Começou por ser um rumor, tornou-se um dado adquirido, é finalmente uma certeza: Nico Gaitán, argentino de 32 anos, vai ser reforço do Sp. Braga para a próxima temporada. A contratação foi oficializada pelos próprios minhotos nas redes sociais, num vídeo onde o jogador aparece a reencarnar uma cena do filme “Top Gun”, já depois de esta segunda-feira terem partilhado uma fotografia do avançado de perfil, em formato antecipação.

Gaitán chega ao Sp. Braga quatro anos depois de ter deixado Portugal e o Benfica, em 2016. Pelo meio, o avançado argentino esteve duas épocas no Atl. Madrid, um ano nos chineses do Dalian Yifang e outro nos norte-americanos do Chicago Fire, antes de regressar à Europa no início da temporada que agora terminou para reforçar os franceses do Lille. Chega ao Minho a custo zero, depois de concluído o contrato com o clube francês. No Benfica, entre 2010 e 2016, Gaitán conquistou três Campeonatos, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça, fazendo ainda parte da equipa que chegou a duas finais europeias consecutivas, em 2013 e 2014. Numa última temporada já muito marcada por lesões que o impediram de ajudar a equipa na maioria dos jogos, o argentino despediu-se em lágrimas e com uma ovação, na final da Taça da Liga, naquela que acabou por ser a última partida pelos encarnados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O avançado argentino torna-se assim o sexto reforço garantido pelo Sp. Braga neste mercado de transferências, depois de Guilherme Schettine, Iuri Medeiros, Zé Carlos, André Castro e Al Musrati. Além de ser o clube mais ativo na janela de mercado de verão no que toca a jogadores, os minhotos trocaram ainda de treinador, confirmando o regresso de Carlos Carvalhal à Pedreira depois de uma temporada histórica ao serviço do Rio Ave.

No Instagram, Gaitán assinalou a confirmação da transferência e deixou logo uma mensagem aos adeptos do Sp. Braga. “Olá, Gverreiros! Já estou junto com vocês. Não podia estar mais feliz por estar aqui! Obrigado, Sporting de Braga, por semelhante receção e por confiarem em mim para pilotar o avião. Um muito obrigado à equipa de comunicação pelo grande trabalho”, escreveu o argentino, em referência ao vídeo de apresentação.