A PlatformE anunciou esta terça-feira a compra da Springkode, uma startup que permite a venda de artigos de fábrica diretamente para o consumidor. Em comunicado, a empresa fundada em 2016 por Gonçalo Cruz, Ben Demiri e pelo CEO e fundador da Farfetch, José Neves, refere que esta aquisição vai permitir à PlatformE melhorar a sua oferta e dar um passo em frente a nível tecnológico, num modelo mais sustentável “que reduz a incerteza e aumenta a eficiência e o lucro das operações”. O valor da operação não foi divulgado.

Fundada em 2018, a Springkode implementou uma plataforma online um consumo de moda mais sustentável ao permitir que os fabricantes pudessem vender os seus produtos diretamente aos consumidores, sendo a startup o ponto de ligação. A empresa integrou esta tecnologia em mais de 30 fábricas, permitindo a produção e transporte em todo o mundo para clientes que pretendem comprar diretamente dos fabricantes. Sem revelar o valor desta compra, a fusão das duas empresas vai “criar uma força motriz para todas as marcas e lojistas que querem estar diretamente em sintonia com toda a cadeia de valor”.

Springkode, a startup que o leva a fazer compras nas fábricas portuguesas

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Tem sido uma ótima jornada, juntando a moda ética entre os consumidores finais e os fabricantes. Os princípios e visão da Springkode estão em perfeito alinhamento com os da PlatformE. Vemos esta mudança como a melhor maneira de alcançar o nosso objetivo mais rapidamente: reduzir a pegada ambiental da moda, remodelar a forma como a indústria funciona e agregar mais valor a todas as partes envolvidas na cadeia de valor”, refere Reinaldo Costa Moreira, cofundador e diretor da empresa.

A integração da tecnologia, processos e equipas da Springkode já foi iniciada, sendo que a PlatformE já está a preparar lançamentos para este trimestre, sobretudo no que diz respeito ao pronto a vestir e ao calçado. A fusão vai permitir à startup “acelerar a escala do número de marcas, retalhistas e fabricantes com foco no crescimento sustentável, quer em termos financeiros quer em termos de impacto ambiental”.

Gonçalo Cruz, cofundador da PlatformE, explica: “Descobrir fórmulas para encontrar avanços na indústria da moda tem sido historicamente uma das coisas mais difíceis de fazer, especialmente devido à manualidade e à falta de evolução que a indústria sofreu em comparação com outras. Estamos muito confiantes de que a nossa combinação de engenheiros de software e industriais, a par de cientistas de dados, coloca-nos numa posição soberba para liderar a incrível evolução que veremos nas próximas décadas”.

Fundada em 2016, a PlatformE produz uma tecnologia para grandes marcas de luxo poderem personalizar os seus produtos digitalmente, permitindo reduzir o desperdício e excesso de produção ao ter um stock feito à medida de cada cliente. A startup, considerada um “catalisador chave” na aceleração digital da indústria da moda, trabalha com marcas como a Gucci ou a Dior.