UNESCO

Música

Lloyd Cole atua no Mosteiro da Batalha em julho

O músico britânico vai dar concerto no dia 6 de julho. Espetáculo vai começar às 21h30, no Claustro Real, e vai ter entrada gratuita. Presidente da autarquia diz que é "um orgulho" receber o músico.
Estado Islâmico

UNESCO condena ataque a jornalistas no Afeganistão

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, condenou os ataques no Afeganistão que causaram a morte a pelo menos dez jornalistas, pedindo que os responsáveis sejam julgados.
UNESCO

CDS propõe estuário do Tejo a Património Mundial

328
No início do ano, os níveis de poluição no rio voltaram a atingir níveis elevados. Centristas propuseram então uma auditoria e, agora, Assunção Cristas defende candidatura à UNESCO.
UNESCO

Universidade de Coimbra recebe Cátedra da UNESCO

A Cátedra UNESCO envolve meia centena de docentes e investigadores numa parceria com várias instituições europeias, brasileiras e africanas. A Universidade de Coimbra é agora uma delas.
Mundo

Macau. UNESCO preocupada com património

A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura garantiu estar a "acompanhar de perto" o estado de conservação do património de Macau e o desenvolvimento urbanístico dos novos aterros.
UNESCO

Morna candidata a Património Imaterial

113
O ministro da Cultura de Cabo Verde entregou na UNESCO, em Paris, a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade e disse que o género musical tem "todas as hipóteses" de ser classificado.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa pondera investir em candidatura à UNESCO

A Câmara de Lisboa vai debater uma proposta no sentido de atribuir um apoio de 110 mil euros à Associação Calçada Portuguesa, para aplicar na candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Bragança

Caretos de Podence. Candidatura entregue à UNESCO

779
A candidatura dos Caretos de Podence, de Macedo de Cavaleiros, foi entregue esta manhã junto da comissão da UNESCO, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Cabo Verde

UNESCO. Cabo Verde entrega candidatura da morna

191
A morna é o género musical mais emblemático de Cabo Verde. Esta segunda-feira, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, entrega a sua candidatura a património Imaterial da Humanidade.
Comida

Pela estrada fora com a dieta mediterrânica

O caminho de Lisboa a Tavira pode ser feito em 547 quilómetros de muita comida, experiências, produtos e artesanato. Saiba como o fazer e celebre a dieta que virou Património Imaterial da Humanidade
Cabo Verde

Campo do Tarrafal candidato a Património Mundial

No próximo ano, vai ser apresentada a candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial da UNESCO. Cabo Verde quer mobilizar a CPLP para levar a sua ideia a cabo.
UNESCO

Braga e Mafra com candidatos a património mundial

706
O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, e o Real Edifício de Mafra passaram à fase seguinte da candidatura a Património Mundial, confirmou a Comissão Nacional da UNESCO.
Património da Humanidade

Mértola "merece" ser Património da Humanidade

1.292
O ministro da Cultura defendeu que a vila de Mértola "merece" ser Património da Humanidade. Luís Filipe Castro Mendes está confiante na classificação da UNESCO.
UNESCO

Marcelo nomeia Sampaio da Nóvoa para UNESCO

105
PR deu seguimento à sugestão de Conselho de Ministros. Escolha de Sampaio da Nóvoa para o cargo tinha provocado críticas por parte do setor diplomático.
Costumes e Tradições

Máscara de Lazarim vai ser candidata à UNESCO

692
A Câmara de Lamego quer elevar a máscara de Lazarim a património mundial da UNESCO. O presidente da câmara diz que a máscara e o Entrudo são "um elemento vivo" da história que importa preservar.
Nações Unidas

Nomeação de Sampaio da Nóvoa para UNESCO aprovada

O Conselho de Ministros aprovou a nomeação de Sampaio da Nóvoa para a chefia da missão permanente de Portugal junto da UNESCO, depois de os diplomatas terem contestado a escolha do Governo.
UNESCO

Governo mantém nomeação de Sampaio da Nóvoa

337
Diplomatas pediram ao Governo que reconsidere a nomeação Sampaio da Nóvoa como representante permanente de Portugal junto da UNESCO, mas o executivo diz que "o processo seguirá o seu curso".
UNESCO

Sampaio da Nóvoa é embaixador português na UNESCO

480
Depois de vários anos sem representação na UNESCO, Portugal vai ter um embaixador. É o antigo candidato à presidência e ex-reitor da Unviersidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa a ocupar a função.
Património da Humanidade

Candidatura da Morna está "bem encaminhada"

O ministro da Cultura cabo-verdiano afirmou que a candidatura da Morna a Patrimónia da Humanidade está "bem encaminhada". Abraão Vicente indicou que a candidatura deve ser entregue a 31 de março.
UNESCO

"Bonecos de Estremoz" são Património Imaterial 

1.621
Os "Bonecos de Estremoz" foram classificados como Património Cultural Imaterial da UNESCO. A arte popular tem mais de 300 anos de história.
UNESCO

