A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, manifestou-se esta segunda-feira contra a ciclovia em construção junto à Praça do Martim Moniz, defendendo que “é prematura e inadequada” às necessidades da população que vive e circula naquela zona.

“A intervenção, já em curso, é prematura e inadequada às necessidades da população que vive e circula diariamente nesta zona, face à configuração atual da praça e da circulação rodoviária”, considera a Junta de Santa Maria Maior num comunicado enviado às redações.

Para a Junta de Freguesia liderada por Miguel Coelho (PS), “a eventual implementação de uma ciclovia apenas fará sentido se integrada num projeto global de requalificação” da praça do Martim Moniz, ainda por ser aprovado.

“A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior esclarece que não é contrária à implementação de soluções indutoras de mobilidade suave, designadamente as ciclovias. Apenas considera que estas se devem integrar num plano geral de mobilidade e circulação no centro histórico, o qual deverá ter em conta as diversas variáveis presentes no território, garantindo-se um necessário equilíbrio entre a qualidade ambiental, vida económica e direito à mobilidade dos seus residentes”, lê-se no comunicado. “É assim necessária uma profunda discussão pública e ampla reflexão sobre os planos de acessibilidades e mobilidade no acesso e circulação no centro histórico, nomeadamente considerando as premissas da ZER – Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado, anterior a novas intervenções”, acrescenta.

A ciclovia tal como está desenhada atualmente “será responsável por causar tremendo incómodo à circulação rodoviária e pedonal e por retirar aos residentes lugares de estacionamento, sem que estejam ainda encontradas alternativas para suprir esta perda“, defende a autarquia de Miguel Coelho.

O presidente da Junta de Santa Maria Maior solicita, assim, à Câmara Municipal de Lisboa, presidida por Fernando Medina, também PS, “a imediata suspensão da implementação desta ciclovia, até que esteja aprovado o projeto de requalificação da Praça do Martim Moniz, agora em fase de discussão pública”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR