UNESCO

Quercus

Quercus faz queixa na UNESCO de parque eólico

A Quercus vai queixar-se à UNESCO de "um atentado" à Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, pela construção de mais um parque eólico no Marão, na zona de Amarante.
Monumentos

Elvas. Município reabilita Aqueduto da Amoreira 

679
As obras devem começar em 2020 e a primeira fase visa conservar apenas uma pequena parte do aqueduto. Segundo o presidente do município, não existem fundos para o restauro total do monumento.
Amália Rodrigues

UNESCO celebra centenário de Amália Rodrigues 

337
António Sampaio da Nóvoa refere que o reconhecimento da UNESCO atribui às celebrações e à fadista uma "dimensão mais ampla". A proposta foi aprovada por Estados-membros da CPLP, Espanha e França.
Descobrimentos

Circum-navegação. Portugal mantém canditadura

110
Portugal e Espanha vão manter a candidatura conjunta da primeira circum-navegação. Projeto avança apesar de a Real Academia ter dito que a viagem tinha sido exclusivamente espanhola.
Monumentos

Mosteiro de Alcobaça em obras até ao final do ano

174
A obra inclui também a recuperação das fachadas norte e poente do Mosteiro, subdiretor-geral do Património Cultural anunciou que "Se tudo correr bem, vamos conseguir reduzir o prazo previsto [2020]".
História

Fernão de Magalhães. Candidatura será conjunta

102
A ministra do Mar garantiu ao Observador que a candidatura a património mundial será feita com Espanha. Programa de comemorações dos 500 anos da circum-navegação foi apresentado esta quinta-feira.
UNESCO

Estados Unidos e Israel efetivam saída da UNESCO

235
A saída dos dois países assenta no suposto sentimento anti-Israel da organização, alegado pelas respetivas representações diplomáticas.
Arqueologia

Há novas descobertas arqueológicas no Côa

773
Uma equipa de arqueólogos fez novas descobertas de gravuras rupestres representativas da Arte do Côa, com figuras reproduzindo bovinos selvagens e cavalos em movimento.
UNESCO

Escolas já ensinam a fazer 'Bonecos de Estremoz'

318
A produção dos 'bonecos de Estremoz' em barro já é ensinada nas escolas do Alentejo, como atividade extracurricular, e as peças vão ter etiquetas de certificação para salvaguardá-los do comércio.
UNESCO

"O reggae é mais do que um género musical"

115
O que diz o expoente máximo do reggae português, que gravou um álbum em Kingston, Jamaica, sobre o novo património imaterial da humanidade? "O reggae lá é uma ferramenta para sair da pobreza".
UNESCO

Reggae jamaicano é Património da Humanidade

2.693
A música reggae jamaicana foi inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade A UNESCO destacou a sua contribuição para a consciência internacional sobre questões de injustiça e amor.
Relações Internacionais

Macau e UNESCO juntam-se em projeto científico

À Universidade de Macau e à UNESCO, outras 37 instituições em todo o mundo vão colaborar em projetos científicos no âmbito da iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas.
Relações Internacionais

Urge cultivar a Paz em nós e no Mundo

331
Portugal, conhecido pela época dos Descobrimentos e pela primeira globalização, tornou-se com a Cátedra UNESCO Educação para a Paz Global Sustentável centro da nova navegação que pretende unir o mundo
Arouca

Museu do Rio. Arouca consegue doações da UNESCO

107
A proposta de Arouca parte do reconhecimento de que os 140 geoparques da UNESCO têm "peças e bens excecionais" pelo que representam de um "património geológico ilustrativo da história do planeta".
Serra da Estrela

UNESCO vai analisar candidatura de Geopark Estrela

A candidatura da Serra da Estrela a Geopark vai ser analisada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no dia 8 de setembro.
Património

Traje à Vianesa pode vir a ser património mundial

1.440
Ministro da Cultura afirmou em Viana do Castelo que o Traje à Vianesa "tem todas as condições" para integrar a lista indicativa de Portugal a Património Mundial.
UNESCO

Campo Maior acredita em "selo" da UNESCO em 2019

O presidente do município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, afirmou-se convicto na classificação, em 2019, das Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
UNESCO

China quer 14 monumentos como património da UNESCO

A cidade de Pequim pretende candidatar o mausoléu de Mao Tse-Tung e a Praça Tiananmen, símbolos do regime comunista, a Património Mundial da UNESCO, anunciou a imprensa oficial chinesa.
Fotogaleria

Os locais candidatos a Património UNESCO

Há 20 locais confirmados como Património Mundial da UNESCO em 2018. Até quarta-feira serão confirmados mais, numa lista final de 28 nomeados. Nenhum deles é português.
Livros

Estremoz lança livro sobre bonecos em barro 

335
A "Produção de Figurado em Barro de Estremoz", conhecida como bonecos de Estremoz, foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em dezembro de 2017.
UNESCO

Japão. Património Mundial para sítios clandestinos

Os sítios cristãos clandestinos da região de Nagasaki, no Japão, onde comunidades missionárias ibéricas tiveram um papel determinante, foram classificados como Património Mundial da UNESCO.
UNESCO

Portugal Global: Património Mundial, nome de museu

Portugal foi pioneiro nos séculos XV /XVI na globalização, porque não sermos também agora pioneiros na formalização oficial do pedido de classificação pela UNESCO do PORTUGAL GLOBAL?
UNESCO

Estremoz vai erguer homenagem aos seus bonecos

Um monumento de homenagem aos bonecos de Estremoz, distinguidos pela UNESCO, e aos artesãos desta arte vai ser instalado junto às Portas de Santa Catarina, na cidade alentejana.
Cultura

Bonecos de Estremoz certificados ainda este ano

O processo de certificação dos bonecos de Estremoz, distinguidos pela UNESCO, vai ficar concluído até dezembro deste ano, disse a vereadora da Cultura do município.
Música

Lloyd Cole atua no Mosteiro da Batalha em julho

O músico britânico vai dar concerto no dia 6 de julho. Espetáculo vai começar às 21h30, no Claustro Real, e vai ter entrada gratuita. Presidente da autarquia diz que é "um orgulho" receber o músico.
Estado Islâmico

UNESCO condena ataque a jornalistas no Afeganistão

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, condenou os ataques no Afeganistão que causaram a morte a pelo menos dez jornalistas, pedindo que os responsáveis sejam julgados.
UNESCO

CDS propõe estuário do Tejo a Património Mundial

328
No início do ano, os níveis de poluição no rio voltaram a atingir níveis elevados. Centristas propuseram então uma auditoria e, agora, Assunção Cristas defende candidatura à UNESCO.
UNESCO

Universidade de Coimbra recebe Cátedra da UNESCO

A Cátedra UNESCO envolve meia centena de docentes e investigadores numa parceria com várias instituições europeias, brasileiras e africanas. A Universidade de Coimbra é agora uma delas.
Mundo

Macau. UNESCO preocupada com património

A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura garantiu estar a "acompanhar de perto" o estado de conservação do património de Macau e o desenvolvimento urbanístico dos novos aterros.
UNESCO

Morna candidata a Património Imaterial

113
O ministro da Cultura de Cabo Verde entregou na UNESCO, em Paris, a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade e disse que o género musical tem "todas as hipóteses" de ser classificado.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa pondera investir em candidatura à UNESCO

A Câmara de Lisboa vai debater uma proposta no sentido de atribuir um apoio de 110 mil euros à Associação Calçada Portuguesa, para aplicar na candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Bragança

Caretos de Podence. Candidatura entregue à UNESCO

779
A candidatura dos Caretos de Podence, de Macedo de Cavaleiros, foi entregue esta manhã junto da comissão da UNESCO, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Cabo Verde

UNESCO. Cabo Verde entrega candidatura da morna

191
A morna é o género musical mais emblemático de Cabo Verde. Esta segunda-feira, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, entrega a sua candidatura a património Imaterial da Humanidade.
Comida

Pela estrada fora com a dieta mediterrânica

O caminho de Lisboa a Tavira pode ser feito em 547 quilómetros de muita comida, experiências, produtos e artesanato. Saiba como o fazer e celebre a dieta que virou Património Imaterial da Humanidade
Cabo Verde

Campo do Tarrafal candidato a Património Mundial

No próximo ano, vai ser apresentada a candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial da UNESCO. Cabo Verde quer mobilizar a CPLP para levar a sua ideia a cabo.
UNESCO

Braga e Mafra com candidatos a património mundial

706
O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, e o Real Edifício de Mafra passaram à fase seguinte da candidatura a Património Mundial, confirmou a Comissão Nacional da UNESCO.
Património da Humanidade

Mértola "merece" ser Património da Humanidade

1.292
O ministro da Cultura defendeu que a vila de Mértola "merece" ser Património da Humanidade. Luís Filipe Castro Mendes está confiante na classificação da UNESCO.
UNESCO

Marcelo nomeia Sampaio da Nóvoa para UNESCO

105
PR deu seguimento à sugestão de Conselho de Ministros. Escolha de Sampaio da Nóvoa para o cargo tinha provocado críticas por parte do setor diplomático.
Costumes e Tradições

Máscara de Lazarim vai ser candidata à UNESCO

692
A Câmara de Lamego quer elevar a máscara de Lazarim a património mundial da UNESCO. O presidente da câmara diz que a máscara e o Entrudo são "um elemento vivo" da história que importa preservar.
Nações Unidas

Nomeação de Sampaio da Nóvoa para UNESCO aprovada

O Conselho de Ministros aprovou a nomeação de Sampaio da Nóvoa para a chefia da missão permanente de Portugal junto da UNESCO, depois de os diplomatas terem contestado a escolha do Governo.
UNESCO

Governo mantém nomeação de Sampaio da Nóvoa

337
Diplomatas pediram ao Governo que reconsidere a nomeação Sampaio da Nóvoa como representante permanente de Portugal junto da UNESCO, mas o executivo diz que "o processo seguirá o seu curso".
UNESCO

