscoa. Este domingo, as autoridades multaram 38 pessoas que tentavam sair das respetivas cidades. A multa é de 300 euros para quem não cumpra o isolamento, sem motivo válido.

    Há ainda 76 doentes nos cuidados intensivos, cuja média de idades é de 68 anos.

    Do total de mortos (98), 88,8% tinham comorbilidades associadas ou tinham 70 ou mais anos. No país já foram feitos 42.261 testes.

1 de 5