Há qualquer coisa de libertador numa roadtrip. Não há horários, não há limites nas paragens, não há roteiros fechados. Basta um carro e a melhor companhia para se explorar a cultura das aldeias mais remotas, descobrirem, escondidas entre falésias, praias desertas ou contemplarem, entre as margens dos rios e dos vales, paisagens de cortar a respiração. É verdade: a roadtrip expande a visão de mundo e é, no que a viajar diz respeito, o epítome da liberdade.
Com o mote “Dá crédito à tua liberdade”, o Credibom — com um crédito pessoal com TAN desde 3,99% e TAEF desde 6,05% — lembra-nos que “sonhar é bom, mas fazer… fazer é melhor.” Com financiamento até 75 mil euros e flexibilidade na escolha da data do débito da prestação, recorda-nos que há formas simples de conquistarmos a nossa liberdade, junto de quem mais gostamos. Quer saber mais? Visite Credibom.pt e dê crédito à sua liberdade.
Porque viajar e conhecer é a melhor forma de pôr em prática estes princípios, elaboramos um guia com as quatro melhores roadtrips para fazer em Portugal — seja a dois, em família, com os amigos ou o animal de estimação.
Roadtrip com o namorado: as paisagens do Douro
Uma viagem com 266 quilómetros, para percorrer num mínimo de quatro dias e que liga o Oeste e o Leste de Portugal. A Nacional 222 é ideal para conhecer a dois, como são sempre as paisagens mais bucólicas. Mas a realidade é que como companhia terá sempre um terceiro elemento: o Douro. Uma estrada que, a cada curva, promete uma nova e arrebatadora paisagem, ligando o centro de Vila Nova de Gaia a Almendra, em Vila Nova de Foz Côa. Passando pelo Castelo de Paiva, Cascata da Ribeira de Sampaio, Peso da Régua, Pinhão e São João da Pesqueira, aproveite para explorar o Douro Vinhateiro e as suas famosas quintas vinícolas, degustar os vinhos que lá são produzidos, interrompendo a viagem de carro para momentos de contemplação, proporcionados pelos miradouros naturais que vão surgindo.
3 visitas obrigatórias:
- Ribeira do Porto
O ponto de partida também merece a sua atenção. Antes de se fazer à estrada, sente-se frente ao Douro, na Ribeira do Porto, e aprecie a paisagem para Vila Nova de Gaia, na companhia de um copo de despedida.
O ponto de partida também merece a sua atenção. Antes de se fazer à estrada, sente-se frente ao Douro, na Ribeira do Porto, e aprecie a paisagem para Vila Nova de Gaia, na companhia de um copo de despedida.
- Alto Douro Vinhateiro
Classificada pela UNESCO, em 2001, como Património da Humanidade, são necessários vários dias para conhecer a Região Vinhateira do Alto Douro. São hectares de perder de vista — e que poderá conhecer através da Nacional 222 — com paisagens deslumbrantes, sempre com o rio Douro e os seus famosos socalcos como pano de fundo. Explore as aldeias e deixe-se ir pela gastronomia local. É a região vinícola mais antiga do mundo e, por isso, é obrigatório que a explore com atenção.
- As Gravuras Rupestres do Vale do Côa
A arte dos nossos ancestrais. É em Vila Nova de Foz Côa, em Trás-os-Montes, que encontra uma enorme galeria ao ar livre, onde encontrará mais de mil rochas com vestígios de pinturas rupestres — destacando-se as gravuras paleolíticas, que têm mais de 30 mil anos.
Restaurante a não perder:
- DOC — Chef Rui Paula
Com uma janela aberta sobre o Douro Vinhateiro, é um dos espaços do conceituado chef Rui Paula, perfeito para uma noite romântica. Das carnes tradicionais aos peixes e mariscos frescos, as propostas da carta são muitas, mudando conforme a estação. O vinho é, claro, a bebida protagonista, não estivesse este espaço virado para o seu berço.
Sugestão para dormir:
- The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca
O The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca, um hotel de charme, reúne o melhor do enoturismo. Virado para o vale do Douro, aqui vai dormir acompanhado pelas vinhas — e, se quiser, pode até dormir num alojamento em forma de barril —, dar passeios prolongados e fazer degustações para explorar os melhores sabores da região.