Sampaio da Nóvoa é embaixador português na UNESCO

480
Depois de vários anos sem representação na UNESCO, Portugal vai ter um embaixador. É o antigo candidato à presidência e ex-reitor da Unviersidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa a ocupar a função.
Património da Humanidade

Candidatura da Morna está "bem encaminhada"

O ministro da Cultura cabo-verdiano afirmou que a candidatura da Morna a Patrimónia da Humanidade está "bem encaminhada". Abraão Vicente indicou que a candidatura deve ser entregue a 31 de março.
UNESCO

"Bonecos de Estremoz" são Património Imaterial 

1.621
Os "Bonecos de Estremoz" foram classificados como Património Cultural Imaterial da UNESCO. A arte popular tem mais de 300 anos de história.
UNESCO

UNESCO. Decisão dos "Bonecos de Estremoz" adiada

A decisão da classificação dos Bonecos de Estremoz como Património Imaterial da UNESCO foi adiada, devendo acontecer quinta-feira. A arte de caráter popular tem mais de 300 anos de história.
Fado

Alfama acolhe 24 horas consecutivas de Fado

488
O Museu do Fado anunciou a celebração da classificação do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em parceria com a casa de fados Mesa de Frades, com 24 horas consecutivas de atuações.
UNESCO

Médicos querem promover relação com doente

A Ordem dos Médicos quer ir às Nações Unidas alertar para a importância da relação médico-doente, que pretende ver elevada a património imaterial da humanidade pela UNESCO.
País

2,3 milhões para requalificar património

101
Mais de 2,3 milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos na "requalificação patrimonial e turística" de Coimbra, Batalha, Alcobaça e Tomar, que constam na lista de Património Mundial.
UNESCO

Ex-ministra francesa é diretora-geral da UNESCO

Audrey Azoulay foi confirmada como a nova diretora-geral da UNESCO. A ex-ministra francesa da cultura substitui a búlgara Irina Bokova.
Presidente Marcelo

UNESCO: "Mais um êxito da diplomacia"

Marcelo Rebelo de Sousa celebrou a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO e disse que era "mais um êxito da diplomacia". Portugal já lá tinha estado entre 2005 e 2009.
UNESCO

Portugal na UNESCO é sinal de "reconhecimento"

Augusto Santos Silva considerou que a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO "representa o reconhecimento internacional do empenhamento português no sistema multilateral".
UNESCO

Portugal eleito para Conselho Executivo da UNESCO

Portugal foi eleito para o Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, mandato que irá prolongar-se até 2021, anunciou o governo.
UNESCO

Portugal tem três Cidades Criativas da UNESCO

2.565
A UNESCO distinguiu Braga por Artes Mediáticas, Barcelos por Artesanato e Arte Popular e Amarante por Música. Na lista das 64 Cidades Criativas está também Macau.
UNESCO

Memória do Mundo com três novas inscrições lusas

391
O Comité Consultivo Internacional da UNESCO anunciou que recomendou a inscrição de 78 novas nomeações no registo da Memória do Mundo, incluindo três portuguesas.
Educação

Há 264 milhões de jovens fora da escola

106
Um relatório da UNESCO revela que menos de 20% dos países do mundo assegura a escolaridade universal de 12 anos e que há ainda 100 milhões de jovens que não sabem ler.
UNESCO

Audrey Azoulay é a nova diretora-geral da UNESCO

A ex-ministra da Cultura francesa, Audrey Azoulay, foi eleita a nova diretora-geral da UNESCO pelo Conselho Executivo da organização, ao derrotar na votação final o qatari Hamad bin Abdulaziz.
Estados Unidos da América

Depois dos EUA, Israel abandona UNESCO

780
Estados Unidos consideram que há uma tendência anti-Israel na organização e decidiram deixar a UNESCO. Mais tarde, Israel também anunciou a saída da agência.
UNESCO

Macau. Procissões são património intangível

As procissões católicas do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora de Fátima entraram para a lista de património intangível de Macau.
Moçambique

Parque das Quirimbas candidato à UNESCO

O ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia, assinou a candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.
UNESCO

62 milhões de raparigas não tem acesso à educação

A UNESCO garantiu que pelo menos 62 milhões de raparigas no mundo não têm acesso à educação e dois terços dos analfabetos são mulheres.
UNESCO

Português vence Prémio UNESCO-Guiné Equatorial

133
O investigador português Rui Luís Gonçalves dos Reis, da Universidade do Minho, ganhou o Prémio UNESCO-Guiné Equatorial de Pesquisa em Ciências da Vida-2017.
Património da Humanidade

Cabo Verde e Douro Generation assinam acordo

O Governo de Cabo Verde e a Associação de Desenvolvimento Douro Generation assinaram um acordo para preservar e promover os respetivos sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial.
Fotogaleria

Fotogaleria. A UNESCO tem oito novas maravilhas

177
O Comité da UNESCO divulgou oito novos locais considerados como Património Mundial. São cidades históricas, paisagens agrícolas e ilhas sagradas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)