A Quetzal vai publicar em Portugal a biografia de Fernando Pessoa escrita pelo investigador Richard Zenith, que sai este mês julho nos Estados Unidos da América e Reino Unido. Fonte da editora adiantou ao Observador que o volume, com mais de mil páginas na edição em inglês, será lançado em português no final do primeiro semestre de 2022.

Fruto de vários anos de trabalho, Pessoa atravessa ao longo de 1.088 páginas os diferentes momentos da vida e obra do poeta português, que são apresentados com pormenor em quatro partes (1888-1905; 1905-1914; 1914-1925; e 1925-1935). Inclui ainda mapas, uma árvore da família do escritor, uma cronologia, notas e referências.

Com edição da norte-americana Liveright, uma chancela da W. W. Norton & Company, e da britânica Allen Lane, que faz parte da Penguin, a biografia é descrita como “uma obra-prima da literatura moderna”, que “imortaliza a vida de um maestro literário e confirma o poder duradouro” da obra de um escritor que falou de forma profética sobre “a desconexão do nosso mundo moderno”.

A revista brasileira de literatura Quatro Cinco Um considerou-a uma “magnífica biografia”, escrita por um autor que “tem credenciais para enfrentar o desafio de escrever a história da vida plural de Pessoa”, um escritor cuja a obra, que “encanta leitoras há décadas”, ainda guarda muitos tesouros por descobrir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de uma crítica a Pessoa por Carlos Adriano, a Quatro Cinco Um publicou também um excerto em português que fala sobre as obsessões do poeta, “que buscou livros para explicar a genialidade — a sua e a de Shakespeare”.

Também a revista de Estudos Pessoanos Pessoa Plural publicou na edição de junho um capítulo sobre a ascensão e queda da Empresa Íbis, criada por Pessoa em 1909 com o dinheiro da herança da avó paterna, Dionísia Seabra Pessoa. O excerto em inglês, melhorado com documentos fac-símile do Arquivo Pessoa, graças à colaboração dos editores da revista, pode ser lido aqui.

Foi, no entanto, a revista Electra que deu a conhecer o primeiro capítulo da biografia, numa tradução de Salvato Teles de Menezes, que será responsável pela edição da Quetzal. O excerto, intitulado “Fernando Pessoa: o poeta que andava sempre bem vestido”, foi divulgado no n.º 12 da revista, publicado na primavera.

A biografia de Richard Zenith, que há vários anos se dedica ao estudo de Fernando Pessoa e que é autor de uma fotobiografia do poeta, é a mais completa desde que João Gaspar Simões publicou, em 1950, um livro sobre a vida do escritor. A última a ser editada em Portugal foi a biografia perdida de Hubert D. Jennings, que apesar de só ter sido dada à estampa em 2019, foi escrita na década de 1970.

Artigo atualizado a 9 de agosto de 2021