Chegar a casa depois de um dia de trabalho cansativo. Ainda tem de fazer o jantar, tratar da loiça e, quando dá por isso, está na hora de ir para a cama, que amanhã o dia começa cedo. E se tiver filhos, esta lista de afazeres pode aumentar consideravelmente, com banhos para dar, trabalhos de casa para fazer e idealmente ainda conseguir passar algum tempo de qualidade com os mais pequenos. Com dias tão preenchidos, há que encontrar estratégias para poupar tempo e dedicá-lo a outras atividades que nos deem mais prazer e até que nos ajudem a relaxar um pouco. Mas o que é que podemos eliminar dessa to do list diária? A resposta é: a preparação do jantar. E, não, não envolve comprar refeições em take-away ou saltar esta refeição. A solução está no meal prep. Nunca ouviu falar? Nós contamos-lhe tudo sobre esta tendência que assenta no planeamento das refeições, seja o jantar, almoço ou até mesmo o pequeno-almoço.

O que é o meal prep?

“No poupar é que está o ganho.” Este é um ditado muitas vezes referido quando falamos de dinheiro, mas, fique a saber, que também pode ser aplicado ao tempo. É aí que entra o meal prep, que consiste em planear e preparar as suas refeições de forma antecipada, para que não seja uma preocupação diária. Esta estratégia pode trazer várias vantagens além da poupança de tempo, como um melhor controlo do tamanho das porções que ingere a cada refeição — o que o vai ajudar a manter o peso ideal — e fazer escolhas alimentares mais saudáveis, resultantes do planeamento associado ao meal prep. É que quando estamos cansados e com pressa, especialmente ao final do dia, temos maior tendência para fazer opções menos interessantes do ponto de vista nutricional.

Diferentes tipos de meal prep

E se acha que o meal prep envolve obrigatoriamente passar o domingo todo enfiado na cozinha, desengane-se. Há vários métodos que pode colocar em prática. Basta optar pelo que melhor se adequa à sua disponibilidade e objetivos. Há quem prefira preparar refeições por inteiro e depois guardá-las no frigorífico para a semana inteira; outras pessoas optam por fazer uma quantidade maior de uma única refeição e dividi-la em vários recipientes, já em doses individuais, e congelar para ir comendo nos próximos dias. Esta tática é especialmente vantajosa à hora do jantar, já que envolve descongelar e aquecer a comida. Além disso, este método permite que vá variando as refeições, consoante as opções que tiver no seu congelador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, o meal prep não implica sempre cozinhar as refeições com antecedência; pode passar por preparar os ingredientes de antemão e, chegando à altura, já não tem de descascar, cortar, temperar e todas essas tarefas que “roubam” tempo. Ou seja, pode passar logo à ação, transferindo os ingredientes do frigorífico para o tacho, frigideira ou forno. Claro que não precisa escolher um método e adotá-lo de forma exclusiva; pode ir variando consoante o que lhe der mais jeito e até combinar diferentes estratégias que o ajudem a poupar tempo.

Por onde começar?

O primeiro passo é planear. Um bloco de notas e uma caneta podem ser úteis. Decida quantas refeições precisa de preparar — tenha em consideração dias em que vai comer fora, por exemplo —, que tipo de refeições (pequeno-almoço, almoço ou jantar) e o que quer incluir em cada uma delas. Quando determinar o que é que quer cozinhar — idealmente, opte por receitas que já conhece e está habituado a fazer, pelo menos nos primeiros tempos —, verifique se tem ou não em casa tudo aquilo de que precisa. Por fim, elabore uma lista de compras. Já está? Então, está na hora de ir ao supermercado e abastecer a despensa. Claro que pode também optar pela entrega de compras ao domicílio, evitando deslocações extra. Depois, escolha o dia da semana em que quer preparar as suas refeições, por exemplo, o domingo, e para quanto tempo. Antes de se aventurar a preparar para a semana inteira, talvez possa começar por fazê-lo para 2 a 3 dias.

A mesma refeição para a semana toda: sim ou não?

À primeira vista, preparar um grande tacho de comida para a semana inteira pode parecer a melhor solução para ter as refeições garantidas de uma só vez e não ter de pensar mais no assunto. Mas são poucas as pessoas que não se importam de comer o mesmo todos os dias, pois pode tornar os almoços e jantares bastante aborrecidos e monótonos. Além disso, tem outro contra: vai estar sempre a ingerir o mesmo tipo de nutrientes — não se esqueça que é muito importante ter uma alimentação variada.

5 Estratégias para poupar tempo na cozinha

Há quem se sinta à-vontade na cozinha e não lhe custe passar várias horas entre panelas e outros utensílios. Não é, no entanto, o caso de maioria de nós. O meal prep permite que consigamos reduzir o tempo que passamos nesta divisão da casa durante a semana. Além disso, nos dias em que escolhemos meter mãos à obra, há algumas estratégias para poupar tempo. Tome nota:

1. Escolha um horário para cozinhar e cumpra-o

O meal prep funciona melhor quando definimos um horário fixo para tratar das refeições. Isto permite que consigamos planear melhor os nossos horários e tarefas — por exemplo, elaborar a lista de compras, perceber se tem tudo o que precisa em casa, idas ao supermercado —, porque já sabemos que naquele determinado dia temos de nos dedicar aos cozinhados. Determine os seus horários com base naquilo que considerar que resulta melhor para si. Por exemplo, há quem prefira tratar das compras e do meal prep aos domingos de manhã. Outras pessoas podem preferir não ter de cozinhar no fim de semana e tratar da comida apenas na segunda-feira à noite, e “despachar” os jantares ou almoços da semana toda.

2. Seja criterioso na escolha das receitas

Escolher a combinação certa de receitas é muito importante e vai influenciar toda a eficácia do processo de meal prep. Por exemplo, para poupar tempo, escolha pratos com diferentes métodos de confeção. Claro que se vai usar o forno, mais vale tirar proveito do facto de o ter quente e enchê-lo. Se o seu forno leva dois tabuleiros, prepare dois tipos de receitas — o planeta agradece e a sua carteira também, pois vai poupar eletricidade ou gás —, mas não quatro. Senão, o que acontece é que vai duplicar o tempo que passa na cozinha. Vai ter de esperar que os dois primeiros tabuleiros fiquem prontos, para depois colocar os outros dois. Não se esqueça de controlar o tempo de confeção de cada uma das receitas, para não arriscar queimar alguma coisa. Dê uso aos restantes eletrodomésticos que tem em casa, como o fogão e até o robô de cozinha, como a Bimby, para preparar diferentes tipos de pratos, tudo ao mesmo tempo. Assim, até vai tendo refeições mais variadas ao longo da semana e a probabilidade de se enjoar é muito menor.

3. Estime quanto tempo vai gastar em cada receita

Voltamos à mesma regra de ouro: planear, planear, planear. Isto vai permitir que poupe muito tempo na cozinha. Para se organizar da melhor forma, comece pela receita que demora mais tempo. Habitualmente, é a sopa ou um prato assado no forno. Assim que essa refeição estiver a cozinhar, dedique-se às restantes. Deixe para o fim os pratos que não necessitem de ser cozinhados, como as saladas, pois são receitas que se preparam rapidamente enquanto todas as outras estão no fogão/forno. Quer poupar (ainda) mais tempo? Confira a lista de ingredientes de todas as receitas antes começar. Imagine que duas receitas levam cebola picada. Pode picar logo a quantidade necessária para ambos os pratos.

4. Faça do robô de cozinha o seu maior aliado

Usar um robô de cozinha, como a Bimby, pode bem ser uma das estratégias que lhe permite poupar mais tempo na cozinha, quer na parte da preparação dos ingredientes — como picar cebola, descascar alhos, picar legumes, desfiar carne ou peixe — ou mesmo já na fase de confeção, desde refogados, cozidos, guisados, a vapor. Só o facto de não ter de mexer a comida com a colher pau de cinco em cinco minutos ou preocupar-se que possa pegar ao fundo do tacho já é uma grande ajuda. Pode dedicar-se a 100% a preparar outro prato enquanto a Bimby dá conta do recado quase sozinha. Além disso, dá para cozinhar em pirâmide, o que significa preparar vários pratos ao mesmo tempo. Pode, por exemplo, cozer legumes, peixe, carne, arroz ou até uma omeleta a vapor enquanto prepara uma sopa no copo da Bimby.

5. Tenha algumas opções de reserva no congelador

Se vai cozinhar uma dose grande da mesma comida, não tem de a comer todos os dias durante uma semana. Guarde umas opções extra no congelador para comer depois mais à frente ou quando não tiver tempo de preparar refeições. Pode até ir guardando ingredientes que sobrem, por exemplo, legumes já cortados ou carne cozida, que pode depois usar para preparar as próximas refeições. Assim, poupa tempo na parte da preparação.

Está a pensar comprar uma Bimby?

Ter uma Bimby é um investimento, é verdade; mas é um investimento que vale mesmo a pena. Além de um robot de cozinha ser o aliado perfeito na preparação de refeições para a semana toda, permite poupar tempo, descomplicar a confeção dos alimentos e fazer receitas novas e super saborosas com metade do trabalho. E o pagamento da Bimby também pode ser tão descomplicado quanto as refeições que prepara com ela. Nós explicamos: o Banco Credibom possui várias soluções de crédito de financiamento para a Bimby, ajustadas a cada caso, com campanhas promocionais que muitas vezes são sem juros (TAN=0,00%). Mas boas notícias não se ficam por aqui. Para que o cliente tenha uma experiência de utilização ainda melhor e muito mais simplificada, o Credibom disponibiliza o acesso à opção de Assinatura Digital. E o que é isto? Nada mais nada menos que um processo de assinatura eletrónica que permite ao cliente assinar os documentos contratuais online, de uma forma rápida e segura. Poupa papel e permite acelerar os processos todos. Isto significa que terá a sua Bimby na mão com maior rapidez.

Saiba mais em
Coragem para Sonhar