Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

João Varandas Fernandes, até aqui vice-presidente do Benfica, anunciou que não vai fazer parte da lista encabeçada por Rui Costa que será candidata aos órgãos sociais encarnados nas eleições de outubro e vai deixar o clube. Através de um comunicado, o médico explica a necessidade de dar o lugar a quem se segue.

“Servir é saber entrar e saber sair, sem nunca deixar de dizer presente à paixão pelo nosso clube. Durante os últimos anos, participei com enorme orgulho e empenho na vida do clube como dirigente, num tempo marcado por obras e conquistas sob a liderança de Luís Filipe Vieira que da forma mais justa importa realçar e destacar. Disse também presente nesta fase de complexa transição para este novo momento que se abre”, começa por referir Varandas Fernandes, garantindo depois que “foi sempre pelo Benfica” que a Direção demissionária deu “um contributo”. “Com o melhor que sabíamos e podíamos. Mas entendo que com o devido sentido de desprendimento, devemos dar o exemplo, porque se abre um novo ciclo, com uma nova liderança, que deve ter espaço para acolher novas pessoas, sob a ambição ganhadora de sempre do Glorioso”, acrescenta.

Três minutos de discurso, zero perguntas, uma confirmação de Rui Costa: “Sou candidato às eleições do Benfica”

Para além de indicar então que já comunicou a Rui Costa o facto de deixar o lugar “ao dispor desse impulso de renovação que se impõe”, João Varandas Fernandes garante que a decisão é “irreversível” e serve para que “se afirmem novos protagonistas”. “Mais do que cada um de nós, é o Benfica que importa. E estando plenamente garantida uma boa solução de liderança para futuro, com o Rui Costa, a quem expresso o meu apoio de forma inequívoca e me dá plena confiança, continuarei aqui, ao lado, como sócio, essência da nossa vida como instituição, para contribuir para este novo ciclo de gestão que, todos queremos, seja de vitórias, de concretizações e de boas soluções”, termina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O anúncio de João Varandas Fernandes surge dois dias depois de Rui Costa ter anunciado oficialmente que é candidato às eleições marcadas para o próximo dia 9 de outubro. O antigo internacional português vai dar início à campanha já no próximo sábado, visitando a Casa do Benfica de Barcelos logo depois da deslocação dos encarnados ao V. Guimarães, e no dia seguinte estará na Casa de Vila Nova de Gaia.