Rui Bragança conquistou esta quinta-feira a medalha de bronze na categoria de -58kg do Campeonato da Europa de taekwondo, que vai decorrer na cidade búlgara de Sófia até sábado.

Rui Bragança no Europeu de taekwondo em teste para apuramento olímpico em Sofia

O atleta minhoto de 29 anos do Benfica perdeu apenas nas meias-finais frente ao espanhol Adrian Vicente por 21-11, depois de ter vencido o holandês Adil Belkadi (11-2) e o búlgaro Daniel Ladzhev (14-5), conseguindo a terceira medalha em Campeonatos da Europa, depois dos ouros conseguidos em Baku (2014) e Montreux (2016). Bragança ganhou ainda um ouro nos Jogos Europeus (Baku, 2015), uma prata em Mundiais (Gwangju, 2011), um ouro nos Jogos da Lusofonia (Goa, 2014) e duas pratas nas Universíadas (Gwangju, 2015 e Taipé, 2017).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De referir também que, sendo um Campeonato da Europa, a prova funcionou também como preparação para o torneio de qualificação olímpica, que se vai realizar em maio também em Sófia, na Bulgária.

Nesta altura já estão apurados 12 atletas para a categoria de -58kg dos Jogos Olímpicos de Tóquio: Jang Jun (Coreia do Sul), Vito Dell’Aquila (Itália), Jesús Tortosa (Espanha), Armin Hadipour (Irão), Mikhail Artamonov (Rússia) e Jack Woolley (Rep. Irlanda) através dos rankings olímpicos; Solomon Demse (Etiópia) e Mohamed Khalil Jendoubi (Tunísia) da qualificação africana; Safwan Khalil (Austrália) pelo apuramento da Oceânia; Lucas Guzmán (Argentina) e Jefferson Ochoa (Colômbia) via qualificação Pan-Americana; e Sergio Suzuki, que vai representar o organizador Japão. Sobram ainda duas vagas europeias e outras tantas asiáticas.

Esta sexta-feira Portugal volta a entrar em ação com Joana Cunha na categoria de -57kg, que ficou isenta da primeira ronda e irá depois encontrar Inese Tarvida (Letónia) ou Gerda Gaizauskaite (Lituânia), e Renato Pereira na categoria de -68kg, que vai começar por defrontar o macedónio Zinedin Beqaj.