Este artigo é da responsabilidade da Microsoft

Os últimos meses mudaram definitivamente a forma de trabalhar. Líderes e colaboradores por todo o mundo, ambicionam mais flexibilidade no futuro. De acordo com um estudo realizado pela Microsoft sobre as novas tendências de trabalho “Staying Competitive in a Hybrid World”, 92% dos líderes portugueses esperam a continuação de um modelo híbrido no pós-pandemia.

Ao re-imaginarmos um novo mundo de trabalho, entre o remoto e o híbrido, existe uma maior necessidade de otimizar a produtividade no trabalho. O Microsoft Teams, plataforma para o trabalho moderno, foi concebido para manter os colaboradores mais próximos e assegurar que todos podem continuar a trabalhar de forma colaborativa, produtiva eficiente e segura.

1 Torne as reuniões mais produtivas

O Microsoft Teams ajuda a eliminar ineficiências e interrupções desnecessárias ao agregar no mesmo lugar tudo o que é necessário para cada reunião. Pode utilizar o Teams para adicionar uma agenda, os documentos a ler previamente e outros tópicos de debate.

Durante a reunião, poderá atrair a atenção de todos e proporcionar uma experiência mais cativante ao desfocar o fundo do vídeo para evitar distrações. Recorra a legendas para que todos entendam o que é dito e desenvolva ideias em tempo real com o quadro digital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após a reunião, todos os recursos ficam disponíveis para a equipa continuar a colaborar nos tópicos iniciados. Isto permite que todos os participantes se mantenham informados e evita a perda de tempo ou frustração ao procurar os materiais utilizados durante a reunião. Aqueles que não conseguiram participar também poderão aceder a todo o conteúdo posteriormente.

2

Organize eventos virtuais alargados

Com os live events, facilmente poderá organizar reuniões como webinars, eventos de formação ou reuniões gerais para uma audiência até 10 mil pessoas dentro ou fora da própria organização.

3 Adicione os seus bots e aplicações

A integração de bots e aplicações no Microsoft Teams permite adicionar e aceder a ficheiros ou a dashboards utilizados pela organização diretamente na plataforma. Ao utilizá-los em chats e em canais, poderá aceder a todas as informações e ferramentas relevantes que necessita para aumentar a produtividade com quem quer que esteja a trabalhar.

4 Colabore em ficheiros do Microsoft Office 365

O Microsoft Teams também facilita a colaboração entre equipas ao permitir criar e editar documentos nas plataformas do Microsoft Office 365 dentro do próprio Teams. Assim, poderá cocriar com os colaboradores, partilhar notas, adicionar comentários e ainda iniciar um chat ou uma reunião a partir de um documento.

5 Torne as reuniões mais inclusivas

As redes de trabalho aumentaram e a importância da inclusão também. O Microsoft Teams vem permitir esta colaboração remota, mas é importante que todos trabalhem para torná-lo mais inclusivo. Para tal, em live events, ative as legendas em direto para não excluir os participantes que não sejam fluentes no seu idioma. Isto vai ajudar a inspirar confiança quando partilha ideias e faz comentários.

A função de tradução fará também com que se sintam confortáveis enquanto partilham ideias no seu próprio idioma através do chat ou dos canais. Por fim, grave a reunião para os membros da equipa que não conseguiram participar poderem ver a gravação posteriormente e manterem-se atualizados.

6 Tire partido da aplicação móvel

Para manter o contacto quando está fora de casa ou do escritório, a aplicação móvel do Microsoft Teams tem tudo o que necessita. Poderá aceder a todas as equipas, canais e ficheiros, bem como participar em reuniões. Não se esqueça de estabelecer “horas de pausa” para combater o excesso da exposição digital. Neste sentido, o Teams também pode ajudar a otimizar o horário de trabalho.

7 Priorize o bem-estar

O bem-estar individual e as experiências de colaboração mais humanas são hoje um fator vital no trabalho e o Teams tem evoluído para dar resposta a estas necessidades. Funcionalidades como o Together Mode permitem colocar os participantes de uma videochamada no mesmo espaço virtual, seja um auditório, sala de reuniões ou cafetaria. Não só é melhor para a visão como ajuda a transmitir uma maior proximidade entre as pessoas.

Paralelamente, novidades como o Presenter View e o Dynamic View oferecem maior controlo e personalização sob a forma como vemos o conteúdo e os outros participantes. Se estivermos a apresentar, podemos visualizar, além da nossa apresentação, os participantes, ajudando-nos a concentrar no rosto e na linguagem corporal das outras pessoas e tornando mais fácil entender a comunicação não verbal.

A necessidade de colocar as pessoas no centro tornou-se tão evidente no último ano que estas funcionalidades são agora parte de um dos módulos do Microsoft Viva, a primeira plataforma de Employee Experience que integra com o Microsoft Teams. O Microsoft Viva tem quatro módulos que proporcionam novas formas de disponibilizar recursos da organização, insights de bem-estar e produtividade, acesso facilitado ao conhecimento e capacitação dos colaboradores.

À medida que os formatos de trabalho e ensino remotos e híbridos crescem, o Microsoft Teams registou 145 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, um crescimento que reflete a procura contínua da Microsoft na introdução de melhorias e novas capacidades. A Microsoft agregou todos os recursos com informação relevante para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho em casa em Teams Trabalho Remoto.

Saiba mais sobre o projeto Observador/Microsoft Portugal em “Mais digital, mais futuro”.