UNESCO
Património da Humanidade

Caretos são Património Imaterial da Humanidade

12872
A candidatura dos Caretos foi considerada "exemplar" pela UNESCO. Organismo das Nações Unidas tornou os mascarados do Carnaval de Macedo de Cavaleiros Património Imaterial da Humanidade.
Património da Humanidade

A morna é Património Imaterial da Humanidade

13357
O Comité Intergovernamental fechou o processo da UNESCO, elevando a música maior de Cabo Verde a Património. Ouça aqui a reportagem da Rádio Observador sobre a música de B.Leza, Bana e Cesária.
Património da Humanidade

"Ouve só um bocadinho e percebes a alma da morna"

A morna, música maior de Cabo Verde, é Património Imaterial da Humanidade. A poesia crioula de Bana, Cesária e B.Leza é saudade de um país de ilhéus.
Porto

Porto. As razões da polémica que atrasou o mercado /premium

254
A Câmara do Porto decidiu avançar contra o parecer da UNESCO e prepara-se para a aprovação definitiva do mercado da Time Out na Estação de São Bento. Críticos lembram Património da Humanidade.
UNESCO

Algarve quer geoparque da UNESCO em 2025

Especialistas acreditam que Algarve pode ter geoparque centrado no património geológico e paleontológico dentro de cinco anos, colocando a região na rota dos parques mundiais da UNESCO.
UNESCO

UNESCO declara 5 de maio Dia da Língua Portuguesa

10545
Foi esta segunda-feira ratifica a decisão que proclama o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Sampaio da Nóvoa, embaixador na UNESCO, espera repercussões a nível internacional.
Cabo Verde

Cabo Verde pede apoio em candidatura à UNESCO

O presidente da câmara de São Filipe apelou ao apoio da CPLP na candidatura das Ilhas de Maio e do Fogo à UNESCO. A decisão deve ser tomada dia 20 de junho de 2020.
António Guterres

Guterres. "Um mundo de fraturas não é sustentável"

"Acabámos de viver o mês de outubro mais quente de sempre, com recordes de temperatura batidos por todo o lado este ano, incluindo aqui em Paris", afirmou António Guterres.
UNESCO

Portugal a favor de aumento de orçamento da UNESCO

Embaixador de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura diz que Portugal tem abertura para maior contribuição por parte dos países-membros da organização.
Cabo Verde

UNESCO: não há decisão final sobre morna

493
"A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade", anunciou a UNESCO, acrescentado que existe apenas uma indicação positiva prévia.
Cabo Verde

Cabo Verde. José Maria Neves felicita governo

184
"Parabéns aos músicos, ao governo, enfim a todos os cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora, por mais esta grande vitória de Cabo Verde", disse o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano.
Cabo Verde

Cabo Verde: "Morna já é Património da Humanidade"

1740
"A nação já pode celebrar: a morna já é Património da Humanidade", anunciou o ministro da Cultura de Cabo Verde. A decisão pública deverá ser conhecida em dezembro, na Colômbia.
País

Turismo elogia Caldas da Rainha e Leiria 

As duas cidades foram distinguidas pela UNESCO para serem cidades criativas. Em Portugal existem sete, quatro estão na região centro do país e o Turismo do Centro congratulou as autarquias.
Leiria

UNESCO. Leiria sente mais responsabilidades

“Hoje [quarta-feira] é um dia muito importante para a cultura de Leiria”, disse o presidente da Câmara de Leiria, que considera que distinção “aumenta a responsabilidade para o futuro".
UNESCO

Caldas da Rainha e Leiria na rede da UNESCO

2126
Caldas da Rainha foi distinguida pelo artesanato e artes populares e Leiria pela música. A UNESCO anunciou esta quarta-feira 66 novas cidades que passam a integrar a rede de Cidades Criativas.
Língua Portuguesa

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

6125
O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de Maio e será oficialmente assinalado na sede da UNESCO com apresentações musicais, literatura e exposições.
UNESCO

Grupos seguem candidaturas a património mundial 

O GTPM e o GTPCI foram criados para acompanhar as candidaturas às listas do património mundial, cultural e natural, e também imaterial, salvaguarda urgente e boas práticas.
Desporto

Associação quer Grande Prémio de Macau na UNESCO

Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Circuito da Guia de Macau quer ver incluído no património da UNESCO o circuito do Grande Prémio de Macau devido ao seu "prestígio mundial".
Alterações Climáticas

Côa acolhe seminário sobre alterações climáticas

614
O Museu do Côa vai receber, a 4 de outubro, o seminário "Territórios UNESCO e Alterações Climáticas: desafios e soluções". O objetivo é compreender os impactos das alterações climáticas sobre o valor.
Ambiente

