Défice

Défice

1.311 milhões em défice das balanças corrente

De acordo com o BdP as balanças de bens e serviços tiveram "evoluções distintas": o défice da balança de bens aumentou 557 milhões de euros e o excedente da balança de serviços cresceu 645 milhões.
Défice

Centeno garante: metas do défice serão cumpridas

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu em Lisboa que as contas públicas estão em "ordem" e que o Governo vai cumprir com o objetivo de défice de 0,7% do PIB em 2018.
Moçambique

Défice público moçambicano 60% abaixo do previsto

As receitas do Estado moçambicano em 2017 foram de cerca de 213.222,9 milhões de meticais (3.087 milhões de euros) face a despesas a rondar 247.265,6 milhões de meticais (3.580 milhões de euros).
António Costa

Costa: Défice está "em linha" com o previsto

O primeiro-ministro sublinhou a necessidade de "prosseguir com tranquilidade, mas determinação, a gestão orçamental" que tem vindo a ser feita pelo país.
Défice

Défice fica nos 0,9% do PIB no 1.º trimestre

O défice situou-se nos 0,9% do PIB até março, em contas nacionais, abaixo dos 10,6% registados no período homólogo, mas acima da meta do Governo para o conjunto do ano, que é de 0,7%, segundo o INE.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga valor do défice do 1.º trimestre 

O INE divulga, esta sexta-feira, os primeiros dados sobre a execução orçamental de 2018 em contabilidade nacional. O défice dos primeiros três meses do ano deve representar 1% do PIB, segundo a UTAO.
EDP

EDP avança com venda de défice tarifário

A EDP mandatou a StormHarbour e o Banco Santander Totta para avançarem com uma operação de titularização de défice tarifário relativo a 2018, anunciou esta quarta-feira a elétrica.
França

França sai do Procedimento por Défice Excessivo

A Comissão Europeia recomendou o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) a França, deixando apenas um país, Espanha, sob o braço corretivo do pacto de estabilidade e crescimento.
Défice

Rio considera "má notícia" as previsões do défice

O presidente do PSD defendeu que o défice deveria baixar todos os anos. "Aquilo que se impõe é que em 2018 seja um défice menor e em 2019 ainda menos".
PCP

PCP acusa Governo de fazer do défice "ditadura"

Jerónimo de Sousa acusa o Governo de fazer do défice "uma questão de ditadura" e critica os acordos assinados "com pompa espalhafatosa" entre o Governo do PS e o PSD.
Défice

Défice. Governo diz que redução traz estabilidade

Ministro da Economia defendeu ideia durante o debate "Oportunidades de financiamento para as empresas na Europa e em Portugal" e destacou ainda os resultados do setor privado "mesmo durante a crise"
Défice

Défice melhora em 14 milhões em março

Défice global das administrações públicas foi de 377 milhões de euros até março. Melhoria é explicada por um crescimento da receita (3,5%) superior ao da despesa (3,4%).
Défice

Eurostat confirma défice de 3% com impacto da CGD

Portugal teve, em 2017, o segundo maior défice orçamental da União Europeia (UE), de 3% do PIB, devido ao impacto da capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), confirma o Eurostat.
Programa de Estabilidade

Teodora Cardoso defende estratégia de Centeno

A presidente do Conselho das Finanças Públicas defendeu as escolhas de Mário Centeno, muito criticadas à esquerda, de reduzir mais o défice do que o acordado. É a “adequada na situação atual”, diz.
Orçamento do Estado

Centeno corta défice estrutural a metade

279
O Governo mudou a sua política orçamental para uma postura restritiva e cortou o défice estrutural a metade, o dobro do exigido pela UE. Investimento cresceu à custa de obra nas regiões e autarquias.
António Costa

Costa diz que não há escolha entre saúde e défice

Primeiro-ministro falou esta 2.ª feira após a inauguração das novas instalações das unidades de saúde de Monte Real e de Cortes e disse que não há uma escolha alternativa entre a saúde e o défice.
Défice

BE alerta Centeno para o "papão" do défice

160
A líder do BE, Catarina Martins, avisou o ministro das Finanças para o risco de estar a reeditar os erros dos antecessores do Governo PSD/CDS-PP, ao ir além das metas do défice fixadas com a Europa.
Programa de Estabilidade

Costa não vê motivos para rejeição do BE e do PCP

António Costa disse esta sexta-feira que o seu Governo está "a cumprir tudo" com o que se comprometeu" e que não vê razões para o Bloco de Esquerda e o PCP estarem descontentes com a redução do défice
António Costa

"Compromissos que temos são sobre medidas"

O primeiro-ministro rejeitou que os acordos que suportam o Governo se baseiem em metas do défice e salientou que nenhuma medida acordada com os parceiros de esquerda será revista.
Programa de Estabilidade

Centeno vai 2,5 mil milhões além do défice

257
Pressão à esquerda não demove Centeno e a revisão do défice para 0,7% este ano mantém-se. Centeno já reduziu o défice em 1700 milhões além do acordado e quer chegar aos 2.460 milhões já este ano.
Orçamento do Estado

Governo quer cortar menos de 300 milhões no défice

Contas do Governo para o Programa de Estabilidade mostram um corte inferior a 300 milhões de euros no défice deste ano. Ajustamento previsto para 2019 é quase o quádruplo.
Défice

Governo deve aprovar défice de 0,7% para 2018

A confirmar-se esta meta mais ambiciosa, existe uma diferença de 0,4 pontos percentuais entre o défice que foi definido no Orçamento do Estado de 2018. Bloco de Esquerda está contra a mudança.
Défice

BE avisa Governo sobre o défice para 2018

O BE avisou que o Governo não pode ir além dos compromissos assumidos por Bruxelas terá de inscrever até sexta-feira no Programa de Estabilidade a meta de 1% de défice para 2018.
Défice

BE. Centeno vai "orgulhosamente além" no défice

390
O deputado Moisés Ferreira assumiu as divergências do partido com a estratégia de Mário Centeno, acusa-o de ir "orgulhosamente além das metas do défice" e questionou novas metas. Centeno não gostou.
País

Défice tarifário da eletricidade deve recuar

O défice tarifário da eletricidade em Portugal deverá diminuir este ano para 2% do Produto Interno Bruto, face aos 2,5% de 2017, beneficiando das melhores condições macroeconómicas e da descida.
Contas Públicas

Centeno: "Não vamos colocar em risco" o conseguido

151
Ministro das Finanças diz que "não há nada mais positivo para os portugueses do que a colossal redução dos juros" da dívida e contesta ideia de ter esmagado serviços públicos com corte na despesa.
PCP

PCP. Governo está a ser "mais papista que o Papa"

Jerónimo de Sousa acusou hoje o Governo de ser "mais papista que o papa" no cumprimento do défice e instou-o a aproveitar a situação orçamental para resolver os problemas urgentes do povo e do país.
Política

Quem paga a fatura deste défice tão baixo?

Houve cortes em juros e subsídios, despesas por fazer, mas também houve poupanças e mais impostos cobrados. Voltaram a ser os mesmos a pagar a fatura: saiba quem, em cada uma das áreas e ministérios.
Mundo

EUA. Défice comercial é o mais alto desde 2008

O défice comercial dos Estados Unidos subiu em fevereiro, pelo sexto mês consecutivo, e atingiu o nível mais elevado desde outubro de 2008, anunciou esta quinta-feira o Departamento do Comércio.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Debate Quinzenal

Quinzenal. Milhões da Cultura, défice e impostos

O protesto dos artistas deu resultado. A dobrar. Depois de o Governo garantir mais 2,2 milhões de euros em apoios, esquerda e direita fizeram do tema ponto central do debate com António Costa.
Impostos

No país dos seis minutos e 47 segundos

258
Como é que um governo sem estratégia faz? Cobra impostos. Cada vez mais. Se Centeno fosse um operativo de um qualquer serviço de informações no universo “fleminguiano”, chamar-se-ia: Tax. Mo(o)re Tax!
Novo Banco

Novo Banco. Centeno sem informação suficiente 

Ministro das Finanças não tem ainda a informação suficiente para explicar as perdas do Novo Banco em 2017. Centeno afirma que é preciso determinar a razão de ser da necessidade de mais capital.
Política

Centeno garante que esforço fiscal não aumentou

1.284
O ministro e o deputado do PSD Leitão Amaro envolveram-se numa troca de palavras acesa sobre a evolução da carga fiscal. Centeno acusa o deputado de roçar a "iliteracia financeira e numérica".
Finanças Públicas

O país está doente? Mas as contas estão saudáveis

118
O défice público, descontado o efeito dos apoios à Caixa, baixou para 0,9%? Óptimo. O feito de Mário Centeno corresponde a um processo duradouro de consolidação orçamental? Veremos.
Teixeira dos Santos

Teixeira dos Santos. Défice de 2017 "histórico"

178
O ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos considera que é um "feito histórico" o défice ter ficado em 0,9% do PIB em 2017, sem a recapitalização da CGD.
Execução Orçamental

Execução orçamental: tempo de ponderar reformas

Com a confirmação oficial de que o défice de 2017 foi o "défice mais baixo da democracia", Costa e Centeno podem deixar de olhar para os fantasmas do passado e começar a preocupar-se com o futuro.
Défice Público

A vitória da TINA ou a ditadura da matemática

284
Os números de 2017 não enganam: pensões, salários e carreiras dos funcionários foram (parcialmente) repostos à custa da maior carga fiscal de sempre e de níveis de investimento público baixíssimos.
Economia

Ministro da Economia quer endividamento mais baixo

O ministro da Economia disse esta terça-feira que a redução do défice para 0,9% em 2017 é muito positiva mas considera que o endividamento tem de baixar mais: "é esse o programa do Governo"
Saúde

Estado pagou 323 milhões de dívidas em atraso

Os pagamentos em atraso do Estado ainda aumentaram no mês de fevereiro, mais 291 milhões de euros. Mas em março vão baixar porque foram pagos 323 milhões de euros de dívidas na saúde.
Défice

Saldo positivo de 258 milhões até fevereiro 

132
Estado fechou primeiros dois meses do ano com saldo positivo de 258 milhões de euros. É uma melhoria de 231 milhões face ao ano passado. Receitas subiram mais que despesas. Impostos cresceram 8,1%.
Finanças

Banca já custou 17 mil milhões a contribuintes

1.051
Entre apoios a bancos como o BPN e o BES e, mais recentemente, a recapitalização da CGD, o Estado já providenciou ajudas financeiras na ordem dos 17 mil milhões de euros em dez anos.
Défice

CGTP. Défice de 0,9% teve "custos para o país"

A CGTP disse esta segunda-feira, em comunicado, que "obsessão pela redução do défice público" tem "consequências negativas na economia e na "degradação de serviços públicos".
Rui Rio

Rui Rio satisfeito com valor do défice orçamental

Rui Rio considerou positivo o facto de o défice orçamental de 2017 se ter situado em 0,9% do PIB, acrescentando que "é importante que as contas públicas caminhem para o equilíbrio".
Défice

Decisão do Eurostat de incluir Caixa está errada

641
O ministro das Finanças ataca a posição do órgão estatístico europeu que obrigou a incluir a recapitalização da Caixa no défice de 2017. Está errada e contraria a decisão da Comissão e os tratados.
Finanças Públicas

INE decidiu incluir CGD no défice de 2017: 3%

206
O INE acolheu argumentos do Eurostat e registou no saldo de 2017 custos com a recapitalização da Caixa, que o Governo sempre combateu. Sem esse efeito, o défice seria de 0,92% do PIB.
Finanças Públicas

INE confirma se défice ficou perto dos 1%

O INE deverá confirmar hoje que o défice orçamental de 2017 ficou próximo de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e divulgar qual foi o impacto da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Finanças

