Julian, o filho mais velho de John Lennon, está a leiloar várias peças da coleção pessoal do pai, sem se desfazer dos objetos físicos: vai vende-las como NFT.

Entre os itens vendidos estão a capa preta usada por John Lennon no filme “Help!” e as notas manuscritas da famosa música dos Beatles, “Hey Jude”.

Também o casaco afegão usado pelo músico na tour Magical Mystery e três guitarras da marca Gibson oferecidas a Julian pelo pai estão no mercado.

As notas de “Hey Jude”, escritas por Paul McCartney, têm um preço inicial de 30 mil dólares (cerca de 26 mil euros), mas é expectável que, com as licitações, o preço do item seja o dobro aquando da sua venda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parte do dinheiro das vendas vão reverter para a Julian Lennon’s White Feather Foundation. O leilão vai decorrer online no dia 7 de fevereiro.

Os NFTs — “Non-fungible token” — têm sido vistos como a nova resposta digital para os colecionadores, mas as críticas têm sido cada vez maiores sobre os riscos desta prática, devido ao mercado largamente desregulamentado.

NFT. Fazem milionários, mas também ajudam boas causas: os 7 negócios mais caros da nova arte digital

NFTs são peças únicas vendidas no mundo digital que pode ser compradas com qualquer outro item, mas não são tangíveis.

Estes tokens digitais são pensados como certificados de propriedade para peças virtuais.

Tradicionalmente, itens colecionáveis são vistos como muito valorizados devido à sua raridade, mas ficheiros digitais podem ser facilmente replicados. No entanto, os NFTs não podem ser alterados ou igualados porque são patenteados.