Ministério do Ambiente
Ministério do Ambiente

Matos Fernandes: "Somos um país que lidera"

O governante disse que a meta portuguesa está para além do pedido do secretário-geral da ONU para a redução de emissões em 45% até 2030, colocando Portugal numa posição de liderança.
Governo

Revisão do plano contra desertificação "cumprida"

O Tribunal de Contas recomendou esta quarta-feira que o Governo reveja o Programa Nacional de Combate à Desertificação. "Eu direi que essa recomendação está cumprida", anunciou Matos Fernandes.
Ambiente

Exploração de lítio precisa de avaliação ambiental

O ministro do Ambiente disse que preocupação com a exploração de lítio não "tem razão de ser", já que "existem em Portugal 56 pedreiras feldspato que são exatamente iguais às pedreiras de lítio".
STCP

Acordo muda a STCP em dia de protestos

Matos Fernandes tinha proposto uma reunião com os trabalhadores, mas a ideia foi recusada e o encontro acontece apenas na próxima semana. A STCP passa a ser a operadora interna dos seis municípios.
Ministério do Ambiente

Lítio é essencial para as metas da descarbonização

499
Matos Fernandes diz que a alternativa à exploração do lítio em Portugal é a sua importação. O ministro assegura que a exploração tem "todos os cuidados ambientais", mas que devemos "ir além".
Pedreiras

A1. Pedreira não tem risco, mas tem de ser tapada /premium

527
Estudo pedido pela Brisa conclui que não há risco para a A1, mas recomenda que zona de segurança seja reposta, como o Governo já tinha ordenado. Dono diz que precisa de mais de 6 anos para o fazer.
Ministério do Ambiente

Pedreiras. Governo elogia plano de intervenção

115
Uma investigação do Observador mostrou que o plano do Governo é insuficiente para dar resposta à situação das pedreiras. O Ministério do Ambiente destaca que foram colocados sinais e cercas.
Pedreiras

Pedreiras. As falhas da "lista negra" do Governo /premium

534
As empresas receberam ordens diferentes, e incompatíveis, de dois organismos do Estado. As indicações são incongruentes e a fiscalização foi feita por amostra. Há casos de risco óbvio fora da lista.
Pedreiras

As pedreiras e os precipícios vistos do ar

1972
De Marco de Canaveses a Vila Viçosa, o Observador usou um drone para filmar algumas das 191 pedreiras de risco. As imagens mostram casas e estradas à beira do precipício.
Pedreiras

Pedreiras. Casas no precipício e buraco junto à A1 /premium

3558
Especial. Depois de Borba, o Governo apontou 191 pedreiras críticas. Mas há mais: cemitérios, casas e estradas coladas ao risco — até mesmo a A1. Veja os vídeos impressionantes feitos por drone.
Guimarães

Guimarães vê perigo em pedreiras e fecha estrada

Depois do acidente de Borba, a autarquia fez um levantamento das pedreiras no concelho. Fechou uma estrada porque as pedreiras que lhe fazem fronteira não deixaram a devida zona de segurança.
Ministério do Ambiente

Vizela responsabiliza ministro por poluição do rio

264
A câmara de Vizela frisou que não pode ir além daquilo que tem feito, uma vez que só o ministro do Ambiente tem poder para "resolver o problema da poluição no rio".
Ambiente

Água. Problemas de abastecimento serão "pontuais"

Entidades estão prontas para contratação de camiões cisterna e abastecer reservatórios de água, mas o ministro do Ambiente disse que a atual situação de seca é "menos complexa" do que a de 2017.
Greve

Greve. Ministro do Ambiente acredita em acordo

"De facto, o Governo construiu esse plano de emergência. Tem vontade de o pôr em prática? Não. Vamos acreditar que vai haver um acordo", rematou o ministro do Ambiente e da Transição Energética.
Ministério do Ambiente

Rio Tinto vê "mancha de poluição" eliminada 

219
Obra passa por um projeto hidráulico, que resolve os problemas de poluição, e ainda por uma melhoria da paisagem da AMP. Matos Fernandes fala em "projeto relevantíssimo".
Ministério do Ambiente

Moradores do prédio Coutinho vão ser processados

2570
O ministro do Ambiente disse que os últimos moradores que se recusaram a sair do prédio Coutinho vão ser processados pelos custos causados ao Estado com o adiar da desconstrução do edifício.
Transportes Públicos

O Paradoxo do Privilégio aplicado aos transportes /premium

475
É óbvio que Matos Fernandes não faz a mínima ideia do estado dos transportes, pela simples razão que não os utiliza. Mas, sejamos justos, não é caso único entre os decisores políticos e comentadores.
Eletricidade

Governo fecha central termoeléctrica do Pego

Nas palavras do Ministro do Ambiente, "a central do Pego vai mesmo encerrar muito pouco depois de 2020". José Pedro Matos Fernandes também quer encerrar a central termoelétrica de Sines até 2030.
Ministério do Ambiente

Governo pode entregar STCP aos municípios

O ministro do Ambiente disse ser possível entregar até ao final da legislatura a propriedade da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto aos seis municípios que a gerem.
Governo

Familygate. "Novidades só na próxima semana"

220
O Ministro do Ambiente anunciou esta sexta-feira que ainda não tem substituto para o secretário de Estado demissionário na sequência do caso 'familygate'. "Novidades só na próxima semana", promete.
Governo

Uma demissão suspensa por um voo transatlântico /premium

174
O secretário de Estado do Ambiente foi demitido 20 horas depois do primo-adjunto porque estava a caminho da Costa Rica e incontactável. Matos Fernandes já sabia que não podia mantê-lo.
Governo

Ministro do Ambiente segura secretário de Estado 

636
Apesar da nomeação de familiares por membros do governo ser a linha vermelha ética traçada pelo primeiro-ministro, João Matos Fernandes não vai demitir o secretário de Estado que nomeou o primo.
Transtejo

OE insuficiente para manutenção de barcos

146
A Transtejo tem três barcos em manutenção, mas deviam ser 10. A empresa terá barcos novos a partir de 2021, mas até lá poderá ter de enfrentar um aumento da procura por causa dos novos passes sociais.
Ministério do Ambiente

Mais de metade do continente está em seca moderada

191
Mais de metade do território do continente está em seca moderada e cinco por cento em seca severa. O ministro da Agricultura diz que o cenário é preocupante, mas está longe do que se passou em 2017.
Ministério do Ambiente

Metade da frota do Governo passa a ser elétrica

Despacho que impõe que frota do Estado seja composta por carros elétricos entrou esta quinta-feira em vigor. A instalação de postos de carregamento em parques privados ficará para 1 de abril
Ministério do Ambiente

Palhinhas e cotonetes proibidas em julho de 2020

5182
A União Europeia decidiu, em dezembro, acabar com a venda de descartáveis de plástico até janeiro de 2021, mas o Governo português decidiu banir esses produtos seis meses mais cedo.
Ambiente

Fact Check. As verdades e mentiras sobre o diesel

521
No programa “Negócios da Semana”, o ministro do Ambiente reforçou tudo o que tinha dito antes sobre a morte antecipada dos diesel e deu vários exemplos. João Matos Fernandes falou toda a verdade?
Ministério do Ambiente

CM do Fundão responsável por terreno com arsénio

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, afirmou que o terreno no Fundão onde foram detetados valores anormais de arsénio é da responsabilidade do município. Governo acompanha o caso.
Ambiente

Ministro dá 2 milhões para a qualidade ambiental

O projeto piloto tem início em 2019 e a cada ano haverá novas verbas para serem assinados novos contratos noutros territórios do país, sendo necessário que os terrenos estejam cadastrados.
Economia

Fim do diesel? As 10 perguntas do ACP ao ministro 

4818
ACP diz que o ministro do Ambiente também pode ser o da "desinformação". É a reação do grupo às palavras de João Pedro Matos Fernandes, que condenou os carros a diesel à morte. E deixa 10 questões.
Gasóleo

ANECRA critica ministro. "No mínimo, inadmissível"

162
Maior associação de comerciantes e reparadores de automóveis diz que a João Matos Fernandes caberia "apontar soluções" e não "optar por fazer premonições sobre qual será o valor dos veículos".
Ambiente

Governo quer Portugal livre de palhinhas até 2021

983
João Matos Fernandes pretende fazer a proposta até final deste primeiro semestre para que o país tenha dois anos de adaptação e para que a meta de eliminar palhinhas e garrafas de plástico se conclua.
Ministério do Ambiente

Governo prepara estratégias para o uso de água

Ministério do Ambiente quer explicar ao país como utilizar as águas residuais. "É nas descargas de sanitas que os portugueses consomem um quarto do total da água", disse o secretário de Estado.
Ambiente

CO2. Menos 60 milhões de barris para neutralidade

O ministro do Ambiente afirma que todos os setores da economia portuguesa terão que contribuir para a redução das emissões, com destaque para a produção de energia, indústria e agricultura.
Ministério do Ambiente

Serviços deixam de vez plástico descartável

Ministro do Ambiente quer erradicar os plásticos descartáveis de vez. Desde o início do ano, foi proibida a aquisição do material para a administração e empresas públicas. Restam apenas os "stocks".
Brasil

Brasil suspende contratos com ONG por três meses

A decisão da suspensão dos contratos firmados com ONG foi tomada esta segunda-feira para que o ministro do Meio Ambiente possa verificar quanto dinheiro foi pago às organizações durante o ano passado.
Brasil

Brasil vai continuar no Acordo de Paris

Embora assegure que a presença no acordo poderá resultar em benefícios económicos, Salles realçou que outras questões relacionadas com os territórios e com a autonomia do Brasil serão analisadas.
Ministério do Ambiente

Matos Fernandes garante investimento contra seca

João Matos Fernandes garantiu que estão a ser tomadas as "medidas necessárias para combater a seca" no país, nomeadamente no investimento nas albufeiras, situação que "tendencialmente se vai agravar".
Ministério do Ambiente

Transportes e energia serão foco no Ambiente

123
Portugal vai revolucionar o setor dos transportes e investir largamente na energia solar, só considerando a exploração de petróleo com uma "discussão muito alargada", disse o ministro do Ambiente.
Ministério do Ambiente

Bovinos. Ministro do ambiente critica a oposição

O ministro do Ambiente e da Transição Energética explicou que o número de efetivos bovinos não tem aumentado. Criticou ainda a oposição por "falar do que não sabe".
Acidentes e Desastres

Borba. Governo recebeu email com alerta em 2014 /premium

1441
Em dezembro de 2014, o gabinete do secretário de Estado da Energia e a DGEG receberam por mail um dossiê da Direção-Regional de Economia sobre falta de segurança da estrada municipal 255.
Ministério do Ambiente

Manifestantes ocupam Ministério do Ambiente

188
Cerca de 20 manifestantes em protesto contra os despejos no Bairro 6 de Maio ocuparam pacificamente o ministério do Ambiente durante duas horas. Chegou a estar no local uma dezena de polícias.
Energia

Ministro insiste: famílias devem rever potência

364
Em artigo de opinião, ministro do Ambiente revela a potência de energia que ele próprio contratou e insiste na "exortação" às famílias para que revejam os seus casos.
Entrevista

"Precisamos da EDP para cumprir metas" ambientais

Ministro do Ambiente garante que não absorveu a Energia só para fazer o jeito ao colega da Economia. Diz que o país precisa muito da EDP e garante que não se preocupa com o "lobby" elétrico.
Energia

Governo compensa indústrias que usam eletricidade 

321
Grandes indústrias que trocaram combustível fóssil por eletricidade para poluir menos vão ter compensação parcial por subida do preço da energia, revela ministro do Ambiente. Serão 2 milhões em 2019.
Política

Ambiente e Saúde com novos secretários de Estado

171
Já são dados como certos os nomes de dois novos secretários de Estado. Falta saber quem vão os donos das pastas da Cultura e Saúde chamar para renovar os respetivos ministérios.
Aeroportos

Radar de aves só será instalado caso haja estudo

O ministro do Ambiente disse que só com o estudo de impacto ambiental, será feita uma proposta de minimização de impactos, desmentindo a instalação de um radar de aves no novo aeroporto do Montijo.
Táxis

Taxistas querem explicações sobre dívidas da Uber

195
As associações sindicais que representam os taxistas exigem explicações ao Governo depois de a SIC Notícias ter revelado que os motoristas da Uber e Cabify devem 4,6 milhões ao Estado em coimas.
Táxis

Governo cumpriu "rigorosamente" acordo com táxis

100
O Ministro Ambiente, João Matos Fernandes, garante que o Governo cumpriu "rigorosamente" o acordo que assinou com a duas associações que representam os taxistas para a modernização do setor.
Ministério do Ambiente

Duplicaram verbas para proteção da natureza

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse que o Governo duplicou, em dois anos, as verbas destinadas aos projetos de proteção da natureza, alcançando em 2018 os 8,4 milhões de euros.
Poluição

Tejo. Governo diz estar em conversação com Espanha

O ministro do Ambiente afirmou que está em conversação diária com Espanha por causa da poluição no rio Tejo, pelo que não vê necessidade de reclamar uma reunião urgente ao Governo espanhol.
Rio Tejo

Governo diz não haver problema de poluição no Tejo

1094
O ministro do Ambiente garantiu que "não há nenhum problema de poluição aguda no Tejo" e que Portugal pediu a Espanha que seja feita uma descarga modo a conseguir níveis de qualidade maiores.
Incêndios

Monchique. Recuperar 32 casas custa 2 milhões

O ministro do Ambiente estimou que o investimento para recuperar as 32 habitações afetadas pelo incêndio de Monchique não ultrapassará os dois milhões de euros.
Ministério do Ambiente

Reduzir o desperdício alimentar para poupar água

103
A nova campanha do Governo que deverá ser lançada ainda este verão procura consciencializar os portugueses para comportamentos diários que podem indiretamente poupar água.
Ministério do Ambiente

Ministro refuta "engenharia nasal" do BE

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, atribuiu a "um exercício de engenharia nasal" as críticas do BE sobre a alegada "má qualidade" do Tejo, contrapondo que o rio "está melhor".
Incêndios

Incêndios. Vão ser limpos mais de mil hectares

O ministro do Ambiente afirmou que está a decorrer a limpeza de uma área de mil hectares à volta de estruturas ambientais, como estações de tratamento de água, para prevenção de incêndios.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Ambiente lamenta ter ficado fora do debate do ISP

O ministro do Ambiente lamentou esta sexta-feira que ninguém tivesse apresentado um argumento ambiental para manter o adicional do imposto sobre produtos petrolíferos.
Floresta

Incêndios: Atraso no teste do cadastro de terras 

O registo de terras é considerado ponto imprescindível para a reforma florestal. O novo modelo que está em curso em 10 concelhos identificou 36% do território. Faltam recursos, reclama o PCP.
Ambiente

Poluição dos oceanos "é desafio global"

