O Ministério das Finanças destacou esta terça-feira o “momento inédito” que constitui a primeira emissão conjunta de dívida para financiar o “Next Generation EU”, considerando que tal garante que o dinheiro do Programa começará “a chegar às economias em breve”.

“O dia de hoje é um marco para a nossa história europeia, pela solução sem precedentes de resposta comum à crise”, refere o Ministério tutelado por João Leão em comunicado, sublinhando que a emissão esta terça-feira realizada dá “a garantia de que o dinheiro vai começar a chegar às economias muito em breve”.

O executivo comunitário realizou esta terça-feira a sua primeira emissão de obrigações para angariar financiamento para o fundo Próxima Geração da UE (“Next Generation EU”), no total de 800 mil milhões de euros até 2026. Após esta primeira transação, a Comissão realizará uma segunda em junho e uma terceira em julho.

Comissão Europeia lança “maior emissão de obrigações institucionais de sempre”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Salientando o “momento inédito” registado pela União Europeia com esta primeira emissão, o ministro de Estado e das Finanças destacou que este passo, “juntamente com a aprovação dos primeiros Planos de Recuperação e Resiliência [PRR], já no decorrer desta semana” irá permitir aos Estados-Membros “começar a implementar os investimentos e reformas necessárias” para a recuperação económica.

“Após a ratificação da Decisão de Recursos Próprios por todos os Estados-Membros em tempo recorde, estamos muito satisfeitos por termos conseguido dar mais este passo durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia”, refere ainda o comunicado das Finanças, sublinhando que o arranque do “Next Generation EU reafirma o forte compromisso da União Europeia para uma recuperação sustentável, verde e digital”.

Os 800 mil milhões de euros do fundo Próxima Geração da UE vão financiar os PRR dos vários Estados-Membros, sendo esta “uma peça central” na resposta europeia “à crise causada pela pandemia de Covid-19 e a “rampa de lançamento” para a recuperação económica, destaca o Ministério das Finanças.