O primeiro-ministro, António Costa, felicitou esta quarta-feira  Campo Maior e o Alentejo pelo “merecido reconhecimento” das Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Campo Maior e o Alentejo estão de parabéns! As Festas do Povo de Campo Maior são Património Cultural Imaterial da Humanidade. Merecido reconhecimento internacional para uma tradição que mantém vivo o espírito comunitário entre a população local”, escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter.

https://twitter.com/antoniocostapm/status/1471147207541899268

As Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, foram esta quarta-feira classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A inscrição como Património Cultural Imaterial das festas comunitárias portuguesas, na vila de Campo Maior, na região do Alentejo, foi aprovada ao início desta tarde, na 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO, que está a decorrer em Paris (França), até sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Festas do Povo de Campo Maior classificadas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade

Tradição secular e realizadas pela última vez em 2015, as Festas do Povo de Campo Maior são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, engalanadas com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária.

Ministra da Cultura considera que distinção das festas alentejanas “muito honra” Portugal

Graça Fonseca refere igualmente que o selo da UNESCO às Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) “muito honra todo o país” e “distingue culturalmente a região do Alentejo”.

A classificação, ao mesmo tempo, “projeta a cultura portuguesa, contribuindo de modo significativo para valorizar e salvaguardar este património que nos é comum”, acrescenta.

Segundo a ministra, “todos os portugueses, em particular os alentejanos, estão, uma vez mais, de parabéns, por saberem manter viva uma das mais ricas tradições culturais portuguesas, justamente designadas Festas do Povo de Campo Maior”.

As festas, “enquanto manifestação popular de uma comunidade viva, têm um contributo muito especial das mulheres de Campo Maior, que trabalham de modo continuado nas suas flores em papel, passando esse testemunho às gerações mais novas e permitindo manter viva uma tradição em que todos os portugueses se reconhecem”, frisa a ministra.

Graça Fonseca sublinha que as festas, que “‘acontecem quando o povo quer’, não decoram apenas o centro histórico de Campo Maior com milhões de coloridas flores de papel, mas [também] abrem a vila a todos os portugueses“.

A ministra frisa que a “prestigiada distinção” pela UNESCO “só foi possível devido à iniciativa” da Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFPCM), que promoveu a candidatura em conjunto com o município e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, contando com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo.