O popular Type 1, o modelo que lançou a Volkswagen e que justificou a denominação “carro do povo”, mais conhecido como Carocha, foi produzido entre 1938 e 2003. O construtor alemão tentou recuperá-lo mais recentemente, ainda que com pouco sucesso, com as séries New Beetle e Beetle, para em 2019 desistir definitivamente do modelo. Por isso, qual não é a surpresa ao saber que o Carocha vai regressar ao activo, para mais na versão de quatro portas que os alemães nunca fabricaram e, curiosamente, sem estar associado à VW.

O novo Carocha não é alemão, mas sim chinês, tendo sido concebido pela Great Wall, o maior fabricante local de veículos. A estreia ao público terá lugar a 21 de Abril, o dia em que o Salão de Xangai abre as portas ao público. Além de mostrar as primeiras imagens do Carocha, a Great Wall revelou que o modelo integrará a recém-criada marca Ora, assumindo uma denominação chinesa cuja tradução para inglês será “punk car”.

3 fotos

A inspiração do Ora no Carocha é evidente, tanto no interior como no exterior, sendo esta mais uma cópia em que os chineses são especialistas, restando saber até que ponto a VW pretende impedir que o projecto avance tal como está, o que a poderá impossibilitar de vir a produzir um futuro Carocha eléctrico, sobre a plataforma MEB.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR