Portugal começou da melhor forma a participação nos Europeus de Pista Coberta, que se realizam na cidade polaca de Torun, com o apuramento de Auriol Dongmo para a final do lançamento do peso.

Auriol Dongmo bate recorde nacional do lançamento do peso com a melhor marca do ano

A atleta nascida nos Camarões e com nacionalidade portuguesa desde outubro de 2019 conseguiu a qualificação à segunda tentativa, ao fazer 18,55, 15 centímetros a mais do que a marca de apuramento para a final desta sexta-feira. Na primeira tentativa, a lançadora ficou pelo 17,78, registo que seria insuficiente mas que foi superado, terminando a fase de qualificação, que fechou tendo 18,43 como última marca, com o quarto registo do dia.

De recordar que Auriol Dongmo tinha estado em plano de destaque no final de janeiro no meeting de Karlsruhe, onde alcançou a fantástica marca de 19,65, batendo o recorde pessoal e nacional da especialidade e superando também o registo máximo na competição. A marca atingida foi então a melhor do ano.

Além da atleta portuguesa, qualificaram-se também Christina Schwanitz (Alemanha, 18,86), Aliona Dubitskaya (Bielorrússia, 18,74), María Belén Toimil (Espanha, 18,64), Jessica Schilder (Países Baixos, 18,48), Fanny Roos (Suécia, 18,45) e Sara Gambetta (Alemanha, 18,43). A final começa às 19h06 desta sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR