771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério do Ambiente

Ministério do Ambiente

Fundo Ambiental. Governo deixa 3,5% para sucessor

Para assegurar "gestão dos negócios públicos", ministro do Ambiente decide atribuição de 1,8 mil milhões de euros das verbas do Fundo Ambiental e deixa 64,3 milhões para o próximo Governo decidir.
Ministério do Ambiente

CNA diz ter sido discriminada em Fundo Ambiental

Confederação Nacional da Agricultura (CNA) diz que Governo fez aprovar uma alteração do Fundo Ambiental para financiamento a duas Confederações Agrícolas, deixando de parte a CNA.
Noticiário

9h. Duarte Cordeiro não se candidata a deputado

O ainda ministro do Ambiente e da Ação Climática, e número 2 de Pedro Nuno Santos, diz que não vai fazer parte das listas devido ao facto de ser suspeito no âmbito da Operação Influencer.
Noticiário

7h. Arranca hoje o 5º Congresso dos Jornalistas

A organização propõe-se a fazer o diagnóstico do setor e a encontrar soluções para o futuro do jornalismo. Ainda neste jornal, as reações às medidas do Governo para fazer face à seca no Algarve.
Resposta Pronta

Seca. "O Governo não vai apresentar soluções"

Há falta de visão de estado. Macário Correia antecipa a reunião de acompanhamento dos efeitos da seca e alerta para a necessidade de existirem soluções que possam aumentar o armazenamento de água.
Ambiente

Governo ainda não detetou vestígios de plástico

Governo não detetou “qualquer vestígio da carga de plásticos na costa portuguesa”, mas “está atento à situação”. Ao mar caíram mais de mil sacos com cerca de 26,2 toneladas de bolas de plástico.
Resposta Pronta

Seca. "É preciso esforço dramático na agricultura"

António Miguel Pina, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, explica que a água vai sofrer cortes de 70% na agricultura e 15% nas zonas urbanas da região. Só há água para "6 a 8 meses".
Noticiário

12h. COP 28. Ministro satisfeito com o acordo

Duarte Cordeiro diz que a declaração fecha com "chave de ouro" a participação portuguesa nesta cimeira. Ainda neste jornal, as explicações da Presidente do Conselho de Administração do Santa Maria.
Ambiente

Zero lamenta falta de lei de proteção de solos

A associação ambientalista Zero lamentou que a legislação de proteção dos solos esteja por publicar há oito anos. Secretário de Estado afirmou em Março que seria publicada "no primeiro trimestre".
Clima

Um ferido e 23 detidos em protestos pelo clima

Protestos pelo fim do fóssil continua com grupos da Greve Climática Estudantil a manifestarem-se em Lisboa. Ocuparam o Ministério das Infraestruturas e tentaram entrar no Ministério do Ambiente.
Noticiário

8h. Reféns. Israel e Hamas próximos de acordo

Israel e Hamas próximos de chegar a acordo para libertar 70 reféns. Exército israelita abre corredor humanitário. E ainda, análise à decisão do juiz do processo Influencer: "É a justiça a funcionar".
Noticiário

2h. Duarte Cordeiro não espera ser arguido

Juiz de instrução entende que há fortes indicios que ligam o ministro do ambiente e João Galamba ao crime de oferta indevida de vantagem. Neste jornal, a Ucrânia prepara adesão à UE.
Crise Política

MP investiga ida de Matos Fernandes para a Abreu

Abreu Advogados assessora a empresa Copenhagen Infrastructure Partners, na qual uma outra empresa do consórcio H2 Sines investiu. Sociedade de advogados assegura Matos Fernandes não foi contratado.
Noticiário

9h. Buscas em processo que envolve Galamba

Buscas envolvem ministro das Infraestruturas e ministro do Ambiente e já levaram à detenção de homens próximos a António Costa. E, Israel intensifica ataques na Faixa de Gaza.
Ministério do Ambiente

Carta aberta pede ação contra emergência climática

"Senhor ministro, aja", pedem signatários de uma carta enviada a Duarte Cordeiro, onde exigem "nova política para a natureza que impeça os ecocídios". Não travar o "colapso ambiental" é "criminoso".
Ambiente

Fundo apoia água e saneamento com 1 milhão

Portugal responde ao apelo da comunidade internacional e vai apoiar o Banco Mundial com um milhão de euros para financiar o setor da água e saneamento, através do Fundo Ambiental.
Ministério do Ambiente

Governo quer alterar lei da água para intervir

Duarte Cordeiro anunciou a sua intenção de entregar uma proposta de alteração da lei da água. O ministro do Ambiente e da Ação Climática quer uma maior intervenção do Governo na gestão de consumos.
Ambiente

Ambiente. Ministro pede menos consumos a cidadãos

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, pediu esta terça-feira mais eficiência e menos consumos aos cidadãos. "É fundamental integrar princípios de economia circular", acrescentou.
Ministério do Ambiente

Projeto turístico no Algarve será "muito difícil"

"Se existem valores naturais raros" na Lagos dos Salgados "nós não vemos como é possível o projeto ir em frente" diz Duarte Cordeiro, considerando a concretização do projeto "muito difícil".
Ministério do Ambiente

"Procuramos fazer equilíbrios fundamentais"

Duarte Cordeiro defende política de alinhamento, contrária à de rutura, no combate às alterações climáticas e garante que o Governo está a responder aos pedidos dos jovens que exigem mais rapidez.
Semáforo Político

Clareza de Ana Jorge, tingimento do ministro

Verde para a provedora da Santa Casa da Misericórdia "pela forma clara como pretende resolver o problema". Verde, ainda, para o ministro do Ambiente. "Vivemos uma 'Gretização' do ativismo climático".
Contra-Corrente

Activistas: os fins justificam os meios?

