O atleta Miguel Monteiro conquistou a medalha de bronze na prova do lançamento do peso F40 dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, na qual o recorde mundial, que lhe pertencia, foi batido três vezes.

Miguel Monteiro, atleta de baixa estatura, conseguiu a marca de 10,76 metros no quinto lançamento, depois de um primeiro arremesso a 10,45, de dois nulos, e de um lançamento a 10,37.

No Estádio Olímpico de Tóquio, o atleta de Mangualde, que tinha sido quinto nos Jogos Rio2016 e é campeão europeu da categoria, marcou 10,68 na última tentativa.

O recorde mundial de 11,01, que pertencia a Miguel Monteiro desde fevereiro passado, caiu três vezes durante a final, numa “luta” que envolveu Denis Gnezdilov, do Comité Paralímpico da Rússia, e o iraquiano Garrah Tnaiash, que detinha o recorde paralímpico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No primeiro lançamento, o russo marcou 11,02, e liderou o concurso até à última tentativa, na qual o iraquiano marcou 11,15, fazendo cair o recorde e assumindo a liderança da prova.

Na derradeira tentativa, Denis Gnezdilov fixou novo recorde mundial, com 11,16, assegurou o ouro, e “empurrou” Garrah Tnaiash para a prata.

Portugal conseguiu a primeira medalha nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, nos quais está representado por 33 atletas, que competem em oito modalidades.

Marcelo e António Costa dão os parabéns a Miguel Monteiro pelo bronze no peso

O Presidente da República felicitou Miguel Monteiro pela conquista da medalha de bronze na prova de lançamento do peso F40, nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, lembrando o percurso vitorioso do atleta nos últimos anos.

“Depois do quinto lugar no Rio de Janeiro e de se ter sagrado campeão europeu, Miguel Monteiro alcançou a tão desejada e merecida medalha olímpica, a primeira para Portugal nestes Jogos Paralímpicos de Tóquio2020”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem divulgada na página da Presidência da República.

Na nota, o Presidente da República “felicita e agradece” a Miguel Monteiro, que compete na classe para atletas de baixa estatura, “em nome de Portugal e dos portugueses”.

Também o primeiro-ministro, António Costa, parabenizou o atleta Miguel Monteiro, pela conquista da medalha de bronze no lançamento do peso F40, nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

“Bronze para Portugal! Parabéns ao Miguel Monteiro, que conquistou o terceiro lugar no lançamento do peso F40, nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020. Força Portugal”, escreveu António Costa, na sua conta oficial na rede social Twitter.