UNESCO. Decisão dos "Bonecos de Estremoz" adiada

A decisão da classificação dos Bonecos de Estremoz como Património Imaterial da UNESCO foi adiada, devendo acontecer quinta-feira. A arte de caráter popular tem mais de 300 anos de história.
Fado

Alfama acolhe 24 horas consecutivas de Fado

488
O Museu do Fado anunciou a celebração da classificação do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em parceria com a casa de fados Mesa de Frades, com 24 horas consecutivas de atuações.
UNESCO

Médicos querem promover relação com doente

A Ordem dos Médicos quer ir às Nações Unidas alertar para a importância da relação médico-doente, que pretende ver elevada a património imaterial da humanidade pela UNESCO.
País

2,3 milhões para requalificar património

101
Mais de 2,3 milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos na "requalificação patrimonial e turística" de Coimbra, Batalha, Alcobaça e Tomar, que constam na lista de Património Mundial.
UNESCO

Ex-ministra francesa é diretora-geral da UNESCO

Audrey Azoulay foi confirmada como a nova diretora-geral da UNESCO. A ex-ministra francesa da cultura substitui a búlgara Irina Bokova.
Presidente Marcelo

UNESCO: "Mais um êxito da diplomacia"

Marcelo Rebelo de Sousa celebrou a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO e disse que era "mais um êxito da diplomacia". Portugal já lá tinha estado entre 2005 e 2009.
UNESCO

Portugal na UNESCO é sinal de "reconhecimento"

Augusto Santos Silva considerou que a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO "representa o reconhecimento internacional do empenhamento português no sistema multilateral".
UNESCO

Portugal eleito para Conselho Executivo da UNESCO

Portugal foi eleito para o Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, mandato que irá prolongar-se até 2021, anunciou o governo.
UNESCO

Portugal tem três Cidades Criativas da UNESCO

2.565
A UNESCO distinguiu Braga por Artes Mediáticas, Barcelos por Artesanato e Arte Popular e Amarante por Música. Na lista das 64 Cidades Criativas está também Macau.
UNESCO

Memória do Mundo com três novas inscrições lusas

391
O Comité Consultivo Internacional da UNESCO anunciou que recomendou a inscrição de 78 novas nomeações no registo da Memória do Mundo, incluindo três portuguesas.
Educação

Há 264 milhões de jovens fora da escola

106
Um relatório da UNESCO revela que menos de 20% dos países do mundo assegura a escolaridade universal de 12 anos e que há ainda 100 milhões de jovens que não sabem ler.
UNESCO

Audrey Azoulay é a nova diretora-geral da UNESCO

A ex-ministra da Cultura francesa, Audrey Azoulay, foi eleita a nova diretora-geral da UNESCO pelo Conselho Executivo da organização, ao derrotar na votação final o qatari Hamad bin Abdulaziz.
Estados Unidos da América

Depois dos EUA, Israel abandona UNESCO

780
Estados Unidos consideram que há uma tendência anti-Israel na organização e decidiram deixar a UNESCO. Mais tarde, Israel também anunciou a saída da agência.
UNESCO

Macau. Procissões são património intangível

As procissões católicas do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora de Fátima entraram para a lista de património intangível de Macau.
Moçambique

Parque das Quirimbas candidato à UNESCO

O ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia, assinou a candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.
UNESCO

62 milhões de raparigas não tem acesso à educação

A UNESCO garantiu que pelo menos 62 milhões de raparigas no mundo não têm acesso à educação e dois terços dos analfabetos são mulheres.
UNESCO

Português vence Prémio UNESCO-Guiné Equatorial

133
O investigador português Rui Luís Gonçalves dos Reis, da Universidade do Minho, ganhou o Prémio UNESCO-Guiné Equatorial de Pesquisa em Ciências da Vida-2017.
Património da Humanidade

Cabo Verde e Douro Generation assinam acordo

O Governo de Cabo Verde e a Associação de Desenvolvimento Douro Generation assinaram um acordo para preservar e promover os respetivos sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial.
Fotogaleria

Fotogaleria. A UNESCO tem oito novas maravilhas

177
O Comité da UNESCO divulgou oito novos locais considerados como Património Mundial. São cidades históricas, paisagens agrícolas e ilhas sagradas.
UNESCO

Património Mundial. Hebron na lista da UNESCO 

A Comissão de Património Mundial da UNESCO declarou esta sexta-feira que a cidade velha de Hebron, na Cisjordânia ocupada, "zona protegida" enquanto "local de valor universal excecional".
UNESCO

Rio de Janeiro comemora classificação da Unesco

Rio de Janeiro comemora cinco anos desde a classificação como Património Mundial da Unesco, num momento em que a luta contra a poluição e violência são os maiores desafios para manter o galardão.
Turismo

Elvas recebeu 1,2 milhões de turistas desde 2012

508
As fortificações da cidade de Elvas, em Portalegre, foram classificadas como Património Mundial, pela UNESCO, há cinco anos. Desde então recebeu cerca de 1,2 milhões de turistas.
UNESCO

Castro Verde classificado como Reserva da Biosfera

402
O concelho de Castro Verde, "um ecossistema humanizado de alto valor natural" situado no Alentejo, foi classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO.
Austrália

Mina de carvão ameaça barreira de coral

A Austrália deu luz verde ao grupo indiano Adani para construir a maior mina de carvão do país, criticada pelo potencial impacto na Grande Barreira de Coral.
UNESCO

O que está a acontecer no Convento de Cristo?

386
A RTP falou de estragos no Convento de Cristo. Terry Gilliam, a rodar um filme no monumento, disse que as acusações eram falsas. Foi aberto um inquérito. Há notícias de burla e o Bloco quer saber mais
UNESCO

UNESCO preocupada com a Grande Barreira de coral

A UNESCO está "seriamente preocupada" com o branqueamento dos corais da Grande Barreira australiana e pediu ao Governo que trabalhe mais depressa para garantir a qualidade da água na região.
UNESCO

Governo quer "participação portuguesa na UNESCO"

Augusto Santos Silva visitou uma exposição portuguesa na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, para "projetar a participação portuguesa na UNESCO".
Ria Formosa

Olhão candidata Ria Formosa a património da UNESCO

752
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, disse que a autarquia vai preparar uma candidatura da Ria Formosa a património natural da humanidade da UNESCO.
Cabo Verde

Campo do Tarrafal património mundial?

Cabo Verde quer o apoio das Canárias para classificar o antigo Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial, cuja lista indicativa já foi submetida à UNESCO.
UNESCO

Cemitério militar português candidato à UNESCO

A UNESCO confirmou que foi apresentada uma candidatura a Património Mundial da UNESCO de "locais funerários e memoriais da I Guerra Mundial", na qual se inclui um cemitério militar português.
UNESCO

Palácio de Mafra candidato a Património Mundial

2.205
O dossiê de candidatura do Palácio Nacional de Mafra e respetiva tapada a Património Mundial da UNESCO foi entregue ao comité internacional desta organização.
UNESCO

Unesco. Destruição em Palmira é "crime de guerra"

A diretora-geral da Unesco afirmou que a destruição dos monumentos romanos em Palmira é um "crime de guerra e uma imensa perda para o povo sírio e para a humanidade".
Turismo

Unesco é importante na promoção do Douro

208
A chancela Unesco é um "ativo poderoso" na promoção do destino Douro, que desempenha uma "importância determinante" para o turismo do Norte.
Património da Humanidade

Porto: "Isto não é uma discussão, é uma gritaria"

110
Esta segunda-feira celebram-se os 20 anos da classificação do Centro Histórico do Porto pela UNESCO, com várias iniciativas públicas. Mas também com discussões sobre o momento que a cidade atravessa.
UNESCO

Porto "cumpriu" compromisso com UNESCO

268
O presidente da Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) considera que a cidade tem cumprido "escrupulosamente" o compromisso assumido há 20 anos com a UNESCO.
Património Cultural

ONU. Há 55 locais património mundial em perigo

Os conflitos armados, a guerra, os sismos e outras catástrofes naturais constituem as principais ameaças para os locais considerados património mundial.
UNESCO

Classificação traz "responsabilidade adicional"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, salientou a importância da classificação do barro de Bisalhães e da falcoaria pela UNESCO, considerando-a uma responsabilidade adicional.
Património da Humanidade

Falcoaria eleita Património Imaterial da UNESCO

1.495
Depois da Olaria Negra de Bisalhães, foi a vez de a falcoaria portuguesa ser classificada Património Cultural Imaterial da UNESCO. A decisão foi tomada esta quinta-feira.
UNESCO

Fabrico de chocalhos aguarda verbas da UE

O fabrico de chocalhos, atividade praticada no Alentejo, está a aguardar financiamento da UE para fazer projeto de salvaguarda. A arte chocalheira está classificada pela UNESCO desde 2015.
UNESCO

Olaria negra de Bisalhães é Património da Unesco

559
O processo de fabrico do barro preto de Bisalhães, em Vila Real, foi inscrito na lista do Património Cultural Imaterial que necessita de salvaguarda urgente da Unesco.
UNESCO

Falcoaria património da humanidade? UNESCO decide

570
Classificação da arte da falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade, proposta pela Câmara de Salvaterra de Magos, será decidida, na próxima quarta-feira, pela UNESCO.
Igualdade

Portugal vence concurso público internacional

231
Uma equipa portuguesa venceu um concurso público internacional com a proposta de criação da Declaração Universal de Igualdade de Género da UNESCO.
Património

Selo da UNESCO gera "esperança" no Alentejo

106
A classificação do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO é recente, mas começa a dinamizar a economia e o turismo de Viana do Alentejo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)