Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Arábia Saudita

Meca

Porque é que morreram tantos peregrinos em Meca?

Os 52º não explicam tudo. Falta de documentos, agências de viagens fraudulentas e redes ilegais de transporte privaram peregrinos de proteção no grande ritual islâmico. Morreram milhares de pessoas.
Médio Oriente

Irão e Bahrain retomam relações após tensões

Ambos os líderes destacaram os laços históricos e "interesses mútuos" entre os países, não vendo "nenhuma razão para atrasar o reatamento". Após anos de costas voltas, os países voltam a aproximar-se.
Arábia Saudita

Peregrinação a Meca: pelo menos 1.301 mortos

A Arábia Saudita anunciou a morte de 1.301 peregrinos durante a grande peregrinação muçulmana recentemente realizada a Meca sob um calor escaldante, especificando que a maioria não tinha autorização.
Animais

Investigadores descobrem nova espécie de serpente

A pequena serpente, de hábitos maioritariamente noturnos, apresenta um colar preto e uma coloração avermelhada e foi batizada com o nome Rhynchocalamus hejazicus.
Islão

Peregrinação a Meca: 14 mortos devido ao calor

A peregrinação anual a Meca dos muçulmanos, a Hajj, ficou marcada pelas temperaturas elevadas, que chegaram aos 47ºC. O calor já matou pelo menos 14 pessoas, da Jordânia, e 17 estão desaparecidos.
Meca

Peregrinos sírios regressam a Meca

Com esta mudança, recomeçaram os voos diretos entre os dois países e a concessão de autorizações para fazer a viagem.
Futebol

AI insta FIFA a agir contra proposta da Arábia

A ONG destacou a "campanha de reabilitação da imagem" associada ao país para "desviar a atenção do seu grave registo de abusos". A Amnistia pediu à FIFA exigência de mudanças profundas na lei saudita.
Fact Check

Otávio tentou agredir treinador Luís Castro?

Publicação indica que o internacional português Otávio tentou agredir o seu treinador, o também português Luís Castro. Imagens mostram o médio numa postura agressiva, mas a alegação é falsa.
Brasil

Brasil. Vice-presidente na Arábia Saudita e China

China é, há mais de uma década, o maior parceiro comercial do Brasil, que exportou em 2023 para aquele mercado asiático produtos no valor de 105 mil milhões de dólares (96,5 milhões de euros).
Futebol

Jorge Jesus é treinador do ano na Arábia Saudita

Após conquista do campeonato saudita sem perder nenhuma partida, Jorge Jesus é nomeado o treinador do ano, enquanto que Cristiano Ronaldo conquista a "Bota de Ouro" com 35 golos.
Japão

Príncipe herdeiro saudita adia visita a Tóquio

Encontro seria oportunidade de intensificar relações entre os países: Japão importa cerca de 40% do seu petróleo da Arábia Saudita e Riade está muito interessado na indústria de videojogos japonesa.
Estados Unidos da América

Biden envia conselheiro a Riade e Telavive

Na Arábia Saudita, a conversa com o líder do reino deverá centrar-se em "questões bilaterais e regionais, incluindo a guerra na Faixa de Gaza". Com Netanyahu, abordará conflito entre Israel e o Hamas.
Arábia Saudita

The Line. Sauditas permitem uso de força letal

O país autorizou o uso de força letal para "quem continuar a resistir" ao despejo nos terrenos onde será construída a mega-cidade futurista, The Line. Um elemento de uma tribo local foi morto.
Noticiário

00h. Mortágua acusa Chega de "jogo sujo"

A coordenadora do Bloco de Esquerda critica o Chega por transformar os ataques a imigrantes no Porto num debate sobre imigração. E ainda, Jorge Jesus perto de ser campeão na Arábia Saudita.
Noticiário

5h. Pedro Sánchez decide hoje se vai demitir-se

Pedro Sánchez revela hoje se vai ou não demitir-se do cargo de primeiro-ministro de Espanha. Ainda, o arranque da visita de Antony Blinken à Arábia Saudita.
Poliomielite

Arábia Saudita e Fundação Gates lançam iniciativa

Parceria pretende combater propagação da doença e proteger 370 milhões de crianças por ano. Foi doado um total superior a 578,6 milhões de euros para esta iniciativa.
A História do Dia

O Irão quer uma guerra no Médio Oriente?

Como vai Israel retaliar e com que intensidade? Estamos à beira de uma nova guerra entre persas, árabes e judeus? Paulo Baptista Ramos, professor na Universidade do Minho é o nosso convidado.
Conflito Israelo-palestiniano

Porque alguns países árabes defenderam Israel?

Vários países que "deixaram para trás" críticas à guerra em Gaza e ajudaram Israel a defender-se do ataque iraniano. Com isso, mostraram que temem mais o Irão do que Israel — e que são fiéis aos EUA.
Futebol

Vídeo: jogador do Al Ittihad chicoteado

No final da partida da Supertaça saudita, Hamdallah, do Al Ittihad, envolveu-se numa discussão com um adepto, atirou-lhe água e foi agredido com um chicote. Incidente levou à detenção do espectador.
Futebol

Seis anos depois, voltou a haver chocolate de JJ

Al Hilal de Jorge Jesus venceu o Al Ittihad, chegou aos 34 triunfos seguidos e conquistou a Supertaça da Arábia (1-4), com o treinador português a voltar a levantar um troféu no país seis anos depois.
Arábia Saudita

Arábia Saudita reduz ambições para megacidade 

De acordo com a Bloomberg, o recuo acontece num momento em que o fundo soberano do reino ainda não aprovou o orçamento da Neom para 2024 e já começaram demissões.
Arábia Saudita

Vai abrir um parque temático do Dragon Ball

As aventuras do Son Goku vão inspirar o novo parque temático de 500 mil metros quadrados. O projeto faz parte do empreendimento para um mega distrito de gaming e desportos virtuais na Arábia Saudita.
Ténis

A proposta da Arábia para controlar o ténis

O Fundo Público de Investimento saudita quer unificar os circuitos ATP e WTA, excluindo os Grand Slam, e fez uma proposta de mil milhões de dólares que tem um prazo fixo de 90 dias.
Futebol

A falta que faz um Otávio: Al Nassr volta a perder

O médio falhou o jogo contra o Al Raed por problemas físicos e o Al Nassr sofreu a segunda derrota seguida e somou a terceira partida sem ganhar (1-3), podendo ficar a 12 pontos da liderança de Jesus.
Futebol

CR7 voltou, gritou-se por Messi e Al Nassr perdeu

O jogador português regressou aos relvados após cumprir um jogo de castigo, mas não conseguiu evitar a derrota do Al Nassr nos EAU e contra o Al Ain, nos quartos de final da Champions asiática (1-0).
Fact Check

Ronaldo gastou 100 milhões em três compras?

No Instagram, uma publicação diz que jogador português gastou 100 milhões de dólares numa ilha, um iate e um relógio. Mas Ronaldo não tem uma ilha — e o iate e o relógio estão bem abaixo desse valor.
Futebol

Ronaldo marca, Talisca bisa, Al Nassr vence 

Al Nassr de Luís Castro começou a ganhar, cedeu o empate duas vezes, mas acabou por vencer o Al Shabab de Vítor Pereira (2-3). Ronaldo marcou pelo 9.º jogo seguido, Talisca bisou e foi decisivo.
Fact Check

Ronaldo disse que Messi é "pequeno"?

Vídeo partilhado no Instagram mostra o jogador a dizer que Lionel Messi é "pequeno". Mas Ronaldo nunca teve um comentário semelhante sobre o argentino e a voz do português está alterada nas imagens.
Futebol

O pormenor que deixou a Arábia longe do mercado

Depois do investimento de mais de 900 milhões no verão, a Arábia Saudita só recebeu Renan Lodi e Rakitić no inverno. E há explicação: quase todos os clubes têm as vagas para estrangeiros preenchidas.
Ciência

Catálogo de organismos com 317 milhões de entradas

O catálogo Kmap reúne 317 milhões de conjuntos de genes que retratam a biodiversidade do Oceano. A compilação de dados foi feita em mais de 2.000 locais de amostragem e a várias profundidades.
Futebol

Ronaldo ou nada: Al Nassr adia dois jogos na China

Al Nassr tinha dois jogos amigáveis agendados na China que não se vão realizar. Sauditas pediram desculpa "especificamente aos fãs de Ronaldo". Jogador assumiu tristeza, mas garantiu: "Vamos voltar".
Rali Dakar

Dakar. Ricky Brabec vence competição das motas

Ricky Brabec, da equipa Honda, terminou a competição com o tempo de 51:30.08 horas, menos 10.53 minutos do que o segundo classificado e menos 12.25 do que o terceiro classificado.
Arábia Saudita

Mancini critica jogadores que deixaram seleção

Três jogadores abdicaram da seleção da Arábia Saudita e não foram poupados pelo selecionador Roberto Mancini. "Pediram para ser titulares, mas o treinador sou eu e as decisões são minhas", disse.
Futebol

Agora, tudo mudou: Henderson quer deixar Arábia

Internacional inglês não está agradado com o desempenho do Al-Ettifaq e deseja abandonar o campeonato saudita. Jordan Henderson não quer colocar em risco a participação no próximo Europeu.
Futebol

CR7 bisa e fica isolado como goleador do ano

No dia em que fez o jogo 1.000 por clubes, Ronaldo bisou na goleada do Al Nassr ao Al Ittihad (2-5), chegou aos 53 golos em 2023 e ficou isolado como melhor marcador do ano, superando Kane e Mbappé.
Conflito Israelo-palestiniano

Houthis usam Gaza e perturbam o comércio mundial

Grupo do Iémen tem atacado navios no Mar Vermelho para apoiar Gaza — e reforçar posição interna. EUA reagem com coligação marítima que tem limitações. E os preços na Europa podem aumentar.
Futebol

Ingerência de CR7 faz-se com golos: Al Nassr vence

A equipa de Luís Castro bateu o Al Etiffaq de Gerrard e somou a terceira vitória seguida (3-1), mantendo-se a 10 pontos da liderança do Al Hilal. Ronaldo marcou e assistiu, Telles fez um grande golo.
Jorge Jesus

Jesus iguala recorde estabelecido no Benfica

O Al Hilal venceu o Al Wehda por 2-0 e soma assim a 18.ª vitória consecutiva em todas as competições, com Jorge Jesus a igualar o recorde pessoal, estabelecido à frente do Benfica na época 2010/11.
Arábia Saudita

ONU: sauditas prestes a iniciar operação nuclear

Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica revelou que "reator de investigação de baixa potência entrará em funcionamento em breve" e mostrou-se "impressionado" com o profissionalismo.
Golfe

Jato e chef 24 horas: as mordomias de Jon Rahm 

O golfista espanhol assinou um contrato milionário com a LIV Golf, detida pela Arábia Saudita. Jon Rahm, de 29 anos, afirma que "tomou a decisão a pensar na família" e que joga "golfe por amor".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada