Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog termina agora e vai ficar arquivado, mas pode continuar a acompanhar toda a atualidade sobre a pandemia da Covid-19 ao longo deste sábado aqui. Obrigado.

    https://observador.pt/2020/06/13/morreram-839-pessoas-nos-eua-nas-ultimas-24h-com-o-novo-coronavirus/

  • DGS autoriza uso dos chuveiros nos ginásios

    O uso dos chuveiros nos ginásios e espaços de prática de exercício físico passa a ser permitido a partir desta sexta-feira, de acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) de 29 de maio e que foi atualizada.

    A atualização da norma regulamenta que a utilização dos balneários é permitida “se for possível assegurar as condições de distanciamento físico, higienização, limpeza e desinfeção”, pelo que aconselha que estes espaços “devam ser sujeitos a um aumento da frequência de limpeza e higienização”.

    DGS autoriza uso dos chuveiros nos ginásios

  • Vírus já matou mais de 422 mil pessoas e infetou mais de 7,5 milhões no mundo

    A nova pandemia de Covid-19 matou já 422.851 pessoas e infetou mais de 7,5 milhões em todo o mundo desde dezembro. Pelo menos 3.384.300 são agora considerados recuperados.

    Vírus já matou mais de 422 mil pessoas e infetou mais de 7,5 milhões no mundo

  • Brasil regista mais 909 mortes e torna-se no segundo país com mais óbitos

    O Brasil ultrapassou esta sexta-feira o Reino Unido e tornou-se no segundo país do mundo com o maior número total de mortos pela Covid-19, após ter registado mais 909 óbitos nas últimas 24 horas, informaram fontes oficiais.

    Nas últimas 24 horas, além das 909 vítimas mortais, o Brasil registou ainda 25.982 novos infetados pelo novo coronavírus, totalizando agora 41.828 óbitos e 828.810 casos confirmados desde o início da pandemia, segundo o governo brasileiro.

    Além de ser o segundo país do mundo com mais mortes devido ao novo coronavírus, o país sul-americano é também a segunda nação com mais casos registados, de acordo com o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação.

    Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, a letalidade da doença no Brasil é de 5%, estando ainda a ser investigada uma eventual ligação de 4.033 mortes com a Covid-19. A tutela avançou ainda que o Brasil soma 19,9 mortes e 394,4 casos por cada 100 mil habitantes, num país com uma população estimada de 210 milhões de pessoas.

    Até ao momento, o país registou a recuperação de 365.063 pacientes infetados, sendo que 421.919 doentes continuam sob acompanhamento.

    Lusa

  • Espinho identifica "potencial cadeia de transmissão ativa de Covid-19" no bairro da Marinha

    A Câmara Municipal de Espinho identificou hoje “uma potencial cadeia de transmissão ativa de covid-19” no bairro piscatório da Marinha, na freguesia de Silvalde, tendo já procedido ao confinamento dos envolvidos e identificado terceiros eventualmente contaminados.

    Segundo fonte da autarquia, “a situação está a ser acompanhada pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, pelas Autoridades de Saúde e pelas Forças de Segurança”, estando a contaminação já “circunscrita” de acordo com as orientações sanitárias vigentes – o que implica agora a realização de testes de rastreio a “todos os contactos identificados”.

    Joaquim Pinto Moreira, presidente da autarquia, admitiu à Lusa que, ao contrário de outros casos detetados no município, esta cadeia de transmissão “envolve uma família inteira”, particularmente “conhecida no bairro piscatório” e, por isso, com uma extensa rede de contactos. Nessa perspetiva, “a situação está a ser acompanhada de perto e em permanência pelas autoridades competentes”, mas o autarca defende que o caso “não justifica, para já, outras medidas para além das que estão a ser tomadas pelas autoridades de saúde e pelos Serviços Municipais”.

    Agência Lusa

  • Administração da TAP reúne-se com os sindicatos para debater ajuda estatal à companhia

    O Conselho de Administração da TAP reúne-se na próxima segunda-feira, 15 de junho, com quatro sindicatos representativos dos trabalhadores da empresa, numa altura em que se discute a injeção de 1,2 mil milhões de euros.

    Em declarações à Lusa, o secretário-geral do Sitava (Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos), José Sousa, adiantou que além desta estrutura estarão presentes no encontro o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), o Sindicato dos Técnicos de Manutenção da Aeronaves (Sitema) e o Sindicato Nacional dos Engenheiros e Engenheiros Técnicos (SNEET).

    Os trabalhadores irão debater a situação da companhia, que está parada desde o início da pandemia de covid-19, estando a acompanhar as negociações para a injeção de 1,2 mil milhões de euros na transportadora aérea, que já foi aprovada pela Comissão Europeia.

    Agência Lusa

  • Nova Iorque regista 42 mortes e taxa de infeção inferior a 1,5%

    O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, indicou esta sexta-feira que as mortes associadas à Covid-19 subiram ligeiramente nas últimas 24 horas, aumentando de 36 para 42 (32 em hospitais e 10 em residências).

    Por outro lado, Cuomo, que falava na conferência de imprensa diária sobre a evolução do novo coronavírus, adiantou que a taxa de infeção é de cerca de 1,5% ou inferior em todos os distritos do estado nova-iorquino.

    Segundo Cuomo, a cidade de Nova Iorque mantém-se como a área mais afetada pela pandemia, o número diário de novos casos tem também mantido a tendência de descida, referindo que, pela primeira vez desde o pico de infeções, os cinco distritos que integram o estado têm uma taxa abaixo dos 2% da pandemia.

    Os mais afetados continuam a ser os distritos de Queens (1,9%), Bronx (1,6%) e Brooklyn (1,5%), onde se encontram, de resto, os focos que mais preocupam o governador.

    Os Estados Unidos da América já registaram 113.774 mortes entre os mais de 2.021.990 casos de Covid-19, segundo a contabilização mais recente da Universidade Johns Hopkins.

    Lusa

  • Bolívia com recorde de contágios diários

    A Bolívia registou esta sexta-feira um recorde de casos diários de Covid-19, ao confirmar 884 novas pessoas infetadas, elevando o total para 16.165 pacientes, contabilizando, de forma acumulada, 553 óbitos.

    Estimativas do Ministério da Saúde boliviano apontam para 100.000 casos no final de julho, depois de as primeiras notificações positivas terem sido registadas a 11 de março, relativas a duas mulheres com mais de 60 anos que tinham regressado ao país a partir da Europa.

    Lusa

  • Itália registou mais 56 mortes e 393 novos casos de contágio

    Itália registou 56 mortes por Covid-19 e 393 novos casos de contágio, nas últimas 24 horas, segundo a Proteção Civil.

    O número total de mortes em Itália, desde o início da pandemia, subiu para 34.223 e o número total de infeções é 236.305.

    A Proteção Civil italiana informou que a região da Campânia, no sul do país, notificou um novo cálculo de casos, levando a retirar 229 casos do número total apurado até agora.

    Lusa

  • Mendonça Mendes fica nos impostos. Equipa de João Leão inclui líder de grupo de trabalho para a TAP

    O Presidente da República aceitou os nomes propostos para secretários de Estado na pasta das Finanças. António Mendonça Mendes mantém a pasta dos Assuntos Fiscais e passa a ser adjunto do ministro das Finanças, João Leão.

    Cláudia Joaquim assume o orçamento. A nova secretária de Estado vem da administração da Santa Casa da Misericórdia, para a qual foi nomeada em 2019 depois de ter sido secretária de Estado da Segurança Social no primeiro Governo de António Costa.

    .João Nuno Mendes será secretário de Estado das Finanças, substituindo Ricardo Mourinho Félix. Nuno Mendes estava a coordenar o grupo de trabalho que negociou o acordo do Governo com a Comissão Europeia para a TAP. E nessa qualidade participou na conferência de imprensa desta quarta-feira ao lado do ministro Pedro Nuno Santos e de Álvaro Novo que deixa a secretaria de Estado do Tesouro. João Nuno Mendes foi presidente da Águas de Portugal.

    O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos (C), ladeado pelo secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo (E), e Nuno Melo, coordenador do grupo de trabalho, fala aos jornalistas durante uma conferência de imprensa sobre o auxílio de apoio à transportadora aérea TAP, no Ministério, em Lisboa, 10 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

    João Nuno Mendes (à direita) foi elogiado pelo ministro das Infraestruturas nas negociação do plano para a TAP

    Miguel Cruz será o secretário de Estado do Tesouro e vem da presidência da Parpública, a holding do Estado que controla participações financeiras, incluindo os 50% no capital da TAP.

    A tomada de posso dos novos membros é na próxima segunda-feira.

  • Praias de Matosinhos começam a ser vigiadas a partir deste sábado

    Segundo a Câmara Municipal de Matosinhos, apesar de a época balnear arrancar no dia 27 de junho, as praias de Angeiras Norte, Angeiras Sul, Funtão, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro e Azul – Conchinha terão já reunidas todas as condições de segurança para receber os banhistas.

    Em comunicado, a autarquia revela que irá colocar 21 profissionais em todas as praias sob a jurisdição da Agência Portuguesa do Ambiente, assumindo os custos da sua remuneração, num investimento que ronda os 100 mil euros. “Esta é também uma medida de apoio aos concessionários das praias, que este ano não terão a seu cargo os custos com os nadadores salvadores.”

    Recorde-se que dados da Agência Portuguesa do Ambiente, divulgados esta semana, revelam que a praia de Matosinhos lidera a Norte a lista de areais com maior lotação autorizada em tempo de pandemia, com capacidade para 8.300 banhistas.

  • Brasil regista subida de 53% na proporção de infetados em duas semanas

    A proporção de população brasileira com anticorpos para a Covid-19 aumentou 53% em apenas duas semanas, segundo uma investigação científica realizada pela Universidade de Pelotas (Ufpel).

    Brasil regista subida de 53% na proporção de infetados em duas semanas

  • Espanha sem novos óbitos pelo sexto dia consecutivo

    Espanha manteve esta sexta-feira o número total de 27.136 mortes devido à pandemia de Covid-19 pelo sexto dia consecutivo, mas contabiliza 25 óbitos nos últimos sete dias, segundo os últimos dados distribuídos pelo Ministério da Saúde espanhol.

    De acordo com as autoridades sanitárias do país, houve 155 novos casos detetados com a doença nas últimas 24 horas diagnosticados com o teste PCR, elevando para 243.209 o total de infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

    Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 124.584 pessoas com Covid-19, tendo dado entrada na última semana 141.

    Lusa

  • Gestores da TAP ouvidos no parlamento a 23 e 24 de junho

    Os dois principais rostos da gestão da TAP vão ser ouvidos na comissão parlamentar de Obras Públicas nos dias 23 e 24 de junho. As audições de Antonoaldo Neves, presidente da comissão executiva, e de Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração, aconteceu num momento crucial para a definição do futuro da TAP, depois de a Comissão Europeia ter autorizado uma ajuda pública até 1.200 milhões de euros, mas exigido também um plano de reestruturação.

    Parlamento vai ouvir “presidentes” da TAP a 23 e 24 de junho

  • Novo ministro das Finanças vai terça-feira ao parlamento apresentar Orçamento Suplementar

    O novo ministro das Finanças irá pela primeira vez nesta qualidade ao Parlamento na próxima terça-feira. João Leão irá à comissão de orçamento e finanças apresentar a proposta de Orçamento Suplementar que ainda tem a assinatura de Mário Centeno, ainda que tenha igualmente a sua intervenção enquanto secretário de Estado do Orçamento.

  • Noruega vai reabrir fronteiras com países nórdicos com condições

    A Noruega vai abrir na segunda-feira as suas fronteiras aos países nórdicos, excluindo nesta fase quase a totalidade da Suécia, onde a epidemia de novos coronavírus continua ativa, anunciou hoje o governo norueguês.

    Oslo já planeara permitir viagens com a Dinamarca a partir de 15 de junho e agora vai estender a autorização à Finlândia, Islândia e Suécia, “mas isso só diz respeito a regiões onde o nível de epidemia é aceitável”, disse a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, numa conferência de imprensa. Na prática, no que diz respeito aos critérios quantitativos e qualitativos utilizados, apenas a ilha sueca de Gotland (sudeste, localizada no mar Báltico) estará inicialmente aberta a viagens de lazer, sem necessidade de quarentena.

    Na Noruega, a epidemia está sob controlo”, disse Solberg. “A contaminação do estrangeiro representa um risco de ressurgimento aqui no país”, referiu ainda a primeira-ministra.

    A situação epidemiológica na zona nórdica será revista pelo menos a cada 14 dias.

    Lusa

  • Precariedade habitacional, laboral e transportes na origem do aumento de casos em Loures

    Loures tem neste momento 500 casos ativos conhecidos, sendo as principais causas a precariedade habitacional, laboral e a necessidade de utilização de transportes públicos, explicou a autarquia.

    Precariedade habitacional, laboral e transportes na origem do aumento de casos em Loures

  • Reino Unido com mais 202 mortes em 24 horas

    O número de mortes por Covid-19 no Reino Unido aumentou esta sexta-feira para 41.481, um aumento de 202 óbitos face aos números de quinta-feira, de acordo com os dados oficiais do governo britânico.

    Já o número de casos diagnosticados subiu para 292.950, depois de nas últimas 24 horas terem sido confirmados 1.541.

  • Mais 40 casos em Cabo Verde aumentam total para 697

    Cabo Verde registou hoje mais 40 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 24 na ilha de Santiago e 16 no Sal, aumentando o total acumulado no país para 697, informou o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que os laboratórios de virologia da Praia (Santiago) e do Mindelo (São Vicente) analisaram 315 amostras referentes ao dia 11 de junho, tendo 40 dado resultado positivo e os restantes negativos. Do total de novos casos, 17 foram diagnosticados na cidade da Praia e sete em Santa Cruz, ambos concelhos da ilha de Santiago, e 16 na ilha do Sal.

    Do total, o Ministério da Saúde referiu que há 294 doentes que foram dados como recuperados, seis óbitos, dois doentes foram transferidos para os seus respetivos países, pelo que o país conta neste momento com 392 casos ativos.

    Lusa

  • Guiné-Bissau com mais 71 casos aumenta para 1.460 acumulados e 15 vítimas mortais

    A Guiné-Bissau registou mais 71 casos de infeções por covid-19, aumentando o total acumulado para 1.460, e mais três vítimas mortais, que subiram para 15, disse hoje o Centro de Operações de Emergência de Saúde.

    Segundo o coordenador do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), Dionísio Cumba, entre terça-feira e quinta-feira foram analisadas mais 107 amostras, das quais 71 deram positivo.

    “O total acumulado de infeções por Covid-19 na Guiné-Bissau sobe para 1.460”, disse o médico guineense. Dionísio Cumba afirmou também que o número de vítimas mortais subiu para 15, depois de terem sido registados mais três mortes, incluindo a de uma jovem de 22 anos no hospital de Cumura por falta de oxigénio.

    O médico guineense informou também que há 24 pessoas internadas, nomeadamente 11 no hospital de Cumura, e 13 no Hospital Nacional Simão Mendes. Das pessoas internadas no Hospital Simão Mendes, seis estão a precisar de oxigénio, três das quais estão em estado grave.

    Lusa

1 de 3