Só o primeiro lançamento do concurso que fez, a 18,81 metros, serviria para ganhar no meeting de Karlsruhe, na Alemanha. No entanto, a portuguesa Auriol Dongmo quis mais. Tanto que, à segunda tentativa, conseguiu bater quatro recordes de uma assentada ao colocar o peso a 19,65 metros, num registo marcante na carreira.

Para começar, a atleta de 29 anos, que tinha garantido os mínimos olímpicos em dezembro no Grande Prémio do Brasil com a marca de 18,57 (sete centímetros acima do registo pedido pela Federação Portuguesa de Atletismo), conseguiu bater o recorde nacional, que lhe pertencia com menos três centímetros, ao mesmo tempo que conseguiu um novo máximo pessoal; depois, bateu o recorde do próprio meeting, que pertencia à alemã Christina Schwanitz (18,41); por fim, conseguiu a melhor marca do ano na especialidade, superando Schwanitz (19,11).

Nas quatro restantes tentativas, Auriol Dongmo, atleta nascida nos Camarões com nacionalidade portuguesa desde outubro de 2019, teve dois nulos e mais duas tentativas acima dos 19 metros, com 19,14 e 19.03. A sueca Fanny Roos terminou a prova no segundo lugar com 18,64 (recorde nacional e máximo pessoal), ao passo que a britânica Sophie McKenna fechou o pódio com 18,46 (recorde pessoal). A germânica Christina Schwanitz, que se tinha destacado há duas semanas em Chemnitz, não foi além da quinta posição com 18,27.

Além de ter já presença assegurada nos Jogos Olímpicos, que passaram do verão de 2020 para 2021, a lançadora tem também marca para os Europeus de Pista Coberta, de 5 a 7 de março na cidade polaca de Torun.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR