Défice

Orçamento do Estado

UE. Vários países aquém dos objetivos orçamentais

Objetivo orçamental de médio prazo corresponde à meta específica de cada Estado-membro da UE que garante uma margem de segurança face ao limite de défice de 3% do PIB.
Ministério das Finanças

Défice em 2018 ficou próximo de 0,6% do PIB

O Governo inscreveu no Orçamento uma meta de défice de 0,7% do PIB para 2018, mas Mário Centeno admitiu rever em baixa este valor após INE ter anunciado um excedente de 0,7% no terceiro trimestre.
Segurança Social

Segurança Social. Saldo positivo de 1969 milhões

Segurança Social registou um saldo global de 1.969 milhões de euros em 2018 superando em 1.040 milhões de euros o inicialmente orçamentado, mas agravou-se em 5,6% face ao do ano anterior.
Défice Público

Défice do Estado baixou 475 milhões em 2018

Contas do Estado fecharam o ano de 2018 com saldo negativo de 2.083 milhões de euros, o que representa um progresso de 475 milhões de euros face a 2017. Receitas cresceram mais do que a despesa.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Crescimento da receita fiscal foi "determinante" para inverter um défice de 1.865 milhões de euros verificado no primeiro semestre. Até setembro o excedente é agora de 1.111 milhões de euros.
Espanha

Espanha deverá sair do défice excessivo em março

Espanha deverá sair do procedimento por défice excessivo já em março deste ano. Ainda assim, o executivo comunitário vai continuar a "seguir de perto" a situação orçamental do país.
Défice

Estado com défice de 624 milhões até novembro

654
Défice orçamental em contas públicas totalizou 624 milhões de euros até novembro. Pagamento na totalidade do subsídio de Natal à Função Pública no mês passado pôs as contas no vermelho.
Défice

Marcelo: Em 2019 "pode até haver superavit"

426
Marcelo concorda com Centeno. Com um panorama "muito bom internacional em 2018", pode ser possível "rever em baixa os números do défice", e ter em 2019 não só défice zero como também superavit.
Défice Público

Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Saldo orçamental situou-se em 1.111,2 milhões de euros no conjunto dos três primeiros trimestres de 2018. No mesmo período do ano passado, Portugal registava um défice de 3,2%.
Défice

Estado com saldo positivo de 259 milhões sem banca

123
Estado fechou as contas de outubro com um excedente de 259 milhões de euros, um valor que deixa de fora o esforço com o Novo Banco e lesados do BES. Despesa cativa atinge 773,7 milhões em setembro.
Comissão Europeia

Itália invoca queda da ponte e pede flexibilidade

O ministro da Economia italiano Giovanni Tria dirigiu uma carta à Comissão Europeia onde invoca as tragédias da queda da ponte de Génova e do mau tempo para pedir mais flexibilidade orçamental.
Orçamento do Estado

Rio acusa Governo e Centeno de mentir sobre défice

O défice não será de 385 milhões de euros, mas sim de 975 milhões de euros, alertou Rio. "Como é que a UE pede a Itália que cumpra o défice e depois o presidente do Eurogrupo engana os portugueses?"
Itália

Di Maio garante que Itália vai permanecer no euro

O vice-primeiro-ministro italiano, Luigi di Maio, "garantiu" esta sexta-feira a manutenção da Itália no euro e defendeu o projeto de orçamento do país, apesar da sua rejeição pela Comissão Europeia.
Orçamento do Estado

Comissão Europeia prevê défice de 0,6% em 2019

Bruxelas espera que a economia cresça apenas 1,8% no próximo ano e prevê um défice superior ao calculado pela UTAO. Défice estrutural não cai, o que deixaria Portugal a violar as regras europeias.
Défice Público

Estado com excedente de 1.338 milhões sem banca

117
Estado chega a setembro com excedente de 1.338 milhões de euros, mas não inclui despesa de 913 milhões com Novo Banco e lesados do BES. Vai piorar com pagamento de subsídios de Natal, dizem Finanças.
Orçamento do Estado

O mistério dos dois défices e os erros, dos outros

Na audição de Mário Centeno no Parlamento muito se falou de duas tabelas e pouco das restantes centenas de páginas do Orçamento. Houve muitas acusações, mas poucas explicações.
Economia

Portugal com maior défice em 22 Estados-membros

137
Portugal teve o maior défice orçamental (-2,7% do PIB) entre os 22 Estados-membros e a dívida pública do país permanece a 3.ª maior na União Europeia no segundo trimestre do ano.
Orçamento do Estado

Governo promete mais 3.934 milhões. Irá gastá-los?

152
O Governo quer gastar mais quase 4000 milhões com os programas orçamentais em 2019, da saúde à educação, mas no mesmo documento estima que vá gastar menos 1100 milhões que o previsto em 2018.
País

Saída de Portugal do défice excessivo criticada

Em maio de 2017, Bruxelas decidiu recomendar ao Conselho de Ministros das Finanças o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo aplicado a Portugal desde 2009.
Défice

Défice caiu para 576 milhões de euros até agosto

O défice orçamental reduziu-se em 1.424 milhões de euros face ao mesmo mês de 2017. Dados das Finanças surgem antes da divulgação da Síntese de Execução Orçamental.
Contas Públicas

Centeno aos "cativos do passado": atualizem dados 

Governo aproveitou os números revistos de 2016 e 2017 para lançar recados. Diz que o PIB cresceu mais em 2016 do que no último ano de Passos e que as cativações não travam o investimento público.
Défice

Défice nos 1,9% do PIB no primeiro semestre do ano

Os número do INE indicam que o défice está acima da meta estimada pelo Governo para o conjunto do ano, que é de 0,7%
Comissão Europeia

Descongelar carreiras pode fazer derrapar o défice

Comissão Europeia preocupada com a pressão que descongelar carreiras dos professores pode colocar nas negociações do OE 2019. Mas diz que a economia portuguesa está robusta.
Macau

Macau. Défice da balança comercial cresce 

O défice da balança comercial de Macau com os países de língua portuguesa aumentou 78,7 milhões de patacas (8,3 milhões de euros) nos primeiros sete meses do ano.
Argentina

Argentina quer sair da crise eliminando o défice

O Governo argentino defendeu que a "única maneira" de sair da "turbulência" que atravessa a economia nacional passa por erradicar o défice fiscal e corrigir desequilíbrios orçamentais crónicos.
Exportações

Défice da balança corrente agrava-se em junho

Até junho, as exportações de bens e serviços cresceram 7%, sendo que no primeiro o aumento foi de 6,8% e no segundo a subida foi de 7,4%. As importações aumentaram 8,1%.
Investimento público

Riscos. Só a dotação para incêndios foi usada

Das almofadas previstas no Orçamento do Estado para riscos, só foi usada a dotação para combater incêndios. Investimento público não descola, está abaixo do orçamentado.
Dívida Pública

Dívida pública alivia de máximo histórico

A dívida pública caiu em junho para os 246,7 mil milhões de euros, de acordo com a informação divulgada esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.
Brasil

Brasil com défice público de 3,3 mil milhões

O saldo negativo das contas públicas brasileiras de janeiro a junho foi causado principalmente pelo fraco desempenho do Governo central, que apresentou um défice de 6,5 mil milhões de euros.
Défice

1.311 milhões em défice das balanças corrente

De acordo com o BdP as balanças de bens e serviços tiveram "evoluções distintas": o défice da balança de bens aumentou 557 milhões de euros e o excedente da balança de serviços cresceu 645 milhões.
Défice

Centeno garante: metas do défice serão cumpridas

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu em Lisboa que as contas públicas estão em "ordem" e que o Governo vai cumprir com o objetivo de défice de 0,7% do PIB em 2018.
Moçambique

Défice público moçambicano 60% abaixo do previsto

As receitas do Estado moçambicano em 2017 foram de cerca de 213.222,9 milhões de meticais (3.087 milhões de euros) face a despesas a rondar 247.265,6 milhões de meticais (3.580 milhões de euros).
António Costa

Costa: Défice está "em linha" com o previsto

O primeiro-ministro sublinhou a necessidade de "prosseguir com tranquilidade, mas determinação, a gestão orçamental" que tem vindo a ser feita pelo país.
Défice

Défice fica nos 0,9% do PIB no 1.º trimestre

O défice situou-se nos 0,9% do PIB até março, em contas nacionais, abaixo dos 10,6% registados no período homólogo, mas acima da meta do Governo para o conjunto do ano, que é de 0,7%, segundo o INE.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga valor do défice do 1.º trimestre 

O INE divulga, esta sexta-feira, os primeiros dados sobre a execução orçamental de 2018 em contabilidade nacional. O défice dos primeiros três meses do ano deve representar 1% do PIB, segundo a UTAO.
EDP

EDP avança com venda de défice tarifário

A EDP mandatou a StormHarbour e o Banco Santander Totta para avançarem com uma operação de titularização de défice tarifário relativo a 2018, anunciou esta quarta-feira a elétrica.
França

França sai do Procedimento por Défice Excessivo

A Comissão Europeia recomendou o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) a França, deixando apenas um país, Espanha, sob o braço corretivo do pacto de estabilidade e crescimento.
Défice

Rio considera "má notícia" as previsões do défice

O presidente do PSD defendeu que o défice deveria baixar todos os anos. "Aquilo que se impõe é que em 2018 seja um défice menor e em 2019 ainda menos".
PCP

PCP acusa Governo de fazer do défice "ditadura"

Jerónimo de Sousa acusa o Governo de fazer do défice "uma questão de ditadura" e critica os acordos assinados "com pompa espalhafatosa" entre o Governo do PS e o PSD.
Défice

Défice. Governo diz que redução traz estabilidade

Ministro da Economia defendeu ideia durante o debate "Oportunidades de financiamento para as empresas na Europa e em Portugal" e destacou ainda os resultados do setor privado "mesmo durante a crise"
Défice

Défice melhora em 14 milhões em março

Défice global das administrações públicas foi de 377 milhões de euros até março. Melhoria é explicada por um crescimento da receita (3,5%) superior ao da despesa (3,4%).
Défice

Eurostat confirma défice de 3% com impacto da CGD

Portugal teve, em 2017, o segundo maior défice orçamental da União Europeia (UE), de 3% do PIB, devido ao impacto da capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), confirma o Eurostat.
Programa de Estabilidade

Teodora Cardoso defende estratégia de Centeno

A presidente do Conselho das Finanças Públicas defendeu as escolhas de Mário Centeno, muito criticadas à esquerda, de reduzir mais o défice do que o acordado. É a “adequada na situação atual”, diz.
Orçamento do Estado

Centeno corta défice estrutural a metade

279
O Governo mudou a sua política orçamental para uma postura restritiva e cortou o défice estrutural a metade, o dobro do exigido pela UE. Investimento cresceu à custa de obra nas regiões e autarquias.
António Costa

Costa diz que não há escolha entre saúde e défice

Primeiro-ministro falou esta 2.ª feira após a inauguração das novas instalações das unidades de saúde de Monte Real e de Cortes e disse que não há uma escolha alternativa entre a saúde e o défice.
Défice

BE alerta Centeno para o "papão" do défice

160
A líder do BE, Catarina Martins, avisou o ministro das Finanças para o risco de estar a reeditar os erros dos antecessores do Governo PSD/CDS-PP, ao ir além das metas do défice fixadas com a Europa.
Programa de Estabilidade

Costa não vê motivos para rejeição do BE e do PCP

António Costa disse esta sexta-feira que o seu Governo está "a cumprir tudo" com o que se comprometeu" e que não vê razões para o Bloco de Esquerda e o PCP estarem descontentes com a redução do défice
António Costa

"Compromissos que temos são sobre medidas"

O primeiro-ministro rejeitou que os acordos que suportam o Governo se baseiem em metas do défice e salientou que nenhuma medida acordada com os parceiros de esquerda será revista.
Programa de Estabilidade

Centeno vai 2,5 mil milhões além do défice

257
Pressão à esquerda não demove Centeno e a revisão do défice para 0,7% este ano mantém-se. Centeno já reduziu o défice em 1700 milhões além do acordado e quer chegar aos 2.460 milhões já este ano.
Orçamento do Estado

Governo quer cortar menos de 300 milhões no défice

Contas do Governo para o Programa de Estabilidade mostram um corte inferior a 300 milhões de euros no défice deste ano. Ajustamento previsto para 2019 é quase o quádruplo.
Défice

Governo deve aprovar défice de 0,7% para 2018

A confirmar-se esta meta mais ambiciosa, existe uma diferença de 0,4 pontos percentuais entre o défice que foi definido no Orçamento do Estado de 2018. Bloco de Esquerda está contra a mudança.
Défice

BE avisa Governo sobre o défice para 2018

O BE avisou que o Governo não pode ir além dos compromissos assumidos por Bruxelas terá de inscrever até sexta-feira no Programa de Estabilidade a meta de 1% de défice para 2018.
Défice

BE. Centeno vai "orgulhosamente além" no défice

390
O deputado Moisés Ferreira assumiu as divergências do partido com a estratégia de Mário Centeno, acusa-o de ir "orgulhosamente além das metas do défice" e questionou novas metas. Centeno não gostou.
País

Défice tarifário da eletricidade deve recuar

O défice tarifário da eletricidade em Portugal deverá diminuir este ano para 2% do Produto Interno Bruto, face aos 2,5% de 2017, beneficiando das melhores condições macroeconómicas e da descida.
Contas Públicas

Centeno: "Não vamos colocar em risco" o conseguido

151
Ministro das Finanças diz que "não há nada mais positivo para os portugueses do que a colossal redução dos juros" da dívida e contesta ideia de ter esmagado serviços públicos com corte na despesa.
PCP

PCP. Governo está a ser "mais papista que o Papa"

Jerónimo de Sousa acusou hoje o Governo de ser "mais papista que o papa" no cumprimento do défice e instou-o a aproveitar a situação orçamental para resolver os problemas urgentes do povo e do país.
Política

Quem paga a fatura deste défice tão baixo?

Houve cortes em juros e subsídios, despesas por fazer, mas também houve poupanças e mais impostos cobrados. Voltaram a ser os mesmos a pagar a fatura: saiba quem, em cada uma das áreas e ministérios.
Mundo

EUA. Défice comercial é o mais alto desde 2008

O défice comercial dos Estados Unidos subiu em fevereiro, pelo sexto mês consecutivo, e atingiu o nível mais elevado desde outubro de 2008, anunciou esta quinta-feira o Departamento do Comércio.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Debate Quinzenal

Quinzenal. Milhões da Cultura, défice e impostos

O protesto dos artistas deu resultado. A dobrar. Depois de o Governo garantir mais 2,2 milhões de euros em apoios, esquerda e direita fizeram do tema ponto central do debate com António Costa.
Impostos

No país dos seis minutos e 47 segundos

258
Como é que um governo sem estratégia faz? Cobra impostos. Cada vez mais. Se Centeno fosse um operativo de um qualquer serviço de informações no universo “fleminguiano”, chamar-se-ia: Tax. Mo(o)re Tax!
Novo Banco

Novo Banco. Centeno sem informação suficiente 

Ministro das Finanças não tem ainda a informação suficiente para explicar as perdas do Novo Banco em 2017. Centeno afirma que é preciso determinar a razão de ser da necessidade de mais capital.
Política

Centeno garante que esforço fiscal não aumentou

1.284
O ministro e o deputado do PSD Leitão Amaro envolveram-se numa troca de palavras acesa sobre a evolução da carga fiscal. Centeno acusa o deputado de roçar a "iliteracia financeira e numérica".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)