Roadtrip em família: explorar as águas calmas do Algarve
Se é para ir com os miúdos, então convém que o caminho seja simples, prático e com poucas curvas. Quererá isto dizer que perde em beleza natural? Não. Aproveite as férias escolares e embarque numa aventura pelo sul de Portugal, atravessando o Algarve de uma ponta à outra. Explore as águas quentes e calmas do Sotavento, fazendo paragem em algumas das suas praias mais idílicas, e explore os areais que, gradualmente, se vão cercando de falésias, a caminho do Barlavento. De Vila Real de Santo António a Sagres, um caminho com mais de 400 quilómetros, com vários hotéis com todas as condições de que precisa para descanso em família.
3 praias que tem de visitar:
- Praia da Ilha de Tavira
Os miúdos vão adorar: apanhar um barco do centro de Tavira, rumo à ilha, localizada em pleno Parque Natural da Ria Formosa, para fazer praia num areal extenso, banhado por águas calmas. De casas de banho a restaurantes, tem tudo o que precisa para conseguir lidar com algum imprevisto.
- Praia Verde
Em Castro Marim, encontra esta praia de areal extenso, com a água à temperatura que se quer e repleta de infraestruturas de apoio. Ideal para levar crianças mais pequenas.
- Praia da Marinha
Está entre as 100 praias mais bonitas do mundo, segundo o Guia Michelin. De águas calmas e turquesa, situa-se no concelho de Lagoa. O acesso faz-se através de uma escadaria.
Restaurante a não perder:
- Noélia e Jerónimo – Tavira
Se vai fazer férias em agosto, deixamos-lhe a dica: reserve já. Não é ao acaso que é o restaurante mais famoso de Cabanas de Tavira e arredores. Situado na rua principal desta vila piscatória algarvia, os reis desta casa são o marisco e o peixe fresco.
Sugestão para dormir:
- Cascade Wellness & Lifestyle Resort – Lagos
Neste resort de cinco estrelas em Lagos, a poucos passos da belíssima Ponta da Piedade, encontra vilas, com piscina privativa, ideais para famílias. Tem ainda um parque infantil, piscinas para crianças e o Caskiddy Kids Club, que cuida de crianças dos 3 aos 12 anos, com atividades pedagógicas e divertidas.
Roadtrip com amigos: férias na Costa Vicentina
Verão, uma autocaravana, o seu grupo de amigos mais próximo, praias desertas e noites quentes na esplanada. Existe plano de férias melhor do que este? É nos 530 quilómetros que ligam a Costa Vicentina, que, da Península de Tróia ao Cabo de São Vicente, encontra tudo isto, naquela que é, possivelmente, a roadtrip portuguesa que melhor conjuga o descanso e a diversão. Dos areais extensos, às enormes e escarpadas falésias que os envolvem, sem esquecer as estradas verdejantes que ligam os diferentes concelhos, vá do Cais Palafitico da Carrasqueira, junto à Comporta, e mergulhe no litoral alentejano, passando por Sines, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Odeceixe, Aljezur e Sagres.
3 praias menos conhecidas que tem de visitar:
- Praia da Samoqueira
Esta pequena praia fica em Porto Covo, destacando-se pelas suas grutas, ilhéus e piscinas naturais. Com passadiços de madeira e rodeada de dunas, dá ainda acesso a uma cascata de água doce.
- Praia do Cavaleiro
Também conhecida por praia da Carraca, é pequenina e pitoresca, de águas turquesa e transparentes. Menos popular, mas de grande beleza natural, é a última antes do Cabo Sardão, perto de Milfontes e Almograve. Um postal perfeito do Sudoeste Alentejano português.
- Praia da Amália
O nome deve-se ao facto de ter sido o local onde a fadista Amália Rodrigues passava férias, em busca de descanso e de inspiração. Conhecida também como praia do Brejão, fica no concelho de Odemira e destaca-se pelo seu caráter mais selvagem. O acesso faz-se por um trilho e por uma escadaria que dão as boas-vindas aos visitantes desta praia.
Restaurante a não perder:
- Zé Inácio – Porto Covo
Se passar pela praia da Samoqueira, faça do seu destino seguinte o restaurante Zé Inácio, no centro de Porto Covo. Grande marco da vila alentejana, é conhecido pelo peixe fresco, que chega diariamente e que na grelha é tratado com todo o respeito que merece.
Sugestão para dormir:
- Craveiral Farmhouse – Odemira
A quem a vida de autocaravanista não agradar, aqui fica esta ideia. Próximo da Zambujeira do Mar e do Carvalhal, encontra os nove hectares e as 38 casas que constituem o Craveiral Farmhouse. Tratam-se de pequenos estúdios e casas, com um ou dois quartos, decorados com todo o luxo e simplicidade. A propriedade inclui ainda três piscinas, um restaurante com produtos vindos diretamente da horta, um pomar e uma quinta com animais. Um local que é uma homenagem à natureza e à vida que se quer vivida devagar, sem pressas.
Roadtrip com os animais: à descoberta do Minho
As paisagens do Minho parecem saídas de um sonho. Partilhe-as com o seu animal de estimação, que encontrará aqui os mais verdejantes trilhos em que se aventurar. Parta de Guimarães e rume a Viana de Castelo, passando pela Cascata do Tahiti, pela Cascata do Arado, o Miradouro da Pedra Bela e pela Vila do Gerês. Siga para Melgaço, Monção, Ponte da Barca e termine em Esposende. Ao todo, o percurso é de 455 quilómetros, que poderá percorrer numa semana acompanhada pela vegetação exuberante desta que é uma das regiões mais bonitas de Portugal. Descanse em Parques de Campismo pet friendly. Não sabe quais? Não se preocupe. Nós deixamos sugestões.
Os 3 trilhos para fazer no Parque Natural Peneda-Gerês
- Trilho Interpretativo do Mezio
Demora 1 hora, é de nível de dificuldade fácil e tem partida e chegada na Ponte do Meio. Com piso de terra ou rochas, poderá observar a Necrópole Megalítica.
- Trilho da Águia do Sarilhão
Mais longo, mas igualmente fácil, este trilho tem quase oito quilómetros e demora cerca de 3 horas a ser percorrido. Deixe-se arrebatar pela paisagem de Vilarinho das Furnas.
- Trilho de Pitões das Júnias
Se encontrar um lagarto com perto de um metro de comprimento, não se assuste. É normal a espécie Sardão andar por aqui. Com nível de dificuldade média, demora cerca de 1h30 a ser percorrido, tendo uma extensão de 4,3 quilómetros. A partida e chegada deste que é o mais famoso trilho do Peneda-Gerês é o Cemitério de Pitões das Júnias.
Parques de Campismo pet friendly:
- Parque Cerdeira
Em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, aqui encontra desde locais para colocar a sua tenda de campismo ou caravana. Se preferir um bungalow, uma cabana ou até quartos familiares, também encontra. O seu animal será bem-vindo, desde que cumpra os requisitos do regulamento.
- Lima Escape
Cercado pela Serra Amarela e pelos rios Lima, Froufe e Tamentem, no Lima Escape o campismo convencional convive com o de luxo. Aqui há zona para tendas, mas há também bungalows que são casas de madeira na árvore, bem como glamping — grandes teepees para dormir confortável. Novamente, é um parque campismo que se diz pet friendly e, por isso, constituirá também local de descanso para o seu animal.
5 dicas para uma viagem tranquila com o seu cão:
– Identificação: se a ideia é passear com o seu animal de estimação, garanta que este leva na coleira o nome e o número de telefone, para o caso de se perder.
– Saúde em dia: previna problemas maiores e garanta que as vacinas, medicação anti-pulgas e quaisquer outras necessidades de saúde estão garantidas.
– Aposte em trilhos simples: nos passeios, comece por testar a resistência do seu animal em caminhos mais fáceis (como aqueles que deixámos acima). Se vir que não lhe falta força, salte para outro nível.
– Leve a cama do seu cão no carro: um objeto que lembra a casa e, por isso, um elemento calmante para acompanhar a aventura.
– Faça paragens intermédias: com um animal a acompanhar a roadtrip, terá de fazer mais paragens do que aquelas que seriam necessárias se fosse sozinho. A cada ponto, aproveite para dar um passeio — garantindo, assim, que não surpresas indesejadas no carro.