Sete cenas nunca vistas de Pulp Fiction, um dos maiores clássicos do cinema das últimas décadas, vão ser vendidas como “tokens” digitais não-fungíveis, os chamados NFT, ou non-fungible tokens. Quem comprar estes produtos digitais, que através da criptografia asseguram que não são reprodutíveis, também terá comentários inéditos do realizador Quentin Tarantino e guiões originais escritos à mão.

A notícia, divulgada esta quinta-feira, marca a entrada de Quentin Tarantino no mundo dos NFTs que, à boleia da crescente popularidade das ferramentas de criptografia e das criptomoedas, se estão a afirmar como um mercado em forte crescimento. Embora já existam desde o início da década passada, os tokens não-fungíveis (NFTs) colecionáveis viram a sua popularidade disparar nos últimos dois anos, movimentando quase 400 milhões de dólares entre 2020 e 2021.

“Estou muito entusiasmado por estar a apresentar estas cenas exclusivas de Pulp Fiction aos fãs”, comentou Quentin Tarantino, que vai recorrer à plataforma da Secret Network para avançar com este projeto. “O Secret Network e os Secret NFTs criam um novo mundo em que se liga fãs e artistas, e estou muito entusiasmado por poder fazer parte disso”, acrescentou o realizador, em comunicado de imprensa.

Os itens colecionáveis ​​serão leiloados no mercado NFT OpenSea. Na prática, estes conteúdos vão ser completamente exclusivos já que apenas os seus proprietários podem vê-los – algo que é possível graças à tecnologia dos smart contracts (contratos inteligentes). Além disso, neste tipo de NFT também será protegida a identidade dos compradores.

Os NFTs, que contrariam a reprodutibilidade infinita do mundo digital comum, podem ser imagens virtuais (como GIFs a JPEGs), músicas, itens especiais dentro de videojogos ou vídeos. A autenticidade de cada artigo é garantida pela tecnologia blockchain, uma espécie de registo digital descentralizado e inviolável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR