Morreu, esta terça-feira, aos 90 anos, a “lenda da tauromaquia” José Samuel Lupi. Num comunicado enviado às redações, as associações que compõem a ProToiro manifestam “a sua profunda consternação”, destacando Lupi “como um dos mais importantes cavaleiro da história da tauromaquia mundial.”

Nascido em Lisboa, em 1931, José Sameul Lupi estreou-se como toureiro em 1947 em Vila Franca de Xira. Licenciado em Engenharia Silvícola, pelo Instituto Superior de Agronomia, Lupi foi agricultor e criador de gado. “José Samuel Lupi foi uma grande figura da tauromaquia, com uma personalidade extremamente calorosa, uma personalidade artística vibrante e a humildade dos grandes  Mestres”, sublinha Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros.

A estreia como cavaleiro amador no Campo Pequeno aconteceu em 1955, a mesma praça onde recebeu a alternativa de cavaleiro tauromáquico em 1963. No mesmo ano, Lupi estreou-se na Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid. “Samuel Lupi é uma referência
internacional da cultura portuguesa, que projectou a nossa tauromaquia pelos vários países onde exibiu a sua classe e arte tão portuguesas”, enaltece o Presidente da ProToiro, João Santos Andrade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR