Atletismo

China

China suspende atleta olímpico

O atleta chinês Zhang Guowei, de 27 anos, foi imediata e indefinidamente suspenso de todas as competições nacionais e internacionais, após ter participado sem autorização em dois eventos comerciais.
Maratona

Atletas africanos vencem meia maratona de Lisboa

Entre os portugueses, Hermano Ferreira, atleta do Casaense, foi o melhor da meia maratona de Lisboa. Entre as portuguesas, Sara Moreira, do Sporting, foi a mais rápida, com o tempo de 01:12.09 horas.
Jogos Olímpicos

COP não exclui 50 km marcha femininos em Tóquio

A atleta Inês Henriques admite recorrer à justiça, caso se confirme a não inclusão da prova de 50 quilómetros marcha, distância na qual é campeã europeia e mundial.
Desporto

50 km marcha femininos fora de Tóquio 2020

202
O Comité Olímpico aprovou a prova de 50 km para os homens mas recusa integrar a prova feminina devido ao excesso de provas. Atleta portuguesa promete recorrer aos tribunais em nome da igualdade.
Atletismo

Dulce Félix somou sétimo título de corta-mato

298
A benfiquista Dulce Félix sagrou-se campeã de Portugal pela sétima vez na sua carreira, ficando a um título do máximo de oito que Rosa Mota ostenta, num triunfo que considerou não ter sido fácil.
Atletismo

Dulce Félix campeã nacional de corta-mato

1.128
Benfiquista Dulce Félix conquistou o seu sétimo título de campeã nacional de corta-mato, ficando a um da recordista Rosa Mota, ao bater as rivais do Sporting, que revalidaram o cetro coletivo.
Atletismo

"Objetivo era motivar, agora tenho de ir à luta" /premium

364
Inês Henriques foi responsável pela criação dos 50 km marcha para mulheres. Foi campeã mundial e europeia, teve o recorde mundial. Mas falta algo: fazer a prova nos Jogos. E concorrência vai aumentar.
Atletismo

João Vieira e Ana Cabecinha revalidam títulos

Num percurso que levou a várias desistências, os resultados desportivos finais foram mais fracos do que o esperado, não tendo sido obtidas marcas de qualificação para as diferentes competições.
Europeus de Atletismo

Mais 10 medalhas nos Europeus de atletismo

8.135
No primeiro dia, a comitiva portuguesa conseguiu quatro medalhas em Istambul, elevando para 14 o número de metais ao segundo de quatro dias de prova, um valor já acima dos campeonatos de 2017.
Lisboa

Lisboa. Esgotadas inscrições para a meia maratona

A Meia Maratona de Lisboa, agendada para 17 de março, já tem as vagas todas preenchidas. A organização atingiu o limite de 15.000 participantes, naquilo que é um "sinal da vitalidade da prova".
Europeus de Atletismo

4 medalhados com deficiência intelectual

Portugal fechou o primeiro dia dos Campeonatos Europeus de atletismo de deficiência intelectual com quatro medalhas, conquistadas por Lenine Cunha, Cláudia Santos e Ana Filipe.
Jogos Olímpicos

Olímpicos. Federação sonha alcançar pódio

130
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, disse esta segunda-feira que sonha em alcançar dois lugares no pódio do triplo salto no Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Atletismo

Nelson, o Mundial e a contínua "fome de medalhas"

Nelson Évora perdeu a oportunidade de igualar o tricampeonato europeu como Viktor Saneyev. Também ele queria mais, mostrando-se ainda assim orgulhoso do feito. Próxima paragem? Mundiais do Qatar.
Atletismo

Nelson Évora ganha medalha de prata nos Europeus

1.010
Depois das vitórias em 2015 e 2017, Nelson Évora não conseguiu sagrar-se tricampeão europeu de pista coberta no triplo salto mas garantiu a medalha de prata, única de Portugal nesta edição de Glasgow.
Atletismo

Patrícia e Susana ficam à beira das medalhas

119
Numa final com marcas mais altas do que em 2017, Patrícia Mamona e Susana Costa ficaram à beira das medalhas com 14,43, a um centímetro do recorde nacional. Peleteiro venceu com recorde de Espanha.
Atletismo

Francisco Belo acaba final em quarto com recorde

Francisco Belo ainda esteve à condição nos lugares do pódio no arranque da final do lançamento do peso mas acabou na quarta posição após bater o recorde pessoal, que passou para 20,97.
Atletismo

Nelson Évora na final do triplo salto dos Europeus

1.885
Nelson Évora garantiu esta sexta-feira a final do triplo salto nos Europeus de Pista Coberta em Glasgow, com a melhor marca da temporada à segunda tentativa que valeu a qualificação direta (16,89).
Triplo Salto

Costa e Mamona na final do triplo salto 

1.060
Susana Costa estabeleceu um novo máximo pessoal ao primeiro ensaio com 14,28 metros. Patrícia Mamona conseguiu 14,11 metros, a quinta melhor marca, apurando-se para a final.
Atletismo

Francisco Belo na final do lançamento do peso

O atleta português qualificou-se com 20,31 metros e alcançou um recorde pessoal esta temporada ao lançar a 20,90 metros em Istambul.
Atletismo

Atletismo. Final do peso marca início dos europeus

A fase de apuramento realiza-se de manhã, a partir das 11h30, com 18 atletas, entre eles Arnaudov e Belo. Também Patrícia Mamona, vice-campeã europeia, e Susana Costa vão saltar o triplo-salto.
Atletismo

Europeus. Patrícia Mamona quer 2.º lugar ou melhor

Patrícia Mamona admite que depois de conseguir garantir a passagem à final tudo pode acontecer, mas que o ranking europeu está muito forte. Ainda assim, não perde o ímpeto de alcançar o segundo lugar.
Atletismo

Europeus. Selecionador espera boa prestação

José Santos acredita que Portugal vai conseguir alcançar as finais nos Europeus de pista coberta e não descarta a conquista de medalhas. Glasgow acolhe a 35.ª edição do campeonato de 1 a 3 de março.
Atletismo

Pichardo e Inês Henriques em novo ranking mundial

562
A marchadora Inês Henriques (50 km marcha) aparece em 212.ª, já Pedro Pichardo, no que toca ao triplo salto, surge em 33.º. Em termos de portugueses, há cinco nomes que chegam ao top-500.
Desporto

Semenya e a decisão que pode mudar o desporto

Atleta luta contra as novas regras da Federação Internacional de Atletismo, que limitam os níveis de testosterona das atletas femininas. Decisão do tribunal será conhecida até 26 de março.
Alemanha

Patrícia Mamona foi segunda no triplo salto

4.597
A atleta do Sporting foi a melhor europeia, ao saltar 14,22 metros, sendo superada pelos 14,46 de Yulimar Rojas. A outra portuguesa em prova, Susana Costa, terminou em 4º lugar.
Atletismo

Benfica e Sporting revalidam títulos de atletismo

Os encarnados venceram na categoria masculina enquanto os leões venceram na feminina, ambos a uma larga distância dos "vices", que são, precisamente, os rivais.
Atletismo

Etíope bate recorde do mundo de 1.500 metros

O etíope Samuel Tefera, de apenas 19 anos, bateu o recorde mundial de 1.500 metros em pista coberta, com um tempo de 3.31,04 minutos, melhorando uma marca com 22 anos.
Atletismo

Rudolph tem sete anos e corre como um trovão

3.551
Chamam-lhe "Blaze" ,"chamas" em português. No fim-de-semana, este rapaz norte-americano teve uma prestação impressionante. As imagens mostram porque está a ser apontado como o novo Usain Bolt.
Triatlo

Taça do Mundo de triatlo: João Silva ganha bronze

9.186
O triatleta João Silva ficou em terceiro lugar na prova de elite masculina da Taça do Mundo de triatlo, disputada na distância sprint na Cidade do Cabo (África do Sul).
Atletismo

Rui Pinto e Samuel Barata fecham 'top-10'

Os portugueses Rui Pinto e Samuel Barata fecharam o lote dos 10 primeiros classificados da Meia Maratona de Barcelona, superando ambos os seus recordes pessoais.
Atletismo

Cátia Azevedo segunda em Gent, mas sem mínimos

A atleta Cátia Azevedo esteve ausente dos Campeonatos de Portugal para participar nos 400 metros do Meeting de Gent, na Bélgica, no qual foi segunda classificada.
Atletismo

Patrícia Mamona melhora o recorde do triplo salto

494
A atleta do Sporting melhorou em oito centímetros o anterior máximo (14,36 metros) e foi a terceira classificada num concurso com seis mulheres com marcas acima dos 14,37 metros.
Atletismo

SCP revalida título europeu feminino de corta-mato

792
Os leões asseguraram a revalidação do título, em Albufeira, com 25 pontos, numa prova vencida individualmente pela 'leoa' Fancy Cherono, em 20.15 minutos.
Atletismo

Mamona iguala recorde de Portugal no triplo salto

1.493
Patrícia Mamona igualou o recorde de Portugal de triplo salto, que já lhe pertencia, ao saltar 14,36 metros no decorrer do Meeting de Karlsruhe, na Alemanha.
Atletismo

Nelson Évora já fez mínimos para ir aos Europeus

356
Nelson Évora conseguiu dois saltos válidos, que lhe deram qualificação para Glasgow, perdendo apenas para o finlandês Simo Lipsanen, mas batendo os franceses Yoann Rapinier e Teddy Tamgho.
Doping

Campeã olímpica suspensa por mentir sobre doping

O Tribunal Disciplinar considera que atleta mentiu e usou documentos falsos para justificar um controlo antidoping positivo. A atleta alegou que estava em tratamento devido a uma gravidez ectópica.
Atletismo

Mamona bate marca pessoal no salto em comprimento

826
Patrícia Mamona melhorou em seis centímetros o seu recorde pessoal no salto em comprimento, na taça de saltos da associação de atletismo de Lisboa, no Centro de Alto Rendimento do Jamor.
Atletismo

Sporting domina campeonatos nacionais de estrada

1.138
As equipas masculina e feminina do Sporting sagraram-se este sábado campeãs portuguesas de estrada de atletismo, com Rui Pinto e Catarina Ribeiro a vencerem individualmente.
Vaticano

Padres vão ter equipa de atletismo 

A equipa de atletismo do Vaticano, "Athletica Vaticana", será composta cerca de 70 pessoas, entre elas padres, freiras e funcionários do Vaticano, e mostra que desporto pode ser solidário.
Atletismo

Inês Henriques falha nacionais por lesão

Inês Henriques, campeã mundial e europeia, está lesionada e vai falhar a participação nos Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em Estrada. A atleta está impedida de treinar durante 6 semanas.
Triplo Salto

Nelson Évora no meeting pista coberta de L'Eure

O atleta português Nelson Évora vai marcar presença no Meeting de L'Eure, em pista coberta, anunciou a organização da prova. O desportista foi campeão olímpico, mundial e europeu de triplo-salto.
Atletismo

Dulce Félix melhor atleta europeia de dezembro

A atleta portuguesa Dulce Félix foi considerada a melhor atleta europeia no mês de dezembro, numa votação realizada pela Associação Europeia de Atletismo. A desportista conquistou 5123 votos.
Atletismo

Évora sobre Pichardo: "Foi um ataque pessoal"

209
Nelson Évora deu uma entrevista ao Jornal Sporting e falou sobre a naturalização do atleta do Benfica Pedro Pablo Pichardo. "Foi um ataque pessoal. Foi feito por questões clubísticas", acusa.
Atletismo

S. Silvestre é a prova com mais finalistas em 2018

A São Silvestre de Lisboa foi a corrida com mais atletas finalistas em 2018, com 9.450 classificados, mais 239 do que a Meia Maratona de Lisboa. A prova teve um percurso de 10km.
Atletismo

Rui Pinto vence a São Silvestre da Amadora

180
Rui Pinto tornou-se o primeiro a vencer a corrida São Silvestre da Amadora por quatro vezes, enquanto Ana Ferreira foi a vencedora entre as mulheres nesta 44.ª edição.
Atletismo

João Pereira e Dulce Félix venceram S. Silvestre 

113
João Pereira venceu a S. Silvestre de Lisboa, ultrapassando nos metros finais Dulce Félix, garantindo um triunfo masculino na clássica 'guerra dos sexos'.
Atletismo

IAAF reconhece nacionalidade portuguesa a lançador

O pedido de Otoniel Badjana, lançador do peso e do disco do Benfica e de origem cabo-verdiana, foi um dos 10 analisados pelo painel de revisão de nacionalidade do organismo de atletismo mundial.
Atletismo

Norueguês Ingebrigtsen campeão de corta-mato 

Norueguês Filip Ingebrigtsen sagrou-se campeão europeu de corta-mato, num primeiro título inédito em seniores masculinos. O triunfo coletivo foi para a Turquia.
Atletismo

Turca Yasemin Can ganha europeu de corta-mato

A turca Yasemin Can, individualmente, e a Holanda, coletivamente, venceram a prova feminina principal dos Europeus de corta-mato, que estão a decorrer na Holanda. Portugal teve uma presença discreta.
Atletismo

Ana Cabecinha segunda em Grande Prémio de Marcha

A portuguesa Ana Cabecinha foi segunda classificada no Grande Prémio de Guadix, em Espanha, onde começou a sua temporada de marcha atlética, numa prova com 5 km.
Atletismo

8 portugueses têm mínimos do mundial de atletismo

Apesar de difíceis de atingir oito atletas portugueses estão em condições para participar em Doha2019, campeonatos que vão decorrer entre 27 de setembro e 06 de outubro.
Atletismo

Doping. IAAF mantém suspensão da Rússia

A IAAF optou por manter a suspensão à federação, por considerar que ainda não existem condições para reintegrar o país nas competições internacionais. A Rússia está ausente das competições desde 2015.
Atletismo

Dulce Félix quinta na Maratona de Valência

220
A atleta portuguesa completou a prova, em Espanha, a sete segundos do seu recorde pessoal, numa corrida em que foram batidos os recordes do percurso.
Atletismo

Meia e maratona de Macau: 4 portugueses no topo

Os atletas portugueses que disputaram este sábado a maratona e a meia-maratona de Macau terminaram as provas entre os primeiros oito lugares, numa competição dominada pelos quenianos.
Atletismo

Rosa Mota vence mini-maratona de Macau aos 60 anos

15.189
A ex-campeão do mundo correu os 5.200 metros em 22 minutos e 2 segundos, a convite da organização da 37.ª Maratona Internacional, como 'embaixadora' anti-doping.
Atletismo

Velocista Nigel Levine banido 4 anos

O velocista britânico Nigel Levine, antigo campeão europeu, foi acusado de ter recorrido ao uso de substâncias proibidas, segundo anunciou a agência antidoping do Reino Unido (UKAD).
Atletismo

Mundiais de atletismo: qualificação alterada

A Associação Internacional das Federações de Atletismo voltou atrás na decisão de basear nos 'rankings' mundiais a qualificação dos atletas para os Mundiais de Doha 2019.
Atletismo

Diogo Abreu em quarto no mundial de trampolim

463
O ginasta português Diogo Abreu terminou na quarta posição a final individual de trampolim nos campeonatos do mundo da modalidade, que decorrem em São Petersburgo, na Rússia.
Maratona

Mary Keitany e Lelisa Desisa vencem Maratona de NY

A queniana Mary Keitany, com a segunda melhor marca de sempre na prova, e o etíope Lelisa Desisa venceram a edição 2019 da Maratona de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Desporto

Ugandês vence e bate recorde da maratona do Porto

O ugandês Robert Chemonges venceu a maratona do Porto e bateu por 46 segundos o recorde da prova, que pertencia ao queniano Philemoh Baaru. Oliver Irabaruta, do Burundi, foi o segundo classificado.
Futebol

Valleta FC oferece contrato de 2 anos a Usain Bolt

O octocampeão olímpico Usain Bolt, o atleta mais rápido da história, é pretendido pelo FC Valleta, com o clube de Malta a oferecer dois anos de contrato ao agora futebolista.
Lisboa

Vitórias dos etíopes Getachew e Dadiso na Maratona

Os atletas etíopes Limenih Getachew, em masculinos, com um novo recorde da prova, em 2:07.24 horas, e Kuftu Dediso, em femininos, venceram a edição 2018 da Maratona de Lisboa.
Lisboa

Maratona condiciona trânsito na zona ribeirinha

A zona ribeirinha entre o Parque das Nações, em Lisboa, e Algés, no concelho de Oeiras, vai estar condicionada ao trânsito, no domingo, devido à realização da Maratona de Lisboa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)