Há seis anos, desde outubro de 2015, que o Sporting não ganhava no Estádio da Luz. Na altura, curiosamente, o treinador leonino era Jorge Jesus e os golos de Teo Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruiz derrotaram o conjunto orientado por Rui Vitória que tinha Raúl Jiménez, Gaitán e Gonçalo Guedes.

“Estas horas não vão ser fáceis para todos”, admite Jesus, que olha para o futuro enquanto é contestado no presente

Com o resultado desta sexta-feira, o Benfica somou a quarta derrota da temporada: até aqui, só havia perdido com o Portimonense para o Campeonato e nos dois encontros com o Bayern Munique para a Liga dos Campeões. Os encarnados não sofriam três golos num jogo há cinco partidas, precisamente desde a ida à Alemanha, e têm agora o mesmo registo pontual que tinham à 13.ª jornada da época passada, com 31 pontos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na flash interview, para além de Jorge Jesus, André Almeida assumiu o papel de capitão de equipa e representou o grupo. “Não foi uma partida muito bem conseguida. Eles fizeram o 1-0, podíamos ter empatado mas depois do 2-0 complicou-se tudo um bocado. O Campeonato ainda não terminou, vamos dar a volta. O que se passou hoje é duro. Também é duro para nós e vamos trabalhar forte para dar a volta a esta situação”, disse o defesa, que esta sexta-feira atuou enquanto terceiro central junto a Otamendi e Vertonghen.

Certo é que o Benfica chegou ao final do jogo com três remates enquadrados — tanto quanto os golos do Sporting –, e nunca conseguiu capitalizar a posse de bola que teve principalmente na segunda parte e criar oportunidades. Os encarnados atuaram sempre em formato de reação e resposta, soltando as linhas e esticando o jogo apenas quando os leões marcaram, e demonstraram uma falta de eficácia que se tornou crucial. Rafa e Darwin acertaram na trave, João Mário rematou para as mãos de Adán e a equipa de Rúben Amorim, na resposta, não falhou.