A Liga Portugal anunciou esta sexta-feira que as competições profissionais, neste caso a Primeira Liga, a Segunda Liga e a Taça da Liga, vão começar a temporada de 2021/22 já com público nas bancadas, no entanto fonte oficial do Governo afirma que a decisão ainda não está tomada.

A mesma fonte explicou à agência Lusa que têm decorrido reuniões entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), de preparação para a próxima época, mas a decisão ainda não está tomada. Relativamente a este passo, qualquer decisão sobre o regresso do público aos recintos desportivos deverá ser tomada e anunciada após reunião de Conselho de Ministros.

Já a Liga afirmou esta tarde em comunicado que “no seguimento das reuniões levadas a cabo nas últimas semanas com o Governo e a DGS foi hoje definida a norma que será aplicada ao regresso do público aos Estádios. Depois de uma luta Direção da Liga e das Sociedades Desportivas é com enorme satisfação que vemos concretizada a reivindicação da Liga Portugal e das suas associadas de ter os adeptos de regresso aos estádios”.

“A Direção Geral de Saúde irá, brevemente, publicar todas as regras e condições de acesso do público aos estádios, acordadas hoje com a Liga Portugal, destacando-se desde já que as competições profissionais arrancarão com a possibilidade de 33% de lotação dos recintos, devendo os titulares de ingresso apresentar Certificado Digital Covid-19 que comprove vacinação completa, teste negativo nas 48 horas anteriores ou verificação de cura até 180. Todas as infraestruturas desportivas deverão cumprir o plano de contingência já definido para a época 2020-21 para cada um dos estádios das competições profissionais”, explicou.

“Ficou também acordado que os limites de lotação e condições de acesso serão reavaliados ao longo da época, em função da evolução epidemiológica do País e da progressão do processo de vacinação e consequente alcance da imunidade de grupo. A Liga Portugal e todas as Sociedades Desportivas reforçam o seu apelo a toda população, e em especial neste momento ao segmento mais jovem, para que participem no processo de vacinação em curso na certeza que este será determinante para permitir o regresso à tão ambicionada normalidade”, concluiu.

Notícia atualizada às 21h38 com a resposta do Governo sobre o anúncio da Liga

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR