Atletismo

Atletismo

Mamona bate marca pessoal no salto em comprimento

826
Patrícia Mamona melhorou em seis centímetros o seu recorde pessoal no salto em comprimento, na taça de saltos da associação de atletismo de Lisboa, no Centro de Alto Rendimento do Jamor.
Atletismo

Sporting domina campeonatos nacionais de estrada

1.138
As equipas masculina e feminina do Sporting sagraram-se este sábado campeãs portuguesas de estrada de atletismo, com Rui Pinto e Catarina Ribeiro a vencerem individualmente.
Vaticano

Padres vão ter equipa de atletismo 

A equipa de atletismo do Vaticano, "Athletica Vaticana", será composta cerca de 70 pessoas, entre elas padres, freiras e funcionários do Vaticano, e mostra que desporto pode ser solidário.
Atletismo

Inês Henriques falha nacionais por lesão

Inês Henriques, campeã mundial e europeia, está lesionada e vai falhar a participação nos Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em Estrada. A atleta está impedida de treinar durante 6 semanas.
Triplo Salto

Nelson Évora no meeting pista coberta de L'Eure

O atleta português Nelson Évora vai marcar presença no Meeting de L'Eure, em pista coberta, anunciou a organização da prova. O desportista foi campeão olímpico, mundial e europeu de triplo-salto.
Atletismo

Dulce Félix melhor atleta europeia de dezembro

A atleta portuguesa Dulce Félix foi considerada a melhor atleta europeia no mês de dezembro, numa votação realizada pela Associação Europeia de Atletismo. A desportista conquistou 5123 votos.
Atletismo

Évora sobre Pichardo: "Foi um ataque pessoal"

209
Nelson Évora deu uma entrevista ao Jornal Sporting e falou sobre a naturalização do atleta do Benfica Pedro Pablo Pichardo. "Foi um ataque pessoal. Foi feito por questões clubísticas", acusa.
Atletismo

S. Silvestre é a prova com mais finalistas em 2018

A São Silvestre de Lisboa foi a corrida com mais atletas finalistas em 2018, com 9.450 classificados, mais 239 do que a Meia Maratona de Lisboa. A prova teve um percurso de 10km.
Atletismo

Rui Pinto vence a São Silvestre da Amadora

180
Rui Pinto tornou-se o primeiro a vencer a corrida São Silvestre da Amadora por quatro vezes, enquanto Ana Ferreira foi a vencedora entre as mulheres nesta 44.ª edição.
Atletismo

João Pereira e Dulce Félix venceram S. Silvestre 

113
João Pereira venceu a S. Silvestre de Lisboa, ultrapassando nos metros finais Dulce Félix, garantindo um triunfo masculino na clássica 'guerra dos sexos'.
Atletismo

IAAF reconhece nacionalidade portuguesa a lançador

O pedido de Otoniel Badjana, lançador do peso e do disco do Benfica e de origem cabo-verdiana, foi um dos 10 analisados pelo painel de revisão de nacionalidade do organismo de atletismo mundial.
Atletismo

Norueguês Ingebrigtsen campeão de corta-mato 

Norueguês Filip Ingebrigtsen sagrou-se campeão europeu de corta-mato, num primeiro título inédito em seniores masculinos. O triunfo coletivo foi para a Turquia.
Atletismo

Turca Yasemin Can ganha europeu de corta-mato

A turca Yasemin Can, individualmente, e a Holanda, coletivamente, venceram a prova feminina principal dos Europeus de corta-mato, que estão a decorrer na Holanda. Portugal teve uma presença discreta.
Atletismo

Ana Cabecinha segunda em Grande Prémio de Marcha

A portuguesa Ana Cabecinha foi segunda classificada no Grande Prémio de Guadix, em Espanha, onde começou a sua temporada de marcha atlética, numa prova com 5 km.
Atletismo

8 portugueses têm mínimos do mundial de atletismo

Apesar de difíceis de atingir oito atletas portugueses estão em condições para participar em Doha2019, campeonatos que vão decorrer entre 27 de setembro e 06 de outubro.
Atletismo

Doping. IAAF mantém suspensão da Rússia

A IAAF optou por manter a suspensão à federação, por considerar que ainda não existem condições para reintegrar o país nas competições internacionais. A Rússia está ausente das competições desde 2015.
Atletismo

Dulce Félix quinta na Maratona de Valência

220
A atleta portuguesa completou a prova, em Espanha, a sete segundos do seu recorde pessoal, numa corrida em que foram batidos os recordes do percurso.
Atletismo

Meia e maratona de Macau: 4 portugueses no topo

Os atletas portugueses que disputaram este sábado a maratona e a meia-maratona de Macau terminaram as provas entre os primeiros oito lugares, numa competição dominada pelos quenianos.
Atletismo

Rosa Mota vence mini-maratona de Macau aos 60 anos

15.189
A ex-campeão do mundo correu os 5.200 metros em 22 minutos e 2 segundos, a convite da organização da 37.ª Maratona Internacional, como 'embaixadora' anti-doping.
Atletismo

Velocista Nigel Levine banido 4 anos

O velocista britânico Nigel Levine, antigo campeão europeu, foi acusado de ter recorrido ao uso de substâncias proibidas, segundo anunciou a agência antidoping do Reino Unido (UKAD).
Atletismo

Mundiais de atletismo: qualificação alterada

A Associação Internacional das Federações de Atletismo voltou atrás na decisão de basear nos 'rankings' mundiais a qualificação dos atletas para os Mundiais de Doha 2019.
Atletismo

Diogo Abreu em quarto no mundial de trampolim

463
O ginasta português Diogo Abreu terminou na quarta posição a final individual de trampolim nos campeonatos do mundo da modalidade, que decorrem em São Petersburgo, na Rússia.
Maratona

Mary Keitany e Lelisa Desisa vencem Maratona de NY

A queniana Mary Keitany, com a segunda melhor marca de sempre na prova, e o etíope Lelisa Desisa venceram a edição 2019 da Maratona de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Desporto

Ugandês vence e bate recorde da maratona do Porto

O ugandês Robert Chemonges venceu a maratona do Porto e bateu por 46 segundos o recorde da prova, que pertencia ao queniano Philemoh Baaru. Oliver Irabaruta, do Burundi, foi o segundo classificado.
Futebol

Valleta FC oferece contrato de 2 anos a Usain Bolt

O octocampeão olímpico Usain Bolt, o atleta mais rápido da história, é pretendido pelo FC Valleta, com o clube de Malta a oferecer dois anos de contrato ao agora futebolista.
Lisboa

Vitórias dos etíopes Getachew e Dadiso na Maratona

Os atletas etíopes Limenih Getachew, em masculinos, com um novo recorde da prova, em 2:07.24 horas, e Kuftu Dediso, em femininos, venceram a edição 2018 da Maratona de Lisboa.
Lisboa

Maratona condiciona trânsito na zona ribeirinha

A zona ribeirinha entre o Parque das Nações, em Lisboa, e Algés, no concelho de Oeiras, vai estar condicionada ao trânsito, no domingo, devido à realização da Maratona de Lisboa.
Maratona

Maratonista Kalalei suspenso por quatro anos

A suspensão do queniano Samuel Kalalei, anunciada pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), confirma a suspensão preventiva que já vigorava desde 4 de junho deste ano.
Atletismo

Atleta suspensa por teste positivo de estimulante

A atleta ucraniana Alina Tsviliy, vice-campeã da Europa dos 50 quilómetros marcha, foi suspensa provisoriamente pela Unidade de Integridade do Atletismo.
Atletismo

Federação oficializa nacionalidade de Pichardo

O português é o único que tem uma cláusula de exceção, apenas podendo competir com a camisola de Portugal nas grandes competições a partir de 1 de agosto de 2019.
Atletismo

Britânico Mo Farah vence maratona de Chicago

O britânico Mo Farah venceu este domingo a maratona de Chicago, a primeira vitória na distância alcançada pelo atleta do Reino Unido, que recentemente trocou as pistas pelas provas de estrada.
Atletismo

30 anos da final que coroou a mais veloz de sempre

Há 30 anos, no dia 25 de setembro de 1988, Florence Griffith-Joyner vencia a final dos 100 metros nos Jogos Olímpicos de Seul. A história da mulher mais rápida de sempre.
Atletismo

Rosa Mota foi campeã olímpica há 30 anos 

1.968
Faz este domingo 30 anos que a "menina da Foz" passou a ser a "Rosinha do nosso contentamento". Rosa Mota venceu o ouro olímpico na maratona de Seul depois de um grito providencial ao quilómetro 38.
Atletismo

Kevin Mayer é o novo recordista mundial do decatlo

O francês Kévin Mayer redimiu-se este domingo de uma época para esquecer e bateu o recorde do mundo do decatlo, totalizando 9.126 pontos no Décastar, 'meeting' internacional da especialidade.
Maratona

Luís Saraiva destaca-se na meia maratona

Luís Saraiva, que chegou em 13º lugar, foi o primeiro atleta não africano a cortar a meta, ao fim de 1:07.23 horas. Susana Godinho foi a primeira portuguesa a cortar a meta, ficou em sétimo lugar.
Maratona

Carla Salomé Rocha bate recorde pessoal em Berlim

Em segundo lugar ficou Dibaba, múltipla campeã olímpica e mundial, nos 5.000 e 10.000 metros, que queria bater o recorde de 2:15.25 horas, mas ficou-se pelas 2.18.55 horas.
Maratona

Atletas quenianos dominam Meia Maratona do Porto

Os atletas quenianos preencheram os primeiros quatro lugares da prova masculina e os dois primeiros da feminina.
Maratona

Recorde mundial da maratona batido em Berlim 

125
O queniano Eliud Kipchoge é campeão olímpico da maratona e vencedor na capital alemã em 2015 e 2017. Agora bateu o recorde que pertencia ao seu compatriota Dennis Kimetto.
Atletismo

Benfica campeão europeu de atletismo em sub-20

453
Equipa masculina do Benfica venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo de pista de sub-20, disputada em Castellón, Espanha.
Atletismo

Pedro Pichardo autorizado a representar Portugal

Pedro Pablo Pichardo, que adquiriu a nacionalidade portuguesa no ano passado e é o recordista luso do triplo salto, poderá representar Portugal nos Campeonatos do Mundo de 2019, no Qatar.
Triplo Salto

Nelson Évora quarto na Taça Continental

115
O atleta português, em representação da Europa, foi o quarto classificado no triplo salto da Taça Continental, em Ostrava (República Checa). Norte-americano Christian Taylor ganhou a prova.
Lisboa

Maratona de Lisboa oferece 500 mil euros 

O responsável pela entidade organizadora dificilmente terá de preencher os cheques com prémios que serão também dos mais elevados a nível internacional, em função da qualidade dos atuais máximos.
Atletismo

Morreu o antigo atleta queniano Paul Koech

O antigo atleta queniano Paul Koech, campeão mundial da meia-maratona em 1998, morreu na segunda-feira, aos 49 anos, anunciou a Associação Internacional de Federações de Atletismo.
Desporto

A cereja que faltava no topo do bolo de Marta Pen

1.595
Depois do sexto lugar nos Europeus, a atleta do Benfica regressou a Berlim para fazer história e colocar-se a si mesma no topo do atletismo nacional, batendo um recorde que durava há mais de 16 anos.
Justiça

Membro do Conselho da IAAF banido do atletismo

O membro do Conselho da IAAF David Okeyo foi banido do atletismo "para a vida", pelo desvio de centenas de milhares de dólares em patrocínios para uso pessoal e de outros.
Futebol

Usain Bolt estreia-se no futebol na sexta-feira

É já na sexta-feira que Usain Bolt deverá fazer a estreia como futebolista. Admite que está nervoso e que vai cometer erros, mas espera melhorar até ao começo da época.
Europeus de Atletismo

17 medalhas nos europeus de atletismo adaptado

6.679
O atleta português Luís Gonçalves conquistou este domingo a medalha de prata nos 400 metros da classe T12, elevando para 17 as medalhas conquistadas por Portugal na competição, que terminou em Berlim.
Atletismo

Portugal conquista ouro na estafeta dos 400 metros

881
Portugal termina participação portuguesa nos Campeonatos Ibero-Americanos de atletismo, com o triunfo da equipa feminina nos 4x400 metros, em Trujillo, Peru.
Atletismo

Marcelo agradece conquista de 17 medalhas

520
Presidente dirigiu mensagem aos 23 atletas portugueses no Campeonato da Europa de Atletismo adaptado, classificando como uma "conquista notável" as 17 medalhas de Portugal na competição.
Atletismo

Duas medalhas nos Ibero-americanos de atletismo

166
A seleção portuguesa obteve mais duas medalhas de prata na sessão da tarde de sábado dos Campeonatos Ibero-americanos de atletismo, que decorrem em Trujillo, no Perú.
Atletismo

Cátia Azevedo vence os 400 metros no Peru

1.507
A atleta portuguesa Cátia Azevedo conquistou hoje a medalha de ouro nos 400 metros dos Campeonatos Ibero-americanos, que decorrem em Trujillo, no Peru, e Ricardo dos Santos conquistou o bronze.
Corrupção

Atletismo. Bubka ilibado de acusação de corrupção

Bubka, presidente do Comité Olímpico da Ucrânia e membro honorário do Comité Olímpico, estava a ser investigado pela Unidade de Integridade no Atletismo por suspeitas de transferências ilícitas.
Atletismo

Uma década depois, dez razões para atacar Tóquio

101
Em 2008, Nelson Évora fazia história e conquistava o ouro em Pequim. Passada uma década, o português viveu dez marcos na carreira que lhe permitem sonhar alto nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Atletismo

Francisco Belo em segundo num 'meeting' polaco

Francisco Belo classificou-se em segundo lugar num 'meeting' de atletismo em Szczecin, na Polónia, igualando o seu recorde pessoal no lançamento do peso de 20,86 metros.
Atletismo

Inês Henriques sonha com título olímpico

177
A marchadora portuguesa Inês Henriques expressou o sonho de ter uma chance de correr os 50 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020.
Atletismo

O colar que saiu barato à historiadora/atleta

Dina Asher-Smith foi a primeira britânica a vencer os 100, 200 e 4x100 metros nos Europeus de Ar Livre e entrou numa história que conhece de cor, com um rumo bem definido desde os nove anos.
Atletismo

Vencer os 1500 e os 5000 metros com leite morno

Aos 17 anos, Jakob Ingebrigsten seguiu as pisadas dos irmãos e venceu nos 1500 metros, antes de dobrar o feito e conquistar também o ouro nos 5000. E o clã norueguês promete não ficar por aqui.
Atletismo

A sapatilha de Nelson na defesa do atleta nacional

1.281
Já com o desejado ouro ao pescoço, Nelson Évora destacou o trabalho feito pela comitiva portuguesa, abordou o futuro do atletismo nacional e deixou um recado: naturalizar atletas não é o caminho.
Atletismo

Nelson pensa nos Jogos, Pichardo deixa "farpa"

541
É o paradigma de um campeão: reconhece os feitos no passado, congratula-se com o presente, já pensa no futuro (e nos Jogos). "Sem a minha presença é fácil", escreveu Pichardo. Benfica fez comunicado.
Atletismo

A Marta Pen faltou "a cereja no topo do bolo" 

251
Marta Pen ficou satisfeita com sexto lugar na final dos 1.500 metros dos Campeonatos Europeus de atletismo, mas para ficar feliz faltou-lhe "a cereja no topo" do bolo, que seria subir ao pódio.
Atletismo

Nelson Évora ganha medalha de ouro nos Europeus

11.465
Mais uma grande noite de Nelson Évora, um "animal de competição" que continua a quebrar barreiras e a fazer história aos 34 anos: ganhou a sua primeira medalha em Europeus e logo a de ouro com 17.10.
Atletismo

Portugal foi 7º na estafeta 4x100 metros

107
Depois de conseguir chegar à final, a equipa portuguesa classificou-se no sétimo lugar da prova que foi ganha pelo Reino Unido.
Atletismo

Norueguês de 17 anos conquista novo título 

Norueguês Jakob Ingebrigtsen, de apenas 17 anos, fez hoje história ao sagrar-se campeão europeu de 5.000 metros nos Europeus de atletismo de Berlim, um dia depois de vencer nos 1.500 metros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)