479kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Primeiro-Ministro

Governo

Mata-borrão? "Já me chamaram coisas piores"

Marcelo falou na capacidade de Costa absorver tudo e o primeiro-ministro recebeu-o como um elogio. Garante que a relação institucional é boa e não ousa discordar do professor sobre escusa dos médicos.
Governo

Governo está a estudar imposto sobre lucros extra

O primeiro-ministro avisa, no entanto, que é preciso "estudar atentamente" já que existem empresas que já têm taxas e sobretaxas. "Se calhar já não é razoável pedir uma terceira sobretaxa".
E o vencedor é...

O ótimo serão de televisão com Marcelo a chauffeur

A entrevista do Presidente da República foi arte de comunicação em movimento e um excelente momento de televisão. A postura descontraída tem graça, mas é isto que queremos de um chefe de Estado?
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Maioria dialogante?

Foi a promessa do primeiro-ministro, mas a tentação é maior do que o desejo. Só em quatro meses, o PS já chumbou cinco vezes a presença de outros tantos ministros em audições solicitadas pela oposição
Endesa

Despacho de Costa levanta dúvidas legais

Mudar regras de pagamento de forma unilateral e a meio do jogo é um dos pontos que especialistas apontam como frágil no despacho em que Costa obrigou os pagamentos à Endesa ao visto prévio de Galamba.
Noticiário

17h. Montenegro. Reunião com PM foi "produtiva"

O presidente do PSD afirma que, apesar das diferenças, a conversa foi reflexo de uma democracia madura. Ainda neste jornal, o incêndio em Silves consumiu uma área superior a 1.500 hectares.
Contra-Corrente

Olha, um ministro a criticar o primeiro-ministro

O ministro da Administração Interna acha que o problema das forças de segurança não é falta de recursos, é má organização. Não reparou que assim estava criticar quem nada fez, ou seja... António Costa
Governo

Costa diz que conversa com Montenegro "foi serena"

Primeiro-ministro descreveu encontro com Montenegro como "agradável" e "produtivo", tendo dos dois marcado nova conversa sobre o novo aeroporto para "brevemente". Conversa sobre tema foi genérica.
Noticiário

5h. Há Conselho de Ministros "informal" sábado

A notícia é avançada pelo semanário Expresso. Em cima da mesa deve estar a preparação do Orçamento do Estado para 2023. Ainda, Augusto Santos Silva não rejeita candidatura à Presidência da República.
Noticiário

19h. Costa tem encontro marcado com Montenegro

Dossier do novo aeroporto de Lisboa vai estar em cima da mesa. E as pequenas e médias empresas consideram que os apoios prometidos pelo governo não passam de "folclore".
Estado da Nação

O Estado da Nação em versão de bolso

Um governo de maioria pronto para a luta parlamentar, mas protetor dos ministros mais fragilizados. Costa foi pouco complacente com a nova liderança do PSD e trouxe anúncios na manga (sem detalhar).
Noticiário

17h. Incêndio em Murça ameaça casas

Por enquanto, os bombeiros vão conseguindo manter o fogo afastado, mas o terreno é de difícilo acesso. E o PSD deve discutir o novo aeroporto de Lisboa com António Costa nos próximos dias.
Incêndios

Como Costa se tornou comandante de um país a arder

Erros de 2017 levaram primeiro-ministro a puxar a si o dossier dos incêndios. Cancelou viagens, fez pedagogia e aproveitou know how da pandemia para alertar população para o perigo.
Noticiário

12h. Costa. "Hoje é o dia mais grave"

Primeiro-ministro apela ainda aos cuidados da população para evitar novas ignições. E o presidente da ENDESA sugere que a UE se prepare para cortar o gás às grandes indústrias.
Incêndios

Temperaturas descem, mas contingência continuará

PM diz que é o cenário mais provável é contingência manter-se "pelo menos até domingo". Teme que descida de temperatura tragar faça relaxar cuidados e diz que isso é mais importante que mais meios.
Governo

Costa: grandes eventos sem "qualquer exceção"

Governo está em contacto com organizadores de grandes eventos para que possa haver uma "relocalização ou uma reformatação" devido aos incêndios. "Não é possível abrir qualquer exceção", diz Costa.
Resposta Pronta

Demissão de PNS? "PM sente que não tem esse poder"

Ex-dirigente do CDS lembra que o tema "fez esquecer o caos no SNS". Adolfo Mesquita Nunes acrescenta que o país "não merece um ministro que use instrumentos de governação para guerras de poder".
Explicador

Desculpas de PNS. "Acto de humilhação deprimente"

Eduardo Marçal Grilo refere que Pedro Nuno Santos "deixou de merecer a confiança do país e do PM". "Costa sai fragilizado e vai negociar com o PSD numa situação de quase inferioridade", refere.
contra-corrente

O que salvou Pedro Nuno Santos? Ligue 910024185 

Depois da surpresa dos dois aeroportos e da revogação do despacho pelo PM, Pedro Nuno Santos manteve o cargo de ministro das Infraestruturas. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Noticiário

19h. PM diz que erro do ministro está corrigido

Primeiro-ministro garante que a solução para o Aeroporto de Lisboa depende do consenso com a oposição. Ainda neste jornal, as reações dos partidos às declarações de Pedro Nuno Santos e António Costa.
Noticiário

15h. António Costa já chegou a São Bento

O primeiro-ministro esteve esta manhã em Madrid a participar na cimeira da NATO, e deve encontrar-se agora com Pedro Nuno Santos. Ainda neste jornal, as reações da oposição à crise no Governo.
Noticiário

14h. Partidos reagem à crise do Governo

Do parlamento chegam as reações, da direita à esquerda, ao facto de Pedro Nuno Santos ter sido desautorizado por António Costa. Ainda neste jornal, a recusa do primeiro-ministro em comentar o caso.
Noticiário

13h. PM não comenta futuro de Pedro Nuno Santos

O primeiro-ministro não comenta a revogação do despacho do ministro das Infraestruturas sobre o alargamento do aeroporto de Lisboa. Ainda neste jornal, as primeiras reações à crise no Governo.
Resposta Pronta

Despacho revogado por Costa. "É grave e inédito"

Carmona Rodrigues, ex-ministro das Obras Públicas, viu o caso com "grande surpresa". Revogação do despacho de um ministro pelo primeiro-ministro "está na base de uma decisão precipitada", acrescenta.
Comentário

Aeroporto do Montijo. "Possível rutura no PS"

Rita Tavares, grande repórter e jornalista de Política do Observador, diz que com a revogação do despacho por parte de Costa, autoridade pública de Pedro Nuno Santos fica "completamente esmagada".
Explicador

Aeroporto. "O PM amua e as decisões precipitam-se"

Governo "não conseguiu esperar 2 dias". Dinheiro "devia ser gasto para a solução final". Ideias "amadurecidas há anos". Debate entre deputados Carlos Pereira, Paulo Rios de Oliveira e Paula Santos.
Fact Check

PM falha promessas na habitação, sem-abrigo e IVA?

Em treze afirmações verificadas, apenas uma é totalmente verdadeira: alegações vão do saldo comercial aos médicos de família, passando por habitação para estudantes e IVA da energia.
Noticiário

9h. Presidente da Indonésia a caminho de Kiev

O presidente da Indonésia está a caminho de Kiev para se encontrar com Volodymyr Zelensky. Em cima da mesa está uma tentativa de alcançar um cessar-fogo entre russos e ucranianos, através do diálogo.
Noticiário

8h. Estados Unidos. 46 pessoas encontradas mortas

Nos Estados Unidos, as autoridades encontraram 46 mortos dentro do atrelado de um camião. Outras 16 foram encontradas vivas e foram transportadas para o hospital.
Contra-Corrente

Assim Costa não chega ao fim da legislatura

O primeiro debate com Costa “maioria absoluta” foi mau demais e mostrou-nos um primeiro-ministro cansado, repetitivo, como que enfadado, sem paciência, quase com vontade de sair daqui – de fugir daqui
Parlamento

O regresso tenso de Costa ao Parlamento

São três meses de Governo - que na verdade são quase sete anos - e as polémicas mais que muitas. Costa voltou a um debate parlamentar sobre política geral e disparou para evitar ser atingido.
Emissão Especial

PAN. "SNS fica como as obras de Sta. Engrácia?"

Inês Sousa Real questiona governo sobre as falhas no SNS e fala em "concursos que ficam com vagas desertas". Líder do PAN admite ainda que o fim dos debates quinzenais "foi um erro".
Emissão Especial

IL. "Governo sem energia, está à espera do quê?"

João Cotrim Figueiredo critica falta de "energia reformista" da maioria absoluta socialista. Presidente da Iniciativa Liberal acusa Costa de não aplicar as reformas "que preocupam os portugueses".
Noticiário

15h. Covid-19. Portugal atinge 5 milhões de casos

Dados divulgados pelo Instituto Dr. Ricardo Jorge no relatório semanal sobre a evolução da pandemia. Ainda neste jornal, ligação ao Parlamento antes do debate de política geral com António Costa.
Noticiário

6h. Costa vai hoje responder aos deputados

É o primeiro debate sobre política geral da legislatura. Foco deve ser a saúde, depois do fecho de várias urgências. Ainda, nos Estados Unidos, já há acordo para regular acesso a armas de fogo.
Contra-Corrente

O nosso mal não é o cepticismo, é o conformismo

O primeiro-ministro foi à CNN e resolveu apontar o dedo ao cepticismo, essa “doença nacional”. Antes tivesse razão, pois uma dose de cepticismo ajudar-nos-ia a despertar desta letargia em que vivemos.
Noticiário

6h. Ginecologia e obstetrícia com constrangimentos

Alguns serviços de urgência de vários hospitais do país vão mesmo estar fechados. Ainda, primeiro-ministro garante que parte dos problemas nas urgências vai estar resolvida a partir de segunda-feira.
Conselho Europeu

Costa recebe partidos e discute Conselho Europeu

O primeiro-ministro, António Costa, vai receber na sexta-feira os partidos com representação parlamentar no âmbito da preparação da reunião do Conselho Europeu de 23 e 24 de junho.
Noticiário

18h. Marta Temido revela plano para as urgências

Conferência anunciada pelo primeiro-ministro, que reconhece a gravidade do problema nos hospitais. Ainda neste jornal, os partidos criticam o Governo pela gestão da situação que se vive nos hospitais.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.