Os investigadores da equipa de cibersegurança da Cisco, a Talos Intellegence, divulgaram esta terça-feira que existe um novo programa informático que tem como propósito roubar dados de WhatsApp e do Facebook Messenger. Apelidado de “Wolf Rat”, este malware [programa informático malicioso] tem sido direcionado a dispositivos com sistema operativo móvel Android (da Google) na Tailândia.

Para se ser atacado pelo “Wolf Rat”, o utilizador é levado a instalar este malware no smartphone, apresentado ao utilizador como uma atualização para telemóveis por vias não oficiais. Só depois de ocorrer esta instalação é que o dispositivo ficará comprometido. Contudo, a partir do momento em que o “Wolf Rat” é instalado, os hackers podem ter acesso aos dados das aplicações referidas, como mensagens e imagens.

Além de este vírus estar direcionado apenas para dispositivos na Tailândia, os investigadores conseguiram detetar que alguns dos servidores por detrás deste malware estão no mesmo país. De acordo com esta equipa de cibersegurança, o programa malicioso foi criado em 2019 e tem como base um outro direcionado ao WhatsApp que surgiu em 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR