790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Primeiro-Ministro

Reino Unido

CE apela a Londres para abandonar deportações

"O governo britânico deve abster-se de deportar pessoas ao abrigo do plano Ruanda", afirmou o Comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos. Sunak afirmou que "nada vai impedir" o envio.
Noticiário

8h.EUA rejeitam participação em explosão no Iraque

Numa publicação na rede social X, o Comando Central dos EUA asseguram que a acusão é falsa. Ainda neste jornal, Luís Montenegro viaja hoje a Cabo Verde.
Novo Governo

PM promete acelerar execução de fundos da UE

PM mostrou-se firme em recuperar o atraso na execução dos fundos de coesão e do PRR: "Para sermos merecedores dos fundos no futuro, temos de mostrar que somos capazes de no presente executar bem."
Política

Montenegro ausente do congresso do PSD/Madeira

Miguel Albuquerque explicou que o primeiro-ministro tem uma visita de Estado já marcada a Cabo Verde, indicando que deverá ser representado no congresso pelo secretário-geral, Hugo Soares.
Noticiário

00h. Sporting vence Famalicão por 1-0 

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 com um golo decisivo de Pedro Gonçalves. Ainda, o ministro da Economia, Pedro Reis, diz que é urgente decidir sobre o novo aeroporto.
Primeiro-Ministro

Montenegro visita Cabo Verde no sábado

Depois de na segunda-feira ter estado em Madrid, onde foi recebido pelo homólogo de Espanha, Pedro Sánchez, Luís Montenegro visitará Cabo Verde na sua segunda deslocação oficial ao estrangeiro.
Noticiário

13h. Luís Montenegro vai visitar Cabo Verde 

Mais uma visita oficial depois de ter estado em Madrid e de ainda ter na agenda a participação no Conselho Europeu. Ainda neste jornal, sede da Uber em Lisboa alvo de buscas.
Novo Governo

Montenegro encontra-se com Charles Michel na 4ª

No encontro serão discutidos os tópicos da reunião do Conselho Europeu, que deverá ser dominado peLos conflitos no Médio Oriente. É a primeira cimeira de líderes de Montenegro como PM em exercício.
Semáforo Político

Montenegro de capacete e lama pelos joelhos

Vamos ver o Governo a alternar entre combate de trincheiras e diplomacia de salão, onde o PM abdica das mensagens mais delicadas. A sessão de esgrima de Paulo Rangel e "tudo está bem quando acaba bem"
Noticiário

14h. PM anuncia diálogo com professores e polícias

As negociações com as forças de segurança arrancam já amanhã, no Ministério da Administração Interna. Ainda, Miguel Pinto Luz mostra-se “completamente tranquilo” com as buscas na Câmara de Cascais.
Noticiário

16h. Montenegro vai responder a Pedro Nuno

O gabinete do Primeiro-Ministro assume que recebeu a carta de Pedro Nuno Santos e que Montenegro vai responder. Ainda as reações do Chega e da IL à carta enviada pelo lider do PS.
Noticiário

11h. Montenegro defende novo logótipo do governo 

Luís Montenegro garante que não se arrepende da mudança do logótipo oficial do Governo na chegada a Óbidos. Ainda, as celebrações do Dia Mundial da Atividade Física.
Noticiário

10h. Conselho de Ministros reunido em Óbidos

Já decorre o Conselho de Ministros informal, em Óbidos com todos os elementos do novo Governo. Ainda, o lançamento do jogo Sporting-Benfica por quem acompanha a partida no estrangeiro.
Noticiário

10h. PS acusa PM de discurso pré-eleitoral

Eurico Brilhante Dias refere que Luís Montenegro tem "pouca força política" para pôr em prática o programa eleitoral. Ainda, Biden diz que Israel não está a proteger os trabalhadores humanitários.
Noticiário

9h. Montenegro reúne-se com os 17 ministros

Os membros do executivo estão reunidos no Palácio de São Bento. O encontro arrancou pouco depois das 8 e meia da manhã. Ainda neste jornal, sete mortos e centenas de feridos no sismo de Taiwan.
Noticiário

7h. António Costa despede-se com "Obrigado"

O PM recorreu às redes sociais para agradecer aos portugueses com um "obrigado". Ainda neste jornal, Pinto da Costa diz que arbitragem mudou desde que Villas-Boas se candidatou à presidência do FCP.
Governo

Costa despede-se com um "obrigado" 

A acenar à porta da residência oficial do primeiro-ministro, Costa despede-se do gabinete onde esta terça-feira já entrará Luís Montenegro. Futuro político fica em suspenso.
Noticiário

9h. Próximos meses decisivos para Luís Montenegro

Depois de ser oficialmente indigitado, o Presidente do PSD promete formar Governo até ao fim da próxima semana. Ainda neste jornal, a reação de Augusto Santos Silva depois de não ter sido eleito.
Noticiário

2h. Costa felicita Montenegro pela indigitação 

Na rede social X, António Costa deixa votos do maior sucesso na governação. O primeiro-ministro cessante adianta que o governo vai assegurar a melhor colaboração na transição de pastas.
Noticiário

1h. Montenegro indigitado primeiro-ministro

A nota foi publicada no site da Presidência da República poucos minutos depois de o presidente do PSD ter sido recebido pela segunda vez em poucas horas por Marcelo Rebelo de Sousa.
Comentário

"Provavelmente ainda hoje Montenegro vai ser PM"

O editor de Política do Observador analisa as declarações do líder da AD depois da audição com o PR. Rui Pedro Antunes diz que Marcelo deve indigitar Montenegro através de uma nota ainda hoje.
Noticiário

13h. PS. Comissão Política reúne-se na 5ª feira

Pedro Nuno Santos convocou a reunião para o dia a seguir à audiência do PSD com o PR, de onde deve sair a indigitação de Montenegro como PM. Ainda, Benfica vai encontrar o Marselha na Liga Europa.
Noticiário

2h. PS. Costa apela ao voto na estabilidade

Na primeira ação de campanha em que participa, António Costa garante que a direita não está pronta para governar, e queixa-se da "interrupção" da legislatura.
Noticiário

15h. PNS acusa Montenegro de ser "impreparado"

Pedro Nuno Santos acusa Luís Montenegro de apresentar um programa que não sabe quanto custa. Ainda neste jornal, José Luís Carneiro sugere que há “negociações escondidas” entre a AD e outros partidos.
Noticiário

13h. PM rejeita problema com justiça em Portugal

O primeiro-ministro pede ainda que a campanha eleitoral se afaste dos assuntos judiciais. Ainda neste jornal, a antevisão de Ruben Amorim ao jogo do Sporting frente ao Moreirense.
Justiça

Magalhães e Silva defende exoneração de PGR

Advogado de Lacerda Machado defendeu que António Costa deve "ponderar" saída de Lucília Gago, ainda que reconheça que a situação é delicada atendendo ao inquérito que visa o próprio primeiro-ministro.
Forças Policiais

Polícias: Governo relembra estar em gestão

Executivo de António Costa lembra carreiras que reviu e frisa que todas as negociações foram "interrompidas" por estar em gestão até às próximas eleições.
Noticiário

12h. Polícia."Custa aceitar a declaração do PM"

PM critica “a ameaça de colocar em causa a realização dos atos eleitorais”. Os sindicatos não aceitam que Costa considera os protestos antidemocráticos.
Forças Policiais

Costa responderá a polícias quando receber carta

Sindicatos e associações das forças de segurança disse ter escrito ao primeiro-ministro sobre "situação limite" dos profissionais, alertando para um eventual "extremar de posições".
Noticiário

6h. Costa "passa a bola" para a TAP na defesa

Num artigo de opinião, António Costa garante nunca se ter reunido com os advogados da TAP e nega estar a usar o contencioso entre a transportadora e a ex-CEO para atacar Pedro Nuno Santos.
Noticiário

7h. Parlamento Europeu. Costa cancela discurso

A intervenção tinha sido "empurrada" para o fim do mandato europeu e estava a ser vista como parte da estratégia de António Costa. Ainda, entram hoje em vigor novas normas do tabaco aquecido.
Parlamento Europeu

Costa cancelou discurso europeu em Estrasburgo 

Período oficial de campanha para as legislativas tira Costa do palco europeu, onde tinha uma intervenção prevista num timing precioso na UE. Ambição europeia existe, mas depende da Justiça.
Metro do Porto

PM: “Investimento na mobilidade urbana é crítico”

“O investimento na mobilidade urbana é absolutamente crítico”, afirmou António Costa. O primeiro-ministro lembrou que o país “tem muito menos de 50 anos” para se preparar para cidades sem automóveis.
António Costa

PM: "Temos que conseguir aproveitar o lítio"

“O país não pode ter qualquer hesitação em que temos que conseguir aproveitar o lítio”, afirmou António Costa, destacando o facto de Portugal ter “as maiores reservas da Europa” deste recurso.
Resposta Pronta

"Polícias estão a dar o grito do Ipiranga"

Presidente do Sindicato da Polícia confirma paragem de viaturas em Lisboa, Porto. Armando Ferreira diz desconhecer origem do protesto, mas explica as motivações de possível paralisação nacional. 
Noticiário

15h. Influencer. Costa é suspeito de prevaricação

Em causa a aprovação em Conselho de Ministros do Regime Jurídico de Urbanização e Edificação em Outubro do ano passado. O Ministério Público considera que foi feita à medida para a Start Campus.
Crise Política

Costa em "recato" só dia 15. Até lá mostra obra

Primeiro-ministro desceu 64 metros para visitar uma obra que reclama como do seu Governo. Parece o PS em campanha, mas Costa diz que não e promete aproveitar os próximos 13 dias para mostrar obra.
Noticiário

18h. Líbano culpa Israel por ataque a Beirute

O Hamas confirma que um vice-líder do grupo islâmico morreu. Ao todo, o ataque fez 6 mortos. Ainda neste jornal, recomendações do Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para a gripe A.
Noticiário

17h. Costa devolve "responsabilidade" a Marcelo

Declarações do PM que surgiram à margem das obras de construção da futura estação da Estrela da nova linha circular do metro de Lisboa. Ainda, 2024 começa com mais constrangimentos nos hospitais.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora