Ainda à paisana, que é como quem diz num banal look preto de aquecimento a caminho do hotel para se arranjar e defender a coroa. Cerca de uma hora depois de os primeiros convidados começarem a pisar a passadeira vermelha do Metropolitan Museum, em Nova Iorque, os breves segundos em vídeo que mostram Rihanna, aka badgrrlriri, ainda em preparativos para a grande gala, eram o motivo de maior euforia no twitter, provavelmente um fiel barómetro do ambiente na red carpet do maior evento de moda do mundo: entenda-se, até então estava tudo morno, demasiado morno, para quem esperava uma desforra digna de um regresso pós longo interregno — passaram quase dois anos e meio sobre essa edição de 2019, a última antes da pandemia arrumar na gaveta a parada de looks excêntricos de 2021, que arrancou por volta das 22h30 (hora portuguesa) e se prolongou até às três e meia da madrugada.

Com os olhos dos internautas de serviço, e a pé, de regresso ao Met, um entusiasmo inicial com os all star brancos e a descontração de um dos anfitriões da noite, Timothée Chalamet. Um pouco depois, pausa para apreciar o Vera Wang azul que apadrinhou a metamorfose da poeta Amanda Gorman. Mas o primeiro momento tcharan, ainda que suave, coube a Bilie Eilish e à sua cauda romântica com assinatura Oscar de La Renta, emulando a era dourada de Hollywood e outros looks icónicos da diva Monroe. Afinal, a América foi o grande tema da jornada, com todas as suas nuances e espaço para encaixar luxuosos volumes e transparências, franjas, alusões a estátuas incontornáveis e homenagens a antepassados, espelhando esse caldeirão de culturas que transborda por 50 estados — a tenista Naomi Osaka, por exemplo, evocou as suas raízes haitianas e japonesas com uma exuberante criação Louis Vuitton; enquanto a congressista Alexandria Ocasio-Cortez desfilou na grande festa dos ricos pedindo que se taxassem os ricos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas os fãs do evento ainda teriam que esperar um bom bocado para as chegadas mais sonantes. A partir do seu Instagram, como numa fita western, J.Lo anunciava ao que vinha dispensando laçada: bastou partilhar algumas imagens de avanço com o seu look Ralph Lauren. A tal de Rihanna, há já várias edições entronizada rainha do baile, conseguiu chegar depois de tudo e todos para rematar o desfile ao lado do namorado ASAP Rocky, ao melhor jeito “nós estávamos bem era na cama”. Mas o momento mais excêntrico da noite, capaz de espevitar os mais sonolentos, esteve a cargo de Kim Kardashian, na sua versão incógnita.

O regresso da Met Gala. Volumes, símbolos americanos, transparências e uma Rihanna pronta para o inverno: os looks da passadeira vermelha

Numa criação Balenciaga, Kim surgiu completamente coberta (balaclava incluída), fazendo-se acompanhar pelo diretor criativo da marca espanhola (sediada em Paris), Demma Gvasalia (também ele seguindo o registo “tapado da cabeça aos pés”) — por alguns instantes, os seguidores julgaram que se tratava de Kanye West mas o ex-marido de Kardashian esteve ausente da Met Gala, pelo menos fisicamente, já que West terá sido o responsável pela ideia por trás desta conjugação de peças, um projeto secreto. O look é composto por um tecido preto e justo ao corpo, que deixou em evidência as célebres curvas de Kim. A descoberto ficou apenas o longo rabo de cavalo, cirurgicamente trabalhado pelo suspeito do costume, Chris Appleton. E quando se apresenta assim ao mundo toda de preto, claro que a internet não poderia ficar em branco.

Das alusões à saga Harry Potter ao Grindr, houve memes para todos os gostos, com as bíblias da especialidade a confiarem que Kim baralhou em definitivo as regras de um jogo que se vale até aqui pela exposição do rosto. Nem tudo são caras, claro, e que dizer da coroa, ou o reverso da medalha na apreciação do modelito — de forma mais ou menos previsível, o humor não foi a única nota dominante nas reações twitter fora.

O mood preto integral de Kardashian não ficou pela passadeira vermelha (de resto a inspiração fetichista tem sido uma constante nas suas escolhas mais recentes, servindo como teaser ao longo dos últimos dias). Ao mesmo tempo que as estrelas exibiam os seus outfits, os fãs registavam o efeito eclipse também nas redes sociais da socialite e do ex-marido, que acaba de lançar o álbum “Donda”.