440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ministério do Ambiente

O Bom, o Mau e o Vilão

Há sempre uma boa razão para paralisar uma empresa

Augusto Santos Silva (que quer leis simples), os governantes (que querem mudar a realidade por decreto) e os Ministérios das Finanças e Ambiente (que tutelam a Transtejo) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Incêndios

2022 de "maior risco" para fogos florestais

O ministro do Ambiente admitiu que o ano de 2022 é de "maior risco" para fogos florestais e apelou a todos os portugueses para "maiores cuidados".
Alterações Climáticas

Alterações climáticas. Portugal nos mais afetados

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, diz que Portugal será um dos paises que mais sentirá "os efeitos das alterações climáticas e dos fenómenos extremos e subida do nível de águas".
Energia

Conselho de Ministros aprova teto ao preço do gás

O Conselho de Ministros extraordinário desta sexta-feira aprovou o decreto lei que estabelece um regime excecional temporário para a fixação de preços no Mercado Ibérico de Energia Elétrica (MIBEL).
O Bom, o Mau e o Vilão

Se Rio quer continuar a mandar no PSD, vá a votos

Os deputados ucranianos (que convidaram os portugueses a irem a Kiev), os ministros das Finanças e Ambiente (que mandam no metro) e Rui Rio (que vai sair mas não parece) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ambiente

Governo realça importância da prevenção de fogos

"Não vamos conseguir atingir as nossas metas ambientais se não conseguirmos diminuir o número de fogos rurais", alerta o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Resposta Pronta

Carvão. "O ministro ainda tem muito para aprender"

Governo decidiu não reativar centrais a carvão. Clemente Pedro Nunes, especialista do Observatório Energia e Indústria da SEDES, avisa: "Se guerra se arrastar, Portugal não tem alternativas ao gás".
Ministério do Ambiente

Ministro do Ambiente incentiva uso de transportes

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, tomou a sua primeira iniciativa com o lançamento da Carris Metropolitana e realçou as vantagens do transporte coletivo.
Novo Governo

Dos ambientadores a ministro do Ambiente

Esteve na queda de Costa II e na ascensão em glória (e algum alívio) de Costa III. Duarte Cordeiro teve como prémio a pasta setorial que desejava e que está no topo das prioridades europeias.
Uber

TVDE. Acolhida proposta de extensão de matriculas

Diogo Fernandes, um dos rostos do Movimento, explicou que o ministro "já deu autorização para que seja estendido o prazo das matrículas, só falta saber se será portaria ou uma alínea na lei".
Noticiário

19h. Medidas para o aumentos nos combustíveis

O preço da gasolina e do gasóleo vão aumentar já na próxima segunda-feira, 8 e 14 cêntimos, respetivamente, reflexo da guerra na Ucrânia. Executivo toma medidas para mitigar efeito desta subida.
Guerra na Ucrânia

Portugal com 85% das reservas de gás natural

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirma que não tendo em conta "o último navio" que chegou a Sines, Portugal tem 85% das reservas de gás natural.
Ministério do Ambiente

Empresa para por não poder cortar pinhal de Ovar

Com a suspensão por um período de 30 dias todas as operações no pinhal de Ovar, uma empresa familiar que tinha adquirido mais de 300 mil euros em madeira fica impedida de a cortar.
Ministério do Ambiente

Matos Fernandes analisa abate de pinhal em Ovar

O objetivo da reunião do Movimento 2030 com o ministro João Pedro Matos Fernandes é que seja ordenada a paragem imediata do abate do pinhal em Ovar.
ERC

SIC Notícias terá de passar direito de resposta

A ERC deu razão ao recurso do ministro Matos Fernandes e do secretário de Estado João Galamba determinando a transmissão no programa da SIC Notícias 'Negócios da Semana' do seu direito de resposta.
Noticiário

4h. Juan Carlos escondeu infeção de covid-19

Rei emérito espanhol recebeu ajuda do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, mas manteve caso em segredo. E o Ministro do Ambiente defende que o nível de água das barragens pode aumentar nos próximos dias.
Noticiário

22h. Vodafone. Ciberataque pode não ser inocente

O professor explica que a situação que afetou os sistemas da Vodafone pode ter outras intenções. Ainda neste jornal, as perspetivas do Ministro do Ambiente de aumento do nível de água nas albufeiras.
Governo

Matos Fernandes "não faz ideia" se fica no Governo

O ministro Matos Fernandes disse que "nunca deixará" de acompanhar projetos do fundo ambiental, mas garante não saber se esse acompanhamento vai ser feito enquanto membro do próximo Governo do PS.
Ministério do Ambiente

Localização de refinaria de lítio cabe a privados

Apesar de ser um investimento privado, não significa que "não possa ter dinheiro do PRR". No entanto, o ministro reitera que "essa é uma escolha das entidades privadas".
Autarquias

Ministro quer ouvir autarquias sobre o lítio

O ministro reduziu as 11 áreas com potencial de exploração deste metal para seis, devido aos resultados de sucessivos estudos de impacte ambiental. Este é "o tempo de falar com todas as autarquias".
Noticiário

16h. Lítio. Ministro quer reunir com os autarcas

Confirmação dada por João Pedro Matos Fernandes em conferência de imprensa. Ainda neste jornal, o boletim diário da Direção-Geral da Saúde dá conta de uma descida na transmissibilidade da Covid-19.
Semáforo Político

"A água vai ter de aumentar em muitos municípios"

Em período de seca, o ministro do Ambiente diz que subida de preço "é inevitável" e admite que pode vir aí numa nova barragem. Nega ainda o uso excessivo de água para produzir energias renováveis.
Energia

Barragens. Estado não indemniza EDP por restrições

Na passada terça-feira, ministro do Ambiente anunciou restrições em cinco barragens para dar prioridade ao uso da água para abastecimento público. Contratos isentam Estado de indemnizar EDP.
Economia

"Portugal ouve Espanha. Nem sempre é recíproco"

Portugal pediu um parecer a Espanha sobre a exploração de lítio no Barroso. Mas nem sempre Espanha faz o mesmo em projetos transfronteiriços, diz em entrevista o ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
Energia

Carvão zero

O Eng. Matos Fernandes, ministro do Ambiente, fez num programa de Grande Reportagem da SIC, afirmações demagógicas ou reveladoras de ignorância técnica sobre o setor que tutela e que há que esclarecer
Ministério do Ambiente

Matos Fernandes, a agricultura e as florestas

A resposta do Sr. Ministro ao jornalista da CNN é elucidativa daquilo que pensa que é a agricultura no nosso país: uma escolha entre plantar batatas ou couves, sem precisar de pedir licença a ninguém.
Ministério do Ambiente

Fundo Ambiental executou 955,4 milhões de euros

Neste balanço, a menos de um mês das eleições legislativas, o Ministério do Ambiente afirma que "foram igualmente executados 17,1 milhões de euros com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência".
Conservação da Natureza

Áreas protegidas à medida

Aumentar recursos à disposição de organizações disfuncionais, ineficientes e sem mecanismos de avaliação e controlo eficazes é aumentar os problemas da organização, não é resolvê-los.
Ministério do Ambiente

Ministro critica Rio e compara-o a Gomes Ferreira

Matos Fernandes criticou propostas de Rio para o ambiente, apenas "melhores" do que as de Gomes Ferreira. Critica PEV, que "de ecologista não tem nada", e BE, que "borrega". PCP é "extrativista".
Rio Tejo

Governo com duas soluções para cauda do Tejo

Primeira solução seria construir uma ligação em túnel "da barragem do Cabril a Belver, sem qualquer transvase, e a outra opção seria o reforço de capacidade armazenada, em barragem, no rio Ocreza.
Ministério do Ambiente

País "deve antecipar metas de emissões de gases"

A estimativa foi esta sexta-feira feita pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, ao apresentar em conferência de imprensa o mais recente relatório do Estado do Ambiente.
Transtejo

Transtejo suspende greve parcial entre dia 20 e 23

A Fectrans anunciou que a greve parcial iria avançar caso as reuniões com a administração da empresa de transporte fluvial e com o Ministério do Ambiente não satisfizessem as suas reivindicações.
Ministério do Ambiente

Obra de novo troço do metro consignada em janeiro

João Pedro Matos Fernandes falava aos jornalistas numa visita ao poço de ventilação e aos túneis que fazem a ligação entre a estação do Rato e a futura estação do Metropolitano de Lisboa na Estrela.
Fundos Comunitários

Bem-estar animal poderá ter apoio comunitário

"Estamos em negociações finais para [...] podermos incluir o investimento no bem-estar dos animais de companhia como sendo passível de ser financiado por fundos comunitários, afirma Matos Fernandes.
Ministério do Ambiente

Governo: não há razão para mudar aumento na luz

A ERSE anuncia esta quarta-feira os preços da eletricidade para os consumidores do mercado regulado no próximo ano, estando em cima da mesa um aumento de 0,2% face à média deste ano.
Ambiente

Neutralidade carbónica é impulso para a economia 

O ministro do Ambiente afirmou esta sexta-feira no Porto que o roteiro que dá "mais garantia de sermos neutros em carbono em 2050, é aquele em que a economia mais cresce".
Ambiente

Lítio. Avaliação de minas deve terminar em janeiro

Em relação aos protestos em torno da exploração deste metal, o ministro do Ambiente diz que "o lítio é essencial para a descarbonização, que o lítio é essencial para a digitalização".
Energia

Candidaturas abertas para compensação no Pego

Ministério do Ambiente adianta que os ex-trabalhadores podem agora candidatar-se a receber esta compensação, mas devem cumprir com a frequência de formação que lhes seja destinada pelo IEFP.
Alterações Climáticas

Ação climática. Greta faz mais do que Al Gore

João Matos Fernandes admite que Greta Thunberg fez muito mais pela divulgação do problema da ação climática do que pessoas como Al Gore ou John Kerry, mas nega que liderança esteja na rua.
Ministério do Ambiente

PRR. 40 milhões para eficiência energética

No texto, é referido que "o Governo apoiará medidas que fomentem a eficiência energética nos edifícios da Administração Pública Central e que reforcem a produção de energia de fontes renováveis."
Ambiente

"Portugal não pode ter territórios abandonados"

Ministro esteve presente na proposta de criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados, "um passo muito importante, porque há 21 anos que em Portugal não era classificada nenhuma área protegida".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.