UNESCO quer reforçar proteção da Amazónia e mar

UNESCO quer proteger bens comuns da humanidade, como a Amazónia, a grande barreira de coral, a floresta tropical africana e o mar. Para isso instou os países a reforçarem mecanismos de defesa.
Serra da Estrela

UNESCO. Serra da Estrela é Geopark Mundial

4737
A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela UNESCO em sessão na Indonésia, e associação encarregada pela região "fica agora apenas a aguardar o parecer" da ONU.
Sociedade

Estremoz lança curso de técnicas para bonecos

1460
Os bonecos de Estremoz, Património Imaterial da UNESCO, terão um curso focado nas suas técnicas de produção, que arranca dia 20 de setembro com 150 horas de duração e apenas 16 vagas.
IMI

Casas em centros históricos isentos de pagar IMI

318
A isenção do imposto municipal sobre imóveis aplica-se a centros históricos classificados pela UNESCO: Porto, Guimarães, Évora, Sintra, Angra do Heroísmo, Óbidos e Elvas.
Museus

Museu Machado de Castro é Património Mundial

1609
O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, foi integrado na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta Universitária e Rua de Sofia.
Monumentos

Fotogaleria. Os 17 locais distinguidos pela UNESCO

182
Da Torre de Belém à paisagem de Sintra, do Porto à Ilha do Pico. São desde domingo 17 os locais nacionais classificados pela UNESCO como Património Mundial. Veja-os, ou reveja-os, aqui.
Monumentos

Palácio de Mafra e Bom Jesus na lista da UNESCO

13599
Os dois monumentos foram distinguidos este domingo durante a reunião do comité da UNESCO que acontece em Baku, no Azerbaijão. Portugal conta já com 17 locais classificados em território nacional.
Património Cultural

Paraty classificada como Património da UNESCO

Comité diz que destaque dado à biodiversidade foi decisivo para a classificação. É a primeira classificação de caráter misto, do Brasil, de Património Cultural e Natural, aprovada pela UNESCO.
Lifestyle

Portugal. Os locais que são Património Mundial

799
Mosteiros, centros históricos e paisagens culturais, Portugal tem 15 locais Património Mundial da UNESCO, aos quais se podem juntar outros dois. Recorde os sítios que figuram na famosa lista.
Património

Palácio de Mafra pode vir a ser Património mundial

471
Palácio Nacional de Mafra e o Santuário do Bom Jesus, em Braga, estão entre os 36 locais candidatos à classificação de Património Mundial da UNESCO.
UNESCO

UNESCO avalia Palácio de Mafra e Bom Jesus 

Os dois monumentos portugueses fazem parte “das 36 indicações para inscrição na Lista do Património Mundial” que vão ser avaliadas a partir de 5 de julho.
Ambiente

Quercus denuncia "ameaça severa" no Barroso

3011
A Quercus apresentou uma denúncia à UNESCO de "ameaça severa à integridade do sistema agro-silvo-pastoril da região do Barroso", devido à instalação de minas de lítio a céu aberto na região.
Quercus

Quercus faz queixa na UNESCO de parque eólico

A Quercus vai queixar-se à UNESCO de "um atentado" à Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, pela construção de mais um parque eólico no Marão, na zona de Amarante.
Monumentos

Elvas. Município reabilita Aqueduto da Amoreira 

679
As obras devem começar em 2020 e a primeira fase visa conservar apenas uma pequena parte do aqueduto. Segundo o presidente do município, não existem fundos para o restauro total do monumento.
Amália Rodrigues

UNESCO celebra centenário de Amália Rodrigues 

337
António Sampaio da Nóvoa refere que o reconhecimento da UNESCO atribui às celebrações e à fadista uma "dimensão mais ampla". A proposta foi aprovada por Estados-membros da CPLP, Espanha e França.
Descobrimentos

Circum-navegação. Portugal mantém canditadura

110
Portugal e Espanha vão manter a candidatura conjunta da primeira circum-navegação. Projeto avança apesar de a Real Academia ter dito que a viagem tinha sido exclusivamente espanhola.
Monumentos

Mosteiro de Alcobaça em obras até ao final do ano

174
A obra inclui também a recuperação das fachadas norte e poente do Mosteiro, subdiretor-geral do Património Cultural anunciou que "Se tudo correr bem, vamos conseguir reduzir o prazo previsto [2020]".
História

Fernão de Magalhães. Candidatura será conjunta

102
A ministra do Mar garantiu ao Observador que a candidatura a património mundial será feita com Espanha. Programa de comemorações dos 500 anos da circum-navegação foi apresentado esta quinta-feira.
UNESCO

Estados Unidos e Israel efetivam saída da UNESCO

235
A saída dos dois países assenta no suposto sentimento anti-Israel da organização, alegado pelas respetivas representações diplomáticas.
Arqueologia

Há novas descobertas arqueológicas no Côa

773
Uma equipa de arqueólogos fez novas descobertas de gravuras rupestres representativas da Arte do Côa, com figuras reproduzindo bovinos selvagens e cavalos em movimento.
UNESCO

Escolas já ensinam a fazer 'Bonecos de Estremoz'

318
A produção dos 'bonecos de Estremoz' em barro já é ensinada nas escolas do Alentejo, como atividade extracurricular, e as peças vão ter etiquetas de certificação para salvaguardá-los do comércio.
UNESCO

"O reggae é mais do que um género musical"

115
O que diz o expoente máximo do reggae português, que gravou um álbum em Kingston, Jamaica, sobre o novo património imaterial da humanidade? "O reggae lá é uma ferramenta para sair da pobreza".
UNESCO

Reggae jamaicano é Património da Humanidade

2693
A música reggae jamaicana foi inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade A UNESCO destacou a sua contribuição para a consciência internacional sobre questões de injustiça e amor.
Relações Internacionais

Macau e UNESCO juntam-se em projeto científico

À Universidade de Macau e à UNESCO, outras 37 instituições em todo o mundo vão colaborar em projetos científicos no âmbito da iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas.
Relações Internacionais

Urge cultivar a Paz em nós e no Mundo

331
Portugal, conhecido pela época dos Descobrimentos e pela primeira globalização, tornou-se com a Cátedra UNESCO Educação para a Paz Global Sustentável centro da nova navegação que pretende unir o mundo
Arouca

Museu do Rio. Arouca consegue doações da UNESCO

107
A proposta de Arouca parte do reconhecimento de que os 140 geoparques da UNESCO têm "peças e bens excecionais" pelo que representam de um "património geológico ilustrativo da história do planeta".
Serra da Estrela

UNESCO vai analisar candidatura de Geopark Estrela

A candidatura da Serra da Estrela a Geopark vai ser analisada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no dia 8 de setembro.
Património

Traje à Vianesa pode vir a ser património mundial

1440
Ministro da Cultura afirmou em Viana do Castelo que o Traje à Vianesa "tem todas as condições" para integrar a lista indicativa de Portugal a Património Mundial.
UNESCO

Campo Maior acredita em "selo" da UNESCO em 2019

O presidente do município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, afirmou-se convicto na classificação, em 2019, das Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
UNESCO

China quer 14 monumentos como património da UNESCO

A cidade de Pequim pretende candidatar o mausoléu de Mao Tse-Tung e a Praça Tiananmen, símbolos do regime comunista, a Património Mundial da UNESCO, anunciou a imprensa oficial chinesa.
Fotogaleria

Os locais candidatos a Património UNESCO

Há 20 locais confirmados como Património Mundial da UNESCO em 2018. Até quarta-feira serão confirmados mais, numa lista final de 28 nomeados. Nenhum deles é português.
Livros

Estremoz lança livro sobre bonecos em barro 

335
A "Produção de Figurado em Barro de Estremoz", conhecida como bonecos de Estremoz, foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em dezembro de 2017.
UNESCO

Japão. Património Mundial para sítios clandestinos

Os sítios cristãos clandestinos da região de Nagasaki, no Japão, onde comunidades missionárias ibéricas tiveram um papel determinante, foram classificados como Património Mundial da UNESCO.
UNESCO

Portugal Global: Património Mundial, nome de museu

Portugal foi pioneiro nos séculos XV /XVI na globalização, porque não sermos também agora pioneiros na formalização oficial do pedido de classificação pela UNESCO do PORTUGAL GLOBAL?
UNESCO

Estremoz vai erguer homenagem aos seus bonecos

Um monumento de homenagem aos bonecos de Estremoz, distinguidos pela UNESCO, e aos artesãos desta arte vai ser instalado junto às Portas de Santa Catarina, na cidade alentejana.
Cultura

Bonecos de Estremoz certificados ainda este ano

O processo de certificação dos bonecos de Estremoz, distinguidos pela UNESCO, vai ficar concluído até dezembro deste ano, disse a vereadora da Cultura do município.
Música

Lloyd Cole atua no Mosteiro da Batalha em julho

O músico britânico vai dar concerto no dia 6 de julho. Espetáculo vai começar às 21h30, no Claustro Real, e vai ter entrada gratuita. Presidente da autarquia diz que é "um orgulho" receber o músico.
Estado Islâmico

UNESCO condena ataque a jornalistas no Afeganistão

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, condenou os ataques no Afeganistão que causaram a morte a pelo menos dez jornalistas, pedindo que os responsáveis sejam julgados.
UNESCO

CDS propõe estuário do Tejo a Património Mundial

328
No início do ano, os níveis de poluição no rio voltaram a atingir níveis elevados. Centristas propuseram então uma auditoria e, agora, Assunção Cristas defende candidatura à UNESCO.
UNESCO

Universidade de Coimbra recebe Cátedra da UNESCO

A Cátedra UNESCO envolve meia centena de docentes e investigadores numa parceria com várias instituições europeias, brasileiras e africanas. A Universidade de Coimbra é agora uma delas.
Mundo

Macau. UNESCO preocupada com património

A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura garantiu estar a "acompanhar de perto" o estado de conservação do património de Macau e o desenvolvimento urbanístico dos novos aterros.
UNESCO

Morna candidata a Património Imaterial

113
O ministro da Cultura de Cabo Verde entregou na UNESCO, em Paris, a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade e disse que o género musical tem "todas as hipóteses" de ser classificado.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa pondera investir em candidatura à UNESCO

A Câmara de Lisboa vai debater uma proposta no sentido de atribuir um apoio de 110 mil euros à Associação Calçada Portuguesa, para aplicar na candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Bragança

Caretos de Podence. Candidatura entregue à UNESCO

779
A candidatura dos Caretos de Podence, de Macedo de Cavaleiros, foi entregue esta manhã junto da comissão da UNESCO, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Cabo Verde

UNESCO. Cabo Verde entrega candidatura da morna

191
A morna é o género musical mais emblemático de Cabo Verde. Esta segunda-feira, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, entrega a sua candidatura a património Imaterial da Humanidade.
Comida

Pela estrada fora com a dieta mediterrânica

O caminho de Lisboa a Tavira pode ser feito em 547 quilómetros de muita comida, experiências, produtos e artesanato. Saiba como o fazer e celebre a dieta que virou Património Imaterial da Humanidade
Cabo Verde

Campo do Tarrafal candidato a Património Mundial

No próximo ano, vai ser apresentada a candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial da UNESCO. Cabo Verde quer mobilizar a CPLP para levar a sua ideia a cabo.
UNESCO

Braga e Mafra com candidatos a património mundial

706
O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, e o Real Edifício de Mafra passaram à fase seguinte da candidatura a Património Mundial, confirmou a Comissão Nacional da UNESCO.
Património da Humanidade

Mértola "merece" ser Património da Humanidade

1292
O ministro da Cultura defendeu que a vila de Mértola "merece" ser Património da Humanidade. Luís Filipe Castro Mendes está confiante na classificação da UNESCO.
UNESCO

Marcelo nomeia Sampaio da Nóvoa para UNESCO

105
PR deu seguimento à sugestão de Conselho de Ministros. Escolha de Sampaio da Nóvoa para o cargo tinha provocado críticas por parte do setor diplomático.
Costumes e Tradições

Máscara de Lazarim vai ser candidata à UNESCO

692
A Câmara de Lamego quer elevar a máscara de Lazarim a património mundial da UNESCO. O presidente da câmara diz que a máscara e o Entrudo são "um elemento vivo" da história que importa preservar.
Nações Unidas

Nomeação de Sampaio da Nóvoa para UNESCO aprovada

O Conselho de Ministros aprovou a nomeação de Sampaio da Nóvoa para a chefia da missão permanente de Portugal junto da UNESCO, depois de os diplomatas terem contestado a escolha do Governo.
UNESCO

Governo mantém nomeação de Sampaio da Nóvoa

337
Diplomatas pediram ao Governo que reconsidere a nomeação Sampaio da Nóvoa como representante permanente de Portugal junto da UNESCO, mas o executivo diz que "o processo seguirá o seu curso".
UNESCO

Sampaio da Nóvoa é embaixador português na UNESCO

480
Depois de vários anos sem representação na UNESCO, Portugal vai ter um embaixador. É o antigo candidato à presidência e ex-reitor da Unviersidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa a ocupar a função.
Património da Humanidade

Candidatura da Morna está "bem encaminhada"

O ministro da Cultura cabo-verdiano afirmou que a candidatura da Morna a Patrimónia da Humanidade está "bem encaminhada". Abraão Vicente indicou que a candidatura deve ser entregue a 31 de março.
UNESCO

"Bonecos de Estremoz" são Património Imaterial 

1621
Os "Bonecos de Estremoz" foram classificados como Património Cultural Imaterial da UNESCO. A arte popular tem mais de 300 anos de história.
UNESCO

UNESCO. Decisão dos "Bonecos de Estremoz" adiada

A decisão da classificação dos Bonecos de Estremoz como Património Imaterial da UNESCO foi adiada, devendo acontecer quinta-feira. A arte de caráter popular tem mais de 300 anos de história.
Fado

Alfama acolhe 24 horas consecutivas de Fado

488
O Museu do Fado anunciou a celebração da classificação do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em parceria com a casa de fados Mesa de Frades, com 24 horas consecutivas de atuações.
UNESCO

Médicos querem promover relação com doente

A Ordem dos Médicos quer ir às Nações Unidas alertar para a importância da relação médico-doente, que pretende ver elevada a património imaterial da humanidade pela UNESCO.
País

2,3 milhões para requalificar património

101
Mais de 2,3 milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos na "requalificação patrimonial e turística" de Coimbra, Batalha, Alcobaça e Tomar, que constam na lista de Património Mundial.
UNESCO

Ex-ministra francesa é diretora-geral da UNESCO

Audrey Azoulay foi confirmada como a nova diretora-geral da UNESCO. A ex-ministra francesa da cultura substitui a búlgara Irina Bokova.
Presidente Marcelo

UNESCO: "Mais um êxito da diplomacia"

Marcelo Rebelo de Sousa celebrou a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO e disse que era "mais um êxito da diplomacia". Portugal já lá tinha estado entre 2005 e 2009.
UNESCO

Portugal na UNESCO é sinal de "reconhecimento"

Augusto Santos Silva considerou que a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO "representa o reconhecimento internacional do empenhamento português no sistema multilateral".
UNESCO

Portugal eleito para Conselho Executivo da UNESCO

Portugal foi eleito para o Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, mandato que irá prolongar-se até 2021, anunciou o governo.
UNESCO

Portugal tem três Cidades Criativas da UNESCO

2565
A UNESCO distinguiu Braga por Artes Mediáticas, Barcelos por Artesanato e Arte Popular e Amarante por Música. Na lista das 64 Cidades Criativas está também Macau.
UNESCO

Memória do Mundo com três novas inscrições lusas

391
O Comité Consultivo Internacional da UNESCO anunciou que recomendou a inscrição de 78 novas nomeações no registo da Memória do Mundo, incluindo três portuguesas.
Educação

Há 264 milhões de jovens fora da escola

106
Um relatório da UNESCO revela que menos de 20% dos países do mundo assegura a escolaridade universal de 12 anos e que há ainda 100 milhões de jovens que não sabem ler.
UNESCO

Audrey Azoulay é a nova diretora-geral da UNESCO

A ex-ministra da Cultura francesa, Audrey Azoulay, foi eleita a nova diretora-geral da UNESCO pelo Conselho Executivo da organização, ao derrotar na votação final o qatari Hamad bin Abdulaziz.
Estados Unidos da América

Depois dos EUA, Israel abandona UNESCO

780
Estados Unidos consideram que há uma tendência anti-Israel na organização e decidiram deixar a UNESCO. Mais tarde, Israel também anunciou a saída da agência.
UNESCO

Macau. Procissões são património intangível

As procissões católicas do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora de Fátima entraram para a lista de património intangível de Macau.
Moçambique

Parque das Quirimbas candidato à UNESCO

O ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia, assinou a candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.
UNESCO

62 milhões de raparigas não tem acesso à educação

A UNESCO garantiu que pelo menos 62 milhões de raparigas no mundo não têm acesso à educação e dois terços dos analfabetos são mulheres.
UNESCO

Português vence Prémio UNESCO-Guiné Equatorial

133
O investigador português Rui Luís Gonçalves dos Reis, da Universidade do Minho, ganhou o Prémio UNESCO-Guiné Equatorial de Pesquisa em Ciências da Vida-2017.
Património da Humanidade

Cabo Verde e Douro Generation assinam acordo

O Governo de Cabo Verde e a Associação de Desenvolvimento Douro Generation assinaram um acordo para preservar e promover os respetivos sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial.
Fotogaleria

Fotogaleria. A UNESCO tem oito novas maravilhas

175
O Comité da UNESCO divulgou oito novos locais considerados como Património Mundial. São cidades históricas, paisagens agrícolas e ilhas sagradas.
UNESCO

Património Mundial. Hebron na lista da UNESCO 

A Comissão de Património Mundial da UNESCO declarou esta sexta-feira que a cidade velha de Hebron, na Cisjordânia ocupada, "zona protegida" enquanto "local de valor universal excecional".
UNESCO

Rio de Janeiro comemora classificação da Unesco

Rio de Janeiro comemora cinco anos desde a classificação como Património Mundial da Unesco, num momento em que a luta contra a poluição e violência são os maiores desafios para manter o galardão.
Turismo

Elvas recebeu 1,2 milhões de turistas desde 2012

508
As fortificações da cidade de Elvas, em Portalegre, foram classificadas como Património Mundial, pela UNESCO, há cinco anos. Desde então recebeu cerca de 1,2 milhões de turistas.
UNESCO

Castro Verde classificado como Reserva da Biosfera

402
O concelho de Castro Verde, "um ecossistema humanizado de alto valor natural" situado no Alentejo, foi classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO.
Austrália

Mina de carvão ameaça barreira de coral

A Austrália deu luz verde ao grupo indiano Adani para construir a maior mina de carvão do país, criticada pelo potencial impacto na Grande Barreira de Coral.
UNESCO

O que está a acontecer no Convento de Cristo?

386
A RTP falou de estragos no Convento de Cristo. Terry Gilliam, a rodar um filme no monumento, disse que as acusações eram falsas. Foi aberto um inquérito. Há notícias de burla e o Bloco quer saber mais
UNESCO

UNESCO preocupada com a Grande Barreira de coral

A UNESCO está "seriamente preocupada" com o branqueamento dos corais da Grande Barreira australiana e pediu ao Governo que trabalhe mais depressa para garantir a qualidade da água na região.
UNESCO

Governo quer "participação portuguesa na UNESCO"

Augusto Santos Silva visitou uma exposição portuguesa na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, para "projetar a participação portuguesa na UNESCO".
Ria Formosa

Olhão candidata Ria Formosa a património da UNESCO

751
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, disse que a autarquia vai preparar uma candidatura da Ria Formosa a património natural da humanidade da UNESCO.
Cabo Verde

Campo do Tarrafal património mundial?

Cabo Verde quer o apoio das Canárias para classificar o antigo Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial, cuja lista indicativa já foi submetida à UNESCO.
UNESCO

Cemitério militar português candidato à UNESCO

A UNESCO confirmou que foi apresentada uma candidatura a Património Mundial da UNESCO de "locais funerários e memoriais da I Guerra Mundial", na qual se inclui um cemitério militar português.
UNESCO

Palácio de Mafra candidato a Património Mundial

2205
O dossiê de candidatura do Palácio Nacional de Mafra e respetiva tapada a Património Mundial da UNESCO foi entregue ao comité internacional desta organização.
UNESCO

Unesco. Destruição em Palmira é "crime de guerra"

A diretora-geral da Unesco afirmou que a destruição dos monumentos romanos em Palmira é um "crime de guerra e uma imensa perda para o povo sírio e para a humanidade".
Turismo

Unesco é importante na promoção do Douro

207
A chancela Unesco é um "ativo poderoso" na promoção do destino Douro, que desempenha uma "importância determinante" para o turismo do Norte.
Património da Humanidade

Porto: "Isto não é uma discussão, é uma gritaria"

108
Esta segunda-feira celebram-se os 20 anos da classificação do Centro Histórico do Porto pela UNESCO, com várias iniciativas públicas. Mas também com discussões sobre o momento que a cidade atravessa.
UNESCO

Porto "cumpriu" compromisso com UNESCO

268
O presidente da Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) considera que a cidade tem cumprido "escrupulosamente" o compromisso assumido há 20 anos com a UNESCO.
Património Cultural

ONU. Há 55 locais património mundial em perigo

Os conflitos armados, a guerra, os sismos e outras catástrofes naturais constituem as principais ameaças para os locais considerados património mundial.
UNESCO

Classificação traz "responsabilidade adicional"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, salientou a importância da classificação do barro de Bisalhães e da falcoaria pela UNESCO, considerando-a uma responsabilidade adicional.
Património da Humanidade

Falcoaria eleita Património Imaterial da UNESCO

1493
Depois da Olaria Negra de Bisalhães, foi a vez de a falcoaria portuguesa ser classificada Património Cultural Imaterial da UNESCO. A decisão foi tomada esta quinta-feira.
UNESCO

Fabrico de chocalhos aguarda verbas da UE

O fabrico de chocalhos, atividade praticada no Alentejo, está a aguardar financiamento da UE para fazer projeto de salvaguarda. A arte chocalheira está classificada pela UNESCO desde 2015.
UNESCO

Olaria negra de Bisalhães é Património da Unesco

558
O processo de fabrico do barro preto de Bisalhães, em Vila Real, foi inscrito na lista do Património Cultural Imaterial que necessita de salvaguarda urgente da Unesco.
UNESCO

Falcoaria património da humanidade? UNESCO decide

570
Classificação da arte da falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade, proposta pela Câmara de Salvaterra de Magos, será decidida, na próxima quarta-feira, pela UNESCO.
Igualdade

Portugal vence concurso público internacional

231
Uma equipa portuguesa venceu um concurso público internacional com a proposta de criação da Declaração Universal de Igualdade de Género da UNESCO.
Património

Selo da UNESCO gera "esperança" no Alentejo

106
A classificação do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO é recente, mas começa a dinamizar a economia e o turismo de Viana do Alentejo.
UNESCO

Aqueduto das Águas Livres candidato à UNESCO

866
O Aqueduto das Águas Livres é um dos 22 monumentos portugueses candidatos à lista de património mundial da UNESCO. Já há quinze monumentos com a nossa bandeira nessa lista.
UNESCO

UNESCO. 18 lugares que ninguém pode visitar

499
Os palcos de guerra na Síria, as antigas metrópoles imperiais, os sítios selvagens que são proibidos. Encontre 18 lugares na lista de patrimónios da UNESCO que ninguém pode visitar.
UNESCO

Ano do Entendimento Global: Urge educar para a paz

A melhoria da Inteligência Emocional e a consequente melhor capacidade para compreender os outros, é essencial a um diálogo mais profícuo, e este é basilar para o entendimento e felicidade das pessoas
Património

Mais uns? Moinhos de vento a património da UNESCO

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOeste) decidiu avançar com o processo de candidatura dos moinhos de vento, típicos desta região, a Património Imaterial Nacional e da UNESCO.
Síria

UNESCO. Reconstrução de Palmira é uma "ilusão"

Annie Sartre-Fauriat, membro do grupo de especialistas da UNESCO para o património sírio, disse sentir-se "perplexa com capacidade de reconstruir Palmira", perante a destruição considerável e as pilhagens na cidade antiga e no museu.
Açores

Fajãs de São Jorge são Reserva da Unesco

142
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse hoje que a candidatura das fajãs da ilha de São Jorge a Reserva da Biosfera da Unesco foi aprovada por "unanimidade e aclamação".
Diplomacia

Bulgária lança Irina Bokova na corrida à ONU

Bulgária anunciou formalmente a candidatura da chefe da UNESCO, Irina Georgieva Bokova, ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.
Viagens

UNESCO. 21 Patrimónios mundiais menos conhecidos

184
Esqueça (por momentos) as Pirâmides de Gizé: a UNESCO tem o seu selo noutras maravilhas que merecem ser visitadas. Que tal uma viagem às igrejas barrocas das Filipinas ou às paisagens do Peru?
Lisboa

Lisboa histórica candidata a património da UNESCO?

149
A Câmara da capital debate na quarta-feira uma proposta para candidatar "Lisboa histórica" a património mundial da UNESCO, abrangendo os bairros tradicionais, a frente ribeirinha e alguns miradouros.
Óbidos

Óbidos classificada vila literária pela UNESCO

1891
Óbidos e Idanha-a-Nova fazem agora parte da rede de cidades criativas da UNESCO. As duas vilas foram distinguidas nas categorias de "vila literária" e de "vila da música", respetivamente.
Óbidos

Óbidos pode passar a ser vila literária da UNESCO

Presidente da Câmara de Óbidos acredita que a candidatura da vila à rede de cidades literárias poderá ter um desfecho positivo nos resultados da avaliação da UNESCO, que serão conhecidos hoje.
Media

Observador vence prémio de jornalismo da UNESCO

551
A reportagem de João de Almeida Dias "Enquanto resistem, não esperam surpresas", na Bielorrúsia, venceu o primeiro prémio de jornalismo Direitos Humanos & Integração na categoria de imprensa escrita.
Sintra

Sintra assinala 20 anos da classificação da UNESCO

Parte do centro histórico e da serra de Sintra foi classificada, a 06 de dezembro de 1995, pelo comité do Património Mundial da UNESCO na categoria de Paisagem Cultural.
Alentejo

Arte chocalheira é Património da Humanidade

2595
O método de fabricação do chocalho é agora Património Imaterial da Humanidade e com Necessidade de Salvaguarda Urgente devido ao risco de deixar de existir.
UNESCO

Documentos de Churchill são património mundial

162
Os discursos de guerra do antigo primeiro-ministro britânico vão juntar-se a pedaços da história da Humanidade como a Magna Carta ou o Tratado de Tordesilhas no fundo documental da UNESCO.
UNESCO

Os 9 pratos que são Património da Humanidade

246
São nove pratos e nove sabores. Todos eles já conquistaram o título de Património da Humanidade atribuído pela UNESCO. Descubra-os aqui.
Igualdade de Género

Dia da Mulher. O nível de igualdade no seu país

Três instituições foram perceber quais são os países com maior desigualdade de género. Portugal está no 39ª lugar, numa lista com 145 países. Onde as mulheres estão a perder.
UNESCO

7 documentos portugueses que o mundo não esquece

2893
O Apocalipse de Lorvão e o Apocalipse de Alcobaça foram os últimos documentos considerados fundamentais pela UNESCO para a Memória do Mundo. Mas Portugal tem mais cinco. Saiba quais são.
UNESCO

Sintra acolhe comemorações dos 70 anos da UNESCO

542
A Câmara de Sintra assinou o protocolo para a criação do Centro UNESCO, que irá promover os programas da organização, cujos valores foram enfatizados e transportados para a atualidade devido aos atentados em Paris.
UNESCO

Património da humanidade: os novos locais de 2015 

169
Em 2015, foram incluídos 24 novos locais à lista de património mundial da humanidade, da UNESCO. Saiba quais são.
UNESCO

"Mãe Soberana" candidata a Património Imaterial?

152
Manifestação religiosa que se realiza anualmente em Loulé, pode vir a ser candidata a Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
China

Massacre de Nanjing na Memória do Mundo da UNESCO

Os documentos relacionados com o massacre de Nanjing, em 1937 na China, foram inscritos na sexta-feira no programa Memória do Mundo da UNESCO.
UNESCO

UNESCO: Arte Chocalheira quer ser reconhecida

236
Os chocalhos marcavam o ritmo do mundo rural, como uma espécie de "GPS do gado", mas caíram em desuso e o seu fabrico artesanal, em Portugal, está à beira da extinção.
UNESCO

Geopark Naturtejo revalida selo UNESCO

A Comissão de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques revalidou o selo UNESCO ao Geopark Naturtejo por mais quatro anos e aprovou a integração de Penamacor, anunciou presidente daquela estrutura.
Síria

Templo destruído na Síria é "crime civilizacional"

Um “crime intolerável contra a civilização”. É assim que a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, descreve a destruição do templo de Bel em Palmira. A autoria pertence ao Estado Islâmico.
Síria

EI decapita arqueólogo e pendura corpo numa coluna

1800
Movimento terrorista acusava Kaled al-Asaad de fazer parte do regime por representar o país no estrangeiro. Era diretor de antiguidades da antiga cidade de Palmira há mais de 50 anos.
Mundo

E os escolhidos para Património da Unesco são...

Portugal não entra na seleção, mas Espanha está lá. França, Dinamarca, Turquia e Irão têm direito a duas entradas cada. Conheça a lista completa e veja as fotografias.
UNESCO

124 milhões sem acesso à escola

Cerca de 124 milhões de crianças e adolescentes a nível mundial não têm acesso à escola, quando a ajuda internacional à educação continua abaixo dos níveis de 2010.
UNESCO

Aldeias históricas de Portugal património mundial?

1099
A Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento vai apresentar uma candidatura para classificação como Património Mundial da Humanidade das 12 localidades que integram a rede.
Diplomacia

Machete responde a nomeações com Ferro e Carrilho

A polémica das nomeações em embaixadas reativadas marcou a audição do ministro Rui Machete. PS diz que há "falta de vergonha" no Governo nas escolhas mas não se opõe à criação de mais vagas.
Bruxelas

Embaixadas: Onde Portas fechou, Machete abriu

172
O Governo está a reabrir embaixadas que foram encerradas em 2012, a mando de Paulo Portas, por contenções de custos. A medida está a gerar polémica nos corredores do Palácio das Necessidades.
Estado Islâmico

Estado Islâmico destruiu 2 santuários em Palmira

117
Dois santuários islâmicos foram destruídos na cidade histórica de Palmira, na Síria, pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
Braga

Braga. Santuário do Bom Jesus será uma basílica

O Santuário do Bom Jesus, em Braga, será "brevemente" elevado à categoria de basílica, sendo este "um passo significativo" que reforça a candidatura do templo a Património Mundial da Unesco.
Estado Islâmico

Palmira. Vídeo do EI mostra ruínas intactas

O grupo terrorista Estado Islâmico divulgou esta terça-feira um vídeo da cidade histórica de Palmira. De acordo com o vídeo, as ruínas ainda permanecem a salvo.
Património da Humanidade

Sampaio em debate contra destruição de património

Jorge Sampaio vai participar num debate público em junho para denunciar e mobilizar a sociedade "contra a barbárie" que tem sido a destruição de património da Humanidade no Oriente e em África.
Estado Islâmico

Palmira, o coração da história que é de todos

362
A cidade histórica de Palmira, na Síria, é o novo alvo do Estado Islâmico e é um "tesouro insubstituível". O que tem a cidade que já foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO?
UNESCO

Azulejo candidato a Património da Humanidade

4322
A Direção-Geral do Património Cultura vai preparar a candidatura do azulejo português a Património da UNESCO, divulgou a Secretaria de Estado da Cultura.
Nepal

As vítimas culturais do sismo no Nepal

101
Sete lugares no Nepal estavam classificados como Património Cultural da UNESCO. Bastaram poucos segundos para derrubar edifícios com séculos de história. Resta agora saber o que ainda se pode salvar.
UNESCO

Lisboa candidata bairros a património da UNESCO

O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa anuncia que o município vai apresentar "até fevereiro de 2018" uma candidatura dos tradicionais bairros lisboetas às Paisagens Urbanas Históricas da UNESCO.
Nepal

O património da UNESCO que se perdeu no Nepal

462
O vale onde fica situada a cidade de Katmandu tem sete locais que são património da UNESCO. A maior parte dos edifícios e praças com este selo de importância mundial estão agora em ruínas.
UNESCO

UNESCO condena destruição do património de Nimroud

A UNESCO classificou como "um ato de loucura" a destruição da cidade antiga de Nimroud, no Iraque, pelo grupo Estado Islâmico.
Terrorismo

Estado Islâmico filma destruição de Hatra 

Alegando que só se deve adorar a Deus e não a santuários ou imagens, os terroristas do Estado Islâmico têm destruído património cultural nas zonas que ocupam no Iraque.
A página está a demorar muito tempo.