Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos

Falta um ano para Tóquio 2020 e para o futuro

Um novo comboio magnético, robôs que levam as pessoas ao lugar e medalhas feitas com restos de telemóveis. Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam daqui a um ano – e vão ser os mais inovadores de sempre.
Natação

Nadadora portuguesa bate recorde nacional

Kaminskaya bateu por mais de um segundo o anterior máximo nacional, de 2.27,19 minutos, que já pertencia à nadadora do Benfica, e qualificou-se para as meias-finais da prova nos Mundiais de Gwangju.
Triplo Salto

Tóquio2020. Patrícia Mamona acredita no pódio

A triplista portuguesa acredita que pode melhorar o sexto lugar do Rio2016 e até ambiciona o pódio. Considera que o triplo salto evoluiu muito e vai ser uma prova interessante.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020. Escola Sagres vai ser casa de Portugal

2.586
O Comité Olímpico de Portugal anunciou que o navio Escola Sagres vai ser a casa de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A presença comemora os 500 anos da volta ao mundo de Fernão de Magalhães.
Jogos Olímpicos

Tóquio é a "mais bem preparada" para as Olimpíadas

"Nunca vi uma cidade tão bem preparada", afirmou Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional. É estimado que os Jogos tenham um impacto de 270 milhões de euros na economia nipónica.
Comité Olímpico

Tóquio2020: 70 a 80 portugueses serão qualificados

Marco Alves, chefe da Missão portuguesa, aponta para mais de 70 atletas nas qualificações para os Jogos Olímpicos de 2020. Há representantes em três das novas modalidades: karaté, skate e surf.
Toyota

APM, o Toyota ao serviço dos Jogos Olímpicos 

A Toyota está a desenvolver um veículo especialmente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. O APM tanto pode prestar socorro, como deslocar pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.
Jogos Olímpicos

Patrícia Mamona admitida nos Jogos de Tóquio 2020

6.039
Um salto de 14,37 metros no concurso de triplo salto do meeting de Pádua, em Itália permitiu a Patrícia Mamona a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Séries

Ator português é Lázaro em série japonesa

1.031
Faz 107 anos que morreu o atleta, nos primeiros Jogos Olímpicos com participação portuguesa. É tempo de fazer chegar este pedaço de história a outro continente.
Jogos Olímpicos

Maratona.Vice-campeã olímpica suspensa por doping

Eunice Jepkiri Kirwa, que nasceu no Quénia e se naturalizou bareinita, acusou consumo de EPO (eritropoietina) e está suspensa desde 07 de maio deste ano.
Jogos Olímpicos

Bilhetes para Jogos Olímpicos disponíveis em maio

A primeira fase de venda de bilhetes para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 começa em 09 de maio e destina-se apenas a residentes no Japão, devendo a venda para o estrangeiro iniciar-se em junho.
Jogos Olímpicos

A aquecer para Tóquio

Os Jogos de Tóquio 2020 podem decorrer sob temperaturas excecionalmente altas. Faltam 500 dias e é determinante testarem-se procedimentos e estratégias para cada atleta que otimizem a sua aclimatação.
Jogos Olímpicos

50 km de marcha feminina a caminho dos Olímpicos

O advogado Paul DeMeester, apoiado por um grupo de atletas em que está Inês Henriques, anunciou um processo para que os 50 km marcha femininos estejam no programa olímpico de Tóquio 2020.
Ginástica

Tóquio 2020 devem ser os últimos Jogos de Biles

"O meu corpo já passou por muito e está a cair aos pedaços". Simone Biles, a ginasta norte-americana mais medalhada de sempre, anunciou que os Jogos Olímpicos de 2020 serão os últimos da carreira.
Natação

Manaudou, o campeão com ar de estrela de cinema

Campeão olímpico em 2012, prata em 2016 e recordista mundial. Há três anos, Florent Manaudou decidiu deixar de nadar. Regressa para provar que é mais do que o piercing na língua que o tornou famoso.
China

China suspende atleta olímpico

O atleta chinês Zhang Guowei, de 27 anos, foi imediata e indefinidamente suspenso de todas as competições nacionais e internacionais, após ter participado sem autorização em dois eventos comerciais.
Jogos Olímpicos

Nadador Sun Yang pode falhar nos JO por doping

O nadador foi punido por alegadamente ter destruído amostras de sangue e urina com um martelo. Sun Yang já tinha enfrentado 3 meses de suspensão em 2014 por usar uma substância estimulante.
Desporto

Grã-Bretanha com mais mulheres nos Jogos Olímpicos

O Comité Olímpico Internacional realçou a importância de Tóquio ser mais igualitário. Os britânicos responderam ao apelo, investindo no desporto feminino. E o reflexo surgirá nos próximos Jogos.
Jogos Olímpicos

COP não exclui 50 km marcha femininos em Tóquio

A atleta Inês Henriques admite recorrer à justiça, caso se confirme a não inclusão da prova de 50 quilómetros marcha, distância na qual é campeã europeia e mundial.
Desporto

50 km marcha femininos fora de Tóquio 2020

202
O Comité Olímpico aprovou a prova de 50 km para os homens mas recusa integrar a prova feminina devido ao excesso de provas. Atleta portuguesa promete recorrer aos tribunais em nome da igualdade.
Jogos Olímpicos

Olímpicos. Federação sonha alcançar pódio

130
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, disse esta segunda-feira que sonha em alcançar dois lugares no pódio do triplo salto no Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Óscares

O escândalo do Kremlin que mereceu um Óscar

Em 2018 o Óscar para melhor documentário foi para Ícaro. A longa metragem conta a história do químico que montou o esquema de manipulação de testes anti-dopagem na Rússia, durante os Jogos Olímpicos.
Xadrez

O prodígio português no top-100 do xadrez Sub-16 /premium

555
José Francisco Veiga é Mestre FIDE desde os 14 anos. Aos 16 está classificado como o 11.º melhor jogador de Portugal, o melhor no seu escalão. Está em 77.º no ranking mundial de xadrez Sub-16.
Tóquio

Leila Marques chefia missão aos Paralímpicos 

112
O nome da médica e ex-nadadora foi anunciado na reunião anual do Projeto Paralímpico, que decorreu na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
Dança

Portugal na comissão do breaking dos Olímpicos

O português Max Oliveira realiza um sonho, afirmando que trabalhou a "vida toda para isto". Integra a comissão olímpica de breaking e garante que a modalidade está a viver "um momento único".
Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos. Breakdance proposto para 2024

A Comissão Organizadora dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, propôs a introdução do breakdance como modalidade olímpica. O estilo de dança fez parte dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018.
Jogos Olímpicos

Olímpicos 2020. Marco Alves chefia missão lusa

Marco Alves chefiou as missões nos Jogos Olímpicos da Juventude, nos Jogos do Mediterrâneo, em 2018, e nos Jogos Mundiais, em 2017.
Jogos Olímpicos

Macau convida atletas portuguesas para estágio

O secretário dos Assuntos Sociais e Cultura de Macau sugeriu ao ministro da Educação português que os atletas lusos estagiem no território antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.
Doping

Comité Paralímpico Internacional retira suspensão 

Em causa estavam “fortes provas de doping institucionalizado” na Rússia, que envolveram mais de mil atletas russos de 30 modalidades, no período compreendido entre 2011 e 2015.
Motos

Português quer tornar as motos olímpicas em 2024

Os tempos são de mudança, até mesmo nas modalidades olímpicas. A Federação Internacional de Motociclismo, liderada pelo português Jorge Viegas, quer que o trial seja introduzido como modalidade.
Desporto

Medalhista olímpico diagnosticado com um linfoma

247
Max Parrot, que foi medalha de prata nos últimos Jogos Olímpicos de inverno, diz que este é "um novo desafio". Os sintomas surgiram em setembro, quando começou a sentir uma comichão no pescoço.
Jogos Olímpicos

Olimpíadas Tóquio 2020. COI quer manter boxe

Estas declarações surgem um dia depois de se ter "congelado" o torneio desta modalidade devido a um inquérito à associação internacional de boxe amador.
Seleção Nacional

Sub-21. Portugal falha Europeu e Olímpicos

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 falhou hoje o apuramento para a fase final do Europeu de 2019 da categoria, ao perder por 3-1 com a Polónia, em Chaves, na segunda mão do 'play-off'.
Jogos Olímpicos

Prova de 'offshore' e Kitesurf nos Jogos

O programa de vela dos Jogos Olímpicos Paris2024 terá pela primeira vez uma corrida mista 'offshore', realizada com um barco de quilha e numa baía desprotegida, e uma prova de kitesurf.
Boxe

George Foreman. Átila, o Huno tornado Pai Natal

Há 50 anos, em 1968, George Foreman tornou-se campeão olímpico de boxe com 19 anos, ainda enquanto amador. De lá para cá, foi campeão do mundo, melhor amigo de Muhammad Ali e vendedor de grelhadores.
Jogos Olímpicos

Comitiva olímpica dos jovens recebida no aeroporto

183
Dezenas de pessoas receberam no Aeroporto de Lisboa a comitiva dos Jogos Olímpicos da Juventude, com destaque para a equipa feminina de futsal, que conquistou o ouro em Buenos Aires.
Atletismo

30 anos da final que coroou a mais veloz de sempre

Há 30 anos, no dia 25 de setembro de 1988, Florence Griffith-Joyner vencia a final dos 100 metros nos Jogos Olímpicos de Seul. A história da mulher mais rápida de sempre.
Atletismo

Rosa Mota foi campeã olímpica há 30 anos 

1.968
Faz este domingo 30 anos que a "menina da Foz" passou a ser a "Rosinha do nosso contentamento". Rosa Mota venceu o ouro olímpico na maratona de Seul depois de um grito providencial ao quilómetro 38.
Natação

Kristin Otto e os seis ouros nos Jogos de 1988

Depois de ver a carreira em risco, a atleta alemã nadou para um sucesso histórico em Seoul, há 30 anos: é a única mulher da história a conseguir seis ouros numa só edição dos Jogos Olímpicos.
Coreia do Norte

Coreias anunciam candidatura aos Jogos Olímpicos

As duas Coreias já tinham discutido a possibilidade de sediar conjuntamente os Jogos Olímpicos de Verão de 1988, mas as negociações tinham fracassado. Seul e Pyongyang voltaram a acertar-se.
Jogos Olímpicos

Sapporo desiste da candidatura aos Jogos Olímpicos

A cidade japonesa de Sapporo, abalada recentemente por um terramoto, desistiu da sua candidatura a anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
Jogos Olímpicos

Presidente do COI espera ver Coreias juntas

Os atletas das duas Coreias já desfilaram em conjunto nos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang2018, em fevereiro, que assinalou um período de desanuviamento sem precedentes entre as duas Coreias.
Desporto

Caiu mais velho recorde do mundo de halterofilismo

O iraniano Sohrab Moradi, campeão olímpico no Rio de Janeiro, em 2016, bateu o mais velho recorde do mundo do halterofilismo, que datava de 1999, ao levantar 189 kg no arranco.
Coreia do Sul

Jogos Olímpicos. Coreias poderão participar juntas

Os dois governantes reuniram-se nos Jogos Asiáticos, que decorrem na Indonésia, e o sul-coreano Do Jong-Whan admitiu também a aliança com os norte-coreanos no Festival Nacional de Desportos de Seul.
Atletismo

Uma década depois, dez razões para atacar Tóquio

101
Em 2008, Nelson Évora fazia história e conquistava o ouro em Pequim. Passada uma década, o português viveu dez marcos na carreira que lhe permitem sonhar alto nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Atletismo

Inês Henriques sonha com título olímpico

177
A marchadora portuguesa Inês Henriques expressou o sonho de ter uma chance de correr os 50 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020.
Desporto

Johnny Weissmuller. O Tarzan da piscina olímpica

119
É uma espécie de dois em um: o mais icónico Tarzan da história do cinema foi um dos maiores nadadores de todos os tempos, com cinco medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, as duas últimas há 90 anos.
Jogos Olímpicos

Vela. Portugueses apurados para Jogos Olímpicos

Jorge Lima e José Costa garantem apuramento para os Jogos de Tóquio 2020, na classe 49er. Portugueses continuam em prova nos Mundiais.
Óbito

Atletismo. Ex-campeão mundial morre aos 28 anos

O queniano Nicholas Bett, campeão mundial dos 400 metros barreiras em 2015, em Pequim, morreu esta quarta-feira na sequência de um acidente de viação na região de Nandi, no Quénia.
Jogos Olímpicos

A Aldeia Olímpica de Pequim 10 anos depois

104
Estruturas enferrujadas, ervas daninhas a nascer nos campos e pistas, lonas rasgadas e cores queimadas pelo sol. Uma década depois dos jogos, a Aldeia Olímpica de Pequim está abandonada.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020 com sistema de reconhecimento facial

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio2020 vão utilizar um inovador sistema de reconhecimento facial com tecnologia artificial para garantir a segurança dos atletas.
Desporto

O atirador que foi bicampeão olímpico sem braço

Faz este sábado 70 anos que Károly Takács conquistou a medalha de ouro em tiro nos Jogos Olímpicos de Londres. Dez anos antes, tinha perdido o braço com que atirava numa operação militar.
Desporto

A história de Fanny, a "Dona de casa Voadora"

Francina Blankers-Koen foi a melhor atleta do século XX e fez história há 70 anos quando ganhou quatro ouros nos Jogos de Londres. Aos 30 anos, casada, mãe de dois filhos e contra a opinião geral.
Jogos Olímpicos

Atletismo olímpico com novas regras

O novo sistema foi aprovado no fim de semana passado pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo terá em conta não só as marcas mínimas, mas também o 'ranking' dos atletas.
Doping

Duas medalhadas olímpicas russas desclassificadas

As três desportistas, que acusaram consumo de turinabol, um esteroide anabolizante, alegam que os métodos de recolha das amostras não foram validados cientificamente.
Jogos Olímpicos

Miraitowa e Someity: as mascotes para Tóquio 2020

O comité organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, que se realizam em Tóquio, apresentou oficialmente as mascotes olímpicas Miraitowa e Someity, e iniciou a contagem decrescente.
Jogos Olímpicos

Louganis. O mergulhador olímpico do caso de Seul /premium

381
Tem cinco medalhas olímpicas e é considerado o melhor de sempre em saltos para a água. Greg Louganis fala sobre a violação, a homossexualidade, o VIH e o acidente nos Jogos Olímpicos de Seul.
Natação

Síria, refugiada, nadadora, é hoje atleta olímpica

5.205
Yusra Mardini tem 20 anos. Há três, empurrou um barco avariado no meio do mar Egeu enquanto fugia da guerra na Síria, o país onde nasceu. Em 2016, tornou-se atleta olímpica no Rio de Janeiro.
Jogos Olímpicos

Comité Olímpico confiante para os jogos de Tóquio

O contrato-programa para os jogos de Tóquio, em 2020, estipula a obtenção mínima de 12 diplomas, ou seja, classificações até ao oitavo lugar, e pelo menos 26 iguais ou acima do 16.º posto
Jogos Olímpicos

Jogos de Inverno 2026 com sete países candidatos

Áustria, Canadá, Japão, Suécia, Suíça, Turquia e Itália candidataram-se à organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. O presidente do Comité mostrou-se feliz com o interesse demonstrado.
Desporto

Comité Olímpico junta jovens na Serra da Estrela

178
Durante esta semana 25 jovens participam, na Serra da Estrela, no primeiro Campo Olímpico realizado em Portugal. Objetivo é promover modalidades de inverno e transmitir os valores olímpicos.
Jogos Olímpicos

Coreia do Norte vai participar nos Jogos Olímpicos

O líder da Coreia do Norte prometeu enviar delegações do seu país aos Jogos Olímpicos de 2020 e 2022, revelou o presidente do Comité Olímpico Internacional em Pyongyang.
Desporto

Natação. Daniel Gyurta anuncia fim da carreira

"Tomo a decisão mais difícil da minha vida, digo adeus à natação de competição", disse Daniel Gyurta, tricampeão mundial e campeão olímpico nos Jogos de Londres, em 2012

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)