O Centro Multimeios de Espinho reabre ao público na quinta-feira, com uma programação que até maio inclui cinema regular, apresentações sobre astronomia no planetário e uma exposição da 6.ª Bienal Internacional de Arte de Espinho.
Após uma paragem de três meses devido às restrições de atividade impostas pela pandemia de covid-19, esse equipamento cultural do distrito de Aveiro terá agora o seu cinema a funcionar sete dias por semana, em diferentes horários, que arrancará com a exibição de “Nomadland/Sobreviver na América”, obra de Chloé Zhao já várias vezes premiadas e com Frances McDormand no principal papel.
Os outros filmes que o Multimeios propõe até maio são “Raya e o Último Dragão”, a mais recente produção da Disney e Pixar; as estreias nacionais dos premiados “O Pai”, “Minari” e “Estados Unidos vs. Billie Holiday”, bem como o filme em que a Disney recupera para imagem real a personagem “Cruela”, com Emma Stone.
Quanto ao Planetário de Espinho, são duas as produções previstas para os próximos meses, uma delas no registo gravado habitual, para exibição na cúpula interior desse equipamento, e outra com apresentação ao vivo.
O primeiro caso refere-se à sessão “Nós Somos Astrónomos”, que explica em que consiste essa profissão e revela como a colaboração global e a tecnologia ajudam a responder às questões ainda não resolvidas do Universo; o segundo concerne à “Viagem pelos Planetas”, uma sessão ao vivo que explora o sistema solar e os mundos que se encontram e movem sob a sua influência.
Já no âmbito das artes plásticas, a oferta do Multimeios prende-se com a 6.ª edição da Bienal Internacional de Arte de Espinho, que, a partir de domingo, leva à galeria desse equipamento cultural a mostra “Show Me Your Face/Mostra-me a tua cara”.
A exposição tem curadoria de Ana Pais Oliveira e reúne trabalhos de pintura por 11 artistas, tendo entrada livre de acordo com os limites de lotação legais no contexto da covid-19.