Ministério do Ambiente

Poluição

Tejo. Governo diz estar em conversação com Espanha

O ministro do Ambiente afirmou que está em conversação diária com Espanha por causa da poluição no rio Tejo, pelo que não vê necessidade de reclamar uma reunião urgente ao Governo espanhol.
Rio Tejo

Governo diz não haver problema de poluição no Tejo

1.094
O ministro do Ambiente garantiu que "não há nenhum problema de poluição aguda no Tejo" e que Portugal pediu a Espanha que seja feita uma descarga modo a conseguir níveis de qualidade maiores.
Incêndios

Monchique. Recuperar 32 casas custa 2 milhões

O ministro do Ambiente estimou que o investimento para recuperar as 32 habitações afetadas pelo incêndio de Monchique não ultrapassará os dois milhões de euros.
Ministério do Ambiente

Reduzir o desperdício alimentar para poupar água

103
A nova campanha do Governo que deverá ser lançada ainda este verão procura consciencializar os portugueses para comportamentos diários que podem indiretamente poupar água.
Ministério do Ambiente

Ministro refuta "engenharia nasal" do BE

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, atribuiu a "um exercício de engenharia nasal" as críticas do BE sobre a alegada "má qualidade" do Tejo, contrapondo que o rio "está melhor".
Incêndios

Incêndios. Vão ser limpos mais de mil hectares

O ministro do Ambiente afirmou que está a decorrer a limpeza de uma área de mil hectares à volta de estruturas ambientais, como estações de tratamento de água, para prevenção de incêndios.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Ambiente lamenta ter ficado fora do debate do ISP

O ministro do Ambiente lamentou esta sexta-feira que ninguém tivesse apresentado um argumento ambiental para manter o adicional do imposto sobre produtos petrolíferos.
Floresta

Incêndios: Atraso no teste do cadastro de terras 

O registo de terras é considerado ponto imprescindível para a reforma florestal. O novo modelo que está em curso em 10 concelhos identificou 36% do território. Faltam recursos, reclama o PCP.
Ambiente

Poluição dos oceanos "é desafio global"

A poluição por plástico nos oceanos é um desafio à escala global, diz o ministro do Ambiente, lembrando que a poluição dos mares é um perigo para todas as espécies, incluindo a humana.
Ambiente

Ministro espera melhorar metas de resíduos 

O ministro do Ambiente mostrou-se preocupado por Portugal estar longe das metas de deposição de resíduos em aterro, de reciclagem e reutilização.
Ambiente

Ambientalistas pedem saída do ministro do Ambiente

Vários movimentos ambientalistas concentraram-se junto ao Ministério do Ambiente para pedir a demissão do ministro João Matos Fernandes e contestar a prospeção de petróleo na costa de Aljezur.
Festivais

'Sê-lo Verde' apoia 71 iniciativas pelo país

O 'Sê-lo Verde', destinado a apoiar eventos sustentáveis a partir de cinco mil participantes, este ano é alargado a mais festivais, alguns de cariz mais regional e tradicional.
Agência Portuguesa Do Ambiente

Ministro demite responsáveis por recursos hídricos

João Matos Fernandes demitiu dois elementos do conselho diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente responsáveis por duas áreas distintas: recursos hídricos e resíduos.
Ambiente

Recomeçaram trabalhos para retirar lamas do Tejo

362
Anúncio foi feito esta segunda-feira pelo ministro do Ambiente, que disse ainda ter "uma enorme dificuldade em perceber aqueles que querem que o Tejo esteja poluído"
Ministério do Ambiente

"Não há plano B" para escassez de matérias primas

197
Ministro do ambiente diz que a poluição é a questão que menos o preocupa, pois é possível resolver "com capacidade de investimento", mas mostra-se preocupado com as matérias-primas.
Transportes

Transportes vão ser prioridade na próxima década

Ministro da Ambiente disse que a expansão da rede de metro e transportes públicos menos poluentes ou não poluentes, é uma das prioridades para a próxima década, no âmbito dos apoios comunitários.
Rio Tejo

Tejo. Limpeza arranca na primeira semana de junho

Há cerca de 30 mil metros cúbicos de lamas depositadas no fundo do rio Tejo, no troço Vila Velha de Ródão-Belver, que vão ser retiradas na primeira semana de junho.
Ministério do Ambiente

Temporais causaram prejuízos de 1,4 milhões

Os últimos temporais causaram prejuízos em infraestruturas na costa portuguesa no valor de 1,4 milhões de euros, 800 mil euros dos quais apenas na região do Algarve, anunciou o ministro do Ambiente.
Ambiente

Ambiente. Ministro elogia ETAR's do Algarve

O ministro do ambiente elogiou esta terça-feira as duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais do Algarve e diz que estão ao nível das maiores exigências ambientais.
Água

Solos já receberam água suficiente, diz ministro

Capoulas Santos disse que "os solos receberam água suficiente" pela chuva recente, mas que as albufeiras de Monte da Rocha e Campilhas, no baixo Alentejo, ainda são um problema.
Ministério do Ambiente

Albufeiras têm mais água, mas vai haver nova seca

210
As albufeiras têm hoje mais água do que tinham há um ano. O ministro do Ambiente diz que, ainda assim vai haver seca e que o Governo está a pensar aproveitar as chamadas "águas cinzentas".
ANTRAL

Taxistas fazem queixa contra ministro do Ambiente

A ANTRAL, que representa os taxistas, anunciou que vai pôr uma "queixa" contra o secretário de Estado e o ministro do Ambiente. Em causa a regulamentação de plataformas como a Uber e a Taxify.
Água

Água. Ministro quer renovar rede a cada 50 anos

A rede de abastecimento de água em Portugal deverá ser toda renovada em 50 anos, afirmou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em entrevista ao Jornal de Negócios.
Algarve

Autarquias exortadas a reparar rápido os estragos

O ministro do Ambiente exortou as autarquias do Algarve a avançarem com intervenções de reparação dos prejuízos causados nas últimas semanas pelo mau tempo.
Rio Tejo

Governo reconhece melhorias na água do Tejo

O ministro do Ambiente afirmou que "o Governo está preocupado com a qualidade" das descargas para o Tejo e reconheceu melhorias após a restrição à empresa Celtejo.
Água

"Não vai faltar água nas torneiras", diz ministro

O ministro do Ambiente de Portugal disse que não vai faltar água nas torneiras dos portugueses, graças às medidas em curso para combater os efeitos da seca.
Ambiente

Ex-ministro critica fiscalização dos rios

Nunes Correia garante que está a haver menos fiscalização e monitorização dos rios. João Matos Fernandes afirmou que as queixas quanto à monitorização fazem sentido, mas que a fiscalização aumentou.
Rio Tejo

Ministro do Ambiente mantém confiança na APA

João Matos Fernandes afirmou a sua confiança no trabalho da Agência Portuguesa do Ambiente relacionado com a poluição do Tejo e realçou que a água do rio já cumpre os níveis de qualidade.
Rio Tejo

Tejo. Valores de oxigénio já cumprem exigências

192
João Matos Fernandes afirma que os valores de oxigénio na água do Tejo já cumprem as exigências, que a "evolução tem sido positiva", mas que ainda não chegou onde queriam.
Carris

Carris é exemplo de descentralização, diz ministro

O ministro do Ambiente disse, referindo-se à passagem da Carris para alçada da Câmara de Lisboa, que este é um dos melhores exemplos da descentralização.
Rio Tejo

Ministro diz estar a "atacar" poluição no Tejo

362
João Matos Fernandes afirmou que no terreno já estão a ser feitas colheitas das espumas que se acumulam no rio Tejo e que depois serão enviados para análise no Instituto Superior Técnico.
Ministério do Ambiente

Governo avalia 'tara perdida' em sacos de plástico

528
O Governo está a estudar formas de reduzir o consumo de plástico. A substituição dos materiais de plástico na restauração e uma espécie de tara perdida para os sacos estão entre as ideias.
Turismo

Turismo. Detetadas infrações em áreas protegidas

Uma ação de vigilância sobre atividade turística em áreas protegidas levou à abordagem de mil pessoas, detetou 47 infrações e resultou em 43 autos de notícia.
Água

Ministro anuncia que barragens vão ser dragadas

O ministro do ambiente anuncia na próxima semana quais as barragens que vão ser dragadas. O objetivo "é aumentar a capacidade de reserva" dessas mesmas barragens para o verão.
Transportes

Transportes. Descontos nos passes Sub23 e Sub18

O ministro do ambiente, Matos Fernandes, realçou que "os títulos de transporte que são mais utilizados não só não aumentaram como até tiveram uma baixa no seu valor".
Ministério do Ambiente

Apesar da chuva, é preciso continuar a poupar água

117
O ministro do ambiente afirmou que estes dias de chuva não significam que não é necessário continuar a poupar água, frisando que "a água será sempre um bem escasso".
Água

Planos de contingência para uso de origens de água

O Governo quer criar planos de contingência para o uso de origens de água semipúblicas. O secretário de Estado do Ambiente diz que o objetivo é "fazer um bom inventário".
Ministério do Ambiente

Ministro: "Espanha cumpre Convenção de Albufeira"

136
Matos Fernandes esteve reunido com a ministra espanhola e garantiu que Espanha cumpriu a Convenção de Albufeira, embora com "pequeníssimas exceções". Falta acordo sobre gestão diária do rio Tejo.
Governo

Legionela. Auditorias só consideradas após surto

168
Só depois do surto de legionela no Hospital São Francisco Xavier é que o Governo reconheceu a necessidade de fazer regressar as auditorias ao ar interior dos edifícios, que acabaram há quatro anos.
Rios

Portugal quer discutir gestão das águas dos rios

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou pretender começar a discutir com Espanha a "gestão comum das águas", admitindo tratar-se de um "problema" que o preocupa.
Festivais

Festivais de verão têm mais ajudas para ecologia

263
O Governo vai aumentar de 500 mil para 600 mil euros o dinheiro para apoiar práticas ecológicas em festivais musicais e outros, como feiras medievais, afirmou o ministro do Ambiente.
Água

"Racionamento de água é medida no fim da linha"

No seguimento das declarações do secretário de Estado do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes explicou que o racionamento de água é "medida no fim da linha".
Viseu

Viseu. Reforço no transporte de água

O Governo anunciou que vai reforçar o transporte diário de água em camiões cisterna. O processo envolve um investimento de 250 mil euros numa iniciativa da Águas de Portugal.
Rio Tejo

Tejo. Governo vai negociar medição de caudais

O ministro do Ambiente defendeu que os caudais do rio Tejo devem ser medidos ao dia e não à semana, como acontece atualmente, e que Portugal tem de ir negociando com Espanha nesse sentido.
País

Tejo. Ministro esperava menos poluição este ano

625
O ministro do Ambiente reconheceu que, com o trabalho feito para tratar a poluição do rio Tejo, esperava ter mais resultados, mas realçou o aumento do número de ações de fiscalização efetuadas.
Ambiente

Acordo de Paris. Ministro destaca entusiasmo

O ministro do Ambiente destacou a importância do Acordo de Paris e do entusiasmo dos países na ratificação. João Matos Fernandes falou num "acordo muito vivo".
Água

Seca. Barragem de Fagilde vai ter reforço de água

A Barragem de Fagilde, que abastece os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, vai ter um reforço de água. A reutilização de águas das ETAR está a ser avaliada.
Comissão Parlamentar

Ministro do Ambiente vai ser ouvido sobre a seca

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou, por unanimidade, uma audição do ministro do Ambiente sobre a situação de seca que afeta o país mas também sobre os incêndios dos últimos meses.
Ambiente

Em 10 dias há solução para a seca em Viseu

O ministro do Ambiente disse esta quarta-feira que dentro de 10 dias existirá uma solução alternativa para a seca na região de Viseu. João Matos Fernandes afirma que há água até ao início de novembro.
Ministério do Ambiente

Ministro crê que não faltará água nas torneiras

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, diz que a seca severa que se vive Portugal é "muito preocupante", mas acredita que não faltará água em nenhuma torneira do país.
Ministério do Ambiente

Municípios devem apostar nas bicicletas

O ministro do Ambiente afirmou que os projetos municipais que ponham as pessoas a andar mais a pé e de bicicleta são essenciais para o objetivo de Portugal conseguir ser neutros nas emissões de CO2.
Ministério do Ambiente

Ministro admite mais verba para recursos hídricos

O ministro do Ambiente admitiu que a parte do Fundo Ambiental destinado aos recursos hídricos pode aumentar em 2018, depois de este ano se ter esgotado para atender aos pedidos dos municípios.
Metro de Lisboa

"Há pessoas que têm um grande descoco"

235
Cristas propõe mais 20 estações de metro em Lisboa, o ministro do Ambiente ataca o que diz ser o desplante da líder do CDS e candidata à Câmara de Lisboa.
Ministério do Ambiente

Prolongado debate sobre áreas protegidas

O ministro do Ambiente anunciou que o prazo de discussão pública da estratégia nacional para a biodiversidade será alargado até 30 de setembro.
Ministério do Ambiente

Mais de 80% dos esgotos são tratados

O ministro do Ambiente garantiu que mais de 80% dos esgotos produzidos em Portugal são devidamente tratados, embora "ainda haja trabalho a fazer" para chegar à meta dos 90%.
Ministério do Ambiente

Ministro do Ambiente defendeu economia circular

O ministro do Ambiente defendeu que, com a economia circular, apostando na reutilização, os consumidores passam a pagar somente o que usam.
Saúde Pública

400 milhões para tirar amianto de 4.200 edifícios

O Governo quer remover amianto de 4.200 edifícios nos próximos três a quatro anos. A medida vai custar 400 milhões de euros e vão ser pedidos 380 milhões ao Banco Europeu de Investimento.
Ministério do Ambiente

Se Trump "decidir mal", haverá prejuízo para todos

Se Trump "decidir mal" e "relaxar" o compromisso norte-americano no Acordo de Paris "haverá inevitavelmente um prejuízo". Quem o diz é o ministro do Ambiente português.
Ambiente

Fundo ambiental aprovou projetos de 20 milhões

O fundo ambiental criado pelo Governo em janeiro aprovou até ao momento projetos no valor de 20 milhões de euros, revelou o ministro do Ambiente.
Ambiente

Armazém em Almaraz é discutido hoje no Parlamento

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente vão esta terça feira à Assembleia da República explicar a decisão de construir o armazém nuclear em Almaraz, uma decisão criticada pela oposição.
Política

Ministro quer garantir melhor acesso à habitação

O ministro do Ambiente defendeu esta segunda feira a necessidade de "uma política que compense a política comum do mercado de reabilitação" urbana para garantir a democratização do acesso à habitação.
Emissões Poluentes

Emissões provocaram quebra na produção híbrida

O aumento de 7% das emissões de gases com efeito de estufa em 2015 deveu-se a uma quebra de cerca de 24% na produção hídrica de eletricidade, exigindo mais utilização de carvão, anunciou o Ministério do Ambiente.
Ministério do Ambiente

Minas de São Pedro da Cova vão ser descontaminadas

O Ministério do Ambiente anunciou que irá disponibilizar 10 milhões de euros para descontaminar os solos em São Pedro da Cova, Gondomar, e remover as mais de 100 mil toneladas de resíduos perigosos, depositados nas minas locais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)