455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Fernando Pessoa

Lançamentos

O que revela a nova biografia de Pessoa?

A biografia de Fernando Pessoa de Richard Zenith é um trabalho agregador importante que contribuirá para a divulgação da obra do poeta. Mas não inclui nenhuma descoberta verdadeiramente importante.
Fernando Pessoa

Cartas inéditas de Fernando Pessoa publicadas

A editora Assírio & Alvim publicou um livro que reúne cartas inéditas, apontamentos pessoais, rascunhos, excertos de obras literárias e poemas de Fernando Pessoa.
Lançamentos

Zenith: "Tentei que os leitores sentissem Pessoa"

A biografia de Pessoa de Richard Zenith, finalista dos prémios Pulitzer, será lançada em Portugal na próxima semana. Numa apresentação para jornalistas em Lisboa, Zenith falou do processo de escrita.
Fernando Pessoa

Clérigos recebem vídeo mapping inspirado em Pessoa

Inspirado no universo poético de Fernando Pessoa, "Spiritus", um espetáculo de "vídeo mapping", vai ser projetado na Igreja dos Clérigos no próximo dia 28 de abril.
Livros

Livro do Desassossego: 40 anos da obra impossível

Em 1982 foi publicada a primeira edição do "Livro do Desassossego", que se tornou na obra mais conhecida de Pessoa fora de Portugal. Esta é a história de livro que nunca teve forma definitiva.
Cultura

Livraria Lello lança Lusíadas e Mensagem em árabe

Considerando as obras uma "mostra muito boa" da literatura portuguesa para os mais de 274 milhões de falantes da língua árabe, a Livraria mostra-se disponível para publicar outros livros nesta língua.
Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa é museu do ano 2021

A Casa Fernando Pessoa, no Bairro de Campo de Ourique, é a casa que foi habitada pelo escritor nos seus últimos 15 anos de vida, e tem uma exposição dividida em 3 pisos, sobre a vida e obra do poeta.
Fernando Pessoa

À procura de João de Alemquer

Carlos Pittela, numa sessão do Congresso Fernando Pessoa sobre teatro, falou sobre uma peça desconhecida que tem como personagem João de Alemquer. Terá sido escrita por Pessoa? Ou será uma tradução?
Fernando Pessoa

Campos. "É necessária uma edição definitiva"

Numa sessão dedicada à edição de Fernando Pessoa, Luiz Fagundes Duarte defendeu a organização de uma edição definitiva da poesia de Álvaro de Campos, que tem tantas formas diferentes como editores.
Fernando Pessoa

Começou o Congresso Internacional Fernando Pessoa

Durante três dias, a Fundação Calouste Gulbenkian recebe uma nova edição do Congresso Internacional Fernando Pessoa, um evento dedicado a novas investigações e leituras da obra do escritor português.

Richard Zenith: "Pessoa era como um cientista"

Foram precisos 12 anos para que Zenith sentisse que tinha a biografia de Pessoa que queria fazer. Hoje sabe que o conhece melhor, mas continua sem o conseguir explicar: isso "seria uma contradição".
Lançamentos

Quetzal publica biografia de Pessoa por Zenith

"Pessoa", de Richard Zenith, será publicado em inglês neste mês de julho nos EUA e Reino Unido. Edição portuguesa, a cargo da Quetzal, só chegará em 2022, no final do primeiro semestre.
Fact Check

Fernando Pessoa disse "na alma ninguém manda"?

Não. Especialistas no poeta português negam que alguma vez tenha escrito esta frase. Casa Fernando Pessoa refere que texto pode ser de outra escritora, Sil Guidorizzi.
Fernando Pessoa

BNP adquire espólio de Pessoa por 80 mil euros

Três dos 370 documentos que estavam com os familiares do poeta, que se têm vindo a desfazer do espólio ainda em sua posse, serão integrados na Coleção Família Nogueira Rosa Dias, criada em 2019.
Fernando Pessoa

Vicente Guedes, autor e tradutor na Empresa Íbis

É um dos pré-heterónimos pessoanos mais famosos, mas a ligação ao "Livro do Desassossego" fez com as outras funções que desempenhou fossem esquecidas. Um novo livro recupera-o e reavalia o seu papel.
Fernando Pessoa

Pessoa em língua cabo-verdiana por José Tavares 

A escolha do poema passa pelas suas "características que o tornam perfeito para a elaboração duma alta dicção poética em língua cabo-verdiana", diz José Luiz Tavares.
Fernando Pessoa

Biblioteca nacional adquire espólio de Pessoa 

Trata-se de um conjunto de 370 documentos do espólio remanescente do poeta português, entre 1894 e outubro de 1935, que ainda estavam na posse da família.
Venezuela

Venezuela. Encontro une escritores lusófonos

Grande comunidade portuguesa no país leva a que cada vez mais escolas e estudantes estejam dispostos a aprender português. Pessoa será o homenageado deste 1º encontro de escritores radicados no país.
Fernando Pessoa

Os envelopes esquecidos da "Mensagem" de Pessoa

Na semana passada, foi publicada uma nova edição crítica de "Mensagem". Contamos-lhe como tudo começou, há dois anos, entre papéis espalhados pelas mesas de uma pequena sala da Biblioteca Nacional.
Cinema

Botelho adapta "O Ano da Morte de Ricardo Reis"

A ação da história passa-se em 1936, quando o médico Ricardo Reis regressa a Portugal depois de se exilar no Brasil durante 16 anos e encontra um país em agitação política.
Fernando Pessoa

"Mensagem" de Pessoa com três edições bilingues

"Mensagem", a única obra poética que Fernando Pessoa publicou em vida, em língua portuguesa, foi relançada no mercado com edições bilingues e traduções em inglês, francês e espanhol.
Museus

Renovada, a Casa Fernando Pessoa reabre portas

Pessoa mudou-se para a R. Coelho da Rocha em 1920. Passados 100 anos, a casa onde viveu os últimos 15 da sua vida foi totalmente renovada. Este sábado reabre portas, e é grátis até fim de setembro.
Museus

Casa Fernando Pessoa volta a abrir portas

Espaço museológico dedicado ao poeta português fechou temporariamente em março do ano passado para remodelações. Volta a abrir portas no final da próxima semana, retomando as visitas a 29 de agosto.
Livros

Recordações portuguesas no livro de Patti Smith

O livro de memórias de Patti Smith começa em 2016, mas foi em 2015 que passou por Lisboa, a cidade que confessa ser a ideal para nos deixarmos levar pelo tempo.
Museus

Museu do Pão adquire escrivaninha de Pessoa

A escrivaninha de Fernando Pessoa que foi a leilão em maio foi arrematada pelo Museu do Pão, em Seia. A peça integra uma exposição temporária que convida os visitantes a olhar o pão através da poesia.
Lançamentos

Fomos nós que tornámos Pessoa apenas poeta

Ficou conhecido como poeta e foi como poeta que se afirmou, mas a maioria dos papéis de Pessoa estão em prosa. Uma nova antologia de Jerónimo Pizarro mostra este lado menos divulgado do escritor.
Livros

Pessoa pensou imitar Camões para criticar Portugal

Antes da "Mensagem", houve "Portugal". Uma imitação de "Os Lusíadas" com influências de Junqueiro, era uma crítica ao país com momentos de grande beleza e de escárnio semelhantes a "Alma de Côrno".
Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa adquire novas peças

O organismo arrematou um conjunto de livros e papéis no leilão do espólio do sobrinho de Pessoa, que decorreu na semana passada, em Lisboa. Um dos livros é referido no "Livro do Desassossego".
Coronavírus

O findoísmo, o novo sebastianismo português

Não estando na origem desta crise, o capitalismo estará na génese da sua cura através da ciência, partilha de informação e cooperação entre Estados, que só o capitalismo consegue eficazmente potenciar
Coronavírus

Leilão com objetos de Pessoa volta a ser adiado

O leilão do espólio do sobrinho de Fernando Pessoa, que inclui uma escrivaninha e quatro pares de óculos, voltou a ser ser adiada devido ao novo coronavírus. Evento está agora marcado para 4 de maio.
Fernando Pessoa

New Directions publica obra completa de Caeiro

Depois da muito elogiada edição do "Livro do Desassossego", a importante editora de Nova Iorque vai publicar a obra completa de Alberto Caeiro. A edição é de Jerónimo Pizarro e Patricio Ferrari.
Fernando Pessoa

Adiado leilão com objetos de Fernando Pessoa

Leilão esteva agendado para a próxima semana, mas acabou por ser adiado. Além da escrivaninha, lotes incluem quatro pares de óculos e uma boquilha. Objetos fazem parte do espólio do sobrinho do poeta.
Fernando Pessoa

Pessoa. Especialistas apresentam novos estudos

Com a Casa Fernando Pessoa encerrada para obras, o encontro irá realizar-se este ano no Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva. Rádio Movimento antecipa evento com emissão especial.
Fernando Pessoa

"Orpheu". Placa do nascimento volta a ser exposta

A placa em mármore pertenceu ao café-restaurante "Irmãos Unidos", onde os membros da revista modernista se costumavam reunir. Estabelecimento fechou em 1970 e objeto passou para o Museu de Lisboa.
Câmara Municipal Lisboa

Livros que foram de Pessoa custaram 11 mil euros

Em 2019, a Câmara de Lisboa adquiriu 11 livros da biblioteca particular de Pessoa em três leilões por cerca de 11 mil euros. A autarquia comprou ainda um conjunto de negativos de fotografias do poeta.
Fernando Pessoa

Disponível novo número da revista "Pessoa Plural"

O número da 16 da revista de estudos pessoanos fala sobre a receção internacional do poeta, em países como França ou Peru. É dedicado a George Monteiro, que morreu em novembro.
Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa recebe três livros do poeta

Três exemplares da biblioteca de Fernando Pessoa que foram a leilão na quinta-feira passada foram adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa, depois de exercido o direito de preferência, e pela EGEAC.
Fernando Pessoa

Biblioteca de Pessoa leiloada

Um novo lote com livros e manuscritos que foram do poeta, incluindo uma carta de Ângelo de Lima, membro do Orpheu, vai ser leiloado em Lisboa. Leilão volta a incluir volumes que não foram catalogados.
Livros

O que Harold Bloom escreveu sobre Fernando Pessoa

No livro em que definiu os autores que, para si, faziam parte do cânone ocidental, Bloom incluiu alguns portugueses. Pessoa foi, porém, o único a ter direito a algumas páginas, que aqui reproduzimos.
Fernando Pessoa

Quando Pessoa ajudou Crowley a fingir o suicídio

Há 90 anos, duas das personagens mais interessantes do século XX cruzaram caminhos. Dessa estranha amizade, que durou menos de dois anos, resultou um falso suicídio que agitou a imprensa portuguesa.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.