271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Primeiro-Ministro

Fundos Comunitários

Costa e PRR: acabe-se "o chover no molhado"

"Não há mesmo tempo a perder, temos mesmo de fazer", frisou Costa, lembrando que este programa tem de ser desenvolvido em lógica de parcerias e que é uma oportunidade que não pode ser perdida.
União Europeia

Valor da solidariedade deve ser o fundamento da UE

Para Costa "a pandemia tornou evidente o valor da solidariedade. Desde o início, [houve] solidariedade na partilha das vacinas". O chefe de Governo diz que este valor "deve ser o fundamento" da UE.
Coronavírus

Administração de vacinas devia ter regras comuns

Considerando ser "absurdo" haver uma Agência Europeia do Medicamento e "depois cada agência nacional definir as suas regras", Costa salienta a necessidade de se "avançar numa Europa da saúde".
Nações Unidas

Guterres e a ONU: "O homem certo no lugar certo"

Para António Costa estão reunidas as condições para um segundo mandato" de António Guterres "que poderá inaugurar uma nova era de esperança, com solidariedade e cooperação internacional".
CDS-PP

CDS critica "enorme infelicidade" de Marcelo

Telmo Correia considera "absurdo" o jogo de "ping pong" que se deu entre o Presidente da República e o primeiro-ministro "do tipo quem manda sou eu, quem manda és tu".
NATO

Cimeira da NATO reportada a Conselho de Defesa

A Presidência da República divulgou que o Conselho Superior de Defesa Nacional foi informado por João Cravinho acerca das conclusões da Cimeira da NATO e da situação das forças nacionais destacadas.
Coronavírus

Novo confronto, braço de ferro antigo /premium

Marcelo queria mudar a matriz e dar maior soltura ao país vacinado e Costa foi pela cautela dos especialistas. Situação de Lisboa preocupa, Medina avalia se há necessidade de recuar antes do tempo.
GNR

Costa confia na GNR para proteger fronteiras

Costa elogiou a GNR dizendo que "tem uma capacidade única de se adaptar e responder sempre presente aos desafios que lhe são colocados", designadamente proteger fronteiras, depois da extinção do SEF.
Primeiro-Ministro

Costa para Marcelo: "Nem sempre pensamos o mesmo"

Pingue-pongue sobre eventuais passos atrás no desconfinamento continua. Agora foi Costa que veio responder ao ponto de ordem de Marcelo. Recusa ter desautorizado Presidente, mas mostra mais cautelas.
Coronavírus

Boris Johnson adia desconfinamento até 19 de julho

Boris Johnson disse que a variante está a "espalhar-se mais rápido do que previsto" pelas autoridades no plano de desconfinamento e que isso está a refletir-se no número de hospitalizações.
Coronavírus

"Ninguém pode garantir que não se volta atrás"

140
António Costa diz que Portugal está a avançar bem na vacinação, mas diz que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás nas restrições.
António Costa

Governo fez tudo para ter Portugal na lista verde

433
Primeiro-ministro alerta que Portugal tem de continuar a apostar no turistimo, mas não pode depender só de um país, como é o caso do Reino Unido. Costa disse ainda que é preciso diversificar setores.
Liga dos Campeões

"Não correu tudo bem", diz Costa que iliba Cabrita

1269
PM diz que operação Champions não foi 100% eficaz porque abriram fronteiras. Isso não foi acautelado? Costa responde que folhetos informativos também falharam e que relatório da PSP é positivo.
União Europeia

"Tudo aponta" para imunizar a UE no fim do verão

Meta foi definida pela Comissão Europeia e o primeiro-ministro já assume haver condições para que isso aconteça. E também que bazuca só deverá chegar depois da presidência portuguesa da UE.
NATO

Compromisso de Portugal "tem sido permanente"

"O compromisso de Portugal com a NATO é claro, tem sido permanente e só este ano estaremos envolvidos em mais de dez operações", afirmou Costa reforçando que Portugal participa em muitas das missões.
Bielorrússia

Costa ataca Lukashenko. NATO quer investigação

Primeiro-ministro aproveitou visita do secretário-geral da NATO para atirar ao regime bielorruso e apontar para as ameaças que estão tão próximas da UE. Stoltenberg diz que desvio foi "sequestro".
Fact Check

António Costa não tem conta à ordem?

O primeiro-ministro a fazer compras com cartão depois de não ter declarado qualquer conta à ordem ao Tribunal Constitucional. A imagem correu redes, mas António Costa tem conta à ordem.
Forças Armadas

FA terão desafios "com o brio de sempre"

António Costa esteve reunido com o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas e os chefes máximos dos ramos. PM diz que os desafios futuros serão enfrentados "com o brio de sempre".
Coronavírus

António Costa quer reforço da OMS 

António Costa defendeu o reforço da OMS, a "implementação integral do Regulamento Sanitário Internacional" e explicou que o nacionalismo nas vacinas "só nos deixarão em pior situação".
Primeiro-Ministro

Costa saúda "cartão azul" destinado aos migrantes

Cartão azul permite atribuir condições de residência a trabalhadores altamente qualificados que estejam a trabalhar noutro país da União Europeia. Acordo provisório foi firmado segunda-feira.
Direitos LGBTI

Costa hasteia bandeira LGBTI em São Bento 

1429
Para assinalar o Dia Internacional Contra a Homofobia, tal como António Costa, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, hasteou a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho.
Primeiro-Ministro

Costa em Paris com futuro de África na agenda

O primeiro-ministro vai encontrar-se bilateralmente com o Presidente de Moçambique, o Presidente do Egito, o Presidente tunisino, o chefe de Estado do Ruanda e ainda com o Presidente de Angola.
Primeiro-Ministro

Costa encontra-se com João Lourenço e Filipe Nyusi

Encontros serão à margem da reunião que servirá para discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do setor privado no continente e que vai contar com a presença de 15 líderes africanos
Coronavírus

Costa recebeu "boas notícias" da Pfizer

"Falei com o presidente executivo da Pfizer, Albert Bourla, que me transmitiu boas notícias sobre a evolução da capacidade de produção e distribuição de vacinas", declarou António Costa no Twitter.
Direitos Humanos

BE espera que Costa resolva problema em Odemira

"Eu espero bem que (António Costa) esteja em Odemira para responder não apenas sobre a cerca sanitária, mas sobretudo como vai resolver o problema de direitos humanos", afirmou Catarina Martins.
Política

Portugal e Argentina realçam aliança política

O primeiro-ministro português apontou que os países vão estudar a oportunidade de haver ligações aéreas diretas, após o fim da Covid-19, e de existir uma complementaridade no setor dos vinhos.
União Europeia

Portugal e Argentina querem fechar acordo Mercosul

O primeiro-ministro português considerou que o acordo "tem um imenso potencial económico" para os dois blocos regionais e mesmo à escala global. "Creio que há condições agora" para um acordo rápido.
Primeiro-Ministro

Costa quer mais funcionários públicos 

1038
Costa diz que é preciso "contratar mais pessoal onde é mais preciso, como técnicos superiores, de que a administração pública está carente". A reforma das profissões reguladas é outro ponto do plano.
Coronavírus

Costa. Problemas estão na produção de vacinas

O primeiro-ministro diz que o problema da Índia e de outros países "não está precisamente na detenção ou não detenção da patente, mas na capacidade de todos aumentarem a produção à escala global".
União Europeia

Costa sobre UE. "Não podemos ficar bloqueados" 

“Não podemos estar confrontados com a opção dramática de ficar bloqueados pela falta da vontade de alguns, nem correr o risco de novas ruturas”, diz António Costa referindo-se ao futuro da Europa.
Jean-Claude Juncker

Se Costa não for bem sucedido, "ninguém será"

323
Juncker considera ainda que a UE "deve defender os seus interesses em conjunto com os Estados Unidos", mas não é o "escravo" ou o "vassalo" dos parceiros norte-americanos.
Noticiário

8h. Costa afasta ideia de remodelação no governo

"Na política não pode ser como naquelas equipas de futebol em que se muda o treinador para dar uma chicotada psicológica", explica ao DN, JN e TSF. Orçamento retificativo está fora de questão
Sines

TAP. Lacerda Machado acumulou cargo de consultor

173
Lacerda Machado manteve contactos diretos sobre empreendimento em Sines com vários membros do Governo mesmo quando ainda era administrador da TAP.
Comentário

"Algumas regras anunciadas parecem aleatórias"

António Costa anunciou medidas para a última fase do desconfinamento. Para o diretor do Observador, o "grande risco é explicar que continua a haver restrições". "Há coisas ainda difíceis de entender".
Transporte Ferroviário

Costa inaugura obra ferroviária inacabada

1077
Obras de modernização da ferrovia entre Viana do Castelo e Valença deveriam ter terminado em 2019. O primeiro-ministro inaugura-as esta segunda-feira, mas ainda falta a sinalização eletrónica.
Comentário

"Prematuro dizer que 'machado' vai ser enterrado"

Rita Tavares, jornalista de Política do Observador, destaca "intenção" do Governo de chamar BE para negociar Orçamento do Estado, mas relação está "fria e tensa". "Negociação não será fácil", avisa.
Noticiário

14h. Fronteira com Espanha continuará fechada

Primeiro-ministro diz que decisão será tomada apenas quando os dois países concluírem estarem reunidas as condições de segurança. "Ficam fechadas no espírito de boa colaboração que temos com Espanha"
Primeiro-Ministro

PRR com reforço da digitalização dos consulados

O Programa de Recuperação e Resiliência vai incluir "uma rede consular verdadeiramente digital" e ainda um reforço do ensino do português à distância — algo "que é absolutamente essencial".
União Europeia

Inclusão de pessoas deficientes aprovada este mês

Das iniciativas previstas, António Costa destaca o programa de apoio ao emprego para pessoas com deficiência, reforçando apoios e incentivos para uma mais fácil integração no mercado de trabalho.
Primeiro-Ministro

Costa pede recusa da Superliga "sem hesitação"

139
O primeiro-ministro considera que a Superliga europeia coloca em causa a solidariedade e o mérito e, sendo organizada fora das instituições representativas do setor, não deve prosseguir.
Judo

Costa condecora "estrela que guia" judo nacional

Europeus de judo estão a decorrer em Portugal e o primeiro-ministro aproveitou para ir assinalar o "exemplo extraordinário" que diz ser Telma Monteiro que conquistou sexto título europeu.
Primeiro-Ministro

Costa reúne-se com Pedro Sánchez em Andorra

Encontro acontecerá à margem da XXVII Cimeira Ibero-Americana e primeiro-ministro terá também reuniões bilaterais com o chefe de Governo de Andorra e e com a secretária-geral Ibero-americana.
Comentário

"Costa demonstra preocupação com o Algarve"

Impacto da variante britânica na região motivou questões do primeiro-ministro na reunião do Infarmed. "Não foi por acaso que falou da população flutuante", comenta a jornalista Rita Tavares.
Governo

252 milhões para o Mar e um PM em "água safas"

Costa está em águas turbulentas, mas prefere "ventos de feição" do PRR para se lançar ao Mar. Esteve com dois ministros no Alfeite numa altura em que Governo está a ultimar plano para Bruxelas.
Coronavírus

Costa pede consenso na UE sobre AstraZeneca

O primeiro-ministro considera que é fundamental a UE ter uma "atuação coordenada" relativamente à vacina da AstraZeneca e pede uma posição "clara e compreensível" para esclarecer a população.
Coronavírus

Escolas voltam a preocupar Costa devido a contágio /premium

261
Primeiro-ministro reuniu-se com autarcas de concelhos de risco e reforça testagem e vigilância. Ação será localizada, mas Costa pede "disciplina" para não ter de recuar no país. Escolas sob atenção.
Coronavírus

Escolas. BE pede contratação de profissionais

Numa visita a duas escolas em Loures, a líder do BE disse que "precisamos de um concurso extraordinário de professores que permita às escolas ter condições para recuperar as aprendizagens".
Noticiário

7h. Marcelo. Constituição é "marco histórico"

Nos 45 anos da aprovação da Constituição da República, Presidente recorda "a honra de ter participado nessa votação" enquanto deputado da constituinte.
Governo

Costa nas entrelinhas. Disparos para todo o lado /premium

318
Em aperto, António Costa optou por saltar para o terreno e disparar a toda a volta. Para Marcelo tentou tiros menos sonoros, mas estiveram todos lá e podem bem fixar uma nova era nesta relação.
Governo

Costa contraria Marcelo e envia apoios para TC /premium

1075
Primeiro-ministro considera que não agir, depois da promulgação de leis que considera inconstitucionais, é contribuir para precedente "perigoso". E recupera até o período da troika. Veja os argumentos
Governo

Governo hesita em enviar apoios sociais para TC /premium

Envio para o Tribunal Constitucional do reforço de apoios aprovado contra a vontade do Governo era uma certeza, mas texto de Marcelo mostrou "carta branca" que António Costa está avaliar.
Governo

Costa estranha Marcelo, mas só sai com censura /premium

168
A promulgação do reforço dos apoios sociais a famílias e trabalhadores independentes contra a vontade do Governo é "criativa", diz Costa que usa Presidente para travar crise política na pandemia.
Noticiário

13h. Costa descarta crise política 

Primeiro-ministro diz que o governo ainda está a avaliar se vai ao Tribunal Constitucional. Posição do Presidente da República é "criativa, inovadora e interessante"
Coronavírus

Costa agradece solidariedade a médicos alemães

A equipa de médicos alemães que vieram apoiar Portugal no período mais negro da pandemia de Covid-19 deixaram esta sexta-feira Portugal e António Costa publicou um agradecimento no Twitter.
Cabo Verde

Cabo Verde. Oposição faltou, diz primeiro-ministro

"Cabo Verde não sentiu falta de Governo. Sentiu sim, falta de uma oposição responsável, com sentido de Estado e comprometida com o país". Primeiro-ministro arrasa PAIGV e destaca governação positiva.
Governo

Pó nos mocassins e escolas que só fecham em surtos

Costa tem o mesmo entendimento de Marcelo e diz que estado de emergência deve manter-se até ao final do desconfinamento. Não quer escolas fechadas e diz que vacinar professores será teste.
Escócia

Comissão parlamentar conclui que Sturgeon mentiu 

Sturgeon mentiu quando testemunhou a propósito do caso de abusos sexuais do antigo primeiro-ministro, omitindo uma reunião que teve com Salmond em que lhe disse "que interviria se necessário" no caso.
Emissão Especial

"Temos muito mais profissionais de saúde agora"

No Parlamento, o primeiro-ministro responde à coordenadora do BE e anuncia que Governo “já mandou processar pagamento (dos subsídios de risco em atraso) aos profissionais de saúde”. Ouça aqui.
Coronavírus

António Costa vai ao parlamento esta quarta-feira

As duas rondas de perguntas e três horas de debate com o primeiro-ministro deverão centrar-se em torno do plano de desconfinamento apresentado na semana passada por António Costa.
União Europeia

Costa e Modi preparam cimeira e tema da vacinação 

113
Os primeiros-ministros de Portugal e Índia falaram sobre a cimeira que permitirá "fortalecer o diálogo estratégico entre os dois maiores espaços democráticos do mundo" e sobre a questão das vacinas.
Coronavírus

