O pai do jornalista e ativista bielorrusso Roman Protasevich, detido em Minsk depois de o avião em que seguia ter sido desviado por ordem do Presidente Alexander Lukashenko, surgiu num vídeo a confessar os “crimes” de que é acusado pelo regime. No entanto, o pai do jornalista teme que o filho tenha sido torturado e forçado a gravar o vídeo.

“Aquelas não são as suas palavras, não é a sua entoação. Ele está a agir de uma forma muito reservada e dá para ver que está nervoso”, disse Dzmitry Protasevich em entrevista à Reuters. “O meu filho não pode admitir que criou desordem em massa, porque ele não faz tal coisa”, acrescentou.

Ao Telegraph, Katarzyna Jerozolimska, antiga namorada e colega de Protasevich, disse que tinha a “certeza de que foi torturado e espancado”. “O nariz está deformado, claramente está partido”, adiantou, dizendo também que podia ver que o jornalista “está realmente assustado e que foi forçado a falar”.

Jornalista detido na Bielorrússia, que viajava em avião desviado, aparece em vídeo a confessar crimes

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Roman Protasevich foi detido no domingo, juntamente com a sua namorada, Sofia Sapega, quando o casal regressa a Vilnius, na Lituânia, depois de vários dias na Grécia. Quando o avião comercial da Ryanair voava em espaço aéreo bielorrusso, minutos antes de entrar na Lituânia, um caça bielorrusso escoltou o avião e levou-o a aterrar em Minsk, alegadamente devido a uma ameaça de bomba, tese que não tem convencido a comunidade internacional.

Mais 24 horas depois de o incidente que tem sido classificado como um “sequestro” e “pirataria” pelo Ocidente e pela oposição bielorrussa, o jornalista Roman Protasevich, de 26 anos, apareceu num vídeo divulgado pelas autoridades bielorrussas em que confessa ter organizado manifestações contra o regime — crime do qual é acusado e que lhe pode valer pena de prisão de 15 anos — e em garante que está a ser bem tratado e não estar a sofrer de qualquer problema de saúde.

O pai do jornalista que se tornou famoso por gerir o Nexta, um canal de Telegram visto pela oposição como uma das poucas ferramentas independentes para aceder a informação no país, no entanto, acredita que as declarações do filho perante as autoridades têm a coerção na sua origem.

Quem é Roman Protasevich, “o primeiro jornalista terrorista” detido no avião que Lukashenko sequestrou?

“É provável que o seu nariz esteja partido, porque a forma mudou e tem muita maquilhagem. A parte esquerda da sua cara está maquilhada”, denuncia o pai de Roman Protasesich.

Noutra entrevista, desta feita à BBC, Dzmitry Protasevich que vive exilado na Polónia (tal como o filho viveu em 2019, antes de se mudar para a Lituânia) com a sua mulher, disse temer que Roman tenha sido torturado pelas autoridades bielorrussas.

“Temos medo de pensar nisso, mas é possível que ele tenha sido espancado e torturado. Temos muito medo disso”, desabafou Dzmitry Protasevich à emissora britânica.

“Escândalo”, “pirataria de Estado”, “sequestro”. As reações ao desvio do avião, a defesa da Bielorrússia e as sanções da UE

Também a líder da oposição bielorrussa, Svetlana Tikhanovskaia, afirmou que Roman Protasevich aparece no vídeo sob “pressão física e moral”, exigindo a sua libertação, assim como dos restantes presos políticos na Bielorrússia.

O pai do jornalista acredita ainda que o regime fez a Roman Protasevich foi um “ato de vingança, para assustar outros” dissidentes, e pede uma resposta firme à comunidade internacional.

“Esperamos que toda a comunidade internacional, incluindo a União Europeia, ponham uma pressão sem precedentes nas autoridades [bielorrussas]. Esperamos que a pressão funcione e que as autoridades se apercebam que cometeram um grande erro”, afirmou.

Biden exige libertação de Roman Protasevich, Air France suspende voos para a Bielorrússia

Os líderes europeus, numa reunião de emergência do Conselho Europeu, anunciaram na segunda-feira que vão agravar as sanções ao regime bielorrusso e proibir aviões da Bielorrússia de voarem em espaço aéreo europeu. Vários companhias aéreas europeias, entre elas alemã Lufthansa ou a francesa Air France, anunciaram que vão suspender os voos para Minsk.

Os Estados Unidos juntaram-se à União Europeia na condenação da detenção de Roman Protasevich e nos meios utilizados pelo regime para o fazer, e o Presidente norte-americano, Joe Biden, além de exigir a libertação imediata do jornalista, disse estar a avaliar medidas para responder a Minsk.

*Artigo atualizado às 16h7 com declarações da antiga namorada de Protasevich.