789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tem tido frio? Prepare-se que segunda e terça-feira ainda vai ser pior

Este artigo tem mais de 3 anos

As temperaturas ainda vão descer mais no início da semana devido a uma massa de ar frio do Ártico. Só no Algarve não haverá noites abaixo de zero. E pode nevar no Alentejo.

O pior ainda está para vir. Se acha que têm estado dias e noites muito frias, prepare-se para ficarem ainda mais gelados. Sobretudo na próxima segunda e terça-feira. A onda de ar frio e seco vinda do interior da Europa que desde o dia 2 de janeiro está a afetar toda a Península Ibérica será substituída por uma massa de ar Ártico gelado que só nos deve deixar no final da próxima semana, sexta-feira, 15, provavelmente já com o país num novo estado de confinamento muito rigoroso face ao agravamento preocupante da pandemia.

Até lá, as temperaturas continuarão até 5ºC abaixo do normal para a época em dias consecutivos: este fim de semana a depressão Filomena fará com que os termómetros subam ligeiramente, mas segunda e terça-feira voltam a descer acentuadamente. Aliás, estes deverão ser os dois dias mais frios deste inverno, culpa da tal massa de ar frio associada a um fluxo predominante de nordeste, segundo as explicações do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mesmo a depressão Filomena, que tem estado a afetar a ilha da Madeira e obrigou a adiar mais um jogo — o Nacional-Sporting vai jogar só amanhã, sexta-feira 8, às 18h00 –, dará apenas a ilusão de dias mais quentes nos números. Ao aproximar-se do continente, trará alguma chuva às regiões do Sul e do Centro, mas também muito vento (há previsão de rajadas fortes na serra de Monchique), o que fará aumentar o desconforto térmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, fará com que haja a possibilidade de queda de neve em cotas baixas, de cerca de 600 metros, podendo descer temporariamente aos 400 metros: ou seja, pode nevar em locais pouco usuais, como a serra da Ossa no Alentejo.

Depois as temperaturas voltarão a baixar no início da semana em todo o território e o IPMA deverá emitir avisos para quase todos os distritos. A temperatura mínima deverá variar entre -6 a 6°C em todo o país. E a temperatura máxima não ultrapassará 12°C, estando previsto que os valores mais baixos sejam registados nas regiões do interior Norte e Centro, variando entre 1 a 5°C.

Haverá ainda formação de gelo ou geada, em especial no interior, que poderá permanecer ao longo do dia em zonas mais sombrias, com possíveis problemas para a circulação rodoviária.

Lisboa, por exemplo, terá máximas de 10ºC e mínimas de 0º na terça-feira, o dia mais frio da semana, enquanto no Porto a mínima será negativa nesse dia e em Braga os termómetros ficarão abaixo de zero segunda, terça e quarta.

O interior Norte será o mais afetado, com as máximas entre os 5ºC a 6ºC e as mínimas a descerem até aos -7ºC. No Alto da Serra da Estrela, a temperatura máxima só chegará a números positivos na próxima quarta-feira (este sábado é mesmo de -7ºC).

Já no interior Sul, como Portalegre, Évora e Beja, as mínimas rondarão os -3ºC e as máximas não ultrapassarão os 10º nestes primeiros dois dias da próxima semana, segunda e terça.

O Algarve é mesmo a única região que se salva de noites negativas, mas os termómetros descerão aos 2ºC e os dias andarão apenas entre os 10º e os 12ºC.

A evolução da massa de ar frio durante toda a semana

Uma terça-feira gelada em Lisboa, com mínimas de 0ºC e máximas de 10ºC

O Porto terá mínimas negativas

Nas noites de Braga os termómetros não sobem acima do zero até quarta

No interior, dias e noite são gelados

Está prevista neve para boa parte do interior

-6ºC na noite desta terça na Guarda

No alto da Serra da Estrela o primeiro dia com temperaturas positivas será quarta-feira

Apesar de escapar às temperaturas negativas, o Algarve vai ter dias muito frios

Em Évora os termómetros também ficarão abaixo de zero segunda, terça, quarta e quinta

Na serra de Portalegre é provável que neve este sábado

As noites e os dias gelados do interior alentejano predominam a semana toda

Coimbra também não escapa a noites geladas

Tal como Santarém

Na Madeira, a depressão Filomena está de passagem na noite desta quinta-feira e manhã de sexta, dirigindo-se depois para o Sul do Continente. Há avisos para a intensidade do vento a partir da tarde desta quinta, prolongando-se até ao final da manhã de sexta-feira, com rajadas até 75 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha.

Associado a esta depressão, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa norte e em Porto Santo, com ondas de noroeste e altura significativa de 4 a 5 metros, passando a ondas de nordeste com 5 a 6 metros no dia 8.

Prevê-se também ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada. Esta sexta há também a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira até final da manhã.

A evolução da depressão Filomena

Na Madeira haverá chuva, vento e pode nevar nos pontos mais altos

Os Açores estão a salvo do frio e da tempestade

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora