Morreu o artista plástico Christo Vladimirov Javacheff, conhecido por Christo, aos 84 anos. A morte do artista que se notabilizou com obras de arte ao ar livre, em conjunto com a sua mulher Jeanne-Claude (que morreu em novembro de 2009), foi anunciada na conta de Twitter oficial. Christo morreu em casa, em Nova Iorque este domingo.
Christo passed away today, on May 31, 2020, at his home in New York City. Christo and Jeanne-Claude have always made clear that their artworks in progress be continued after their deaths. L'Arc de Triomphe, Wrapped (Project for Paris) is still on track for Sept. 18–Oct. 3, 2021. pic.twitter.com/xHPURw60w2
— Christo and Jeanne-Claude (@ChristoandJC) May 31, 2020
O projeto do artista, de embrulhar o Arco do Triunfo, em Paris, que estava previsto para este ano irá manter-se, mas adiado para o próximo ano, entre 18 de setembro e 3 de outubro. Depois de embrulhar, por exemplo, o Reichstag (parlamento alemão) de Berlim (1995), o Central Park de Nova Iorque (2005) e a Pont-Neuf (1985) o artista tinha preparado ainda mais uma instalação para Paris que iria coincidir com uma exposição dedicada ao casal Jeanne-Claude e Christo no Centro Pompidou.
O museu suíço Kunsthalle, em Berna, foi o primeiro prédio público embrulhado por Christo e Jeanne-Claude (1967-1968) e uma das obras mais recentes do artista búlgaro foi pensada para Itália e permitiria aos visitantes “andar sobre a água”. O facto de ter recebido mais de um milhão de visitantes obrigou a que os acessos tivessem de ser encerrados.
A instalação em Itália foi terminada já depois da morte de Jeanne-Claude, tendo Christo dedicado os últimos 11 anos a completar os projetos que tinham sido iniciados pelos dois.
Em 2018, Christo apresentou o primeiro trabalho ao ar livre no Reino Unido o “The London Mastaba”: uma instalação flutuante no lago Serpentine, em Londres, composta por mais de 7.000 barris de petróleo. Já para o próximo trabalho, idealizado para o memorial de guerra Arco do Triunfo, o artista disse-se surpreendido com a rapidez com que conseguiu autorização da capital francesa. A garantia, pelo menos para já, é que a instalação irá mesmo para a frente, estando agendada para o último trimestre de 2021.
Veja abaixo algumas obras da carreira de Christo e Jeanne-Claude