Costa pede prudência no desconfinamento

No primeiro dia de desconfinamento, António Costa avisa que "tem de ser muito prudente, gradual e a conta-gotas. O primeiro-ministro assinalou que "esta é uma fase bastante exigente".
Coronavírus

Covid-19. Costa destaca solidariedade francesa

Primeiro-ministro agradece a equipa que apoiou profissionais de saúde portugueses no Hospital Garcia de Orta, em Almada.
Coronavírus

Covid-19. Costa agradece às equipas luxemburguesas

Primeiro-ministro publicou no Twitter um agradecimento aos profissionais de saúde que estiveram no Hospital Espírito Santo, em Évora, a combater a pandemia da Covid-19.
Comentário

"A mensagem ficou um pouco confusa"

400
José Manuel Fernandes, publisher do Observador, considera que "ficaram explicações por dar" na apresentação feita por António Costa. "É o exemplo de como não se deve comunicar com os portugueses".
União Europeia

Conferência sobre Futuro da Europa vai nascer

108
O primeiro-ministro vai participar na cerimónia de assinatura da declaração conjunta que vai instituir a Conferência sobre o Futuro da Europa, assinada por Comissão, Parlamento e Conselho da UE.
Fogo de Pedrógão Grande

Relatório sobre Pedrógão apresentado no Parlamento

O deputado do PSD, Jorge Paulo Oliveira, será o relator do documento. Umas das questões sobre a qual se debruçará é o Fundo Revita, cuja aplicação o primeiro-ministro considerou "boa".
União Europeia

Costa e Timmermans discutem alterações climáticas

O Primeiro-Ministro e o comissário europeu falarão na sessão de abertura da conferência de alto nível "Alterações Climáticas - Novos Modelos Económicos" que debate a bioeconomia sustentável.
Coronavírus

Artistas e entidades escrevem carta aberta a Costa

Na carta assinada por figuras como a cantora Aldina Duarte ou o encenador Jorge Silva Melo, os subscritores questionam o porquê da ausência da Cultura no Plano de Recuperação e Resiliência.
Relações Internacionais

Primeiro-ministro da Geórgia demitiu-se 

A demissão de Gakharia surgiu após uma reunião retransmitida na televisão, em que criticou uma decisão do tribunal que ordenou a prisão preventiva do líder da oposição (e possíveis 9 anos de cadeia).
E o vencedor é...

Pandemia. Quem lidera cientificamente?

A evolução da comunicação de António Costa, a "banalização" das comunicações de Marcelo ao país, o esforço de Graça Freitas e "os grilos que se ouvem" em vez de respostas.
Noticiário

17h. PM. "Fruto podre" não põe em causa vacinação

À saída de uma visita ao hospital prisional de Caxias, o primeiro-ministro defendeu que as polémicas não mancham o plano de vacinação e garantiu que os prazos estão a ser cumpridos.
Coronavírus

Arranca nova fase de vacinação em Lisboa

António Videira, 70 anos, e é um dos primeiros a ser vacinado no Centro de Saúde de Alvalade. "Não estaria a ser honesto se dissesse que não tenho medo, mas a alternativa é continuar com medo".
Fact Check

Costa fez tweet a dizer: “Não sejam hipócritas”?

Apesar de ser facilmente identificável como manipulado, circula nas redes sociais um falso tweet sobre o caso do procurador europeu cuja autoria é atribuída ao primeiro-ministro, António Costa.
Coronavírus

Costa com pressa em pôr bazuca a "disparar"

Primeiro-ministro não poupa adjetivação para falar na crise da economia: "grande", "enorme", "profunda". E diz que já está aí, pelo que pede que "bazuca" europeia chegue aos estados membros até junho.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. PSD coloca 50 perguntas a António Costa

Questões versam sobre atribuição de apoios, pelo estado, na sequência dos incêndios de 2017. Uma das principais é sobre o Fundo Revita, criado para gerir os donativos da tragédia.
Primeiro-Ministro

Portugal preparado para liderança híbrida 

António Costa afirma que está preparado para executar uma presidência da União Europeia híbrida: presencial e virtual. Ainda assim, irão ser discutidos os "momentos-chave" no mês de maio, no Porto.
País

Costa fala em "ano de combate, dor e resistência"

115
Na mensagem de Natal, o primeiro-ministro deixou agradecimento "especial" aos profissionais de saúde e sensação de "esperança" com a vacina. Reconheceu dificuldades porque "só não erra quem não faz".
Coronavírus

PR lembra que "vida não acaba a 26 de dezembro"

Na troca de votos de Boas Festas entre o primeiro-ministro e o Presidente da República, Costa e Marcelo enalteceram esforços dos portugueses e a cooperação dos orgãos de soberania durante a pandemia.
União Europeia

Organização europeia de militares desafia Costa

O presidente da EUROMIL disse ser "tempo de agir", apelando a que a participação, o diálogo social, a paz, a liberdade e a democracia sejam postos em prática.
António Costa

Costa afasta cenário de fusões de polícias

O primeiro-ministro adiantou que a reforma dos serviços de segurança e policiais prevê uma separação muito clara entre funções policiais, de policiamento de fronteiras e a dimensão administrativa.
Governo

Ex-chefe de gabinete de Costa vai para o MNE

Francisco André foi chefe de gabinete do primeiro-ministro até agosto, altura em que foi substituído por Vítor Escária. Agora vai para o MNE para secretário de Estado. Há mais uma saída no Governo.
Governo

Costa: Governo mantém programa, bazuca acelera-o

136
Elogiando a "solidariedade" e rapidez da resposta da UE, o primeiro-ministro notou que o que a 'bazuca' permite é que o Governo tenha mais meios para executar o seu programa. Sobre o SEF, não falou.
União Europeia

UE. Costa sugere começarem a vacina ao mesmo tempo

O primeiro-ministro sugeriu, durante a Cimeira da União Europeia, que todos os Estados-membros tentem fazer o esforço para coordenar um dia em que possam todos arrancar com a vacinação.
Guiné-Bissau

António Costa realiza visita à Guiné-Bissau 

Segundo o programa provisório, António Costa vai reunir-se com o seu homólogo guineense e assina um Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países.
Fact Check

Costa fotografado a desrespeitar uso de máscara?

Uma fotografia de António Costa está a ser partilhada no Facebook para alegar que o primeiro-ministro não usa máscara na rua apesar de ser obrigatório. A imagem é anterior à entrada em vigor da norma.
Coronavírus

Costa salienta apoios ao setor da restauração

António Costa disse que o setor da restauração teve acesso a um "conjunto de medidas que serão aplicadas até ao final do ano totalizam 1.100 milhões de euros, sendo cerca de metade a fundo perdido".
União Europeia

Costa discute prioridades com líderes do PE 

O primeiro-ministro vai ter uma reunião especial por vídeoconferência, onde participarão o presidente da assembleia, David Sassoli, e os líderes parlamentares dos diferentes grupos políticos.
Noticiário

8h. PM: Fim de semana "duro" mas "mal menor"

António Costa mostra gráfico onde se vê que número de casos de Covid-19 é mais alto agora do que na primeira fase da pandemia para justificar medidas restritivas.
Fact Check

Filha de Costa juntou 280 convidados em casamento?

638
O gabinete do primeiro-ministro afirma que a celebração da filha do primeiro-ministro foi adiada para o próximo ano. As limitações provocadas pela pandemia estiveram na origem da decisão.
Resposta Pronta

"Estado de emergência vai durar mais de 15 dias"

1308
Primeiro-ministro pede estado de emergência para "eliminar dúvidas jurídicas sobre limitações à deslocação, controlo de temperatura e utilização e mobilização de recursos do setor privado e social".
Coronavírus

Marcelo e Costa em homenagem às vítimas da Covid

3295
Bandeira a meia haste, um minuto de silêncio e presença de figuras de Estado: esta segunda-feira, Dia dos Finados decretado como dia de luto nacional, houve homenagem às vítimas da Covid-19 em Belém.
Sondagens

Popularidade de Marcelo e Costa em queda

2362
Último barómetro da Aximage mostra que popularidade do PR, mas sobretudo do primeiro-ministro e Governo, continua a cair. Resposta à pandemia pode motivar insatisfação. Oposição não capitaliza queda.
CM Porto

Costa e Moreira lembram “luta difícil” no Porto /premium

Na consignação da obra do Matadouro Industrial do Porto, chumbada pelo TdC durante 14 meses, Costa fala em “luta difícil” e Moreira afirma que “desconfiar da classe política é destruir a liberdade”.
Primeiro-Ministro

Costa suspende proposta de app obrigatória

1283
Em entrevista à TVI o primeiro-ministro recusou "virar as costas" durante a crise e recusa-se a ter uma governação "aos bochechos". Quanto à polémica aplicação obrigatória, tudo adiado.
Orçamento do Estado

"OE só chumba se BE e PCP se juntarem à direita" /premium

334
Numa altura em que o PCP já aponta o dedo à possibilidade do PS se preparar para se juntar ao PSD e aprovar o OE em bloco central, António Costa vira o argumento contra a própria esquerda.
Coronavírus

Costa admite dúvidas sobre app obrigatória /premium

364
O Governo quer, os partidos contrariam. Até o PS quer esperar por especialistas e agora o próprio primeiro-ministro admite ter "múltiplas questões". Resistências ao OE? "Ninguém percebe", diz Costa.
Educação

Costa defende investimento na Educação

172
Para o primeiro-ministro, o país tem de apostar num "jogo de soma coletiva", que começa no investimento na qualificação, passa por empresas mais produtivas e redunda em melhores salários.
Economia

PM ouve economistas sobre plano de retoma  

Costa vai ouvir empresários na terça-feira e economistas das principais instituições nacionais na quinta-feira sobre o Plano de Recuperação. Primeira versão segue para Bruxelas no dia 15.
Coronavírus

Costa diz que infeções são agora menos graves

122
Primeiro-ministro considera, no entanto, que a menor gravidade das infeções "não permite a ninguém aliviar os cuidados". E garante que a pressão sobre o SNS "tem-se mantido estável".
Orçamento do Estado

Costa chama BE e PCP e recebe primeiro aviso /premium

Comitiva do Bloco de Esquerda esteve esta terça-feira reunida com o primeiro-ministro, em São Bento, mas saiu sem nada resolvido para o Orçamento de 2021. Segue-se hoje o PCP.
Nações Unidas

Costa assinala 75 anos da ONU

O primeiro-ministro assinalou os 75 anos da criação ONU com uma mensagem em que defende os princípios de uma ordem mundial fundada no direito internacional e na igualdade entre Estados soberanos.
Emissão Especial

"Não há opção. Não podemos voltar a parar o país"

799
Após reunião do gabinete de crise, António Costa reforça as 5 regras fundamentais para travar a Covid-19 e deixa o recado: "Não há razões para termos medo, mas há razões para ter cautela". Ouça aqui. 
Noticiário

13h. "Apoio a Vieira nada tem a ver com política"

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Emissão Especial

"A escola em si não transmite o vírus a ninguém"

784
António Costa sublinhou que a "reabertura das escolas é fundamental" e deixou o aviso: "Não vale de nada não haver contacto físico na escola, se depois todos se forem abraçar para os jardins à volta".
Noticiário

11h. Costa anuncia mais funcionários para escolas

“Vai ser um ano letivo com problemas”, avisa o primeiro-ministro que pede "precaução" para evitar "sobressaltos". "Não podemos continuar a pagar o preço de ter a escola encerrada".
António Costa

É "mistificação" achar que PM não viola normas /premium

3458
Nome de António Costa na Comissão de Honra de Luís Filipe Vieira é "primeiro-ministro a dizer que está tudo bem com uma pessoa que está com processos judiciais em curso" defende constitucionalista.
Benfica

Costa reitera: "Não tem nada a ver com política"

4657
Presença de Costa e Medina na Comissão de Honra de Vieira gera várias reações. Rio diz que apoio "não faz sentido". PM recusa comentar apoio: "Assunto não tem nada a ver com a vida política".
Benfica

Costa, Medina e Cristina na Comissão de Vieira

2770
Luís Filipe Vieira deverá apresentar nos próximos dias Comissão de Honra da candidatura à presidência do Benfica. Lista de personalidades conta com António Costa, Fernando Medina ou Cristina Ferreira.
Primeiro-Ministro

António Costa quer reindustrializar o país /premium

971
No Porto, Costa pediu uma Europa mais autónoma na produção de bens essenciais e para isso defende a reindustrialização do país, que tem agora uma “oportunidade histórica” para não desperdiçar.
Coronavírus

Ferro a ferver e uma DGS sem usar milhões de dados /premium

447
Marcelo e Costa estavam mais frios do que o habitual e não esperaram um pelo outro para abandonar a sala. Graça Feitas diz que há dados epidemiológicos recolhidos que ficam por tratar.
Apps

Costa já descarregou app, Temido ainda não /premium

290
Ao contrário de Marta Temido, o primeiro-ministro já descarregou a aplicação móvel portuguesa de rastreio à Covid-19 e compromete-se a usá-la. Costa destaca a sua importância no controlo da pandemia.
Governo

"Cobardes"? Foi "um mal-entendido", diz Costa

6537
Foi o abraço da paz possível, depois de uma conversa revelada sem consentimento do primeiro-ministro. Médicos saíram de São Bento sem pedido de desculpa de Costa, mas com palavra de "apreço".
Coronavírus

Federação dos Médicos repudia palavras de Costa

1557
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) repudiou as declarações do primeiro-ministro, numa curta conversa privada com jornalistas do Expresso, e pede respeito pelos médicos.
Noticiário

10h. "PM tem que pedir desculpa aos médicos"

Jorge Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, reage ao vídeo onde o Primeiro-Ministro chama "cobardes" aos médicos. "Médicos de Reguengos mostraram grandessíssima coragem".
Liga dos Campeões

Costa garante segurança na final Liga dos Campeões

O Primeiro-Ministro, António Costa, garantiu a segurança pública e sanitária, durante a inédita 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, que vai decorrer em Lisboa, de 12 a 23 agosto.
Noticiário

7h. PM: "Bloco central é como procurar gambozinos"

Em entrevista à Visão PM revela que escolheu Costa Silva depois de ler artigos do engenheiro na imprensa e depois de uma entrevista à RTP. Sobre futuro do PS não pretende "designar sucessor".
Maus-tratos a Animais

Diretor geral da DGAV apresenta demissão

335
Fernando Bernardo apresentou a sua demissão como diretor-geral da DGAV à Ministra da Agricultura na segunda-feira. Pedido foi aceite e prende-se com o incêndio que afetou um canil em Santo Tirso.
Comentário

“Foi tentativa de recomeçar o namoro à esquerda"

O Publisher do Observador, José Manuel Fernandes, analisa a primeira ronda de intervenções no debate do Estado da Nação. Uma primeira ronda marcada por um pedido de namoro e pela questão energética.
Emissão Especial

"Entendimento sólido e duradouro" à esquerda

187
No discurso de abertura do debate do Estado da Nação o primeiro-ministro afirma que é preciso estabilidade e afasta um cenário de crise política que ponha em causa a legislatura.
Debate Quinzenal

PM só vai ao Parlamento de dois em dois meses /premium

6142
Votação ainda vai ser confirmada esta tarde, e ratificada em plenário na quinta. Certo é que a partir de setembro, o PM deixa de ir ao Parlamento a cada 15 dias. "Bloco central" uniu-se contra todos.
Conselho Europeu

Orbán. Governo e Costa com posições diferentes /premium

494
Costa quer separar águas e não fazer depender atribuição de fundos da conduta democrática dos Estados membros. Mas na reunião que preparou o Conselho, Portugal defendeu existência dessa condição.
Fact Check

Costa num topo de gama e Rutte de bicicleta?

António Costa desloca-se num topo de gama, enquanto Mark Rutte, o homólogo holandês, anda de bicicleta? Algumas informações usadas nesta partilha são reais, mas a comparação engana o leitor.
Conselho Europeu

Costa pede "movimento positivo" a frugais

1028
Na Holanda, primeiro-ministro assinalou que até agora as propostas têm defendido posição dos quatro frugais e que "há um limite". Costa diz que saiu sem acordo, mas com sinal de "vontade".
Coronavírus

Reuniões do Infarmed afinal não desaparecem

127
Primeiro-ministro garante que não vai faltar informação aos partidos sobre a evolução da pandemia e que as reuniões no Infarmed vão acontecer sempre que seja necessário.
Conselho Europeu

Flamenco a dois. Costa e Sánchez desafiam o norte /premium

117
Norte da Europa contra sul. É uma tensão frequente quando em causa está a distribuição de fundos. Desta vez para recuperar a União Europeia. Do lado de cá a cedência tem um limite e está concertada.
Noticiário

8h. Champions é prémio? "Declaração é ofensiva"

Miguel Guimarães diz que morte de médico no Hospital de São José, em Lisboa, mostra que os médicos são dos "profissionais mais expostos ao risco". Ordem-se não vai participar no processo da eutanásia.
Turismo

Mais uma hashtag do Governo, desta vez no turismo

328
Menos turistas pode nem ser assim tão mau. Redescobre-se o país. Costa experimentou e aconselha, tentando reanimar o turismo interno. Depois partiu para uma entrevista à CNN para vender... para fora.
Banco de Portugal

Costa vai ouvir partidos sobre Governador este mês

276
Com o governador do Banco de Portugal a terminar o mandato a 7 de julho, o primeiro-ministro vai chamar os partidos no final de junho sobre o assunto. Mário Centeno é o sucessor provável.
Coronavírus

Costa na areia, Marcelo no mar. O regresso à praia

Separados por 300 km, mas alinhados nas cautelas que querem fez seguidas no regresso às praias. Já quanto à recuperação do país, Marcelo diz a Costa que há muito trabalho pela frente.
Vichyssoise

"É possível aprovar Orçamento por unanimidade" /premium

Secretário de Estado Adjunto do PM esteve na Vichyssoise, da rádio Observador, a falar da preparação do Orçamento Suplementar. Assumiu que o objetivo do Governo é que o próximo ano letivo seja normal.
António Costa

Será que Portugal ainda é uma democracia? /premium

2533
Em democracia não há paraministros nem primeiros-ministros que governam por interpostos amigos. Em democracia há instituições que devem ser respeitadas, mesmo quando incomodam. É para isso que existem
União Europeia

Costa vê "se's por esclarecer" em Merkel e Macron

117
Acordo franco-alemão para recuperação da economia da UE é bem visto pelo primeiro-ministro que adverte para o modelo de aplicação. Num restaurante de bacalhau, Costa vê mil maneiras de cozinhar plano.
Direitos LGBTI

Costa assinala Dia Contra a Homofobia

476
O primeiro-ministro lembrou que "uma sociedade verdadeiramente livre e tolerante é aquela que aceita todos como iguais e não discrimina ninguém" e pediu que se reafirmasse o combate ao ódio.
Governo

Mini-crise fechada, sem abraço e com contradições /premium

547
O tempo não está para abraços, mas o clima entre António Costa e Centeno também não. Encerraram a crise dos últimos dias sobre o Novo Banco sem paz, entre contradições e muitas dúvidas.
Primeiro-Ministro

Costa andou de metro e fez compras no Porto

598
António Costa viu ventiladores, andou de metro e fez compras no Porto. Saiu à rua para mostrar confiança, não cumpriu a distância social e recusou a austeridade como resposta a esta crise.
Coronavírus

"Se correr mal temos de dar passo atrás"

826
Primeiro-ministro diz que confia na "consciência" dos portugueses, "diga a Constituição o que disser" sobre o que pode ordenar o Governo em calamidade. Há "consenso" para regresso do país.
António Costa

Costa visita fábricas que se adaptaram à pandemia

Primeiro-ministro visita esta segunda-feira duas fábricas no norte do país para assinalar a importância de a indústria continuar a produzir e a readaptação às necessidades de mercado na pandemia.
Resposta Pronta

O diretor da peça criada a pedido de António Costa

André Amálio é o diretor da peça “Agora não estamos juntos”, feita a pedido do primeiro-ministro para celebrar o 25 de Abril a partir do Palácio de São Bento, em substituição das visitas nesta data.
Coronavírus

"Não deixem de planear férias de verão… cá dentro"

7049
Em entrevista ao Observador, o primeiro-ministro avisa que próximo ano letivo poderá ter restrições prolongadas e que os idosos poderão ficar mais tempo confinados. E dá conselho para férias.
Coronavírus

Entre o otimista irritante e o profeta do tsunami

489
A pouco mais de 15 dias do pico (previsto pelo Governo) da Covid-19 em Portugal, Costa aparece confiante na robustez do SNS. E também confiante quanto à inevitabilidade de uma hecatombe económica.
Resposta Pronta

"Emergência não obriga a ficar em casa"

O constitucionalista José Moreira da Silva explica que o primeiro-ministro pode tomar medidas que restrinjam a liberdade de movimentos dos cidadãos, mas não está obrigado a fazê-lo.
Emissão Especial

António Costa: "A democracia não será suspensa"

Primeiro-ministro avança com o apoio do governo ao decreto presidencial que declara o estado de emergência em Portugal. Costa pede que não haja corrida aos supermercados.
Noticiário

16h. Governo apoia decreto do Estado de Emergência

Depois de o Conselho de Estado se ter mostrado ao lado da decisão do Presidente da República, António Costa diz que também o governo apoia o decreto que define o estado de emergência.
Coronavírus

Partidos admitem aprovar estado de emergência  /premium

276
PSD incentiva mesmo Presidente a avançar para estado de emergência. PS faz saber que não se vai opor, PCP admite viabilizar na AR, tal como o CDS. Bloco diz que hipótese tem de "estar em cima da mesa"
António Costa

António Costa diz que legislatura é para continuar

António Costa afirmou que Portugal "tem mostrado uma grande maturidade política" em momentos críticos e que "é seguramente a vontade de todos os portugueses que esta legislatura prossiga".
António Costa

UE. Costa diz ser essencial não atrasar orçamento

António Costa, disse que "é essencial" que a União Europeia "não atrase a aprovação" do próximo quadro financeiro plurianual, mas destacou que é necessário "compreender bem" a posição de cada país.
Serviço Nacional de Saúde

SNS24. Costa diz que substituição estava pensada

202
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a demissão de Henrique Martins, ex-responsável do SNS 24, "não tem nenhuma correlação" com o surto de Covid-19.
Primeiro-Ministro

Portugal está a trabalhar para cumprir metas

Um relatório divulgado pela Comissão Europeia refere que Portugal apresenta “desequilíbrios macroeconómicos”. António Costa garante que o país está a trabalhar para que as metas sejam cumpridas.
Jornadas Parlamentares PS

Costa avisa quem quer acabar com legislatura

1159
Líder socialista foi às jornadas do PS dizer aos deputados para terem atenção na especialidade com quem quer acabar com a legislatura antes do tempo. "Não nos obriguem a trair" o programa, dramatizou.
Comboios

Costa no clube dos produtores de comboios

593
A antiga oficina da CP de Guifões, preparada para restaurar carruagens de comboios, foi re-inaugurada porque “tem de voltar a ser prioridade” imprimir robustez nos caminhos de ferro em Portugal.
Assalto em Tancos

Juiz insiste no depoimento presencial de Costa

2618
Alexandre considera que presença do PM na instrução do processo de Tancos é indispensável e discorda da decisão do Conselho de Estado. Cabe a Azeredo Lopes dizer se mantém pedido para ouvir Costa.
António Costa

Tancos. Costa pediu para depor por escrito

3713
O juiz Carlos Alexandre queria que o depoimento do primeiro-ministro fosse presencial. António Costa disse que estava disponível para depor por escrito e o Conselho de Estado aceitou.
CDS-PP

CDS pede "realidades" e não apenas "promessas" 

135
A deputada dos centristas Cecília Meireles diz que faltou a Costa reconhecer erros na Saúde. O Governo sabe que "falhou redondamente", mas é preciso passar das promessas de mais dinheiro à realidade.
Primeiro-Ministro

Costa deixa mensagem de Natal a partir do SNS

2671
Primeiro-ministro promete manter saúde como prioridade "nos próximos anos" e admite "vários problemas a resolver". Investimento previsto no setor é graças a "gestão orçamental responsável", diz.
Orçamento do Estado

Nova falha no Orçamento. Falta almofada para 2020

3073
Mais uma falha na proposta que o ministro das Finanças entregou há uma semana e que já teve de rever uma vez. Agora faltam dados sobre quanto o Governo tem para gastos imprevistos.
Debate Quinzenal

Os sete "papões" que Costa tentou afastar 

118
António Costa foi ao debate quinzenal em vésperas de Orçamento e o mercado das reivindicações está oficialmente aberto. Costa tentou fintá-las e até prometeu uma "agradável surpresa" ao Bloco.
Tomada de Posse

Os avisos de Marcelo a Costa nas entrelinhas /premium

Um discurso que pede prioridades claras, faz avisos, lembra que há outra metade do copo e que essa está vazia. O Presidente deu posse ao segundo Governo de Costa e até o compara a um milagre
António Costa

Orçamento da EU. "Não há condições para acordo"

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, considerou que "não há condições" para ser alcançado no curto prazo um acordo sobre o orçamento da União Europeia para 2021-2027.
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário dos médicos espera investimento no SNS

"O Orçamento do Estado para 2020 já irá revelar se o próximo Governo vai cumprir as promessas do primeiro-ministro de reforçar o investimento no setor público da saúde", afirmou Miguel Guimarães.
A página está a demorar muito tempo.