270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Défice

OCDE

Os avisos da OCDE para a recuperação económica /premium

Em declarações ao Observador, a OCDE admite que a execução das garantias do Estado possa vir a ser grande. E reconhece "incerteza elevada" nas falências.
Orçamento do Estado

Défice atinge 4.845 milhões nos primeiros 4 meses

O agravamento é explicado pelo impacto do confinamento e pela resposta à pandemia, incluindo as medidas extraordinárias de apoio direcionadas a famílias e empresas.
Comissão Europeia

Bruxelas vê “perspetiva muito boa" para Portugal

Comissão menos otimista sobre PIB de 2021, mas bem mais confiante para 2022. Contas de défice e PIB semelhantes às do Governo. Desemprego baixa para 6,8%. Turismo acelera mas ainda não a todo o vapor.
Finanças

Finanças. Insustentabilidade pode agravar impostos

O impacto do envelhecimento nas finanças públicas poderá levar a que as famílias tenham de pagar mais impostos, receber menos benefícios, usufruir menos de serviços públicos, diz estudo da Gulbenkian.
Orçamento do Estado

Défice atinge 2.255 milhões no 1º trimestre

"A degradação do défice resultou do efeito conjunto da contração da receita (-6%) aliado ao crescimento significativo da despesa primária (+6,5%)", lê-se ainda no documento.
Finanças

Governo entrega Programa de Estabilidade na AR

De acordo com declarações do ministro de Estado e das Finanças, João Leão, as previsões a apresentar esta quinta-feira irão incluir uma revisão em alta do défice e em baixa do cenário macroeconómico.
Estados Unidos da América

Défice comercial dos EUA com novo máximo

O défice, de cerca de 60 mil milhões de euros, teve um aumento de 4,8% em relação ao mês anterior, o que se deve a uma redução das exportações de 2,6% e nas importações de 0,7%.
Défice

FMI. Portugal terá maior excedente da UE em 2024

285
Um total de 17 países deverão ter défice mais elevado do que Portugal este ano, segundo o FMI. Para 2024, o fundo acredita que ninguém terá na UE contas tão positivas.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê défice de 5% este ano para Portugal

Novas previsões do FMI para o défice português são mais pessimistas em 2021 e 2022. O primeiro superavit é esperado em 2024, ano em que a dívida deve retomar níveis pré-pandemia.
Economia

Resposta à pandemia agravou o défice em 1,9%

De acordo com a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, as medidas de apoio à economia e resposta à pandemia penalizaram o défice em 1,9% do PIB em 2020, agravando o saldo orçamental em 3.800 milhões.
Défice

João Leão admite défice mais alto em 2021

As linhas de crédito com garantia do Estado vão ter consequências nas contas de 2021 e 2022, reconheceu o ministro das Finanças, que admite uma possível revisão em alta do défice para este ano.
Défice

Défice atinge 5,7% em 2020, melhor do que previsto

Défice de 2020 fica em 5,7%, melhor do que o esperado. Despesa aumenta 7,8% e receita cai 5%, mas carga fiscal fica em 34,8% do PIB, valor recorde. Dívida sobe para 133,6%. Taxa de poupança nos 12,8%.
China

China reduz meta do défice para 3,2%

Ministério das Finanças fixou a meta do défice em 461.146 milhões de euros e avançou que "não vai recorrer a fortes incentivos". As despesas relacionadas "estão a diminuir consideravelmente".
Execução Orçamental

IVA. Confinar até abril pode retirar 750 milhões

A quebra no IVA pode acrescentar quase 4 décimas ao défice. Layoff simplificado custará entre 200 e 300 milhões de euros por mês. Confinamento deverá ter menos impacto no PIB do que no ano passado.
Défice Público

Défice e crescimento piores que o previsto em 2021

Ministério das Finanças assume derrapagem nas previsões do défice e do crescimento económico para 2021, devido ao confinamento. Isto apesar do défice de 2020 ser baixo que o esperado, perto de 6,3%.
Execução Orçamental

Défice perto de 9 mil milhões até novembro

310
As contas do Estado acumularam um défice de 8,7 mil milhões de euros nos primeiros 11 meses. Impacto das medidas Covid é superior a 4 mil milhões de euros.
EDP

EDP vende 15,5% do défice tarifário de 2021 

A EDP acordou a venda sem recurso de 15,5% do défice tarifário de 2021 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 271 milhões de euros.
Instituto Nacional Estatística

Défice sobe para 4,9% do PIB. Famílias poupam mais

Dados do INE apontam para que o saldo orçamental das administrações públicas se fixou em -4,9% do PIB (o que compara com 0,7% em igual período de 2019). Taxa de poupança sobe para 10,8%.
Coronavírus

Pandemia com impacto de 3.921 milhões de euros

Até outubro, a pandemia de Covid-19 teve um impacto de 3.920,9 milhões de euros, avança o DGO. Nas despesas, o regime de lay-off foi a medida com maior impacto, seguido do investimento na saúde.
Orçamento do Estado

Bruxelas avisa Governo e banca para mais falências

132
As falências são uma preocupação para Bruxelas, que valida esboço orçamental português. Comissão pede calma na retirada dos apoios sociais, avisa para sustentabilidade fiscal e não esquece reformas.
Crescimento Económico

Bruxelas melhora previsões para Portugal em 2020

As novas contas de Bruxelas para o PIB português deste ano são melhores do que os números divulgados no verão, mas ainda são mais pessimistas do que os do Governo. Para 2021, há o reverso da medalha.
Execução Orçamental

Défice de 5,2 mil milhões até setembro

196
A pandemia fez agravar as contas públicas em 7,8 mil milhões de euros. Receita desce 6,9% a despesa cresce 5,2%.
Coronavírus

Governo sem previsão de excedentes no horizonte

O Governo está a contar que as contas públicas portuguesas registem um défice orçamental no horizonte até 2026, de acordo com o esboço do Plano de Recuperação e Resiliência entregue em Bruxelas.
Défice

FMI prevê défice de 8,4% este ano e 2,7% em 2021

As novas previsões do Fundo Monetário Internacional para o défice português são mais pessimistas do que as contas do Governo para este ano, mas mais otimistas para 2021.
Défice

As contas do Estado à entrada do Orçamento /premium

Em vésperas de o Governo apresentar o orçamento do Estado para 2021, as contas públicas apresentam o resultado possível face às circunstâncias. Mas nem tudo são efeitos inevitáveis da pandemia.
Economia

Entrevista a Ricardo Cabral. Estado "desaprendeu"

O economista e professor universitário diz que "Estado desaprendeu política orçamental". Ricardo Cabral explica ainda porque é que não utilizar empréstimos europeus "é a decisão correta".
Défice

Défice de 7% para 4%? PIB e pandemia podem ajudar /premium

O Governo não deverá ter em 2021 um pacote de estímulo orçamental tão elevado como neste ano, em que ascende a 2,7% do PIB. E conta com o aumento das receitas fiscais.
Fact Check

Não há "pressão" para cumprir o limite do défice?

Líder parlamentar do Bloco de Esquerda sugere que Bruxelas aliviou as exigências orçamentais para permitir resposta à crise provocada pela pandemia. É verdade, mas essa suspensão é temporária.
UTAO

UTAO prevê agravamento do défice orçamental

No primeiro semestre, o défice foi de 5,4% do PIB, inferior em 1,6 pontos percentuais à meta anual fixada pelo Governo (de 7%). UTAO prevê um agravamento na segunda metade do ano.
Coronavírus

Défice nos 6,1 mil milhões de euros em agosto 

O défice até agosto ascendeu a 6.147 milhões de euros, um agravamento de 6,5 mil milhões de euros face a 2019. Governo diz que se deveu à pandemia. Ainda assim, números melhoram face a julho.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: défice é menos mau que piores previsões

Reforçando que os números ficam "aquém das piores previsões", o Presidente da República lembrou que houve uma paragem de boa parte da atividade económica, logo menos receitas.
Défice

Défice atinge 5,4% no primeiro semestre

A pandemia empurrou o défice do Estado no primeiro semestre para 5,4%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. A poupança das famílias disparou 12% no segundo trimestre.
Défice

Menos despesa com layoff, défice mais baixo

UTAO aponta défice orçamental para 5,8%, inferior aos 6,3% estimados pelo Governo. Menor despesa com medidas de combate à pandemia, nomeadamente o layoff, justifica diferença.
Orçamento do Estado

OE2020. Défice terá atingido 5,8% do PIB 

O défice orçamental no primeiro semestre de 2020 atingiu 5,8% do PIB, segundo uma estimativa da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
Orçamento do Estado

OE2020. DGO divulga execução orçamental

A Direção-Geral do Orçamento divulga os dados da execução orçamental até julho, depois de em junho ter registado um agravamento do défice das contas públicas.
Alemanha

Alemanha. Financiamento para travar défice

O governo alemão terá de recorrer, novamente, a empréstimos em 2021 para financiar o défice orçamental previsto devido ao impacto da pandemia de Covid-19.
Brasil

Brasil regista défice público de 65,5 mil milhões

Dados indicam que tanto o resultado primário das contas públicas de janeiro a junho, quanto o saldo acumulado em doze meses até junho foram os piores já registados na série histórica do Banco Central.
Rating

Moody's aponta para défice de 9,2% este ano

A agência de rating acredita que as contas vão derrapar mais do que se pensava. E não será em 2021 que ficarão arrumadas. Rating pode subir após pandemia se consolidação orçamental continuar.
Execução Orçamental

Pandemia já custou ao Estado 3,7 mil milhões

227
O Governo viu o défice aumentar no primeiro semestre para quase 7 mil milhões de euros, com o custo da pandemia para o Estado a atingir pelo menos 3,7 mil milhões. Mas ainda não reflete tudo.
Economia

Governo prevê PIB a cair 9%, diz Marques Mendes

Há dois meses, o Governo previa uma queda de 6,9% do PIB este ano, mas a retração será bastante maior. Já o défice, afinal só deverá ser inferior a 3% em 2022.
Défice

Novo Retificativo? "Se houver necessidade"

João Leão garante que fará nova alteração ao OE2020 "se houver necessidade", mas que, para já, não se justifica. Medidas aprovadas no Suplementar valem 1,4 mil milhões de euros. Défice sobe para 7%.
Finanças

Finanças. Défice de 2020 revisto para 7%

João Leão disse que vai rever em alta a estimativa de défice público para um valor próximo dos 7% para acomodar as alterações ao Orçamento do Estado Suplementar.
Coronavírus

Cabo Verde com défice orçamental de 0,7%

Cabo Verde fechou as contas públicas até abril com um défice de 11,1 milhões de euros, 0,7% do Produto Interno Bruto, que resulta de uma quebra homóloga de 3,4% nas receitas do Estado, até abril.
Défice

Portugal com défice de 1,1% no primeiro trimestre

O saldo das Administrações Públicas foi negativo no primeiro trimestre de 2020, atingindo -570,9 milhões de euros (-1,1% do PIB, o que compara com 0,1% no trimestre homólogo).
Coronavírus

As últimas contas (certas?) de Centeno /premium

113
O último orçamento de Centeno aponta para o regresso a défices do tempo da troika e uma dívida pública recorde. A culpa é do Covid e da queda da economia. Contas certas? Será João Leão a responder.
Coronavírus

BdP. Sem "layoff" 17% das empresas teriam défice

Mesmo sem o regime de "layoff" simplificado, 40% das empresas nunca teria défice de tesouraria, enquanto em 60% das empresas o défice depende do número de dias da quebra da atividade, revelou o BdP.
País

Portugal é dos 16 países com excedente orçamental

Quanto ao peso da dívida pública, Portugal viu o seu reduzir-se de 122% para 117,7% do PIB, mantendo-se, no entanto, a terceira maior entre os Estados-membros.
Coronavírus

FMI. Dívida pública vai disparar para 135% do PIB 

2366
Portugal deverá ter défice de 7,1% em 2020, por causa do combate ao Covid e da queda da economia. É um valor comparável ao tempo da troika. FMI prevê dívida pública nos 135% do PIB, um nível recorde.
EDP

EDP vende quase 71% do défice tarifário de 2020

A EDP acordou a venda, através de cinco transações individuais, de 70,6% do défice tarifário de 2020 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 825 milhões".
Bloco de Esquerda

BE quer investimento na saúde fora do défice

116
O BE vai propor a nível europeu que os investimentos na saúde não contem para os números do défice de cada país e que em Portugal seja antecipada a contratação prevista de profissionais.
Défice

Estado fecha 2019 com défice abaixo do previsto

O Estado fechou 2019 com um défice de 599 milhões de euros, quase metade do previsto em dezembro. Saldo negativo em contabilidade pública pode passar a excedente em contabilidade nacional.
Orçamento do Estado

Debate do OE: De Pessoa a "Onde está o Wally"?  /premium

Costa acredita ter "o melhor orçamento", Centeno citou Pessoa, a oposição recorreu à magia e às metáforas com animais. Quer saber o que se passou no longo debate do OE? A literatura explica.
Défice

Centeno mantém previsão de 0,1% para o défice

Pagamento dos subsídios de natal à Função Pública e aos pensionistas vai pesar nas contas de final do ano, pelo que Governo mantém previsão do défice para 2019. Centeno recusa subida da carga fiscal.
Noticiário

13h. INE prevê excedente de 1%

A jornalista do Observador, Ana Suspiro, comenta os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que revelam um excedente orçamental de 1% para os três primeiros trimestres do ano.
Cabo Verde

Cabo Verde. Défice deve melhorar para 2% do PIB

As previsões do FMI relativamente ao défice de Cabo Verde estão ligeiramente melhores, e são agora de 2% do PIB, em contraste com os anteriores 3%.
Brasil

Brasil regista menor défice em setembro

117
O défice do setor público registado em setembro foi o melhor valor desse mês desde 2015. Já o défice anual permanece alto, tendo atingido os 20,3 mil milhões de euros — 1,29% do PIB do país.
Finanças Públicas

Injeção no Novo Banco atira défice para 0,8%

Conselho das Finanças Públicas mantém estimativa de excedente para 2019, apesar de peso do Novo Banco no início do ano. E alerta para um "risco": a despesa com salários sobe mais do que o estimado.
Contas Públicas

Portugal cresce mais. Porquê agora? E o que muda? /premium

492
Portugal cresceu mais do que se sabia. Governo vê uma "transformação da economia" que lhe é favorável. Dados vêm baralhar a campanha política. Data de divulgação estava prevista desde junho, diz INE.
Défice Público

Centeno destaca "revolução" na economia portuguesa

205
INE revê números do PIB desde 2016. Ministro das Finanças fez a análise e diz que a economia portuguesa mudou desde 2014.
Orçamento do Estado

INE pode rever défice de 0,5% de 2018

INE divulga o saldo orçamental do primeiro semestre deste ano e a segunda notificação do défice de 2018, na qual pode rever o valor de 0,5% indicado para aquele ano, em março.
Novo Banco

Novo Banco atira défice para 0,8% do PIB

O défice orçamental atingiu 0,8% do PIB no primeiro semestre devido à recapitalização do Novo Banco, ficando aquém da meta definida pelo Governo para o conjunto do ano, de 0,2%, estima a UTAO.
Câmara Municipal Lisboa

Venda de terrenos em Lisboa ajuda contas do Estado

O saldo positivo nas autarquias cresceu nos primeiros seis meses para 669 milhões de euros. Venda de terrenos em Lisboa rendeu 250 milhões de euros e ajudou nas contas do Estado.
Défice

Défice melhora 2,2 mil milhões de euros

O Ministério das Finanças indica que a receita cresceu 6,5%, enquanto a despesa aumentou 1,6% nos primeiros sete meses do ano face ao mesmo período de 2018.
Défice

Défice das contas externas sobe para 2.600 milhões

O défice acumulado conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em 2.600 milhões de euros até junho. Exportações aumentaram e o excedente da balança de serviços não se alterou.
Moçambique

Governo moçambicano reduziu défice para 8,9%

"O défice orçamental passou de 9,7% do PIB, em 2016, para uma previsão de 8,9% em 2019", confirmou o ministro da Economia e Finanças moçambicano, Adriano Maleiane.
Governo

Costa diz que nem tudo se resumiu ao défice

555
O secretário-geral do PS defendeu que "não se pode aceitar a ideia" de que "nada aconteceu" nos últimos quatro anos além da redução do défice, mas admitiu que "ainda há muito caminho para andar".
Défice

Défice excessivo. Itália quer diálogo com Bruxelas

O Governo italiano pretende dialogar para evitar um procedimento por défice excessivo, como recomendado pela Comissão Europeia, culpando o anterior executivo pela dívida pública deixada.
Défice Público

OCDE prevê menos crescimento em Portugal

419
No relatório com as previsões económicas mundiais, a OCDE prevê que a economia portuguesa cresça 1,8% este ano, abaixo dos 2,1% que antecipava em novembro e uma décima abaixo da estimativa do Governo.
Défice Público

Desta vez foi diferente? /premium

106
Ouvimos vários governos durante as últimas mais de duas décadas prometerem-nos que agora sim, as contas públicas estão controladas. Será desta vez diferente?
Impostos

Impostos. Estado cobra mais 10,3% com boa economia

156
Receita fiscal cresceu 10,3% até março, contribuindo para excedente de 884 milhões nas contas públicas. Finanças dizem que é "graças ao bom desempenho da economia" e prazo maior para pagar impostos.
Défice

PIB. Portugal registou défice de 1,2%

Portugal ficou acima da média da União Europeia e da zona euro. O défice de 1,2%, relativo a outubro, novembro e dezembro, é inferior aos 1,6% registados no período homólogo de 2017.
Banco de Portugal

Défice das contas externas agrava-se

378
O BdP registou um défice nas contas externas de 1.181 milhões de euros, mais do dobro do saldo negativo de 498 milhões de euros registado em igual período de 2018.
Economia

Governo mantém défice e espera excedente em 2020 

O défice está de acordo com o estabelecido no Orçamento do Estado para 2019 e, até 2023, espera-se uma melhoria do saldo orçamental das Administrações Públicas.
Brasil

Brasil. Reduzir défice congela educação e defesa

266
O Governo brasileiro bloqueou mais de 29 mil milhões de reais (6,6 mil milhões de euros) em áreas como a educação e defesa no Orçamento deste ano, de acordo com um decreto de programação orçamental.
Brasil

Défice público do Brasil cai 30%

O défice acumulado nos primeiros meses do ano equivale a 1,65% do PIB brasileiro, 0,86 pontos percentuais a menos do que o registado no mesmo período de 2018, quando apresentou um saldo negativo.
Défice

PIB passaria a 0% sem medidas extraordinárias

Os técnicos da AR indicam que "excluindo o impacto de medidas temporárias e/ou não recorrentes, o saldo orçamental das Administrações Públicas registou em 2018 uma posição equilibrada".
Assunção Cristas

Cristas: défice deveu-se a "carga fiscal máxima"

935
"Saudamos sempre um défice que melhora as contas públicas. O nosso problema e a nossa discordância tem a ver com a forma como se alcança este resultado", afirmou a presidente do CDS-PP.
Défice

Rio diz que défice resulta do aumento de impostos

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que o Governo poderia ter conseguido um défice "substancialmente melhor" e que o resultado de 0,5% foi alcançado "à custa de um enorme aumento de impostos".
Impostos

35,4% do PIB. Carga fiscal atingiu novo recorde

6710
Além de revelar que o défice ficou em 0,5% em 2018, o INE indicou, também, que a carga fiscal sobre famílias e empresas nunca foi tão grande, em percentagem do produto interno bruto.
Défice

Governo fecha défice de 2018 nos 0,5% do PIB

402
Os números do défice do ano passado foram melhores do que as previsões de Mário Centeno, que em fevereiro apontava para 0,6% do PIB.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga esta terça-feira valor do défice

O INE divulga esta terça-feira o défice orçamental de 2018. Em fevereiro, o ministro das Finanças disse que o défice ficaria próximo de 0,6% do PIB, revendo em baixa a última estimativa do Governo.
Défice

UTAO antecipa défice de 0,4% para 2018

O défice público em contas nacionais deverá ter atingido os 0,4% do PIB em 2018, revela relatório da UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental). O valor estará abaixo dos 0,6% previstos pelo Governo.
Défice

Bruxelas vai aliviar meta para o saldo estrutural 

O ministro das Finanças argumentou que a redução das exigências por parte de Bruxelas "reflete fenómenos como o comportamento da dívida pública portuguesa" que está a ser reduzida.
Novo Banco

Novo Banco. Injeção de capital não arrisca défice

190
As Finanças consideram que a recapitalização do Novo Banco não deverá pôr em risco a meta do défice de 2019. Montante não está fechado e o défice beneficiará do saldo de 2018 e da receita do BPP.
Economia

DGO divulga síntese de execução orçamental

Síntese de execução orçamental é a primeira de 2019. Último relatório da DGO aponta um défice orçamental em contas públicas de 2.083 milhões de euros em 2018, uma melhoria de 475 milhões face a 2017.
Orçamento do Estado

UE. Vários países aquém dos objetivos orçamentais

Objetivo orçamental de médio prazo corresponde à meta específica de cada Estado-membro da UE que garante uma margem de segurança face ao limite de défice de 3% do PIB.
Ministério das Finanças

Défice em 2018 ficou próximo de 0,6% do PIB

O Governo inscreveu no Orçamento uma meta de défice de 0,7% do PIB para 2018, mas Mário Centeno admitiu rever em baixa este valor após INE ter anunciado um excedente de 0,7% no terceiro trimestre.
Segurança Social

Segurança Social. Saldo positivo de 1969 milhões

Segurança Social registou um saldo global de 1.969 milhões de euros em 2018 superando em 1.040 milhões de euros o inicialmente orçamentado, mas agravou-se em 5,6% face ao do ano anterior.
Défice Público

Défice do Estado baixou 475 milhões em 2018

Contas do Estado fecharam o ano de 2018 com saldo negativo de 2.083 milhões de euros, o que representa um progresso de 475 milhões de euros face a 2017. Receitas cresceram mais do que a despesa.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Crescimento da receita fiscal foi "determinante" para inverter um défice de 1.865 milhões de euros verificado no primeiro semestre. Até setembro o excedente é agora de 1.111 milhões de euros.
Espanha

Espanha deverá sair do défice excessivo em março

Espanha deverá sair do procedimento por défice excessivo já em março deste ano. Ainda assim, o executivo comunitário vai continuar a "seguir de perto" a situação orçamental do país.
Défice

Estado com défice de 624 milhões até novembro

654
Défice orçamental em contas públicas totalizou 624 milhões de euros até novembro. Pagamento na totalidade do subsídio de Natal à Função Pública no mês passado pôs as contas no vermelho.
Défice

Marcelo: Em 2019 "pode até haver superavit"

426
Marcelo concorda com Centeno. Com um panorama "muito bom internacional em 2018", pode ser possível "rever em baixa os números do défice", e ter em 2019 não só défice zero como também superavit.
Défice Público

Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Saldo orçamental situou-se em 1.111,2 milhões de euros no conjunto dos três primeiros trimestres de 2018. No mesmo período do ano passado, Portugal registava um défice de 3,2%.
Défice

Estado com saldo positivo de 259 milhões sem banca

123
Estado fechou as contas de outubro com um excedente de 259 milhões de euros, um valor que deixa de fora o esforço com o Novo Banco e lesados do BES. Despesa cativa atinge 773,7 milhões em setembro.
Comissão Europeia

Itália invoca queda da ponte e pede flexibilidade

O ministro da Economia italiano Giovanni Tria dirigiu uma carta à Comissão Europeia onde invoca as tragédias da queda da ponte de Génova e do mau tempo para pedir mais flexibilidade orçamental.
Orçamento do Estado

Rio acusa Governo e Centeno de mentir sobre défice

O défice não será de 385 milhões de euros, mas sim de 975 milhões de euros, alertou Rio. "Como é que a UE pede a Itália que cumpra o défice e depois o presidente do Eurogrupo engana os portugueses?"
Itália

Di Maio garante que Itália vai permanecer no euro

O vice-primeiro-ministro italiano, Luigi di Maio, "garantiu" esta sexta-feira a manutenção da Itália no euro e defendeu o projeto de orçamento do país, apesar da sua rejeição pela Comissão Europeia.
Orçamento do Estado

Comissão Europeia prevê défice de 0,6% em 2019

Bruxelas espera que a economia cresça apenas 1,8% no próximo ano e prevê um défice superior ao calculado pela UTAO. Défice estrutural não cai, o que deixaria Portugal a violar as regras europeias.
Défice Público

Estado com excedente de 1.338 milhões sem banca

117
Estado chega a setembro com excedente de 1.338 milhões de euros, mas não inclui despesa de 913 milhões com Novo Banco e lesados do BES. Vai piorar com pagamento de subsídios de Natal, dizem Finanças.
Orçamento do Estado

O mistério dos dois défices e os erros, dos outros

Na audição de Mário Centeno no Parlamento muito se falou de duas tabelas e pouco das restantes centenas de páginas do Orçamento. Houve muitas acusações, mas poucas explicações.
Economia

Portugal com maior défice em 22 Estados-membros

137
Portugal teve o maior défice orçamental (-2,7% do PIB) entre os 22 Estados-membros e a dívida pública do país permanece a 3.ª maior na União Europeia no segundo trimestre do ano.
Orçamento do Estado

Governo promete mais 3.934 milhões. Irá gastá-los?

152
O Governo quer gastar mais quase 4000 milhões com os programas orçamentais em 2019, da saúde à educação, mas no mesmo documento estima que vá gastar menos 1100 milhões que o previsto em 2018.
País

Saída de Portugal do défice excessivo criticada

Em maio de 2017, Bruxelas decidiu recomendar ao Conselho de Ministros das Finanças o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo aplicado a Portugal desde 2009.
Défice

Défice caiu para 576 milhões de euros até agosto

O défice orçamental reduziu-se em 1.424 milhões de euros face ao mesmo mês de 2017. Dados das Finanças surgem antes da divulgação da Síntese de Execução Orçamental.
Contas Públicas

Centeno aos "cativos do passado": atualizem dados 

Governo aproveitou os números revistos de 2016 e 2017 para lançar recados. Diz que o PIB cresceu mais em 2016 do que no último ano de Passos e que as cativações não travam o investimento público.
Défice

Défice nos 1,9% do PIB no primeiro semestre do ano

Os número do INE indicam que o défice está acima da meta estimada pelo Governo para o conjunto do ano, que é de 0,7%
Comissão Europeia

Descongelar carreiras pode fazer derrapar o défice

Comissão Europeia preocupada com a pressão que descongelar carreiras dos professores pode colocar nas negociações do OE 2019. Mas diz que a economia portuguesa está robusta.
Macau

Macau. Défice da balança comercial cresce 

O défice da balança comercial de Macau com os países de língua portuguesa aumentou 78,7 milhões de patacas (8,3 milhões de euros) nos primeiros sete meses do ano.
Argentina

Argentina quer sair da crise eliminando o défice

O Governo argentino defendeu que a "única maneira" de sair da "turbulência" que atravessa a economia nacional passa por erradicar o défice fiscal e corrigir desequilíbrios orçamentais crónicos.
Exportações

Défice da balança corrente agrava-se em junho

Até junho, as exportações de bens e serviços cresceram 7%, sendo que no primeiro o aumento foi de 6,8% e no segundo a subida foi de 7,4%. As importações aumentaram 8,1%.
Investimento público

Riscos. Só a dotação para incêndios foi usada

Das almofadas previstas no Orçamento do Estado para riscos, só foi usada a dotação para combater incêndios. Investimento público não descola, está abaixo do orçamentado.
Dívida Pública

Dívida pública alivia de máximo histórico

A dívida pública caiu em junho para os 246,7 mil milhões de euros, de acordo com a informação divulgada esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.
Brasil

Brasil com défice público de 3,3 mil milhões

O saldo negativo das contas públicas brasileiras de janeiro a junho foi causado principalmente pelo fraco desempenho do Governo central, que apresentou um défice de 6,5 mil milhões de euros.
Défice

1.311 milhões em défice das balanças corrente

De acordo com o BdP as balanças de bens e serviços tiveram "evoluções distintas": o défice da balança de bens aumentou 557 milhões de euros e o excedente da balança de serviços cresceu 645 milhões.
Défice

Centeno garante: metas do défice serão cumpridas

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu em Lisboa que as contas públicas estão em "ordem" e que o Governo vai cumprir com o objetivo de défice de 0,7% do PIB em 2018.
Moçambique

Défice público moçambicano 60% abaixo do previsto

As receitas do Estado moçambicano em 2017 foram de cerca de 213.222,9 milhões de meticais (3.087 milhões de euros) face a despesas a rondar 247.265,6 milhões de meticais (3.580 milhões de euros).
António Costa

Costa: Défice está "em linha" com o previsto

O primeiro-ministro sublinhou a necessidade de "prosseguir com tranquilidade, mas determinação, a gestão orçamental" que tem vindo a ser feita pelo país.
Défice

Défice fica nos 0,9% do PIB no 1.º trimestre

O défice situou-se nos 0,9% do PIB até março, em contas nacionais, abaixo dos 10,6% registados no período homólogo, mas acima da meta do Governo para o conjunto do ano, que é de 0,7%, segundo o INE.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga valor do défice do 1.º trimestre 

O INE divulga, esta sexta-feira, os primeiros dados sobre a execução orçamental de 2018 em contabilidade nacional. O défice dos primeiros três meses do ano deve representar 1% do PIB, segundo a UTAO.
EDP

EDP avança com venda de défice tarifário

A EDP mandatou a StormHarbour e o Banco Santander Totta para avançarem com uma operação de titularização de défice tarifário relativo a 2018, anunciou esta quarta-feira a elétrica.
França

França sai do Procedimento por Défice Excessivo

A Comissão Europeia recomendou o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) a França, deixando apenas um país, Espanha, sob o braço corretivo do pacto de estabilidade e crescimento.
Défice

Rio considera "má notícia" as previsões do défice

O presidente do PSD defendeu que o défice deveria baixar todos os anos. "Aquilo que se impõe é que em 2018 seja um défice menor e em 2019 ainda menos".
PCP

PCP acusa Governo de fazer do défice "ditadura"

Jerónimo de Sousa acusa o Governo de fazer do défice "uma questão de ditadura" e critica os acordos assinados "com pompa espalhafatosa" entre o Governo do PS e o PSD.
Défice

Défice. Governo diz que redução traz estabilidade

Ministro da Economia defendeu ideia durante o debate "Oportunidades de financiamento para as empresas na Europa e em Portugal" e destacou ainda os resultados do setor privado "mesmo durante a crise"
Défice

Défice melhora em 14 milhões em março

Défice global das administrações públicas foi de 377 milhões de euros até março. Melhoria é explicada por um crescimento da receita (3,5%) superior ao da despesa (3,4%).
Défice

Eurostat confirma défice de 3% com impacto da CGD

Portugal teve, em 2017, o segundo maior défice orçamental da União Europeia (UE), de 3% do PIB, devido ao impacto da capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), confirma o Eurostat.
Programa de Estabilidade

Teodora Cardoso defende estratégia de Centeno

A presidente do Conselho das Finanças Públicas defendeu as escolhas de Mário Centeno, muito criticadas à esquerda, de reduzir mais o défice do que o acordado. É a “adequada na situação atual”, diz.
Orçamento do Estado

Centeno corta défice estrutural a metade

279
O Governo mudou a sua política orçamental para uma postura restritiva e cortou o défice estrutural a metade, o dobro do exigido pela UE. Investimento cresceu à custa de obra nas regiões e autarquias.
António Costa

Costa diz que não há escolha entre saúde e défice

Primeiro-ministro falou esta 2.ª feira após a inauguração das novas instalações das unidades de saúde de Monte Real e de Cortes e disse que não há uma escolha alternativa entre a saúde e o défice.
Défice

BE alerta Centeno para o "papão" do défice

160
A líder do BE, Catarina Martins, avisou o ministro das Finanças para o risco de estar a reeditar os erros dos antecessores do Governo PSD/CDS-PP, ao ir além das metas do défice fixadas com a Europa.
Programa de Estabilidade

Costa não vê motivos para rejeição do BE e do PCP

António Costa disse esta sexta-feira que o seu Governo está "a cumprir tudo" com o que se comprometeu" e que não vê razões para o Bloco de Esquerda e o PCP estarem descontentes com a redução do défice
António Costa

"Compromissos que temos são sobre medidas"

O primeiro-ministro rejeitou que os acordos que suportam o Governo se baseiem em metas do défice e salientou que nenhuma medida acordada com os parceiros de esquerda será revista.
Programa de Estabilidade

Centeno vai 2,5 mil milhões além do défice

257
Pressão à esquerda não demove Centeno e a revisão do défice para 0,7% este ano mantém-se. Centeno já reduziu o défice em 1700 milhões além do acordado e quer chegar aos 2.460 milhões já este ano.
Orçamento do Estado

Governo quer cortar menos de 300 milhões no défice

Contas do Governo para o Programa de Estabilidade mostram um corte inferior a 300 milhões de euros no défice deste ano. Ajustamento previsto para 2019 é quase o quádruplo.
Défice

Governo deve aprovar défice de 0,7% para 2018

A confirmar-se esta meta mais ambiciosa, existe uma diferença de 0,4 pontos percentuais entre o défice que foi definido no Orçamento do Estado de 2018. Bloco de Esquerda está contra a mudança.
Défice

BE avisa Governo sobre o défice para 2018

O BE avisou que o Governo não pode ir além dos compromissos assumidos por Bruxelas terá de inscrever até sexta-feira no Programa de Estabilidade a meta de 1% de défice para 2018.
Défice

BE. Centeno vai "orgulhosamente além" no défice

390
O deputado Moisés Ferreira assumiu as divergências do partido com a estratégia de Mário Centeno, acusa-o de ir "orgulhosamente além das metas do défice" e questionou novas metas. Centeno não gostou.
País

Défice tarifário da eletricidade deve recuar

O défice tarifário da eletricidade em Portugal deverá diminuir este ano para 2% do Produto Interno Bruto, face aos 2,5% de 2017, beneficiando das melhores condições macroeconómicas e da descida.
Contas Públicas

Centeno: "Não vamos colocar em risco" o conseguido

151
Ministro das Finanças diz que "não há nada mais positivo para os portugueses do que a colossal redução dos juros" da dívida e contesta ideia de ter esmagado serviços públicos com corte na despesa.
PCP

PCP. Governo está a ser "mais papista que o Papa"

Jerónimo de Sousa acusou hoje o Governo de ser "mais papista que o papa" no cumprimento do défice e instou-o a aproveitar a situação orçamental para resolver os problemas urgentes do povo e do país.
Política

Quem paga a fatura deste défice tão baixo?

Houve cortes em juros e subsídios, despesas por fazer, mas também houve poupanças e mais impostos cobrados. Voltaram a ser os mesmos a pagar a fatura: saiba quem, em cada uma das áreas e ministérios.
Mundo

EUA. Défice comercial é o mais alto desde 2008

O défice comercial dos Estados Unidos subiu em fevereiro, pelo sexto mês consecutivo, e atingiu o nível mais elevado desde outubro de 2008, anunciou esta quinta-feira o Departamento do Comércio.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Debate Quinzenal

Quinzenal. Milhões da Cultura, défice e impostos

O protesto dos artistas deu resultado. A dobrar. Depois de o Governo garantir mais 2,2 milhões de euros em apoios, esquerda e direita fizeram do tema ponto central do debate com António Costa.
Impostos

No país dos seis minutos e 47 segundos

258
Como é que um governo sem estratégia faz? Cobra impostos. Cada vez mais. Se Centeno fosse um operativo de um qualquer serviço de informações no universo “fleminguiano”, chamar-se-ia: Tax. Mo(o)re Tax!
Novo Banco

Novo Banco. Centeno sem informação suficiente 

Ministro das Finanças não tem ainda a informação suficiente para explicar as perdas do Novo Banco em 2017. Centeno afirma que é preciso determinar a razão de ser da necessidade de mais capital.
Política

Centeno garante que esforço fiscal não aumentou

1284
O ministro e o deputado do PSD Leitão Amaro envolveram-se numa troca de palavras acesa sobre a evolução da carga fiscal. Centeno acusa o deputado de roçar a "iliteracia financeira e numérica".
Finanças Públicas

O país está doente? Mas as contas estão saudáveis

118
O défice público, descontado o efeito dos apoios à Caixa, baixou para 0,9%? Óptimo. O feito de Mário Centeno corresponde a um processo duradouro de consolidação orçamental? Veremos.
Teixeira dos Santos

Teixeira dos Santos. Défice de 2017 "histórico"

178
O ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos considera que é um "feito histórico" o défice ter ficado em 0,9% do PIB em 2017, sem a recapitalização da CGD.
Execução Orçamental

Execução orçamental: tempo de ponderar reformas

Com a confirmação oficial de que o défice de 2017 foi o "défice mais baixo da democracia", Costa e Centeno podem deixar de olhar para os fantasmas do passado e começar a preocupar-se com o futuro.
Défice Público

A vitória da TINA ou a ditadura da matemática

284
Os números de 2017 não enganam: pensões, salários e carreiras dos funcionários foram (parcialmente) repostos à custa da maior carga fiscal de sempre e de níveis de investimento público baixíssimos.
Economia

Ministro da Economia quer endividamento mais baixo

O ministro da Economia disse esta terça-feira que a redução do défice para 0,9% em 2017 é muito positiva mas considera que o endividamento tem de baixar mais: "é esse o programa do Governo"
Saúde

Estado pagou 323 milhões de dívidas em atraso

Os pagamentos em atraso do Estado ainda aumentaram no mês de fevereiro, mais 291 milhões de euros. Mas em março vão baixar porque foram pagos 323 milhões de euros de dívidas na saúde.
Défice

Saldo positivo de 258 milhões até fevereiro 

132
Estado fechou primeiros dois meses do ano com saldo positivo de 258 milhões de euros. É uma melhoria de 231 milhões face ao ano passado. Receitas subiram mais que despesas. Impostos cresceram 8,1%.
Finanças

Banca já custou 17 mil milhões a contribuintes

1051
Entre apoios a bancos como o BPN e o BES e, mais recentemente, a recapitalização da CGD, o Estado já providenciou ajudas financeiras na ordem dos 17 mil milhões de euros em dez anos.
Défice

CGTP. Défice de 0,9% teve "custos para o país"

A CGTP disse esta segunda-feira, em comunicado, que "obsessão pela redução do défice público" tem "consequências negativas na economia e na "degradação de serviços públicos".
Rui Rio

Rui Rio satisfeito com valor do défice orçamental

Rui Rio considerou positivo o facto de o défice orçamental de 2017 se ter situado em 0,9% do PIB, acrescentando que "é importante que as contas públicas caminhem para o equilíbrio".
Défice

Decisão do Eurostat de incluir Caixa está errada

641
O ministro das Finanças ataca a posição do órgão estatístico europeu que obrigou a incluir a recapitalização da Caixa no défice de 2017. Está errada e contraria a decisão da Comissão e os tratados.
Finanças Públicas

INE decidiu incluir CGD no défice de 2017: 3%

206
O INE acolheu argumentos do Eurostat e registou no saldo de 2017 custos com a recapitalização da Caixa, que o Governo sempre combateu. Sem esse efeito, o défice seria de 0,92% do PIB.
Finanças Públicas

INE confirma se défice ficou perto dos 1%

O INE deverá confirmar hoje que o défice orçamental de 2017 ficou próximo de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e divulgar qual foi o impacto da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
A página está a demorar muito tempo.