A importância de Pedro Tamen como poeta só é excedida pela sua importância para a poesia. À sua importância no panorama literário também só ultrapassa a sua importância para a literatura. Poucas pessoas terão influenciado de uma maneira tão clara mas ao mesmo tempo tão discreta o mundo das letras em Portugal. Quantos dos grandes clássicos da literatura não conhecemos através da falsa transparência da sua tradução? Quanto, do modo contemporâneo de ler poesia, não se deve à coleção Círculo de Poesia, dirigida por Pedro Tamen?

Pedro Tamen tem um justo lugar entre os poetas significativos da segunda metade do século XX. Publicado pela primeira vez em 56, entalado entre as gerações da Árvore, da Távola Redonda, do Surrealismo e da Poesia 61, a poesia de Pedro Tamen tem uma certa discrição que parece reagir à exuberância de todos estes movimentos. Se considerarmos a Árvore e a Poesia 61 como os grandes marcos literários dos anos 50 e 60, de facto Tamen não está em nenhum, como não estará Ruy Belo; ambos são poetas já indiscutivelmente contemporâneos, sem os maneirismos populares que ainda sobrevivem na Távola Redonda, mas há também neles uma vontade clara de ultrapassar a revolta formal surrealista. Se caracterizássemos a poesia por marcos gregários, de facto Tamen não estaria bem enquadrado em nenhum.

A coleção

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