Aos 94 anos, a lenda ainda consegue reconhecer a família, mas nem sempre sabe onde se encontra ou domina os detalhes sobre o mundo em seu redor. O diagnóstico é ruidoso — e o mais divorciado possível do calor da voz que nos embala há décadas — Tonny Bennett sofre de Alzheimer. Os detalhes sobre o seu estado de saúde foram revelados esta segunda-feira pela família, que confirmou que o cantor luta contra a doença desde 2016 — a história é contada num artigo assinado pelo escritor e jornalista John Colapinto para a AARP. (ou American Association of Retired Persons, associação norte-americana que se foca nos problemas que afetam sobretudo os maiores de 50 anos).

Foi em novembro que Colapinto visitou o ícone da pop, dos standards do grande cancioneiro, e ainda das big bands ou do jazz. Subiu ao 15º andar do seu apartamento no Central Park, em Nova Iorque, e de imediato reconheceu a lenda, como sempre impecavelmente vestida com o seu blazer azul marinho e o seu “icónico nariz romano”. Lá estava Bennett sentado numa secretária perto da parede, cadeira virada para a janela, enquanto folheava vagarosamente um livro no seu colo.

Ainda consegue reconhecer os mais próximos mas acusa várias falhas de memória, como é frequente neste condição, mostrando por vezes dúvidas sobre o mundo em redor. Objetos tão banais como um garfo ou um molho de chaves são provável fator de perturbação para o artista, confirma a sua mulher, Susan Crow, prevalecendo no entanto um forte e raro sinal de otimismo.

“Aos 94 anos, ele está a fazer muitas coisas que várias pessoas com demência não conseguem fazer”, admite Gayatri Devi, a neurologista no Lenox Hill Hospital em Manhattan responsável pelo diagnóstico de Tony. “Ele é mesmo um símbolo de esperança para alguém que sofre de uma perturbação cognitiva”, continua a médica, que nos últimos anos encorajou que Bennett se mantivesse ativo, cantando e atuando ao vivo até que tal fosse possível, “uma vez que estimulava o seu cérebro de uma forma significativa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim foi. O seu último espectáculo foi a 11 de março de 2020, no Count Basie Center for the Arts in Red Bank, Nova Jersey, a que se seguiriam vários meses de reclusão, para todos de forma geral, dado o contexto de pandemia. Apesar do panorama trazido pela Covid-19, em outubro do ano passado, por exemplo, não deixava de fazer uma aparição num evento beneficiente a favor da Fundação das Crianças com Diabetes.

Pandemia essa que segundo Devi acentuou os lapsos trazidos por esta condição. “A sua memória estava muito melhor antes da pandemia, e não é o único. Muitos dos meus pacientes foram negativamente afetados pelo isolamento. Para alguém como o Tony Bennett, o grande alento que recebia das atuações era muito importante”.  Por conselho da neurologista, o cantor continua a ensaiar duas vezes por semana.

De resto, o fator palco parece manter um poderoso e terapêutico ascendente  sobre Bennett. “Tanto Susan como [o seu filho] Danny disseram que nos bastidores, Tony pode parecer totalmente perplexo sobre seu paradeiro, mas no momento em que ouve anunciarem “senhoras e senhores, Tony Bennett!” ele entra em modo performance, caminha para os holofotes, sorrindo e reconhecendo os aplausos do público”, lê-se no artigo partilhado pela AARP, a quem Bennett agradeceu via Twitter, escrevendo que “a vida é uma dádiva, mesmo com Alzheimer”.

LADY GAGA JAZZ & PIANO at Park Theater at Park MGM in Las Vegas

Depois de Cheek to Cheek, espera-se para esta primavera mais uma álbum de canções de Bennett com Lady Gaga © Getty Images

Corria 2014 quando Tony se juntou a Lady Gaga para gravar um sucesso intergeracional. Por essa altura, recorda a sua mulher, Tony Bennett já revelava sintomas da doença e a incerteza sobre o sucesso da colaboração pairava no ar. “Vamos tentar”, atirou então Susan. “Cheek to Cheek”, um álbum de standards, chegou ao topo da Billboard e rapidamente abriu portas para novo disco.

As canções acabariam por ser gravadas entre 2018 e 2020, em sessões bastante espaçadas, devido ao estado de saúde de Bennett mas também aos compromissos de trabalho da cantora. Com pandemia pelo meio, o lançamento está agora previsto para esta primavera.