A poluição por plástico nos oceanos é um desafio à escala global, diz o ministro do Ambiente, lembrando que a poluição dos mares é um perigo para todas as espécies, incluindo a humana.
Ambiente

Ministro espera melhorar metas de resíduos 

O ministro do Ambiente mostrou-se preocupado por Portugal estar longe das metas de deposição de resíduos em aterro, de reciclagem e reutilização.
Ambiente

Ambientalistas pedem saída do ministro do Ambiente

Vários movimentos ambientalistas concentraram-se junto ao Ministério do Ambiente para pedir a demissão do ministro João Matos Fernandes e contestar a prospeção de petróleo na costa de Aljezur.
Festivais

'Sê-lo Verde' apoia 71 iniciativas pelo país

O 'Sê-lo Verde', destinado a apoiar eventos sustentáveis a partir de cinco mil participantes, este ano é alargado a mais festivais, alguns de cariz mais regional e tradicional.
Agência Portuguesa Do Ambiente

Ministro demite responsáveis por recursos hídricos

João Matos Fernandes demitiu dois elementos do conselho diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente responsáveis por duas áreas distintas: recursos hídricos e resíduos.
Ambiente

Recomeçaram trabalhos para retirar lamas do Tejo

362
Anúncio foi feito esta segunda-feira pelo ministro do Ambiente, que disse ainda ter "uma enorme dificuldade em perceber aqueles que querem que o Tejo esteja poluído"
Ministério do Ambiente

"Não há plano B" para escassez de matérias primas

197
Ministro do ambiente diz que a poluição é a questão que menos o preocupa, pois é possível resolver "com capacidade de investimento", mas mostra-se preocupado com as matérias-primas.
Transportes

Transportes vão ser prioridade na próxima década

Ministro da Ambiente disse que a expansão da rede de metro e transportes públicos menos poluentes ou não poluentes, é uma das prioridades para a próxima década, no âmbito dos apoios comunitários.
Rio Tejo

Tejo. Limpeza arranca na primeira semana de junho

Há cerca de 30 mil metros cúbicos de lamas depositadas no fundo do rio Tejo, no troço Vila Velha de Ródão-Belver, que vão ser retiradas na primeira semana de junho.
Ministério do Ambiente

Temporais causaram prejuízos de 1,4 milhões

Os últimos temporais causaram prejuízos em infraestruturas na costa portuguesa no valor de 1,4 milhões de euros, 800 mil euros dos quais apenas na região do Algarve, anunciou o ministro do Ambiente.
Ambiente

Ambiente. Ministro elogia ETAR's do Algarve

O ministro do ambiente elogiou esta terça-feira as duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais do Algarve e diz que estão ao nível das maiores exigências ambientais.
Água

Solos já receberam água suficiente, diz ministro

Capoulas Santos disse que "os solos receberam água suficiente" pela chuva recente, mas que as albufeiras de Monte da Rocha e Campilhas, no baixo Alentejo, ainda são um problema.
Ministério do Ambiente

Albufeiras têm mais água, mas vai haver nova seca

210
As albufeiras têm hoje mais água do que tinham há um ano. O ministro do Ambiente diz que, ainda assim vai haver seca e que o Governo está a pensar aproveitar as chamadas "águas cinzentas".
ANTRAL

Taxistas fazem queixa contra ministro do Ambiente

A ANTRAL, que representa os taxistas, anunciou que vai pôr uma "queixa" contra o secretário de Estado e o ministro do Ambiente. Em causa a regulamentação de plataformas como a Uber e a Taxify.
Água

Água. Ministro quer renovar rede a cada 50 anos

A rede de abastecimento de água em Portugal deverá ser toda renovada em 50 anos, afirmou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em entrevista ao Jornal de Negócios.
Algarve

Autarquias exortadas a reparar rápido os estragos

O ministro do Ambiente exortou as autarquias do Algarve a avançarem com intervenções de reparação dos prejuízos causados nas últimas semanas pelo mau tempo.
Rio Tejo

Governo reconhece melhorias na água do Tejo

O ministro do Ambiente afirmou que "o Governo está preocupado com a qualidade" das descargas para o Tejo e reconheceu melhorias após a restrição à empresa Celtejo.
Água

"Não vai faltar água nas torneiras", diz ministro

O ministro do Ambiente de Portugal disse que não vai faltar água nas torneiras dos portugueses, graças às medidas em curso para combater os efeitos da seca.
Ambiente

Ex-ministro critica fiscalização dos rios

Nunes Correia garante que está a haver menos fiscalização e monitorização dos rios. João Matos Fernandes afirmou que as queixas quanto à monitorização fazem sentido, mas que a fiscalização aumentou.
Rio Tejo

Ministro do Ambiente mantém confiança na APA

João Matos Fernandes afirmou a sua confiança no trabalho da Agência Portuguesa do Ambiente relacionado com a poluição do Tejo e realçou que a água do rio já cumpre os níveis de qualidade.
Rio Tejo

Tejo. Valores de oxigénio já cumprem exigências

192
João Matos Fernandes afirma que os valores de oxigénio na água do Tejo já cumprem as exigências, que a "evolução tem sido positiva", mas que ainda não chegou onde queriam.
Carris

Carris é exemplo de descentralização, diz ministro

O ministro do Ambiente disse, referindo-se à passagem da Carris para alçada da Câmara de Lisboa, que este é um dos melhores exemplos da descentralização.
Rio Tejo

Ministro diz estar a "atacar" poluição no Tejo

362
João Matos Fernandes afirmou que no terreno já estão a ser feitas colheitas das espumas que se acumulam no rio Tejo e que depois serão enviados para análise no Instituto Superior Técnico.
Ministério do Ambiente

Governo avalia 'tara perdida' em sacos de plástico

528
O Governo está a estudar formas de reduzir o consumo de plástico. A substituição dos materiais de plástico na restauração e uma espécie de tara perdida para os sacos estão entre as ideias.
Turismo

Turismo. Detetadas infrações em áreas protegidas

Uma ação de vigilância sobre atividade turística em áreas protegidas levou à abordagem de mil pessoas, detetou 47 infrações e resultou em 43 autos de notícia.
Água

Ministro anuncia que barragens vão ser dragadas

O ministro do ambiente anuncia na próxima semana quais as barragens que vão ser dragadas. O objetivo "é aumentar a capacidade de reserva" dessas mesmas barragens para o verão.
Transportes

Transportes. Descontos nos passes Sub23 e Sub18

O ministro do ambiente, Matos Fernandes, realçou que "os títulos de transporte que são mais utilizados não só não aumentaram como até tiveram uma baixa no seu valor".
Ministério do Ambiente

Apesar da chuva, é preciso continuar a poupar água

117
O ministro do ambiente afirmou que estes dias de chuva não significam que não é necessário continuar a poupar água, frisando que "a água será sempre um bem escasso".
Água

Planos de contingência para uso de origens de água

O Governo quer criar planos de contingência para o uso de origens de água semipúblicas. O secretário de Estado do Ambiente diz que o objetivo é "fazer um bom inventário".
Ministério do Ambiente

Ministro: "Espanha cumpre Convenção de Albufeira"

136
Matos Fernandes esteve reunido com a ministra espanhola e garantiu que Espanha cumpriu a Convenção de Albufeira, embora com "pequeníssimas exceções". Falta acordo sobre gestão diária do rio Tejo.
Governo

Legionela. Auditorias só consideradas após surto

168
Só depois do surto de legionela no Hospital São Francisco Xavier é que o Governo reconheceu a necessidade de fazer regressar as auditorias ao ar interior dos edifícios, que acabaram há quatro anos.
Rios

Portugal quer discutir gestão das águas dos rios

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou pretender começar a discutir com Espanha a "gestão comum das águas", admitindo tratar-se de um "problema" que o preocupa.
Festivais

Festivais de verão têm mais ajudas para ecologia

263
O Governo vai aumentar de 500 mil para 600 mil euros o dinheiro para apoiar práticas ecológicas em festivais musicais e outros, como feiras medievais, afirmou o ministro do Ambiente.
Água

"Racionamento de água é medida no fim da linha"

No seguimento das declarações do secretário de Estado do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes explicou que o racionamento de água é "medida no fim da linha".
Viseu

Viseu. Reforço no transporte de água

O Governo anunciou que vai reforçar o transporte diário de água em camiões cisterna. O processo envolve um investimento de 250 mil euros numa iniciativa da Águas de Portugal.
Rio Tejo

Tejo. Governo vai negociar medição de caudais

O ministro do Ambiente defendeu que os caudais do rio Tejo devem ser medidos ao dia e não à semana, como acontece atualmente, e que Portugal tem de ir negociando com Espanha nesse sentido.
País

Tejo. Ministro esperava menos poluição este ano

625
O ministro do Ambiente reconheceu que, com o trabalho feito para tratar a poluição do rio Tejo, esperava ter mais resultados, mas realçou o aumento do número de ações de fiscalização efetuadas.
Ambiente

Acordo de Paris. Ministro destaca entusiasmo

O ministro do Ambiente destacou a importância do Acordo de Paris e do entusiasmo dos países na ratificação. João Matos Fernandes falou num "acordo muito vivo".
Água

Seca. Barragem de Fagilde vai ter reforço de água

A Barragem de Fagilde, que abastece os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, vai ter um reforço de água. A reutilização de águas das ETAR está a ser avaliada.
Comissão Parlamentar

Ministro do Ambiente vai ser ouvido sobre a seca

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou, por unanimidade, uma audição do ministro do Ambiente sobre a situação de seca que afeta o país mas também sobre os incêndios dos últimos meses.
Ambiente

Em 10 dias há solução para a seca em Viseu

O ministro do Ambiente disse esta quarta-feira que dentro de 10 dias existirá uma solução alternativa para a seca na região de Viseu. João Matos Fernandes afirma que há água até ao início de novembro.
Ministério do Ambiente

Ministro crê que não faltará água nas torneiras

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, diz que a seca severa que se vive Portugal é "muito preocupante", mas acredita que não faltará água em nenhuma torneira do país.
Ministério do Ambiente

Municípios devem apostar nas bicicletas

O ministro do Ambiente afirmou que os projetos municipais que ponham as pessoas a andar mais a pé e de bicicleta são essenciais para o objetivo de Portugal conseguir ser neutros nas emissões de CO2.
Ministério do Ambiente

Ministro admite mais verba para recursos hídricos

O ministro do Ambiente admitiu que a parte do Fundo Ambiental destinado aos recursos hídricos pode aumentar em 2018, depois de este ano se ter esgotado para atender aos pedidos dos municípios.
Metro de Lisboa

"Há pessoas que têm um grande descoco"

235
Cristas propõe mais 20 estações de metro em Lisboa, o ministro do Ambiente ataca o que diz ser o desplante da líder do CDS e candidata à Câmara de Lisboa.
Ministério do Ambiente

Prolongado debate sobre áreas protegidas

O ministro do Ambiente anunciou que o prazo de discussão pública da estratégia nacional para a biodiversidade será alargado até 30 de setembro.
Ministério do Ambiente

Mais de 80% dos esgotos são tratados

O ministro do Ambiente garantiu que mais de 80% dos esgotos produzidos em Portugal são devidamente tratados, embora "ainda haja trabalho a fazer" para chegar à meta dos 90%.
Ministério do Ambiente

Ministro do Ambiente defendeu economia circular

O ministro do Ambiente defendeu que, com a economia circular, apostando na reutilização, os consumidores passam a pagar somente o que usam.
Saúde Pública

400 milhões para tirar amianto de 4.200 edifícios

O Governo quer remover amianto de 4.200 edifícios nos próximos três a quatro anos. A medida vai custar 400 milhões de euros e vão ser pedidos 380 milhões ao Banco Europeu de Investimento.
Ministério do Ambiente

Se Trump "decidir mal", haverá prejuízo para todos

Se Trump "decidir mal" e "relaxar" o compromisso norte-americano no Acordo de Paris "haverá inevitavelmente um prejuízo". Quem o diz é o ministro do Ambiente português.
Ambiente

Fundo ambiental aprovou projetos de 20 milhões

O fundo ambiental criado pelo Governo em janeiro aprovou até ao momento projetos no valor de 20 milhões de euros, revelou o ministro do Ambiente.
Ambiente

Armazém em Almaraz é discutido hoje no Parlamento

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente vão esta terça feira à Assembleia da República explicar a decisão de construir o armazém nuclear em Almaraz, uma decisão criticada pela oposição.
Política

Ministro quer garantir melhor acesso à habitação

O ministro do Ambiente defendeu esta segunda feira a necessidade de "uma política que compense a política comum do mercado de reabilitação" urbana para garantir a democratização do acesso à habitação.
Emissões Poluentes

Emissões provocaram quebra na produção híbrida

O aumento de 7% das emissões de gases com efeito de estufa em 2015 deveu-se a uma quebra de cerca de 24% na produção hídrica de eletricidade, exigindo mais utilização de carvão, anunciou o Ministério do Ambiente.
Ministério do Ambiente

Minas de São Pedro da Cova vão ser descontaminadas

O Ministério do Ambiente anunciou que irá disponibilizar 10 milhões de euros para descontaminar os solos em São Pedro da Cova, Gondomar, e remover as mais de 100 mil toneladas de resíduos perigosos, depositados nas minas locais.
Ministério do Ambiente

Investimento de 485 milhões para o setor da água

Portugal tem aprovado um investimento de 485 milhões de euros no setor da água com financiamento comunitário de 367 milhões de euros, foi esta quarta-feira anunciado em Torres Vedras.
Reciclagem

Reciclagem. Já há acordo Governo e Ponto Verde

Ministério do Ambiente e a Sociedade Ponto Verde chegaram a um acordo que vai permitir repor o normal funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos de Embalagens (SIGRE), foi anunciado.
Ministério do Ambiente

Documentos sobre Almaraz em consulta pública

O ministro do Ambiente anunciou que, a partir de 20 de março e durante 20 dias, vão estar disponíveis para consulta pública todos os documentos enviados por Espanha sobre a central nuclear de Almaraz.
Ministério do Ambiente

Carris e STCP devem ser operadores internos

O ministro do Ambiente defendeu que a Carris e a STCP devem ser operadores internos, com manutenção no setor público, e garantiu que a dívida das empresas vai deixar de ser paga pelos contribuintes.
Ministério do Ambiente

Governo diz que continua atento a áreas protegidas

O ministro do Ambiente garantiu que o Estado não se demite das suas funções na gestão das áreas protegidas, explicando que vai envolver as autarquias.
Ministério do Ambiente

ZERO critica apoios públicos a festivais

A associação ambientalista considera "pouco sensato" apoiar os festivais de música com as verbas do Fundo Ambiental, sugerindo que estas sejam utilizadas em áreas que considera prioritárias.
Ministério do Ambiente

MA incentiva a compra de carros elétricos

191
As famílias e as empresas vão poder candidatar-se, a partir de sábado, a receber 2.250 euros para a compra de um veículo elétrico novo e sem matrícula, informou o Ministério do Ambiente.
Ministério do Ambiente

60 demolições na Ria Formosa em três anos

119
O ministro do Ambiente garantiu que a retoma do processo de demolições nas ilhas-barreira da ria Formosa vai deitar abaixo um total de 60 habitações durante os próximos três anos.
Ministério do Ambiente

Governo faz nova exigência a Madrid sobre Almaraz

O Governo português enviou nova carta ao Governo espanhol a exigir ser envolvido em estudo sobre eventual prolongamento da vida da central nuclear. BE chama acionistas da central ao Parlamento.
Energia Nuclear

Almaraz. Ministro diz que Portugal vai ganhar

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, afirmou estar convencido que, "o diferendo" com Espanha sobre a construção do aterro de resíduos nucleares em Almaraz "estará resolvido" a favor de Portugal.
Energia Nuclear

Almaraz. Portugal pede suspensão da construção

O ministro do Ambiente revelou que Portugal pediu à Comissão Europeia que fossem suspensos todos os atos necessários à construção do aterro de resíduos nucleares de Almaraz.
Ministério do Ambiente

Ministro apresenta Plano de Monitorização Costeira

Ministro do Ambiente diz que o instrumento de ordenamento do território vai permitir intervir com mais certeza e segurança no litoral português.
Ministério do Ambiente

Central de Almaraz não afeta relações com Espanha

O ministro do Ambiente garante que a questão da central nuclear de Almaraz não compromete as relações entre Portugal e Espanha.
Ministério do Ambiente

Monitorização da costa irá ter 3 milhões de euros

O programa de monitorização da costa de Portugal continental terá 3 milhões de euros para melhorar o acesso a informação sobre este problema.
Ministério do Ambiente

Almaraz. Ministro pode recusar reunião com Espanha

O ministro do Ambiente garantiu que não irá participar da reunião com a homóloga espanhola dia 12 caso se confirme a decisão de Espanha sobre a construção do armazém de resíduos nucleares em Almaraz.
Ambiente

Rede de qualidade do ar modernizada em 2017

O secretário de Estado do Ambiente confirmou a modernização da rede de monitorização da qualidade do ar, com investimentos que podem chegar aos quatro milhões de euros.
Ministério do Ambiente

Ministro diz que armazém em Almaraz é ilegal

O ministro do Ambiente afirmou estar surpreendido com a autorização de Espanha à construção do armazém de resíduos nucleares, em Almaraz, considerando haver incumprimento de legalidade.
Ministério do Ambiente

Fim do incentivo ao abate de veículos

O Ministério do Ambiente decidiu retirar o incentivo ao abate de viaturas em fim de vida (VFV), num ano em que foram registados 17 pedidos de incentivo ao abate.
Ministério do Ambiente

Em 2016 foram desfeitos "disparates do passado"

113
O ministro do Ambiente afirmou que 2016 foi o ano "em que se desfizeram os disparates do passado" na área que tutela, nomeadamente na gestão dos transportes públicos.
Ministério do Ambiente

Ministro vai ter de explicar importação de lixo

420
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, vai ter de prestar esclarecimentos na Comissão de Ambiente sobre a importação e deposição de lixo com origem italiana no aterro de Setúbal.
Ministério do Ambiente

Desalojados de bairro da Amadora exigem respostas

Duas dezenas de desalojados do Bairro 6 de Maio, na Damaia, concentraram-se esta segunda-feira no Ministério do Ambiente, para exigir uma reunião para solucionar o seu problema de habitação.
Ministério do Ambiente

"Temos de nos adaptar à subida do nível do mar"

Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território explica ao Observador as consequências para as cidades portuguesas da Conferência Habitat III, da ONU, em que participou no Equador.
Ria Formosa

Ministro contou tudo sobre as demolições na Ria?

173
João Matos Fernandes garantiu no Parlamento que o processo de demolições na Ria Formosa estava a ser avaliado caso a caso. Um dia depois anunciava demolições, para surpresa de BE e PCP.
Ministério do Ambiente

Ria Formosa. Diretor do Polis embaraça ministro

358
O diretor do Polis da Ria Formosa enviou as cartas sobre demolições de casas na Ilha da Culatra sem avisar o ministro do Ambiente, enquanto este respondia de forma evasiva sobre o tema no Parlamento.
Ria Formosa

Primeiras habitações na ria Formosa serão mantidas

João Matos Fernandes, garantiu esta quinta-feira que as casas na ilha da Culatra, ria Formosa, no Algarve, cujos proprietários comprovem que são primeira habitação não serão demolidas.
Algarve

Ministro confirma demolições na ilha da Culatra

João Pedro Matos Fernandes disse ao Diário de Notícias que os 81 proprietários dessas construções foram notificados na quarta-feira, confirmando uma denúncia avançada pelo PCP.
STCP

STCP entregue a autarquias a 1 de janeiro

O ministro do Ambiente disse estar tudo a ser feito para que no dia 1 de janeiro de 2017 a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto passe a ser gerida pelas seis autarquias onde opera.
PCP

PCP denuncia colapso nos bilhetes dos transportes

157
Os comunistas exigem saber que medidas vai tomar o Governo para evitar a "rutura" iminente do sistema de bilhetes utilizado nos transportes públicos lisboetas.
País

Há défice na gestão das florestas

148
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, disse hoje, em Pombal, que desde o início da década de 1980 Portugal tem assistido a um défice de gestão da sua floresta.
Ministério do Ambiente

Ministro diz que Peneda-Gerês vai ter mais meios

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, disse hoje na Porta do Mezio, Arcos de Valdevez, que o Parque da Peneda-Gerês vai passar a ter "um rosto e mais meios de prevenção" de incêndios florestais.
IMI

Ministro do Ambiente apoia aumento do IMI

469
O ministro do Ambiente disse concordar com as alterações no IMI que preveem que as casas com maior exposição solar sejam mais penalizadas pelo imposto.
Transportes

Transportes: há 51 milhões por cobrar em multas

Desde janeiro de 2014, o fisco não cobrou nenhuma multa por utilização de transportes públicos sem título válido. Empresas de transportes têm 51 milhões de euros por receber, em multas não cobradas.
Ambiente

Governo quer ratificação do Acordo de Paris

João Matos Fernandes considerou da maior importância que o documento, aprovado por mais de 190 países na cimeira das Nações Unidas para o clima, seja ratificado antes de dezembro.
Ministério do Ambiente

Passos tem "desconhecimento" sobre a orla costeira

"Só posso dizer que por trás dessa afirmação de Passos Coelho está o completo desconhecimento, não só do que está a ser feito como do que foi feito quando ele era primeiro-ministro", disse o ministro.
Governo

Secretário de Estado devolve subsídio

1928
Carlos Martins decidiu devolver o dinheiro do subsídio de alojamento que recebeu quando tomou posse. O secretário de Estado do Ambiente tinha a morada oficial em Tavira, apesar de viver em Cascais.
Ministério do Ambiente

Gabinete de Costa recusa comentar caso do subsídio

1428
Primeiro-ministro remeteu para o Ministério do Ambiente esclarecimentos sobre o subsídio de alojamento atribuído ao secretário de Estado do Ambiente. Ministério ainda não respondeu.
Ministério do Ambiente

"Barragem de Girabolhos não era para barquinhos"

O ministro do Ambiente considerou que a Barragem de Girabolhos não se destinava "a barquinhos", tendo como real objetivo a produção de energia a partir da água.
Transportes

Transportes geridos por municípios a 1 de janeiro

A gestão dos transportes urbanos vai passar para os municípios a 1 de janeiro de 2017, avançou o ministro do Ambiente. José Matos Fernandes foi o responsável pela reversão das concessões a privados.
Saúde Pública

Rio Ave. Quatro bactérias estão a ser investigadas

O ministro do Ambiente garantiu que está a acompanhar o aparecimento de quatro estirpes de bactérias multirresistentes no Rio Ave, Norte de Portugal, para investigar as origens.
Lince Ibérico

Nascimento de linces é prova de "sucesso"

O ministro do Ambiente disse que o nascimento de crias de lince-ibérico no Vale do Guadiana é "a prova do sucesso" do programa de reintrodução da espécie em Portugal.
Alterações Climáticas

Ministério do Ambiente lança concursos

O Ministério do Ambiente anunciou o lançamento de concursos no valor de 60 milhões de euros para o desenvolvimento de projetos em áreas como o combate às alterações climáticas, a defesa do litoral ou a eficiência energética.
Táxis

Ministro: manifestação dos taxistas não é justa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, considerou que a manifestação dos taxistas contra a Uber "não é justa", dado o trabalho que tem vindo a ser feito, mas "legítima".
Ministério do Ambiente

Barragens canceladas? Empresas já tinham desistido

148
O ministro do Ambiente anunciou o cancelamento de empreendimentos que já tinham caído por decisão das entidades promotoras, mas mantém barragens que terão custos elevados para o país.
País

Governo aposta na reabilitação urbana

O ministro do Ambiente quer que a reabilitação urbana seja a regra e não a exceção na área da construção e admite estar a trabalhar em conjunto com a Ordem dos Arquitetos.
Algarve

Culatra. Situação de 300 construções clarificada  

243
O Ministério do Ambiente vai requalificar o Núcleo da Culatra, no Algarve, e clarificar a situação jurídica das mais de 300 construções existentes para primeira habitação e para apoio à pesca.
Ministério do Ambiente

Ambiente. Não é revertida privatização da EGF

Em entrevista ao Público, o ministro do Ambiente diz que nem a construção das barragens, nem a privatização da EGF são ilegais. Em projeto está a criação de um superfundo ambiental.
Ambiente

Uma central nuclear fora de prazo e aqui ao lado

801
O tempo de vida de uma central nuclear são 30 anos. Almaraz tem 35, mas ainda não há plano final para a encerrar. A 100 km de Portugal, os maiores riscos são a contaminação do ar e da água do Tejo.
A página está a demorar muito tempo.