Duarte Cordeiro foi atacado com tinta por ativistas. Hoje o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos analisa queixa de jovens que processaram 33 países por falta de ação contra alterações climáticas.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Ativismo ou vandalismo?

Está é uma linha vermelha que não pode ser ultrapassada. E o ataque de ontem ao ministro do Ambiente foi só mais um passo. O ativismo não pode ser uma capa conveniente para todo o tipo de extremismos.
E o vencedor é...

Não mancharam só a camisa, mancharam a causa

Há ativistas e há vândalos. Não há intimidação do bem e do mal, há intimidação. Pseudo-ativistas atacaram empresas, não políticas. Não têm eletricidade em casa? Nota 16 ao fair play de Duarte Cordeiro
O Bom, o Mau e o Vilão

Albuquerque estragou o que tinha e o que podia ter

Duarte Cordeiro (que foi atacado com tinta), António Costa (que adoptou o discurso de Marcelo) e Miguel Albuquerque (que só arranjou problemas no pós-eleições) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

22h. Zero: "São episódios contraproducentes"

Francisco Ferreira defende que é positivo existirem diferentes formas de luta, mas considera que as atuações mais mediáticas com governantes e empresas pecam por ser excessivas.
Noticiário

13h. Ataque a Ministro pode ser crime público

Paulo Saragoça da Matta considera que não é necessária uma queixa de Duarte Cordeiro para que ativistas sejam inquiridos. Ainda neste jornal, CIP garante que sempre respeitou a concertação social.
Noticiário

12h. Duarte Cordeiro compreende protestos

Um grupo de ativistas atirou tinta verde ao ministro do Ambiente e da Ação Climatica. AAinda neste jornal, as respostas da Confederação Empresarial de Portugal às preocupações de Francisco Assis.
Noticiário

10h. Ambiente. Duarte Cordeiro atacado com tinta

Duarte Cordeiro atacado com tinta verde por ativistas climáticos, em conferência com Galp e EDP. Acordo com o PAN/Madeira sim, mas não no Governo. E ainda previsões do debate da investidura de Feijóo.
O Bom, o Mau e o Vilão

Agora a Fenprof quer rebentar com os colégios

O presidente da Continental Mabor (que lança alertas), o Ministério do Ambiente (que não faz bem o seu trabalho) e a Fenprof (que se virou para os colégios) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Loures

Percurso ribeirinho de Loures vai ser inaugurado

Percurso ribeirinho ciclo-pedonal ao longo do Tejo, com passadiços de madeira de seis quilómetros, vai ligar os municípios de Loures e Vila Franca de Xira.
Ministério do Ambiente

Vigilantes da natureza exigem revisão da carreira

Além da carreira, trabalhadores querem que sejam revistos os suplementos remuneratórios e idade de aposentação. Lamentam falta de preocupação do Governo, que "prometeu revisão até ao final de 2023".
Noticiário

15h. Odemira. Levantamento até 12 de setembro

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, anuncia que o levantamento dos prejuízos na sequência do incêndio de Odemira dura cerca de um mês, até láo Governo vai decidir os apoios a conceder.
Noticiário

21h. Incêndios. Apoios em breve para agricultores

Maria do Céu Antunes aponta aos 38 euros por cabeça de animal. Ministra quer que os apoios cheguem o mais depressa possível. Há também dados que referem que há 97% do território nacional em seca.
Noticiário

18h. Menos fogos e menos área ardida este ano

Balanço conhecido esta tarde pelo Governo. Registaram-se menos 27% de incêndios rurais e menos 70% de área ardida. Ministério do Ambiente sublinha investimento na prevenção e combate a incêndios.
Ministério do Ambiente

Energia. Duarte Cordeiro nomeia Jerónimo Cunha

Antigo adjunto do secretário de Estado da Energia e do secretário de Estado da Energia e do Ambiente, Jerónimo Cunha desempenha atualmente funções de diretor de energia e recursos na EY Portugal.
Ambiente

Duarte Cordeiro alerta para falta de água no sul

Na região algarvia, dos 200 milhões de euros investidos para mitigar perdas no setor urbano da distribuição de água foram apresentadas 34 candidaturas das quais, só foram aprovadas 22.
Noticiário

2h. CPI à TAP. Duarte Cordeiro apoia Adão e Silva

O Ministro do Ambiente apoia Pedro Adão e Silva nas críticas à CPI e afirma que subscreve o Ministro da Cultura relativamente ao facto de "os ministros terem opinião e deverem expressar a opinião”.
Noticiário

12h. Falta de viaturas: "Recorrente e transversal"

O secretário geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública diz que a circulação de funcionários em veículos pessoais é habitual.
Incêndios

Ministro defende gestão integrada na floresta

Duarte Cordeiro garante que já foram constituídas 70 áreas integradas de gestão da paisagem nas zonas mais afetadas pelos incêndios rurais, representando mais de 50% do território do conselho.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos