A startup portuguesa de fisioterapia digital Sword Health fechou o segundo investimento de 2021, desta vez no valor de 85 milhões de dólares (cerca de 71 milhões de euros), anunciou a empresa esta quarta-feira em comunicado. A ronda foi liderada pela capital de risco americana General Catalyst e vai permitir à empresa liderada por Virgílio Bento acelerar a expansão global e intensificar o desenvolvimento de novas terapias digitais.

A Sword Health desenvolveu uma plataforma digital para tratar patologias músculo-esqueléticas, que combina inteligência artificial com sensores de última geração. No total, já recebeu cerca de 153 milhões de dólares em investimento. Em janeiro tinha fechado uma ronda série B no valor de 25 milhões de dólares, ou seja, em seis meses, angariou cerca de 110 milhões.

“A Sword tem sido pioneira na reinvenção do tratamento de patologias músculo-esqueléticas”, afirma Virgílio Bento, presidente e fundador da Sword Health. “Com um crescimento de 600% ao ano, somos neste momento uma das startups com maior crescimento nos Estados Unidos. Este financiamento irá permitir acelerar a expansão global da nossa solução a partir dos três continentes onde operamos atualmente”, acrescenta.

De acordo com a startup, as patologias músculo-esqueléticas afetam mais de 2 mil milhões de pessoas a nível mundial. O sistema de saúde mundial respondeu a esta crise com procedimentos cirúrgicos dispendiosos e frequentemente desnecessários colocando, muitas vezes, os pacientes em risco de dependência de medicação. O investimento angariado nesta ronda irá permitir acelerar a expansão global e intensificar o desenvolvimento de novas terapias digitais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sword Health. Startup que criou o primeiro fisioterapeuta digital eleita a melhor de 2020

Durante a pandemia, a startup diz que aumentou o número de pacientes em tratamento em mais de 1.000% no período de um ano. Delian Asparuhov, da Founders Fund, diz que a Sword “faz parte do 1% de startups com um crescimento mais acelerado nos Estados Unidos” e que “está posicionada para ser uma das empresas de saúde mais importantes do mundo nos próximos cinco anos.”

“O tratamento de patologias músculo-esqueléticas representa, só para o sistema de saúde dos Estados Unidos, um custo superior a 300 mil milhões de dólares por ano. A Sword Health estabeleceu um novo standard para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas através da sua tecnologia pioneira que combina AI com sensores de última geração”, afirmou Chris Bischoff, diretor-geral da General Catalyst.

Participaram também nesta ronda as investidoras Bond, Highmark Ventures, BPEA bem como os investidores atuais Khosla Ventures, Founders Fund, Transformation Capital e Green Innovations.