Finanças Públicas estimam menos défice que Governo

O Conselho das Finanças Públicas projeta um défice de 1% em 2017 e de 0,7% este ano. Já segundo o primeiro-ministro, o défice orçamental deverá ficar perto dos 1,1% em 2017 e dos 1,1% este ano.
Défice Público

Técnicos do Parlamento: défice de 1% em 2017

O défice do ano passado terá ficado em 1% do PIB. Estimativa é da Unidade Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento, mas não conta com recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
Comissão Europeia

Desequilíbrios melhoram, mas é preciso fazer mais

Portugal deixa o clube dos países em situação de desequilíbrio económico excessivo, mas continua em desequilíbrio. Bruxelas pede mais reformas em abril. Dívida e mercado de trabalho em causa.
Execução Orçamental

Pagamentos em atraso subiram 276 milhões

554
Ano arranca com excedente de 775 milhões nas contas do Estado em janeiro. Saldo subiu de 153 milhões com mais impostos cobrados. Mas pagamentos em atraso cresceram 276 milhões, sobretudo na saúde.
Ensaios do Observador

Já há vida para além do défice?

Qual é o número mágico para o défice? Não importa apenas cumprir as metas, importa muito a forma como se faz e com que objectivos. Um ensaio de Ricardo Santos.
Défice

Montepio admite que défice fique abaixo dos 1,2%

O Montepio admite que o défice orçamental de 2017 tenha ficado abaixo da estimativa mais baixa do banco depois de dados "bastante favoráveis" divulgados pela DGO.
Brasil

Brasil registou défice de 7,8 milhões

O Brasil registou um défice em conta corrente de 7,8 milhões de euros em 2017. O valor foi o mais baixo dos últimos 10 anos.
Orçamento do Estado

Autarquias investiram mais 422 milhões em 2017

Investimento total das Administrações Públicas cresceu à custa de um salto de 30% nos gastos das autarquias e regiões em ano de eleições. Ainda assim, ficou 850 milhões aquém do orçamentado.
Défice

Estradas, ferrovia e metros pesam no défice

As empresas de transportes e infraestruturas tiveram o maior contributo negativo para o défice público de 2017. Os metros de Lisboa e Porto agravaram o saldo negativo por causa do acordo nos swaps.
Défice

Défice cai 1,6 mil milhões de euros em 2017

Aumento de 5% na receita fiscal ajuda a reduzir défice para menos de 2,6 mil milhões de euros, mas a despesa total também cresceu e ao triplo do ritmo verificado em 2016.
Défice

Défice recua na UE e zona euro no 3º trimestre

O défice de 0,3% nos 19 países do euro compara-se com o de 1,6% no período entre julho e setembro de 2016 e com o de 1% registado no segundo trimestre de 2017.
Comissão Europeia

Comissão. Défice superior em mais de 800 milhões 

Défice de 2017 deve ficar abaixo dos 1,4%, como tem dito António Costa, mas este ano as contas são diferentes. Bruxelas espera mais 800 milhões de défice, sem contar com mudanças feitas no Orçamento.
Défice

"É previsível que défice fique abaixo de 1,4%"

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que o défice fique próximo de 1,4% do PIB. Para o Governo, é já ponto assente que o défice orçamental do ano passado será inferior.
Economia

Católica estima crescimento de 2,7%, défice de 1,5

A Universidade Católica estima que o défice orçamental de 2017 deverá ser de 1,5% do PIB, acima da estimativa do Governo, e que a economia tenha crescido 2,7% no conjunto do ano passado.
PSD

Rui Rio defende "superávite" das contas públicas

206
O atual Governo conseguiu os dois défices mais baixos da democracia, mas Rio propõe-se a fazer melhor: superávite nas contas públicas. Sobre o partido, diz que vai "claramente" à frente de Santana.
António Costa

António Costa. Défice "rondará seguramente 1,2%"

125
De acordo com o primeiro-ministro, a dívida será "melhor do que os 127% que se tinha estimado inicialmente". E o défice estará "francamente abaixo de 1,5%, que era a meta inicial".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)