480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Défice

Défice

Défice de 0,4% do PIB no primeiro trimestre

INE revelou que o saldo das administrações no primeiro trimestre deste ano ficou em 0,4%, quando no mesmo período do ano passado estava em 6%. Taxa de poupança diminui para 8,3% à boleia do consumo.
Défice

Défice externo de 1.787 milhões de euros até abril

O valor é inferior face ao défice de 27 milhões do mesmo período de 2021. O Banco de Portugal diz que as exportações e importações de viagens e turismo superaram os valores pré-pandemia.
Economia

Zona euro com défice comercial de 32,4 mil milhões

As exportações de bens da zona euro para o resto do mundo atingiram os 223,9 mil milhões de euros, um avanço homólogo de 12,6%. Já as importações cresceram 39,4% para os 256,4 mil milhões de euros.
E o vencedor é...

Guterres prova que mais vale tarde do que nunca

Mesmo com uma viagem a Moscovo que veio tarde, Guterres conseguiu sair bem do encontro entre Putin e Lavrov dizendo o óbvio. Em termos da redução do défice e da dívida, Medina estará na linha certa?
Défice Público

Como Costa reduziu o défice público

António Costa vai defender esta semana o seu sétimo Orçamento. Hoje, com números, pode ver-se a mestria política com que se reduziu o défice.
Noticiário

14h. Ucrânia pede apoio financeiro ao G7

São 50 mil milhões de dólares que a Ucrânia pediu aos países do G7, para ajudar a cobrir o défice orçamental dos próximos seis meses e também o esforço de guerra.
Macroeconomia

Economia ainda não chegou aos níveis pré-pandemia

Primeiro ou segundo trimestre de 2022. Só nessa altura Portugal chegará aos níveis do PIB anteriores à pandemia. Há países que já lá estão. Portugal e Espanha estão mais atrasados.
Dívida Pública

Não baixar dívida pública "é imperdoável"

Mário Centeno, que ontem revelou que o défice terá ficado abaixo dos 3% em 2021, diz ao Negócios que Portugal tem de pensar em descer a dívida pública.
Macroeconomia

Centeno anuncia défice provavelmente abaixo de 3%

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, admitiu esta quarta-feira que o défice de 2021 deverá "provavelmente" ter ficado abaixo de 3%.
Noticiário

17h. Estado com défice de 9 mil milhões em 2021

Abaixo dos 4,3% que tinham sido estimados pelo Governo. Melhoria de quase 2.900 milhões de euros em relação a 2020. Ministério de João Leão elogia aumento do emprego e recuperação da economia.
Comentário

Défice. "Em 2021 já recebemos as verbas do PRR"

Défice de 2021 deve ficar abaixo do previsto. Alexandra Machado, editora de Economia do Observador, explica alguns fatores de influência, mas refere que João Leão "está num bom caminho".
Estados Unidos da América

Défice comercial dos EUA sobe em dezembro

De acordo com o Census Bureau, o défice comercial dos Estados Unidos aumentou 2,9 mil milhões de dólares em dezembro de 2021, face aos 98 mil milhões de dólares registados em novembro.
Orçamento do Estado

Medidas da pandemia agravaram o défice em 2,6%

Os técnicos do parlamento explicam que das medidas de política que agravaram a despesa, correspondente a 3,1% do PIB, a maioria são concentradas em subsídios e prestações sociais.
Noticiário

13h. Reforço recomendado para mais de 40 anos

Especialistas da DGS recomendam "fortemente" o reforço para a faixa etária. Marcelo avisa para os perigos da gestão "errática" da pandemia. João Leão garante que Portugal vai cumprir metas do défice.
Noticiário

12h. Défice cai 3,9% do PIB

Em direto, a reação do Ministro das Finanças aos números da redução do défice. A Comissão Técnica de Vacinação aprova dose de reforço para maiores de 40 anos.
Défice

Desconfinamento reduz défice para os 3,9% 

Défice caiu de até setembro, muito por via da redução gradual das restrições no verão. Se apenas tivermos em conta o terceiro trimestre, Portugal voltou aos excedentes orçamentais.
Finanças

Leão admite défice "ligeiramente abaixo" de 4,3%

À Reuters, João Leão indicou que o Executivo tem um "grau elevado de segurança" no cumprimento da meta, que, "no limite, poderá ficar num valor ligeiramente abaixo" da projetada.
UTAO

Défice ajustado foi de 5.849 milhões até outubro

O Ministério das Finanças divulgou, no comunicado que antecedeu a publicação da Síntese da Execução Orçamental, que o défice das contas públicas nacionais melhorou 650 milhões de euros.
Défice

BdP. Défice reduz para 276,48 milhões em setembro

As exportações de bens cresceram 11,5% para 5.402 milhões de euros, mas menos do que o crescimento de 17,8% das importações para 6.897,5 milhões de euros.
Orçamento do Estado

UTAO ajusta défice para 5.027 milhões de euros

Com os valores ajustados, o défice de 5.057 milhões de euros "reflete uma melhoria de 1.031 milhões de euros em relação ao período homólogo de 2020", referiu a Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
António Costa

Costa alerta para "reduções abruptas" do défice

Costa centrou a sua intervenção de quase meia-hora no debate recentemente lançado sobre a revisão da governação económica na UE e das regras de disciplina orçamental, defendendo regras "inteligentes".
Orçamento do Estado

FMI prevê défice mais alto que Governo este ano

O FMI prevê que o défice orçamental português deste ano fique acima das projeções do Governo. Mas para 2022 já vê Portugal a cumprir as regras orçamentais europeias.
Défice Público

Perda em garantias eleva défice de 2020 para 5,8%

INE revê em ligeira alta de 0,1% défice público em 2020 para 5,8%, após incorporar perdas estimadas com garantias públicas a créditos no combate à pandemia. Défice ficou em 5,5% no primeiro semestre.
Crescimento Económico

CFP prevê crescimento de 4,7%, mas deixa avisos

“Bazuca”, vacinas e bom andamento da economia explicam maior otimismo para 2021 e 2022. Mas há ligeira revisão em alta do défice. E vários avisos, incluindo o de possível "ilusão orçamental".
Comissão Europeia

Bruxelas acena com regresso das regras do défice

"Salientamos mais uma vez esta mensagem de que o apoio orçamental deve ser direcionado e temporário, não produzindo encargos permanentes para as finanças públicas", vincou Valdis Dombrovskis.
Execução Orçamental

Défice melhora 1,6 mil milhões de euros até julho

A receita aumentou 8%, a reboque da retoma económica, e a despesa cresceu 3,7%, levando o défice das contas públicas aos 6,5 mil milhões de euros até julho. Medidas Covid vão já em 4,7 mil milhões.
Orçamento do Estado

OE2021: DGO divulga dados da execução orçamental

Segundo a Direção Geral do Orçamento, registou-se até junho um défice de 7.060 milhões de euros. A despesa primária subiu em 5,7%, enquanto a receita cresceu em 4,6%.
Orçamento do Estado

Défice agrava-se para 7.060 milhões no 1º semestre

A receita fiscal do Estado sobe 2,4%, uma evolução justificada, nos impostos diretos, pelo IRC, IRS e pagamentos de autoliquidação. Já o excedente da Segurança Social sobe para 587 milhões de euros.
Défice

Défice de contas públicas atinge 5.401 milhões

Segundo o Ministério das Finanças, "até maio, as Administrações Públicas registaram défice de 5.401 milhões em contabilidade pública, um agravamento de 1.895 milhões face ao período homólogo".
Fact Check

Passos baixou o défice de 11% para 3% em 4 anos?

A afirmação de que o défice atingiu os 3% quatro anos depois de ter chegado aos 11% é enganadora. Seria 3% sem a resolução do Banif, mas o défice inclui todas as medidas extraordinárias.
Défice

Portugal regista um défice de 5,7% no 1º trimestre

Segundo dados publicados pelo INE, devido à pandemia e ao confinamento, no 1º trimestre de 2021 o défice situou-se em 5,7% do PIB, atingindo menos 2.813,1 milhões de euros.
OCDE

Os avisos da OCDE para a recuperação económica

Em declarações ao Observador, a OCDE admite que a execução das garantias do Estado possa vir a ser grande. E reconhece "incerteza elevada" nas falências.
Orçamento do Estado

Défice atinge 4.845 milhões nos primeiros 4 meses

O agravamento é explicado pelo impacto do confinamento e pela resposta à pandemia, incluindo as medidas extraordinárias de apoio direcionadas a famílias e empresas.
Comissão Europeia

Bruxelas vê “perspetiva muito boa" para Portugal

Comissão menos otimista sobre PIB de 2021, mas bem mais confiante para 2022. Contas de défice e PIB semelhantes às do Governo. Desemprego baixa para 6,8%. Turismo acelera mas ainda não a todo o vapor.
Finanças

Finanças. Insustentabilidade pode agravar impostos

O impacto do envelhecimento nas finanças públicas poderá levar a que as famílias tenham de pagar mais impostos, receber menos benefícios, usufruir menos de serviços públicos, diz estudo da Gulbenkian.
Orçamento do Estado

Défice atinge 2.255 milhões no 1º trimestre

"A degradação do défice resultou do efeito conjunto da contração da receita (-6%) aliado ao crescimento significativo da despesa primária (+6,5%)", lê-se ainda no documento.
Finanças

Governo entrega Programa de Estabilidade na AR

De acordo com declarações do ministro de Estado e das Finanças, João Leão, as previsões a apresentar esta quinta-feira irão incluir uma revisão em alta do défice e em baixa do cenário macroeconómico.
Estados Unidos da América

Défice comercial dos EUA com novo máximo

O défice, de cerca de 60 mil milhões de euros, teve um aumento de 4,8% em relação ao mês anterior, o que se deve a uma redução das exportações de 2,6% e nas importações de 0,7%.
Défice

FMI. Portugal terá maior excedente da UE em 2024

Um total de 17 países deverão ter défice mais elevado do que Portugal este ano, segundo o FMI. Para 2024, o fundo acredita que ninguém terá na UE contas tão positivas.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê défice de 5% este ano para Portugal

Novas previsões do FMI para o défice português são mais pessimistas em 2021 e 2022. O primeiro superavit é esperado em 2024, ano em que a dívida deve retomar níveis pré-pandemia.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.