786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ator Pedro Lima enviou mensagens de despedida a amigos

Este artigo tem mais de 3 anos

O ator enviou mensagens de despedida a dois amigos que contactaram a PSP. "Toda a gente gostava de Pedro Lima", escreveu o Presidente da República.

Pedro Lima, de 49 anos, tinha cinco filhos
i

Pedro Lima, de 49 anos, tinha cinco filhos

© Facebook

Pedro Lima, de 49 anos, tinha cinco filhos

© Facebook

O ator Pedro Lima, 49 anos, foi encontrado, na manhã sábado, sem vida na praia do Abano, no Guincho. Segundo relatou Rui Teixeira, Capitão do Porto de Cascais, o ator terá enviado, pelas 6h58, mensagens de despedida a amigos, que alertaram de imediato as autoridades, na esperança de o encontrarem com vida.

Durante a manhã de sábado, os amigos Liliana Campos, apresentadora da SIC, e o seu marido, Rodrigo Herédia, também ele surfista, estiveram no local enquanto se procediam às buscas, chegando a avançar-se que teriam recebido as mensagens de despedida. Mas Rodrigo Herédia , durante a tarde de sábado, lançou um comunicado a negar essa informação. “Nem eu nem a Liliana recebemos qualquer mensagem”, garantiu, citado pelo Holofote. O amigo de Pedro Lima fez, entretanto, uma publicação no Facebook em que se despede do seu grande amigo.

Pelas 10h20, o corpo de Pedro Lima foi encontrado na água, junto à falésia. Atualmente, já se encontra no Instituto de Medicina Legal, onde será autopsiado

RODRIGO ANTUNES/OBSERVADOR

Pelas 8h30, disse ainda Rui Teixeira, foi a PSP de Cascais quem alertou o Comando-local da Polícia Marítima para dar início às buscas – depois de ter sido informada, pela família do ator, a comunicar o seu desaparecimento, durante a manhã de sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A partir dessa informação, “foram acionados todos os meios para se proceder às investigações”, indicou Rui Teixeira. Para o local foram dirigidos o piquete da Polícia Marítima, meios da estação de salva-vidas de Cascais, a que se juntaram, posteriormente, os bombeiros e GNR de Alcabideche, PSP de Cascais e ainda um helicóptero da Força Aérea, que sobrevoou a praia pelas 10h.

Hoje o meu grande amigo "capitão " , companheiro de surf , de conversas, e o melhor pai e marido do mundo partiu, foste…

Posted by Rodrigo Heredia on Saturday, June 20, 2020

No seguimento das buscas, como relata o comunicado da Autoridade Marítima, foi localizado o carro do desaparecido, com todos os seus pertences, nas imediações da praia do Abano – e não no parque de estacionamento de que a praia dispõe, dedicado aos surfistas, e onde o ator parava quase sempre o carro quando ia surfar – tendo-se, depois, intensificado as buscas no local.

Pelas 10h00, o corpo do ator foi encontrado na água, junto à falésia por uma embarcação da Estação Salva-vidas de Cascais. O corpo foi, depois retirado do mar por agentes da Polícia Marítima e da PSP e elementos dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche. Atualmente, já se encontra no Instituto de Medicina Legal, onde será autopsiado.

Apesar de ter circulado na imprensa a informação de que Pedro Lima estava desaparecido há dois dias, várias fontes ouvidas pelo Observador especificaram que não foi assim. Fonte oficial da TVI disse mesmo que o ator esteve ao final do dia de sexta-feira a gravar nos instalações da novela em que entrava, com a atriz Fernanda Serrano.

A PSP de Cascais alertou a Polícia Marítima para dar início às buscas, depois de ter sido contactada pela família do ator, a comunicar o seu desaparecimento, durante este sábado

RODRIGO ANTUNES/OBSERVADOR

A Polícia Judiciária foi chamada ao local, pelas 12h, onde efetuou perícias no sentido de investigar as causas que levaram à morte do ator, juntamente com 25 operacionais apoiados por sete viaturas. A praia encontra-se, até agora, interdita a banhistas para que as investigações possam prosseguir. Está, ainda, montado um perímetro de segurança no local onde o corpo do ator foi encontrado.

A última foto no Instagram do ator

O ator era pai de cinco filhos. Cabe, agora, à PJ continuar a investigar um conjunto de vestígios no local relacionados com os contornos desta morte.

A TVI reagiu à morte do ator. Em comunicado, “endereça à família, neste momento de dor imensa, sentidas condolências”. “O Pedro era um dos mais versáteis atores  da sua geração. E um operário desta indústria, no cinema, no teatro e na televisão. Sempre disponível, sempre afável, sempre pronto para trabalhar”, lê-se no mesmo.

Para Nuno Santos, "o Pedro era um dos mais versáteis atores  da sua geração. E um operário desta indústria, no cinema, no teatro e na televisão. Sempre disponível, sempre afável, sempre pronto para trabalhar"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou condolências à família do ator Pedro Lima. “Quando nos deixa alguém de quem todos gostávamos, e quando nos deixa precocemente, o choque é ainda maior. Toda a gente gostava de Pedro Lima, desde logo pela sua simpatia natural, e pelo seu gosto pela vida, que se transmitia às personagens que interpretou e ao modo como as interpretou”.

O comunicado acrescenta, ainda, que Pedro Lima, nascido em Luanda, nadador olímpico por Angola, “trabalhou como modelo e tornou-se uma das presenças mais constantes do panorama televisivo português, embora também tenha feito teatro e cinema, deixando sempre uma imagem de ator disponível e de colega generoso. Apresento as minhas sentidas condolências à família de Pedro Lima, o ator de quem todos gostávamos”.

Também a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, “lamentou profundamente” a morte do ator Pedro Lima. “A televisão portuguesa perde demasiado cedo um emblemático protagonista, mas também uma presença que emanava simpatia e que milhões de portugueses conheciam e admiravam através dos ecrãs”. Em comunicado, recorda ainda que o ator foi uma presença habitual nos ecrãs da televisão, “o que o tornou próximo dos portugueses, através das inúmeras personagens que interpretou e que fazem parte da história da ficção televisiva portuguesa”.

A apresentadora da SIC, Cristina Ferreira, também se mostrou inconsolável. “Não pode, não pode, não pode ser. Meu querido Pedro. Sempre com este sorriso, um abraço sincero, só a querer ser feliz. Um grande beijinho no coração à Ana e aos filhos. Isto é muito triste. Estou chocada”.

Cristina Ferreira em choque com a morte. "Meu querido Pedro. Sempre com este sorriso, um abraço sincero, só a querer ser feliz"

Fernanda Serrano, colega e amiga de longa data do ator, está sem palavras para a tragédia. “Tu eras o amigo que me dava a mão. O que estava sempre lá. Tinhas sempre a palavra certa. Não te irei conseguir retribuir nunca a amizade, o carinho, o exemplo! O meu herói! O nosso herói! Levaste o meu coração contigo”.

"O meu herói! O nosso herói! Levaste o meu coração contigo".

Catarina Furtado, amiga de longa data do ator, deixou também a sua mensagem de pesar. “Foi quase há 30 anos que nos conhecemos quando te ias estrear como apresentador de um magazine. Lembro- me que me disseste que terias tanto para aprender porque vinhas do desporto mas que estavas disposto a isso.

Estiveste sempre disposto a aprender, sem deslumbramentos, atento ao teu redor, sem sinais de competição, tão característicos neste nosso meio. Fizemos juntos uma campanha. Eras o galã, o ótimo colega, o pai incrível. O teu bom gosto ditou que te juntasses a uma mulher maravilhosa, com um talento a que ninguém pode ficar indiferente e cujo trabalho tem de ser muito conhecido“, escreveu. “Da minha família segue o mais profundo abraço para a tua família. Serão sempre 7″, concluiu.

"Da minha família segue o mais profundo abraço para a tua família. Serão sempre 7"

O Sporting Clube de Portugal também já manifestou o seu pesar pela morte de Pedro Lima, através de um comunicado. O conhecido ator português era um fervoroso Sócio do Sporting CP, sendo presença habitual no Estádio José Alvalade. “Foi ainda antigo atleta Leonino na natação, chegando mesmo a representar Angola nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, e de 1992, em Barcelona. Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências”, pode ler-se.

Já o ator António Pedro Cerdeira, amigo de longa data de Pedro Lima, com quem tinha falado há dias, e de Fernanda Serrano, admitiu à CMTV a hipótese dos problemas financeiros, relacionados com a instabilidade profissional da pandemia de Covid-19, terem tido algum peso neste desfecho. “Infelizmente, acredito que sim. Todos temos formas diferentes de lidar com as situações mas há uma altura em que ‘a bolha rebenta’. Ele que era uma pessoa extraordinariamente responsável, preocupado com os filhos, podia andar a sentir angústia e incerteza em relação ao futuro”, dando a entender que Pedro Lima podia estar a passar por uma depressão.
“Há um desgaste que se acentua com a idade”, admitindo, também, que esta fase possa ter “reforçado” alguma “tristeza ou preocupação”.

“Ficamos todos mais pobres sem o Pedro”

Não só no meio digital se fizeram notar as homenagens mais comoventes. Na Praia da Murtinheira, em Coimbra, onde arrancaram competições da Liga MEO Surf, Frederico Morais e outros surfistas juntaram-se para um último adeus ao ator. Os atletas reuniram-se no mar para aplaudir Pedro Lima.

Nas redes sociais, multiplicam-se as reações. O ator Diogo Infante desabafou: “Ainda em choque com a notícia… Neste momento penso na família e na sua dor. Esta é uma perda inesperada, incompreensível e injusta. Ficamos todos mais pobres sem o Pedro”.

“Não sei o que dizer… não consigo acreditar. Estivemos juntos há pouco tempo… tantos sonhos, tantos projetos, uma família linda. Deixo um abraço forte para a Anna, para os filhos e para toda a família”, lamentou a apresentadora da TVI, Fátima Lopes.

"Não sei o que dizer... não consigo acreditar. Estivemos juntos há pouco tempo..escreveu Fátima Lopes

“Para além de todas as qualidades que sabemos que este homem maravilhoso tem, há facetas de ator que poucos viram… aqui vai uma… Deus escreve direito por linhas tortas e está a levar muitos, e está a levar os melhores, está nos a escapar qualquer coisa muito importante. Até já Anjo da Paz, Pedro Lima”, escreveu a atriz Alexandra Lencastre.

Ricardo Sá Pinto, ex-jogador e treinador dos leões confessou que perdeu um amigo. “Ainda não consigo acreditar que nos deixaste. Passámos grandes momentos juntos e em família! Foste sempre um amigo, pai, profissional e ser humano extraordinário. Que falta me vais fazer…”

Luís Filipe Borges, um dos amigos de longa data do ator, mostrou a sua revolta com a perda nas redes sociais. “Perdi um amigo, um irmão. Deixo as redes [sociais] uns tempos na esperança de encontrar uma lógica que, sei à partida, não existe”, afirmou o apresentador, que aproveitou, ainda, para recordar um texto que escreveu no dia 20 de Abril, quando Pedro Lima fez 49 anos: “Este rapaz faz 49 anos e, como vivemos tempos incertos e pessoas boas partem demasiado cedo, acho o momento ideal para dizer que o amo. Amigo, companheiro, pai, um daqueles raros seres humanos cuja luz, interesse e abraço mais e melhor carregam a energia de quem está perto dele”.

Luis Filipe Borges não escondeu a revolta: "Perdi um amigo, um irmão. Deixo as redes sociais uns tempos na esperança de encontrar uma lógica que, sei à partida, não existe"

O mesmo sentimento foi partilhado por Pedro Ribeiro, Diretor de Programas Executivo da TVI, e que integra a nova equipa de Nuno Santos “Absolutamente em choque.Um tipo afável, sempre disponível, trabalhador. Tão bom gajo. Descansa em paz, Pedro”, escreveu.

À semelhança de dezenas de figuras públicas, o diretor geral da SIC, Daniel Oliveira, fez uso das redes sociais para prestar o seu tributo ao ator da estação de Queluz. “Que choque! Paz à sua alma! Os meus sentimentos aos filhos, mulher, família e amigos. Até sempre, Pedro”, escreveu.

"Que choque! Paz à sua alma! Os meus sentimentos aos filhos, mulher, família e amigos", escreveu Daniel Oliveira

Também Fernando Rocha partilhou nas redes sociais a sua dor: “Que dia triste, como pode ser? Estou chocado com a notícia, o Pedro? Mas ele vendia saúde. Sinceramente o mundo é mesmo injusto”.

O diretor artístico do Teatro de Almada, Rodrigo Francisco, considerou à Lusa que a morte de Pedro Lima é “um duplo golpe na comunidade teatral” do país.

“Para além das suas qualidades na vida e no palco, o Pedro era também um indefetível espectador de teatro: amava acompanhar o trabalho dos seus colegas, e raramente perdia uma oportunidade para assistir aos espetáculos que vinham de fora. Como artista e desportista que era, gostava de emular-se com os melhores”, comentou Rodrigo Francisco à agência Lusa.

O diretor artístico do Teatro de Almada lembrou que naquela companhia Pedro Lima interpretou textos de Mamet, Hemingway, Vichnievski e Strindberg.

“Em todos os elencos que integrou, ofereceu-nos a sua alegria, o seu rigor, a sua generosidade, o seu carinho e a sua ímpar capacidade de trabalho. Perdemos um de nós. O Pedro vai faltar-nos no palco e nas plateias”, disse Rodrigo Francisco, enviando condolências à família e amigos do ator.

Ator gravava a nova novela da TVI, Amar Demais

O ator tinha uma relação de mais de duas décadas com a estação de Queluz de Baixo. Atualmente, dava vida a “Gonçalo Macedo”, personagem da novela “Amar Demais”, cujas gravações foram recentemente retomadas.

Pedro Lima estava também no ecrã através do regresso da série “Espírito Indomável”, onde interpretava “Tristão”, que “apaixonou os portugueses, desde a primeira vez que a telenovela foi emitida”.

Recorde-se que estava a gravar uma novela para a TVI, Amar Demais. Planeava casar-se no próximo ano com Anna Westerlun e estava a construir a sua “casa de sonho”, como revelou o próprio nas redes sociais.

“[A Anna] encontrou um terreno com a localização que procurávamos e, feitas as contas, era possível construir casa e ficar com os mesmos encargos com que vivíamos antes. Pedi ao meu amigo de infância, arquiteto Miguel Saraiva, que me ajudasse a pensar e a criar uma casa que pudéssemos pagar e onde coubéssemos todos. O Miguel desenhou uma casa de sonho mas a estimativa de construção ficava acima das nossas possibilidades. Tivemos de reduzir áreas, redefinir materiais e abdicar de alguns pormenores que valorizavam o projeto mas que não tínhamos dinheiro para pagar”, continuou.

Prestes a desistir, uma vez mais, Pedro Lima decidiu recorrer a ajuda de um amigo de infância. Graças ao companheirismo do colega, conseguiu arrancar com o projeto dos seus “sonhos”.

“Ainda assim, vai ser um compromisso corajoso mas é o projeto das nossas vidas. Agora começámos e… vai correr bem!”, completou.

(Artigo atualizado com a informação de Rodrigo Heredia, que nega ter sido ele e a mulher a receberem uma mensagem de Pedro Lima)

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora