O responsável federativo do futebol iraniano Aziz Khaden havia chamado a Mehdi Taremi um “dos embaixadores do futebol asiático e iraniano”. O jogador do FC Porto andava longe da seleção nacional do Irão devido a algumas quezílias com o selecionador Dragan Skocic mas, esta quinta-feira, concretizou o elogio de Khaden, transformou uma oportunidade em golo e o Irão venceu o Iraque, por 1-0, em Teerão. Além da vitória, o remate certeiro de Taremi valeu o apuramento da seleção iraniana para o Mundial do Qatar, que se realiza no inverno deste ano.

Assim, com o golo aos 48′, Taremi coloca o Irão no Campeonato do Mundo pela sexta vez, depois de presenças em 1978, 1998, 2006, 2014 e 2018, as duas últimas com Carlos Queiroz ao leme. No Grupo A do apuramento para o Mundial, o Irão segue agora isolado na liderança, com 19 pontos, à frente da Coreia do Sul (17), que é orientada por Paulo Bento. Os sul-coreanos podem qualificar-se ainda esta quinta-feira se os Emirados Árabes Unidos, 4.º classificado, com seis, não vencerem em casa a Síria, sexta e última, com dois.

Taremi, de 29 anos, chegou ao golo após uma grande receção e uma falha clamorosa da defesa iraquiana, mas também após uma autêntica odisseia. É que como explicou o jornal O Jogo, o avançado apenas terá chegado a Teerão na passada quarta-feira à noite, depois de ter ficado retido na Turquia durante dois dias, em Dalaman, um local a 760 quilómetros de Istambul, onde o avançado do FC Porto devia ter apanhado o voo para o Irão. No entanto, um grande nevão em solo turco afetou em muito as ligações aéreas.

O Irão, 14.º país com lugar garantido no Qatar, juntando-se às seleções sul-americanas de Argentina e Brasil, ao anfitrião Qatar e às europeias Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos, Sérvia e Suíça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR